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Posts - Elven Paladin

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 02, 2015, 03:31:23 pm »
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Mas hey, não to fazendo juízo de valor, ok ?  Cada um se diverte como gosta.

Quem é você e o que fez com o Silva? Nunca, jamais, o autor desse tópico diria isso.

 :bwaha:

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Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter de Mage20
« Online: Junho 01, 2015, 03:31:56 pm »
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Sem querer me intrometer, mas seus posts me deixaram curioso :

Cowboy, esse é um dos meus objetivos.  Algumas vezes eu até escrevo posts a outros usuários (geralmente o Bispo) em tom mais "didático" porque sei que outras pessoas lerão.  :)

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1- Se eu NUNCA joguei Mago, da pra jogar só com esse livro,  né?


Certamente. Se esse trambolho de quase 700 páginas não for o bastante para alguém jogar Mago, eu não sei o que seria.  :b

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2- Essas referências à outros livros e outras edições eu certamente irei perder, mas isso afetaria a graça do jogo?

Quero acreditar que não fariam diferença. Felizmente a maioria dos trechos que fazem referências a livros e eventos anteriores estão restritos a sidebars nomeadas "Future Fates", então você pode ignorá-las na maioria das vezes e mestrar seu jogo como deseja.

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3- Já tem aventura pronta?

Sim, disponível gratuitamente aqui. Contudo, ela não é exatamente uma aventura pronta - mas sim um mini-cenário de jogo pronto, com personagens, oponentes, algumas localidades e eventos prontos, mas não a ponto de ser uma "aventura scriptada", como são aventuras prontas.

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4- Comparando a Vampiro A Máscara, é quanto mais complexo? Desculpe a pergunta de noob, mas é o único do sistema que eu joguei.

Mais complexo e menos complexo. Ele é menos complexo porque Magos são basicamente seres humanos (então sem grandes distinções, como Vampiros e Lobisomens tem) e o sistema de magia pode ser jogado de modo quase free-form.

Contudo, ele é ao menos tempo conceitualmente mais complexo e costuma exigir mais interferência do DM e do Jogador quando envolve a utilização de Magia e como o personagem se comporta quanto a ela.

Felizmente agora ao menos os autores do cenário dedicaram mais tempo explicando e exemplificando Paradigmas, Paradoxo e Focos, além de dar mais do que duas páginas explicando o que cada Esfera pode fazer - então você terá menos trabalho do que eu (e quase qualquer um que jogou Mago na 2e ou Revisada) tive para entender 'Como diabos é um Paradigma? Como isso interage com a Ressonância? Diabos, o que é a Ressonância?"

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5- Não é mais o mesmo sistema do Mago a Ascenção, correto? Ainda se usa muito d10?

É praticamente o mesmo sistema de Mago: Ascensão (afinal, ele se chama Mago: Ascensão Edição de 20 Anos de Aniversário ). E espere dar bastante uso aos d10s.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter de Mage20
« Online: Maio 30, 2015, 04:25:53 am »
Bom, um update da leitura do Mage 20 (eu estou em 1/4 do livro e ainda não vi uma regra sequer), sem uma ordem específica:

1. Há bastante metaplot nesse livro, mas com uma abordagem genuinamente toolbox através de Future Fates, que contém opções relativas à transição 2e-Revised e como lidar com novos eventos posteriores à Revised Era.

2. Ao contrário da minha expectativa, não só os eventos da Revised Era ocorreram (obviamente, é possível ignorá-los) como foram expandidos e levaram em conta os (lindos) Convention Books lançados no ano passado.

3. Um dos eventos mais relevantes é a linha doNew Horizon Council - basicamente as Tradições se reorganizaram em um novo Conselho, inspirados (ou fundados) pelo Rogue Council e uma nova sede, dessa vez na Terra (na Nova Zelândia). Essa reorganização foi considerável, com quase todas as Tradições alterando seus nomes - um dos casos curiosos é que duas tradições homenageiam Hermes agora - Orders of Hermes (obviamente) e a Mercurial Elite (Adeptos da Virtualidade).

4. Nephandis, Nephandis, Nephandis. Existem dicas constantes que eles não só se recuperaram como agora podem estar infiltrados tanto nas Tradições quanto nos Tecnocratas, com a possibilidade que tanto o Controle e o Círculo Interno quanto os Conselho dos Nove possam ter se tornado barabbi.

