Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Macnol

Páginas: 1 ... 234 235 [236] 237 238 ... 267
3526
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 27, 2012, 03:00:33 pm »
Mais ou menos isso, mas de uma direção diferente.

Eu não me importo tanto em simular o mundo. O mundo que se exploda! Não faço questão de uma perícia "marcenaria" detalhando quanto tempo um NPC leva pra construir sua casa.

Eu quero é regras boas para o que os jogadores podem fazer fora de combate, qualquer coisa que eles possam colocar no currículo e não caia na categoria "matar monstro", nem seja definido só como um efeito colateral do que a classe de combate dele definiu.

3527
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 27, 2012, 01:36:19 pm »
(Continuando o post da página anterior, porque o horário de almoço tá acabando e não deu tempo de botar tudo numa resposta só.)

Pra mim, o Schrödinger's Wizard é a nova Lei de Godwin das discussões de D&D: no momento que alguém começa com esse espantalho, eu perco o interesse na conversa.

Troque mago por full caster (mago, clérigo e druida) e seja feliz!
E logico que isto vai aparecer neste tipo de discussão!

Troque Schrödinger's Wizard por Schrödinger's Caster e o argumento vai continuar sendo uma merda: 3e não se resume a tópicos do CharOp com personagens hipotéticos de nível 20. No momento que você age como se fosse, já deixa claro que não está afim de uma conversa aberta sobre game design, e eu concluo que não vale a pena responder.



Citar
Ou seja, para a maioria dos jogadores da 4E, escolher uma classe se resume a escolher a forma como irá lutar. Depois não gostam que grognards chamem a 4e de video-game....

Iuri, cara, é exatamente isso: a classe deve estar lá só pra definir a sua mecânica de combate. O roleplay é todo seu. E tem gente aqui que ainda tá achando isso pouco, quer desvirtuar o papel fora do combate da própria classe, assim, você poderia ser um "guerreiro defender", mas com o papel de diplomata. E isso é excelente.

Eu não sei de onde que as pessoas acham tão legal que a classe defina TUDO que você vá ser, da sua capacidade de combate à forma como você interpreta a mesma. E lá se vamos nós voltar à edição antiga. Paladinos eram OBRIGADOS a ser "leal e trouxa" sob pena de PERDER a classe se mudasse de tendência. Ora porra, se eu quiser interpretar um guerreiro que foi obrigado pela família a entrar num templo como uma espécie de "noviço" e teve que aguentar a formação de Paladino a vida toda antes de ser "livre" para sair por aí e pregar? Sério que ele vai ter que ser "leal e trouxa", se ele tá mais para um personagem caótico, potencialmente revoltado pelos pais terem meio que "estragado" a vida dele?

Quando a 4e largou mão dessa frescura, muitos curtiram a ideia. Exatamente porque agora o Paladino define que você é um defensor divino e não o fluff obrigatório da 3e. E ainda poderia melhorar, porque ele não deveria ser obrigado a ter apenas aquela seleção de perícia. O lance dos temas entraria aí pra resolver o problema.

Se a tua classe não é pra definir nada além de combate (nem mesmo a inteligência ou agilidade do personagem, pelo jeito!), então me diz o que é que define na 4e. Talentos? Não, preciso deles pra combate. Atributos? Idem. Perícias? Como o Publicano bem apontou:

No mínimo dissociar arquétipo (mateiro) de papel de combate (agressor) já faria com que as perícias do patrulheiro MUDASSEM.
Quem definiria o bloco de perícias acessível seria o tema/arquétipo e não a classe. A quantidade de perícias ainda poderia ser por classe, porém...

Outra coisa quanto ao patrulheiro... nem sempre ele tem de ser "mateiro". Se eu sou um patrulheiro SEM PERÍCIA NATUREZA, e aí?

... o que eu achei chato, de cara, no 4e foi a dificuldade de pôr uma perícia extra-classe.
A princípio, só com talento (!!!), depois com um background... pra mim todo personagem deveria ter um slot de perícia livre.

Sobrou o quê então? Se "o roleplay é TODO MEU", então, acabou a musiquinha de batalha, 4e vira um sistema Freeform?

...Bingo. E se eu gostasse de freeform, estaria jogando 3D&T.




@Mark Logan: Não vou ter tempo de citar trechos específicos, mas quero registrar que concordo com tudo que tem dito.






3528
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 27, 2012, 01:15:37 pm »
Citar
Ou seja, para a maioria dos jogadores da 4E, escolher uma classe se resume a escolher a forma como irá lutar. Depois não gostam que grognards chamem a 4e de video-game....

