Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Macnol

Páginas: 1 ... 235 236 [237] 238 239 ... 267
3541
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 02:01:31 pm »
Cebola, prefiro não desviar o tópico falando muito sobre isso, até porque já fiz vários posts longos sobre minha visão da 4e algum tempo atrás (acho que o mais recente foi nesse tópico: http://spellrpg.net/home/sistemas-cenarios/definindo-interpretacao-e-como-os-sistemas-a-incentivam-(ou-nao)/ - embora não seja específico sobre o combate, deve dar uma ideia de como eu vejo essa parte do jogo).

3542
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 12:36:54 pm »
^ Isso.

4e é um vácuo fora de combate, e o combate me deu a sensação de estar em um jogo de tabuleiro e não RPG, então não é um caso de "não joguei e não gostei". Eu tentei e queria bastante ter continuado naquela campanha, mas não consegui me empolgar.

Já tinha jogado online na época do lançamento também, o resultado não foi muito diferente.

Ainda assim queria jogar com vocês pra dar mais uma chance de mudar minha opinião. :) É só questão de encaixar as agendas.

3543
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 02:01:34 am »
Ranger com lobo de companheiro animal era amor. <3  Free trip!

[/nostalgia]

Mas GG, eu sinto que você está pensando mais nas manobras de combate que já são padrão do sistema, tipo desarmar ou empurrar um inimigo, etc. O que eu tenho em mente quando falo sobre manobras fora do padrão são coisas como o clássico "derrubar candelabro sobre o vilão", "se pendurar em uma cortina e usar ela como impulso pra uma investida", "atirar um frasco de óleo sobre os olhos pra cegar", ou raios, até espalhar bolas de gude pra ver se ele tropeça. :P O tipo de coisa que o jogador não tem muito incentivo pra pensar quando já está habituado a um "cardápio" pronto dizendo que esse e esse são os poderes que o personagem tem pra usar, e que se tentar algo mais criativo vai ser, por padrão, uma opção mais fraca...

VA, eu ainda queria jogar M&M um dia, parece um sistema bem amarrado, embora tenha que confessar que a quantidade enorme de opções que ele dá pra criar o personagem me deixa meio desnorteado, e com a sensação que teria que ler coisa demais até conseguir fazer um direito.

3544
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 12:18:16 am »
Sim, podia ser doloroso (embora "maioria" seja exagero, vai). Mas AdOs tinham limitações - apenas um por turno, precisa estar dentro da área de ameaça do inimigo pra gerar, pode ser evitado com um passo pra fora dela, cobertura ou camuflagem, etc.

Repito, era uma cagada que qualquer tentativa de fazer algo fora do comum tivesse um risco de gerar AdO - mas passava longe de ser impossível.

3545
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 08:04:46 pm »
OK, ninjado em dobro na resposta. Só acrescento que não precisa exagerar, AdO não era nenhum fim do mundo, e tinha várias formas de evitar um.

3546
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 07:44:47 pm »
Uma das maiores cagadas da 3e, realmente.

O ideal seria o sistema incentivar isso, tornando padrão os bônus e facilidades como recompensa por "pensar fora da caixinha". Tipo dar action point extra, ou alguma outra forma de tornar os ataques básicos mais maleáveis e atrativos que os poderes padronizados.

3547
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 07:37:40 pm »
Eu achei importante frisar aquilo, não estava argumentando contra sua ideia, pois você esta certo.

Tá, então vejo duas possibilidades:

A) tu só leu "bolinha de gude" em negrito e nem leu o resto do post antes de responder, mas não quer admitir isso;

B) tu chegou respondendo a algo que não tinha sido dito no tópico ("4e precisa de regras pra coisas mundanas!"), o que é pior ainda, já que tô apontando há tempo o saco que é ficar falando com alguém que responde a uma pessoa imaginária.

Contudo:
Citar
E a 4e incentiva bem pouco a fazer qualquer coisa fora das ações pré-planejadas.

Me explique como a 3e incentivava jogadores a não fazerem ações pré-planejadas com seus não usuários de magia.

Tenha em mente que um guerreiro que comprou um talento para ser bom em uma coisa não conta como improviso ao fazer tal coisa, afinal ele é tecnicamente um especialista nisso.