5. Uma nova "facção" surgiu. Enquanto Tradições e Tecnocracia se recuperavam dos danos sofridos após a Tempestade Avatar, diversos Ofícios se uniram em um aliança mais-ou-menos formal chamada Disparate Alliance, fazendo o papel de "Terceiro Grupo Potencialmente Heroico" do jogo.

6. Detalhe pequeno - os Hollow Ones agora tem amigos, já que são parte das Disparate Alliance.

7. Outro detalhe que pode incomodar alguns, Mage 20 abandonou completamente o tom "neutro" de um Manual de RPG e para todos os fins, um "Livro Autoral" do Satyros Phil Brucato (como é o Houses of the Blooded do John Wyck). E como o autor tem visões políticas expressamente progressivistas, não estranhe a sensação que você está sendo o alvo de uma pregação em certos momentos. Isso gerou algumas reações de fãs que não compartilham a mesma visão que o Satyros, vide aqui.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] - Ajuda para o mestre.
« Online: Maio 26, 2015, 02:03:38 pm »
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E qual o preço que vc dá para esses ítens consumíveis?

40-50 PO, reduzido à metade se o comprador for um membro com Marca do Dragão. Contudo, no meu jogo os personagens não compraram esses ítens, mas sim roubaram um carregamento (todos jogadores possuem Marcas de Khyber e trabalham a contra-gosto para os Tarkanan).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] - Ajuda para o mestre.
« Online: Maio 24, 2015, 03:52:06 am »
Bom, eu tenho duas experiências com D&D Next, uma de "Next Puro e By-the-Book" do nível 1-7 e outra em jogo, em Eberron com algumas modificações, nível 3-4 (atualmente). Indo ao ponto:

1. D&D Next é um retorno ao "Conjuradores Predominam", mas a um nível mais controlável porque certas regras que reforçavam o poderio deles são opcionais, como criação de itens mágicos. Contudo, não espere nenhuma versatilidade de Não-Conjuradores (embora Conjuradores Parciais como Paladinos e Rangers são realmente bons).

2. Eu ainda não testei ainda em níveis altos, mas em geral, não, o sistema de CR não é tão quebrado. É que CR não quer mais dizer um "oponente médio para o grupo do nível X", mas sim um "oponente difícil para o grupo do nível X" - e a forma como XP é calculado também mudou. Tem um ótimo post do Eltor aqui sobre isso.

Sobre Wide Magic em Eberron, o que eu faço:

1. Encontrar pessoas com acesso a Rituais (talento Ritual Magic) não é particularmente raro, assim como Poções não são difíceis de encontrar e comprar.

2. Eu expando o uso de itens consumíveis em geral, através de Dragonshard Itens, Alquimia e Elixires que permitem um efeito mágico de duração curta. Exemplo usado em jogo, os jogadores tem acesso a Óleo Flamejante (Ação Bônus para usar, Arma ou 10 Virotes causam Dano Flamejante por um Encontro), Cristais Magirressonântes (Arma se torna Mágica por 1 encontro) e Relâmpago Portátil (O frasco explode em uma área de 3m causando 3d6 de dano elétrico), todos compostos alquímicos de Zilargo.

3. Nunca perca a chance de descrever algo trivialmente tecnológico como algo mágico. Sharn é um lugar perfeito para isso.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Online: Maio 21, 2015, 09:40:13 pm »
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Então, desse ponto de vista é algo interessante mesmo, mas aí depende de uma outra questão (e aproveito aqui para responder também o Ultramantis black em seguida): é o RAW vs. RAI e o senso da mesa. Conheço gente que usaria esse conceito de "pessoa sortuda" para representar o Lucky. Como conheço gente que forçaria a sorte para ganhar as três rolagens. Agora: o que ocorre se esses dois personagens "Sortudos" estiverem na mesma mesa? Funciona de um jeito para um e diferente para o outro? É um exercício imaginativo, mas convenhamos que Lucky tem até seu apelo entre os jogadores, dos "enroleplayers" aos powergamers.

