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Posts - Macnol

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Sistemas & Cenários / Re:Rendição e Captura
« Online: Abril 02, 2012, 03:26:34 pm »
Não exatamente. Acho que é uma questão de tirar a liberdade dos jogadores, em mais de um sentido.

Quando o personagem (ou o grupo) morre, geralmente isso não foi planejado pelo mestre, e é consequência das escolhas ruins que fizeram. Aconteceu, morreram, mas poderiam não ter morrido se tivessem agido diferente. Foram as ações dos jogadores que levaram a esse desfecho.

Já o inverso, grupos capturados, na maior parte das vezes* é algo planejado deliberadamente pelo mestre, e executado de uma forma que não importa o que eles façam, é isso que vai acontecer, pois é essa a história que o mestre quer contar. RPG é um jogo de criar histórias em conjunto, não assistir passivamente o que o mestre quer fazer com seus personagens - negar ao jogador o poder de decidir o rumo de sua história é castrar o RPG.

* Sim, eu sei que há exceções, o mestre pode até mesmo ter improvisado a captura pra evitar um TPK e não deixar a campanha terminar pela burrice dos jogadores ao enfrentar algo que não davam conta... mas creio que são apenas isso, exceções, não o bastante pra contrariar a regra.

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Sistemas & Cenários / Re:Rendição e Captura
« Online: Abril 02, 2012, 02:07:09 pm »
Vou colar aqui a descrição da aventura.

Citar
A missão dos jogadores resume•se a escapar da Ilha de Ortenko do regime de escravidão imposto por Teztal. Como a aventura é elaborada para personagens de primeiro nível, não há possibilidade de feitiços poderosos ou itens mágicos resolverem a situação com facilidade. É impossível fugir da ilha usando a força, isto é, o combate não é a solução.  Será preciso conhecer todos os meandros da ilha, investigar os prisioneiros e elaborar um plano de fuga inteligente sem margem para falhas.

À primeira vista, a possibilidade de escapatória é totalmente utópica, mas alguns elementos descritos no desenrolar da trama apresentam detalhes que, quando interligados, começam a alimentar uma esperança.  São muitas as tarefas que os jogadores precisarão completar, e sempre às escuras, para delinear de forma satisfatória o plano de fuga. Muitos personagens (do mestre) ajudarão os jogadores, pois também querem se ver livre da tirania de Teztal Além dos antagonistas, alguns elementos intrínsecos ao próprio lugar terão que ser encontrados e utilizados.  Esta aventura não é linear, o cenário e a situação são claros, mas as interações e investigações podem ocorrer de maneira desordenada sem afetar o curso e o desfecho da história. 
Apesar de tudo, tem que manter em mente que os inimigos são conjuradores de alto nível, a aventura é resolvida quando:
Na prática, a aventura é composta desse checklist, mais ou menos nessa ordem.

  • Descobrir um genasi simpatizante e recuperar equipamentos (como? ele é menos entusiasta em surrar os prisioneiros)
  • Arrumar um barco, mesmo danificado (tem um cemitério de barcos com inimigos)
  • O grupo convence a tripulação do barco que afundou (e mais uns remanescentes)
  • Arrumar material pra consertar o barco
  • Convencer o gnomo feiticeiro pra usar suas magias pro plano (e descobrir que ele precisa de uma jade como componente)
  • Convencer ALGUM npc a roubar uma jade do robe do líder dos inimigos durante os "sacríficios" (talvez o paladino, porque ajuda a convencer, ver abaixo)
  • Cair nas graças de uma das inimgas com barco próprio pra conseguir entrar no seus aposentos (o tal barco) enquanto ela toma banho pra pegar provisões como instrumentos náuticos, ração de viagem, flechas mágicas (sem ser percebido) e é claro...
  • ...sabotar o barco dos genasi. (desde que você tenha pego a jade pra magia, lololol, senão, arrume-a!)
  • Convencer o paladino a despertar a fera ancestral que dorme na ilha (porque ele é imune a medo, e uma pessoa normal morreria de medo) e...
  • ...soltar a fera ancestral e na confusão, fugir no barco reconstruído, enquanto a magia de ilusão do gnomo faz com que pareçam que os personagens ainda estão lá; a outra magia ancora o outro barco, sabotando suas chances de fuga.
A fera ancestral? O Tarrasque. Não consigo pensar em nada mais Deus Ex-Machina que um tarrasque numa aventura de primeiro nivel, pra libertar o grupo de conjuradores e soldados malignos.

Some isso a um mestre sádico que sorria a cada surra dada nos PJs e NPCs por "saírem da linha" (com dano não-letal, claro, como a própria aventura indica, eles não querem perder escravos). A aventura em si só durou acho que... umas 4-5 horas, mas foram as 4-5 horas de RPG mais longas, porque nada parecia funcionar. Literalmente tudo fora "dos trilhos" era recompensado com uma surra dos npcs.
Putz, quem fez essa "aventura" tem que apanhar de relho.