Meu "argumento" atual é de que D&D pós AD&D não dava pano para manga para improvisar coisas, aliás ele puni jogadores que tentam fazer manobras que não são treinados para.

Eu disse que a 3e incentivava mais? Onde?

Tô dizendo que a 4e desincentiva a fazer qualquer coisa em combate que não seja os powers padronizados. Comparando "0" e "-3", o zero vence. XD

Justamente o fato de a 3e ser mais simplória na mecânica de combate - confiando muito no equivalente dos "ataques básicos" - havia um incentivo maior pra tentar algo fora do padrão, nem que fosse só pra ter aquele clássico bônus de +2 na jogada recomendado pelo DMG.

Sim, é uma desvantagem do sistema, que tinha seus lados positivos. Mundo estranho, esse.

3548
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 07:20:13 pm »
Citar
A 4e te dá um leque de ações prontas pro combate, sistematizadas e facinhas de usar, e a maioria absoluta dos jogadores nunca vai tentar algo além daquelas cartinhas que tem na mão. Quantos grupos vão parar no meio do jogo e inventar um poder novo pra resolver uma ação improvisada pelo jogador? Quantos jogadores vão sequer parar pra considerar essa opção no meio do combate, se é tão mais fácil usar um dos poderes que tem na mão e já estão prontos, com resultados previsíveis e fáceis de avaliar?

Isso deriva da homogeneização do combate na 4e, que torna tudo muito melhor equilibrado e rápido de resolver, mas também tem essa desvantagem de padronizar bastante as ações. Tem que haver sacrifício de um dos lados dessa balança, e nem todo mundo fica feliz quando pende demais pra um lado.

Mas isso não é responsabilidade do sistema - não dá para ensinar a  "Pensar fora da Caixinha".

Claro que dá.

Você não consegue FORÇAR alguém a improvisar ações diferentes, mas é óbvio que dá pra incentivar isso mais, ou menos.

E a 4e incentiva bem pouco a fazer qualquer coisa fora das ações pré-planejadas.

REPITO: Isso não é necessariamente ruim, depende do que o jogador procura.


_____________________________________________________


Odakimeru, pelo amor da vaca Gersey, tu nem entendeu o exemplo das "bolinhas de gude", releia antes de responder novamente. O assunto é "manobras de combate", não "ações mundanas".

Esse tópico seria tão mais legal se as pessoas LESSEM os posts!

3549
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 07:02:51 pm »
Jogar Bolas de Gude da pra fazer na 3e, na 4e isto é impossivel!  :bwaha:

Tipo, ando sem tempo (e vontade) de postar por aquil, mas essa imbecilidade eu tinha que comentar.

Então na 3e você pode improvisar uma regra, mas a 4e não? E se eu disser que, com as condições predefinidas é MAIS FÁCIL simular as bolas de gude na 4e? Como? Aí vai:

Bolas de Gude
Ação Padrão, Explosão Contígua 2
Alvos: Criaturas na área de efeito
Ataque Destreza, Inteligência ou Sabedoria vs. Reflexos
Acerto: O alvo é derrubado.
Efeito: A área de efeito se torna terreno difícil até o fim de seu próximo turno. Criaturas que terminem seus turnos dentro da área de efeito são derrubadas.

Pronto! Criado em 1.5 segundos por alguém que, ao contrário de você, conhece o sistema.

Eu acho que a reclamação inicial é sintoma de algo que já tinha sido discutido aqui, não lembro se nesse mesmo tópico:

A 4e te dá um leque de ações prontas pro combate, sistematizadas e facinhas de usar, e a maioria absoluta dos jogadores nunca vai tentar algo além daquelas cartinhas que tem na mão. Quantos grupos vão parar no meio do jogo e inventar um poder novo pra resolver uma ação improvisada pelo jogador? Quantos jogadores vão sequer parar pra considerar essa opção no meio do combate, se é tão mais fácil usar um dos poderes que tem na mão e já estão prontos, com resultados previsíveis e fáceis de avaliar?

Isso deriva da homogeneização do combate na 4e, que torna tudo muito melhor equilibrado e rápido de resolver, mas também tem essa desvantagem de padronizar bastante as ações. Tem que haver sacrifício de um dos lados dessa balança, e nem todo mundo fica feliz quando pende demais pra um lado.