Iuri, cara, é exatamente isso: a classe deve estar lá só pra definir a sua mecânica de combate. O roleplay é todo seu. E tem gente aqui que ainda tá achando isso pouco, quer desvirtuar o papel fora do combate da própria classe, assim, você poderia ser um "guerreiro defender", mas com o papel de diplomata. E isso é excelente.

O roleplay não é TODO meu.

Eu sempre meio que defendi no automático a decisão da 4ed de focar apenas no combate, mas nos últimos tempos tenho cansado de jogar 4ed, e só depois de ler esse post o Kasuya percebi o porquê.

A ficha não dito SÓ o que você faz no combate. Coisas como diplomacia, insight, nature, ou mesmo atributos são parte essencial dela.

Faz uma coisa: faz um fighter inteligente, e carismático. Pode? Claro que pode, mas compara com uma das fórmulas prontas que você verá a diferença no poderio da classe. Sem contar que você vai colocar perícias pelo background que você vai perceber que em alguns níveis elas estarão completamente defasadas. Por que você não pode deixar de aumentar sua força e o atributo secundário que você escolher (des, con ou wis).

E falando em força, TODOS os fighters são guerreiros imensos de forte, não existe um defender marcial que seja ágil, resistente e inteligente. Todos tem que ser um Conan da vida.

A 4ed cristalizou demais a coisa. Acho louvável deixar claro que existem papéis em um combate, e que esses papéis devem ser preenchidos de alguma forma, mas a inflexibilidade das classes pra mim já deu no saco.

Concordo 100%. Você entendeu perfeitamente algumas das minhas maiores ressalvas com a 4e. :)



Citar
Citar
Iuri, eu acho que tu levantou um ponto importante na desvantagem de ter foco demais em jogadores especializados em um único role: fica estupidamente mais trabalhoso (pra não dizer inviável) mestrar uma campanha sem cumprir um requisito mínimo de roles "obrigatórios". Isso já era um problema antes, com os curandeiros, mas a 4e exacerbou. Se a 5e mantiver essa linha, vai continuar difícil jogar com um número menor de membros no grupo.

Eltor, isso é mesmo um problema? Quer dizer, quantos jogadores sentem falta de poder jogar com mago E druida E psion num mesmo grupo, por exemplo? Sou só eu que encara acima de tudo power source + role? Eu não penso "ah, como o sistema me limita porque eu tenho que ter classes de roles específicos" eu penso "o sistema me permite fazer qualquer combinação de power sources para compor meus 4 roles, com exceção da marcial, que não tem controller".

Acho que tu não entendeu o Eltor. Pra jogar na 4ed você precisa cumprir os nichos. Independe da source. Dá pra jogar só com striker no gurpo? Claro que dá, mas a 4ed não foi feita pra funcionar desta forma.

De vez em quando é chato fazer grupo. Antigamente se perguntava: "quem vai curar na bagaça" e "quem vai ser o mago". Hoje é: "a gente precisa de um defender", "quem vai ser o leader", "não, striker já tem dois. Escolhe outra coisa...não defender também não, que o meu já tá pronto. O que você pode ser? Leader...mas ei, pode ser de qualquer fonte. Como assim você vai fazer um defender também? Tá, beleza. A gente dá um jeito, só espero que o DM leve em conta que a nossa capacidade de cura tá baixa, se não a gente tá f..."

@publicano.

Entendo o que você tá falando do ranger, mas tenho que concordar com o Mark Wolverine.

O ranger padrão tem que ter ou dungeoneering ou nature. Além, a maior parte de perícias seria voltada para essa exploração, e isso não é bem o que ele descreveu, ou procura. Dá pra torcer a coisa pra chegar a um "guerreiro que usa arco" que ele quer, mas convenhamos que o sistema não comporta isso facilmente. Vai precisar de alguma abstração e isso - para algumas pessoas - é ruim.

Por isso seria mais simples se realmente a classe não estivesse atrelada ao role.

Bingo de novo!

E sobre diferenciar "papel de combate" de "papel fora de combate", acho que só com a adição de um sistema decente pra isso eu já teria 200% a mais de interesse na 4e. Como cansei de frisar, não acho que o sistema de combate da 4e seja ruim - não é perfeito, mas é muito bom - o que me desanima é que ela se resumiu a não ter NADA além de um sistema de combate bom. O que, pra mim, é insuficiente. É como botar o motor de uma Ferrari num Fusca.

Adiciona aí um sistema que torne o jogo interessante FORA de combate, como por exemplo elaborando mais a ideia de Themes, e eu tô dentro. Só que não tenho esperança disso ser feito na 5e. Exigiria muitas mudanças pesadas no sistema (especialmente no sistema de atributos, como o ferdineidos está apontando).