Bom, eles coexistiriam sem problemas a meu ver. O jogador que "forçar a sorte" provavelmente terá que arcar com as consequências mecânicas disso. Usando a situação que mencionei, alguém que se "cegou" (condição Blinded) para poder usar 3 dados em uma rolagem de ataque sofreria os efeitos negativos dessa condição até o fim do turno.

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Quando mestrar (se isso ocorrer), eu simplesmente diria que três vezes por dia você: i) ou transforma um erro numa rolagem de d20 (aí englobando jogadas de ataque, Saving Throws, Perícias, etc.) num acerto; ii) transforma um acerto numa rolada de d20 contra você em erro. Escolhas intercâmbiáveis entre si. Você pode escolher depois de ver a rolagem e saber o resultado dela. Restaura após descanso longo.

Pronto, sem ficar complicando demais uma ferramenta boa de jogo que é Dis/Advantage. Lógico, quebra a emoção de encher a mão de d20 e escolher o melhor, mas ainda representa, do meu ponto de vista, o cara sortudo.

Não nego, é uma solução mais elegante. Embora eu ainda considere quase todos os talentos praticamente inúteis comparados ao que se sacrifica por eles (+2 em atributos).

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Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter de Mage20
« Online: Maio 21, 2015, 04:49:12 pm »
Bom, um update.

Saiu o .pdf de Mago 20 Anos (2 dias atrás, aliás. Sorry). Ele é imenso. (663 páginas somente de material relevante ao jogo). Contrataram o Michael Kaluta para fazer as ilustrações de uma página para cada capítulo (e sem surpresa, as imagens são ótimas) e um excelente artista para ilustrar os icônicos das Tradições e dos Órfãos - mas as ilustrações dos Tecnocratas são horrendas.

Eu devo começar a ler esse trambolho em breve, mas já vou ressuscitar esse tópico para comentários e perguntas sobre o livro e o sistema. Para os apressados, um link para spoilers no fórum da White Wolf.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Online: Maio 21, 2015, 02:39:20 pm »
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Ainda não é o melhor dos mundos (aumenta a complexidade, gera uma certa morosidade nas rolagens, etc.), mas pelo menos ameniza esse tipo de bizarrice.

Honestamente? Eu adorei essa "bizarrice" do ponto de vista temático e mecânico. É bastante apropriado para mim que uma pessoa sortuda se dê bem justamente nos seus piores momentos (AKA, afetado por Desvantagens).

It's not a bug, it's a feature. :)

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Online: Maio 21, 2015, 01:56:43 am »
Detalhe engraçado: Pela maneira como o Crawford interpreta o talento Lucky, ele se torna melhor usado quando você tem Desvantagem do que em situações normais, já que Desvantagem você rola 3 dados e escolhe um deles, enquanto em situações normais você rola 2 dados e escolhe um deles.

Ou seja, ataque com os olhos fechados e faça o melhor uso do talento. Incrivelmente apropriado:b

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Maio 17, 2015, 05:19:04 pm »
taverneiro

Eu coloquei o "Plug'n'Play" mais como uma atitude de jogo do que algo ligado a algum sistema em específico. Essa atitude pode ser encontrada em RPGs de Design Coerente (Onde ela pode ser usada explicitamente pelo autor) como Incoerente (Onde ela ocorre porque a maioria dos jogadores não quer investir tempo em sistemas, metaplot e/ou cenários complexos, surgindo o estilo "Magical Tea Party")

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Eu vou dizer isso com base na minha experiência: vc dificilmente vai encontrar um grupo composto inteiramente de jogadores "hardcore".

Pessoalmente, eu acho quase impossível um grupo de jogadores hardcore durar, porque esse perfil de jogador tende a ter preferências e desgostos bastante explícitas e não tende a ser muito hábil em negociar e aceitar outras preferências.

Aliás, para deixar mais claro, quando eu escrevo "Jogador Hardcore", eu tenho em mente boa parte dos frequentadores da sessão de RPG de fóruns, seja lá qual tipo de RPGs eles são entusiastas. Usando um trecho de um post anterior:

Por fim, o óbvio: O tipo de RPGista que posta na Spell é relativamente diferente do RPGista médio, Nós, assim como alguns Old School Gamers e Forgistas, somos uma minoria vocal com gosto idiossincrático e diversas frescurites, com um leve complexo de superioridade e uma arrogância ímpar. Um RPGista "médio" joga o que seu amigos jogam e o que tem quem mestre.