Railroading é mesmo o principal problema de aventuras onde os personagens são presos. Tem algo mais "railrôadico" que literalmente ARRASTAR os personagens pro local e situação que você quer que seja o cenário do jogo?

O mestre também merecia um d20 de dano na testa, claro.

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Sistemas & Cenários / Re:Rendição e Captura
« Online: Abril 02, 2012, 01:11:47 pm »
Meu pior caso envolveu Pet NPC do mestre salvando todo mundo e posando de fodão.

Diliça.

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Off-Topic / Re:01/04/12
« Online: Abril 02, 2012, 10:23:00 am »
Aqui tem uma lista de brincadeiras relacionadas a MMOs. Destaque para o anúncio de Diablo III no Wii. XD

http://biobreak.wordpress.com/2012/04/01/april-fools-mmo-roundup/

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 02, 2012, 09:51:41 am »
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.
Nas mesas pelas quais joguei/jogo  é comum o grupo de jogadores ficarem atiçados quando começa uma nova campanha, eles logo perguntam se irá até os níveis épicos (vou me ater a D&D). Na teoria todos querem jogar do nível  1 ao 30 para poderem desfrutar de todo o potencial de seus personagens e curtirem a passagem de poder nível a nível.

Muito bem colocado. Na verdade, esse era um ponto que eu queria levantar no outro tópico e acabei esquecendo: Tem toda essa história de "o jogo é uma coisa em níveis baixos e outra totalmente diferente em níveis altos, você escolhe qual quer jogar", mas não é essa a expectativa que o sistema passa. O que ele passa é a ideia que se espera que seus personagens que estão começando agora naquela campanha de nível baixo vão chegar em níveis altos e se tornar semideuses. Ele passa a impressão que esse é o jeito "certo" de jogar, e que uma campanha "completa" inevitavelmente vai terminar naquele ponto.

No mais, eu acho interessante que pelo menos eles parecem dispostos a admitir que a experiência de jogo MUDA muito em níveis altos. Falta só admitirem que ela QUEBRA em níveis altos nas edições até agora, ao invés de negarem como naquele artigo anterior. :P

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Artes Visuais / Re:Armaduras femininas
« Online: Abril 01, 2012, 04:54:49 pm »
O final desse vídeo é perfeito. :bwaha:


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Artes Visuais / Armaduras femininas
« Online: Abril 01, 2012, 01:51:42 pm »
O Nibelung postou o artigo no facebook: Fantasy Armor and Lady Bits

E eu lembrei que há meses queria criar um tópico aqui pra elogiar esse tumblr: Women Fighters in Reasonable Armor

Então taí. :)

Resumindo:

Isso aqui é uma armadura feminina sensata:

[hs width=500]http://madartlab.com/files/2011/12/hildelarge.jpg[/hs]

Isso aqui é uma palhaçada que não protege nem o clitóris dela:

[hs width=500]http://madartlab.com/files/2011/12/Screen-shot-2010-07-05-at-11.11.08-PM.png[/hs]



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Off-Topic / Re:01/04/12
« Online: Abril 01, 2012, 01:47:52 pm »
Mais uma da Blizzard: Supply Depot, o novíssimo jogo para iPhone onde você controla... um depósito de suprimentos em Starcraft.

http://us.blizzard.com/en-us/games/supplydepot/

Leiam com atenção toda a página, tem alfinetadas em tudo quanto é jogo - Mass Effect 3, Metal Gear, Gears of War... dá até pra jogar o jogo clicando no penúltimo link, e os créditos quando termina ele também são uma piada. :bwaha:

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Artes Visuais / Re:Pinturas da Astra
« Online: Abril 01, 2012, 01:37:43 pm »
A piada de Star Wars é ótima. XD

E aquele quadro do olho de Sauron seria bem legal na sala de estar de qualquer geek. Se não fosse pelos problemas de copyright, eu recomendaria vender.

3475
Sistemas & Cenários / Re:Rendição e Captura
« Online: Abril 01, 2012, 01:18:10 pm »
Já passei por aventuras em que os personagens são capturados, e elas me convenceram a nunca usar esse recurso de propósito quando eu mestro.

Preciso falar mais? XD

3476
Citar
Notem que meu argumento não foi "não existe público pra jogos de super-heróis medievais e Dungeons&Dragon Ball Z", e sim "esse não é o público majoritário e D&D seria melhor servido se isso ficasse em suplementos opcionais e não no core".


Concordo que o jogo deve dar mais suporte no ponto onde ele é mais popular (como vem sendo, no caso, o suporte aos níveis heroicos são razoavelmente maior aos níveis épicos). Mas discordo que essa opção não deva estar como padrão. Acho que todo mundo deveria ter as opções de modo de jogo que elas quiserem por padrão. Os suplementos estariam lá apenas para complementar esses modos de jogo.