3529
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 27, 2012, 02:05:57 am »
Pra mim, o Schrödinger's Wizard é a nova Lei de Godwin das discussões de D&D: no momento que alguém começa com esse espantalho, eu perco o interesse na conversa.

Iuri, eu acho que tu levantou um ponto importante na desvantagem de ter foco demais em jogadores especializados em um único role: fica estupidamente mais trabalhoso (pra não dizer inviável) mestrar uma campanha sem cumprir um requisito mínimo de roles "obrigatórios". Isso já era um problema antes, com os curandeiros, mas a 4e exacerbou. Se a 5e mantiver essa linha, vai continuar difícil jogar com um número menor de membros no grupo.

Nesse ponto eu acho bem oportuno fazer uma comparação com MMOs. :) WoW é, como eu já expliquei, um análogo exato do modelo de combate da 4e: roles muito especializados, e "exige" uma composição de grupo específica pro combate fluir bem. Já o lançamento mais esperado desse ano é Guild Wars 2, que troca isso por um modelo onde cada personagem é mais auto-suficiente, sem exigir que um jogador seja "o tank" ou "o healer", dando a todos alguma capacidade de cuidar dos próprios ferimentos e colocando foco na movimentação e posicionamento ao invés de "aggro" pra definir quem os inimigos vão atacar.

Talvez essa mudança de filosofia se popularize pra outros MMOs e acabe inspirando o design de D&D, mas acho bem cedo pra dizer.

3530
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 26, 2012, 12:42:24 pm »
Eu ainda não tinha chegado naquele tópico, maldito horário de expediente. :P Já tá página inicial.

3531
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 26, 2012, 12:27:31 pm »
Tópico novo, de preferência com um parágrafo resumindo a notícia (finja que está escrevendo uma chamada no nosso site, porque bem, você estará. XD ).

3532
Sistemas & Cenários / Re:AD&D é melhor que a terceria e a quarta edição?
« Online: Março 23, 2012, 07:55:21 pm »
Se colocar Schadenfreude na frase, eu gozo.

Não é melhor aceitar que ele teve um contexto... histórico (por mais dolorido que seja usar essa palavra com D&D) e que hoje ele é anacrônico, mas sem perder seu valor de época? Podem até usar a palavra "zeitgeist" se quiserem, só pra enfeitar. E Schrödinger. Lumine adora falar de qualquer merda usando Schrödinger.

Assim q eu pegar o meu livro de volta eu vou mostrar. Era mais interpretativo mesmo...

Isso é um ponto tão velho, tão clichê, tão batido... mas você acha mesmo que interpretar depende do sistema?

Eu acho que a gente tinha que fazer um glossário oficial da Spell com sinônimos pra "interpretar" e suas definições exatas, porque cada um usa a palvra com um sentido diferente. Ou mais de um.

3533
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 23, 2012, 12:58:06 pm »
Então esse tópico aqui vai ficar pra discussões gerais sobre o assunto e outros serão abertos pra comentar notícias novas?...

Bingo.

Usar um tópico só é mais fácil, mas faz com que alguns assuntos sejam sufocados por outros, e muita gente que não checa o tópico diariamente acaba não sabendo quando o assunto da vez é algo que lhe interessa.

Quando um assunto ganha tópico próprio ele flui bem melhor. :) Vamos continuar usando esse aqui pra conversas gerais, mas se surgir alguma notícia relevante e/ou um assunto mais interessante aqui mesmo, por favor, criem um tópico separado! Não é pra burocratizar, é pra dar mais espaço pros assuntos crescerem.

3534
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 04:58:09 pm »
3e já tinha isso sim, e junto com a magia vanciana eram duas porcarias que eu queria que a 3e tivesse removido ao invés de abraçado.

Tô mais curioso é pela pergunta no fim do meu post anterior. :)

3535
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 04:31:07 pm »
A parte da resolução das ações tem bem pouca diferença na prática, Kimble.
(...)
E olha que a sensação de que a 3e era diferente pode bem ser uma ilusão, é principalmente uma questão de como as opções são apresentadas, mas era uma ilusão importante pra mim.

Sim, a resolução realmente tem pouca diferença na prática. E eu concordo que a 'ilusão de escolha' é um aspecto importante. Aliás, algo que já vi outras pessoas defenderem (e eu concordo) é que o maior problema da 4e foi que os designers falharam em apresentar as mecânicas de uma forma que os jogadores não sentissem essa quebra de paradigma tão forte.

Infelizmente não tenho o link aqui, mas um blogueiro americano resolveu copiar alguns poderes no formato da 3e para ver como eles ficariam. A sensação é que você está lendo as regras como eram na 3e, só que num aspecto novo que poderia ser utilizado pelos personagens (aspecto = características como feats, etc.).