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Off-Topic / Re:O que você está ouvindo?
« Online: Maio 15, 2015, 04:11:18 pm »
O Rei está morto. Longa vida ao Rei!''

https://www.youtube.com/watch?v=lFyoZLK_cok

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 3.5] - Livro de NPCs
« Online: Maio 11, 2015, 04:32:49 pm »
Oficialmente, pela Wizards of the Coast, não. Há o praticamente desconhecido Enemies and Allies para D&D 3.0, que é um dos primeiros livros lançados para essa edição. Ele até vem com a ficha dos "Personagens Icônicos" de D&D (Tordek, Sovellis, Redgar).

Por fãs, existe tanto a DM Tools que tem uma quantidade considerável de NPCs (Nesse link, é só escolher o CR dos NPCs desejados e ver aqueles que estão disponíveis - mas pode procurar também por classe ou raças), assim como a d20 NPC Wiki e a D&D Wiki.

E existe um equivalente muito próximo em Pathfinder que é o NPC Codex. Você pode encontrar quase todo material dele nessa seção da d20PFSRD. Existe também a NPC Database que lista todos os NPCs com fichas de todas as obras da Paizo.

É o bastante?  :b

Aliás... eu já não passei o link para alguns deles antes?

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Sistemas & Cenários / Re:Drows, Demônios e Mary Sues - Nova Aventura
« Online: Maio 08, 2015, 04:18:34 pm »
Saiu a capa da aventura:



E um pouco mais sobre ela:

Dare to descend into the Underdark in this adventure for the world’s greatest roleplaying game!

The Underdark is a subterranean wonderland, a vast and twisted labyrinth where fear reigns. It is the home of horrific monsters that have never seen the light of day. It is here that the dark elf Gromph Baenre, Archmage of Menzoberranzan, casts a foul spell meant to ignite a magical energy that suffuses the Underdark and tears open portals to the demonic Abyss. What steps through surprises even him, and from that moment on, the insanity that pervades the Underdark escalates and threatens to shake the Forgotten Realms to its foundations. Stop the madness before it consumes you!

A Dungeons & Dragons adventure for characters of levels 1–15


Curioso ver o nome Gromph Baenre na aventura, eu tinha quase certeza que ele tinha morrido em algum ponto durante a Spellplague, mas ele sobreviveu a ela e é provavelmente o mais antigo  drow vivo em Menzoberranzen. E que me lembre, esse tipo de ato é relativamente ousado para um dos maiores conservadores de Menzoberranzan e um maldito Adivinho ainda por cima.

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Sistemas & Cenários / Drows, Demônios e Mary Sues - Nova Aventura
« Online: Maio 06, 2015, 12:52:55 pm »
A Wizards of the Coast acabou de anunciar a nova Mega-Aventura para D&D Next, Rage of Demons. Mais detalhes da EnWorld:



"Today, Wizards of the Coast announced Rage of Demons, the new storyline for Dungeons & Dragons fans coming in Fall 2015. The demon lords have been summoned from the Abyss and players must descend into the Underdark with the iconic hero Drizzt Do’Urden to stop the chaos before it threatens the surface. Rage of Demons is the story all D&D gamers will be excited to play this fall, whether they prefer consoles, PCs or rolling dice with friends.

Following on the critically-acclaimed Tyranny of Dragons and Elemental Evil stories, Rage of Demons will transport characters to the deadly and insane underworld. Rumors of powerful demon lords such as Demogorgon, Orcus and Graz’zt terrorizing the denizens of the Underdark have begun to filter up to the cities of the Sword Coast. The already dangerous caverns below the surface are thrown into ultimate chaos, madness and discord. The renegade drow Drizzt Do’Urden is sent to investigate but it will be up to you to aid in his fight against the demons before he succumbs to his darker temptations.

Dungeons & Dragons fans will have more options than ever to enjoy the Rage of Demons storyline. The themes of treachery and discord in the Underdark are in Sword Coast Legends, the new CRPG (computer role-playing game) coming this fall on PC from n-Space and Digital Extremes. The epic campaign that drives Sword Coast Legends' story forces players deep into the Underdark and continues well after launch with legendary adventurer Drizzt Do'Urden.