P.S.: "1.5 segundos" é levemente forçado, hein? Nesse tempo eu não consigo nem digitar "bolinhas de gude" XD

3550
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 12:50:57 pm »
Rain, a coisa que mais me cansou em todas, TODAS as discussões sobre 4e até agora, é exatamente a atitude que você está demonstrando: não tem interesse em conversar com a pessoa na tua frente, e sim com um espantalho ou um moinho de vento imaginário que tem opiniões bem diferentes. Isso é muito, muito, muito cansativo, porque eu preciso passar 3 páginas repetindo as mesmas coisas até alguém se dar o trabalho de LER o que está no post, ao invés de responder a coisas que NÃO foram ditas.

Se tu eventualmente sair desse modo berserk e parar de ficar brigando sozinho, eu retomo a conversa na boa.

3551
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 10:56:17 am »
Leisses, essa citação é de onde?

Rain, sério, não precisa ficar com esse antagonismo contra quem não tem o mesmo gosto, e chamar de "jogador ruim" quem não procura o mesmo que tu. Especialmente porque, com as mudanças na 5e não se alinhando com o que tu gosta, seguindo esses padrões daqui a alguns meses quem seria taxado de "jogador ruim" e "preso ao passado" é tu.

Eu sei que essa visão de "opinião diferente = meu inimigo" é a retórica padrão da internet, mas podemos fazer melhor que isso, não?

3552
Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Março 21, 2012, 10:49:01 am »
Zé, eu não me incomodo pelo foco da série ser mais nos personagens do que na ação, o que me incomoda é que os personagens são estúpidos demais e a história simplesmente não anda! Passar 13 episódios naquela maldita fazenda sem que quase nada acontecesse foi agonizante. Eu linkei os artigos do Vulture porque resumem muito bem o que eu sinto sobre a série, especialmente esse comentário sobre o último episódio:

http://www.vulture.com/2012/03/walking-dead-recap-season-2-episode-13.html

(click to show/hide)

3553
Vídeo Game / Re:Let's Play: Might and Magic? (Trilogias)
« Online: Março 21, 2012, 02:24:25 am »
Voto pelo windows.

3554
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 11:18:37 pm »
Como eu prefiro que a diferença entre os níveis seja menor, sou muito mais continuar a regra atual de minions do que fazer essa mudança.

3555
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 11:09:34 pm »
Isso eu já sei, Eltor. Mas tu falas como se fosse algo ruim. Ou algo que te desagrade bastante, como se pr ti soasse artificial.

Depende, tu tá falando das marks em específico? Se é isso, realmente eu não gosto, acho uma coisa muito artificial mesmo. Me sinto em um jogo comum de tabuleiro ("essa peça só pode atacar o cavaleiro, essa outra só pode mover na diagonal...").

Mas é por isso que eu disse que depende: eu procuro outra coisa no combate, então pra mim é ruim, mas muita gente gosta.

Ahn... na mecânica da 4e, se um ataque que cause dano acertar, ele derruba o alvo. Jogar o dano é desnecessário. Nessa idéia, o jogador ataca, verifica se acertou, rola o dano e verifica se foi suficiente pra derrubar o alvo. Já que a idéia é que a média de dano e não o mínimo de dano causado por nível,  você vai ter que rolar o dano e comparar com os pvs do monstro. E nem sempre isso vai ser suficiente pra deitar ele no primeiro golpe.

Se o objetivo é ter a criatura no combate como uma barreira pequena ou uma forma de mostrar o quão poderosos os personagens são, olha, pra mim a forma da 4e ainda parece melhor. A única vantagem disso seria não precisar ter fichas diferentes pra monstros normais e minions, o que não é uma grande vantagem trocar espaço em livro por facilidade em jogo.

Eu tô trabalhando com a hipótese de os PVs dos "minions" ser MUITO abaixo da média de dano daquele nível, o bastante pra qualquer golpe matar com o dano mínimo. Se for algo que de vez em quando não cai com um golpe, aí eu não vejo vantagem mesmo.

Páginas: 1 ... 235 236 [237] 238 239 ... 267