Se os designers tivessem tido mais sucesso na apresentação do jogo, muitos desses desconfortos não existiriam.

Apresentação é tudo. Os designers da 4e teriam se beneficiado muito de um seminário de psicologia ou marketing antes de lançar o produto final.

Até comentei naquele outro tópico: A apresentação do Rules Compendium é infinitamente melhor que do primeiro PHB, se ele tivesse sido o primeiro livro lançado, tenho certeza que eu (e muita gente) teria uma visão bem menos desfavorável do sistema.

A segunda parte é que o aspecto "jogo" ficou muito mais forte que o aspecto "simulação", gerando coisas que são do jeito que são só "porque assim funciona melhor no jogo", como a mecânica de marks, que eu não consigo engolir até hoje, além dos malditos poderes com usos diários.

Ah, mas essa é uma característica do sistema atual. E eu tenho a impressão (posso estar enganado) que você jogou a 3e mais do que qualquer outra edição (não sei se é a tua favorita, imagino que não seja). A 3e é a edição mais simulacionista de todas no D&D. Teve realmente uma grande mudança de direção no design da 3e pra 4e nesse aspecto.


Eu joguei a 3e mais, e é a minha edição preferida (pela falta de uma melhor :P ). Sim, a abordagem mais simulacionista e menos "gamística" é bem mais agradável pra mim, seja por hábito com a 3e ou porque é isso que eu procuro no RPG.

Aproveitando pra tentar puxar o tópico de volta pro assunto: o que eles têm dito quanto a "dar mais foco à interação" na 5e? Só sei sobre isso os comentários (poucos) que vi por aqui mesmo.

3536
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 04:01:57 pm »
A parte da resolução das ações tem bem pouca diferença na prática, Kimble.

Mas estou pensando no passo que vem antes disso - a escolha de que ação realizar.

A 4e te dá um leque de escolhas prontas - as mesmas escolhas todo turno, todo o combate - e isso me faz sentir limitado, e sentir que os combates serão repetitivos e previsíveis. E o pior, que todas as classes seguem esse formatinho padrão, agravando o problema. Eu gosto de diversidade.

Monotonia e repetição são um veneno pra mim, fazem com que os powers percam todo o atrativo e se tornem pouco mais que um "eu ataco" da 3e.

E olha que a sensação de que a 3e era diferente pode bem ser uma ilusão, é principalmente uma questão de como as opções são apresentadas, mas era uma ilusão importante pra mim.

A segunda parte é que o aspecto "jogo" ficou muito mais forte que o aspecto "simulação", gerando coisas que são do jeito que são só "porque assim funciona melhor no jogo", como a mecânica de marks, que eu não consigo engolir até hoje, além dos malditos poderes com usos diários.

Por quê só pode fazer uma vez por dia? Porque sim.

3537
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 03:29:16 pm »
Smaug, eu entendo a sensação que tu descreve, mas acho que o meu problema não é com o contar quadradinhos, até pq isso sempre teve na 3e.

Acho que pra mim isso deriva dos powers prontinhos e padronizados, daquela sensação de não estar controlando um personagem orgânico e sim um bonequinho de Final Fantasy Tactics - "chegou seu turno, agora escolha uma das 5 ou 6 ações do menu, essas são as opções que você tem".

É meio estranho dizer isso ao pensar que a 3e tinha muito mais "ataques básicos", o que em tese seriam bem mais monótonos, mas talvez seja isso que faz falta pra tornar os poderes especiais sejam um pouco mais especiais e menos repetitivos.


3538
Vídeo Game / Re:Let's Play: Might and Magic? (Trilogias)
« Online: Março 22, 2012, 02:56:04 pm »
Malafaia, o $acerdote.

3539
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 02:48:03 pm »
Tchê, já que eu linkei o tópico sobre esse assunto e ele tá gerando conversa... postem lá então!

1 - Meu problema principal com a 4e não é falta de interpretação, é falta de interação (pra roubar um termo da 5e);

2 - A pergunta mais interessante do Cebola é por quê o combate da 4e me pareceu um jogo chato de tabuleiro e não um RPG, eu ainda tô procurando essa resposta... mas acho bem melhor que reciclar uma conversa que eu SEI que não vai a lugar nenhum (botar "4e" e "interpretação" na mesma frase).

3540
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 22, 2012, 02:31:39 pm »
Já falei que não queria desviar o assunto do tópico pra esse lado, porra. :P Da próxima vez nem posto link!

Páginas: 1 ... 234 235 [236] 237 238 ... 267