For fans of Neverwinter, the popular Dungeons & Dragons-based MMORPG will bring a new expansion – tentatively titled Neverwinter: Underdark – in 2015. The update will see adventurers travel with Drizzt to the drow city of Menzoberranzan during its demonic assault as well as experience a unique set of quests written by the creator of Drizzt, R.A. Salvatore. The expansion will initially be released on PC and will come out on the Xbox One at a later date.

Players of the tabletop roleplaying game can descend into the Underdark in Out of the Abyss, a new adventure which provides details on the demon lords rampaging through the Underdark. Partners such as WizKids, GaleForce 9 and Smiteworks will all support Rage of Demons with new products to help bring your tabletop game to life. To really get in the mind of Drizzt, fans will have to check out Archmage, the new novel by R.A. Salvatore, scheduled for release in early September.

“Rage of Demons is a huge storyline involving all expressions of Dungeons & Dragons, and we’re excited to bring players this story in concert with all of our partners,” said Nathan Stewart, Brand Director at Wizards of the Coast. “I can’t wait to see everyone interact with one of the world’s most recognizable fantasy characters: Drizzt Do’Urden. Descending into the depths won’t exactly be easy for him, and D&D fans will get their mettle tested just like Drizzt when they come face-to-face with all the demon lords.”

Read more: http://www.enworld.org/forum/content.php?2585-RAGE-OF-DEMONS-is-the-New-D-D-Storyline!#.VUo3GakXQeU#ixzz3ZNGFa5Ff

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Maio 06, 2015, 02:52:44 am »
Antes de tudo, um texto excelente que eu espero fazer um tópico baseado nele em breve: Indie Games are Missing the Target. Ignorando todo o jargão vindo diretamente do Cult of Ron, o elitismo óbvio, esses trechos são ótimos para essa discussão:

I’m starting to think that one of the big reasons for the success and longevity of IGT [RPGs "Normais"] games lays in the fact that they empower a very specific kind of people. People passionate (stubborn?) enough to put a lot of effort, time and energy to get what they want from a game that in and of itself works against them. People dedicated enough to their hobby to buy, read and understand a book of 300 pages “just to play a game”. People willing to explain such a game to others, to actually find others to play, pitching the game enthusiastically in order to convince friends to sit down and play, that day, at that hour, once a week.

I’m obviously talking about GMs.

Everyone else at the table comes and goes, but these enthusiasts stay and keep spreading and supporting the hobby. In other types of media they would be called Hardcore roleplayers. In my personal experience not all hardcore roleplayers are GMs, but all GM are hardcore roleplayers (at least until they burn out due to the heavy toll such way of roleplaying demands, but that’s a different story).

...
 
It’s no news that IGT games have plenty of drawbacks, we all know them well; but their very structure seems to be ideal to achieve two results:

1. it is appealing to hardcore roleplayers; they are the kind of people that seem to not mind the work that is required of them, and in turn get a very high level of personal empowerment both at the table and in their gaming social circle

2. thanks to the work of a few hardcore gamers, a lot of casual/non roleplayers can play with almost zero effort; such “large” numbers make it easier to eventually find new potentially hardcore roleplayers

It’s not a perfect mechanism, not even an efficient one to be frank, but something somewhere is definitely working.

Conversely most coherent games seem to expect Casual/Non roleplayers to do what Hardcore ones do (as in: go to your friends and convince them to sit down to play and then run/facilitate the game for them) and to do it without any special gold star empowerment, as such games tend to establish an egalitarian (healthier?) environment where one might be a facilitator or GM but then gets no special kudos for it (and instead might get frustrated when he sees, dealing with Casual/Non players, how no one else rises up to be a facilitator/GM in her place, feeling stuck in a traditional-ish GM-like role all over again).


Embora eu não veja essa diferença tão óbvia quanto o autor insiste que existe, há algo importante aqui:  Esse tópico é majoritariamente feito por "Hardcore Players" reclamando da forma como "Jogadores Casuais" encaram RPGs. Basicamente algumas pessoas estão dispostas a investir tempo e dinheiro considerável em RPGs, enquanto a maioria dos jogadores prefere honestamente algo "Plug'n'Play" e jogam mais por outros fatores extra-jogo.

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