Só pra entender, a discussão dos dois aqui se aplica a qualquer tipo de personagem, certo? DDBZ se aplicaria tanto a spellcasters quanto combatentes fazendo coisas absurdas? Estou levantando esse ponto porque algo bem comum quando começam essas discussões é aquele pensamento que os combatentes do grupo não podem fazer coisas heróicas que desafiam a lógica (como cair de uma altura grande e sobreviver com poucos ferimentos ou imobilizar um dragão com as mãos), mas se for um spellcaster (Queda Suave e uma magia de imobilização), tudo bem.

Sim, especifiquei na página anterior:

Em tempo, antes que o Lumine falhe no teste de resistência pra bater na mesma tecla do Schrödinger's Wizard de novo: Eu estou falhando de palhaçadas mágicas também, inclusive o carnaval de clarividência/teleporte/ressurreição/parar o tempo/etc da 3e.

Nota que eu não me importo com feitos fantásticos que não quebrem a história, como um bárbaro se amarrando em uma corda e descendo o barranco correndo através da parede, estilo rapel, ou as habilidades de redução de dano de queda que já existem no D&D. Foda é a ideia de simplesmente se atirar de cara no chão e sair andando.

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Off-Topic / Re:01/04/12
« Online: Abril 01, 2012, 12:19:48 pm »
O Google tá se puxando esse ano, MUITAS brincadeiras hilárias. XD

Todas aqui: http://googlediscovery.com/
Várias notícias completas sobre novidades como "Teletransporte-se para os links patrocinados com o Click-to-Teleport", "Chrome ganha suporte a modo multi-tarefa" (pra navegar com 2 mouses ao mesmo tempo), "Google anuncia Google Maps 8-bit para NES" (notícia completa sobre o modo Missão 8bits do Maps), "Google usará cangurus no Street View da Austrália"...

A Blizzard também tem sua tradicional página de produtos novos de primeiro de Abril, dessa vez é o BlizzKids, uma linha de produtos educacionais baseados em World of Warcraft.:
http://us.blizzard.com/pt-br/games/blizzkidzz/index.html

Inclui demo jogável de "Aprenda a Digitar com o Zergling!"

3478
Off-Topic / Re:Tópico sobre Educação
« Online: Abril 01, 2012, 12:02:17 pm »
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A falta de merenda para alunos - algo comum em épocas passadas - não é mais o problema. Agora são os professores de escolas estaduais que reclamam da proibição de comerem a merenda escolar. Segundo os educadores, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão apertando o cerco sobre a alimentação comprada com dinheiro público e chegam a impedir até que os docentes tomem o cafezinho feito nas instituições de ensino.

Como não recebem tíquete-alimentação, os profissionais se alimentavam durante o trabalho com a mesma comida oferecida aos alunos. A partir deste ano, no entanto, por determinação das SREs, os professores têm que tirar dinheiro do pagamento para fazer o lanche ou a refeição no expediente. Comprar comida dentro da escola também é inviável, já que a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) mandou fechar os comércios que existiam em colégios.

O problema do uso da merenda por profissionais foi notado por membros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC), durante visita a escolas mineiras, no ano passado. Embora não haja lei sobre alimentação escolar que proíba o consumo por professores, a SEE-MG emitiu ofício às SREs orientando que a prática é proibida. A alegação é que "o consumo é exclusivo dos alunos".

Reclamações. A reportagem apurou que a insatisfação ocorre em várias cidades. Conforme a SEE-MG, a orientação vale para todo o Estado. Em Nova Era, na região Central, uma diretora que pediu para não ser identificada informou que a proibição sempre existiu, mas que agora houve aperto na fiscalização. "Isso criou um constrangimento, pois a secretaria informou que não podemos dar comida aos professores nem se a merenda sobrar", disse. Ao todo, 23 escolas são vinculadas à SRE de Nova Era.

Em Itabira, no Vale do Aço, professores também não podem nem tocar na refeição fornecida pela escola. "Isso coloca os diretores contra professores e funcionários. Não recebemos vale-alimentação nem vale-transporte e muitos professores trabalham em dois turnos", declarou uma professora.

Na mesma cidade, uma docente que trabalha na Escola Estadual José Ricardo Martins
Fonseca disse que sofre represálias há 15 dias. "Sempre pudemos comer a merenda. Antes, os diretores faziam vista grossa, mas agora os inspetores estão pegando no pé".

O aperto na fiscalização ocorreu neste mês, após reuniões entre inspetores da SEE e diretores. Segundo uma professora que foi a um dos encontros, os diretores estão sujeitos a punições administrativas se descumprirem a ordem. A SEE nega que haja sanção.

Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=199324%2COTE

Cara, isso me enche de um ódio que chega a ser difícil de descrever.

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Off-Topic / Re:Conar tira do ar propaganda que brinca com Jesus
« Online: Abril 01, 2012, 01:00:53 am »
Huh. Juro que passei reto pelo "com o vilão" na frase do Kinn.

Falhei no teste de Detectar Sarcasmo.

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Notem que meu argumento não foi "não existe público pra jogos de super-heróis medievais e Dungeons&Dragon Ball Z", e sim "esse não é o público majoritário e D&D seria melhor servido se isso ficasse em suplementos opcionais e não no core".

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