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Posts - silva

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Vídeo Game / Re:Uma nova "Era Dourada" ?
« Online: Novembro 13, 2012, 09:46:45 pm »
Eu esqueci de mencionar 2 jogassos que tive o prazer de curtir no Ipad esse ano: Sword & Sworcery (tem pra PC também) e Waking Mars. Fora que saiu o King of Dragon Pass pra Ipad também.

Ah, e acabei de comprar (apesar de ainda não ter jogado) esse aqui também, que vem sendo bem elogiado:

Official God of Blades Launch Trailer

 :)

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Sistemas & Cenários / Re:BESM 3e
« Online: Novembro 13, 2012, 04:13:19 pm »
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mais duas coisas.
battletech como só 3025 é pure garbage. pronto falei.
Equivalente a usar tonelagem para balancear. ao invés de BV.
O cenário a lá mad max but with giant robots pode até ser legal antes da invasão dos clãs;
mas não tem praticamente nada interessante, e as batalhas são muito lentas.
3025 é uma caixa introdutória e deve ser tratada como tal.

Na verdade não. A caixa original da década de 80´consistia naqueles mechs do TRO 3025 (nem todos, aliás), e as regras eram aquelas mesmas. Os suplementos que vieram depois eram apenas isso - suplementos. Apenas posteriormente, com o andar do timeline e a chegada dos clãs, Battletech passou a incluir uma nova geração de regras e recursos. Por fim, a Catalyst pegou os direitos de distribuição e resolveu adotar o modelo de caixa básica introdutória + Tactical Ops + Strategy Ops como o jogo "Full". Mas isso é recente, pois originalmente esses complementos eram apenas isso, complementos.

E já que você soltou o verbo, eu também vou soltar:

Battletech, como jogo, é um pedaço de bosta. Não é a toa que a base de fãs não se renova e a linha é sustentada por grognards. O sistema de batalha é lento, retrógrado e completamente fantasioso/irrealista, não sendo condizente com seu próprio fluff teórico. E nada do daquilo oferece uma riqueza tática melhor do que um videogame tático mediano de hoje em dia. (não vou nem citar Xcom e Jagged Alliance, porque é covardia). 

E o RPG é outra porcaria. Tentei com todas as forças gostar de Mechwarrior RPG em todas as suas encarnações, mas tudo que vi ali era um sistema incoerente, desnecessariamente complexo e tão retrógrado quando o boardgame que o originou (e que possui uma das piores implementações do conceito de Lifepath que eu conheço).

Enfim, o que sempre me atraiu em Battletech foi seu cenário. Aquele "feudalismo espacial" sempre foi muito evocativo e excitante pra mim. E as ilustrações de Laubenstein e Aulisio eram fantásticas nos livros antigos. Mas tudo isso acabou quando tudo foi substituido por uma nova nova Liga Estelar e o cenário virou mais um sci-fi genérico de robôs gigantes.

TL;DR:

Battletech é uma bosta, tanto o boardgame quanto o RPG. O primeiro é retrógrado e já passou da hora de virar um videogame tático, e hoje em dia apenas se limita a perambular feito um morto-vivo pelas estantes de grognards de 40 anos clamando por eutanásia. E o segundo é um aborto da natureza, sem propósito algum de existir, pois existe N sistemas que fazem o que este se propõe a fazer de forma mais ágil, dinâmica, e adequada ao gênero.

Pronto, falei.

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Sistemas & Cenários / Re:BESM 3e
« Online: Novembro 13, 2012, 03:11:19 pm »
Outra coisa que me irrita em Battletech eh seu combate de descascar cebolas.

Quando um canhao de particulas apenas serve de desfoliante pro peito de um robo, minha imersao vai por agua abaixo, porque eu me sinto numa guerrinha de carocos de feijao.

Agora o mais absurdo sao os alcances das armas. Se voce se basear nas descricoes, as armas mais potentes tem o alcance efetivo de um rifle de hoje em dia, quando, por seus tamanhos e tecnologias, deveria ter alcance de artilharias.

Esses pontos que falei acabam resultando em taticas que nao condizem muito com a vida real. Acaba virando um ambiente artificial com regrinhas artificiais.

Mas como eu me amarrava mais na ambientacao da era 3025, nem me importava muito com isso. Eu dobrava o dano e alcance das armas quando jogava e pronto.

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Mas vamos pensar um cenário pré-moderno, nâo tem governos mundiais nem tem nazistas, po.  XD

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Vídeo Game / Re:Civilization 5
« Online: Novembro 12, 2012, 08:57:39 pm »
Po, Cigano. Falar que o Civ 5 tá diferente é uma coisa, mas falar que a série nunca foi assim é forçar a barra.  XD

Eu jogo a série desde o Civ 1, cara. Pra falar a verdade, a IA sempre foi fraca nesse ponto. A única exceção pra isso foi o Alpha Centauri. De resto é tudo "joguinho de tabuleiro com a garotada", não rola uma simulação de fato baseada no perfil cultural das facções que as faça se comportar de forma verossimil e diferenciada. Cansei dessa IA sempre agressiva do nada, que nega tudo a você a menos que você pague 200% sobre o valor de qualquer coisa em troca mesmo das vezes que o acordo é vantajoso pra ela; ou então quando você tá massacrando ela na guerra, e daí ela vem pedir trégua exigindo toda a sua grana, todos os seus recursos estratégicos e a sua cidade mais próxima! Ou então quando você tá com 1000 anos de aliança pacífica com o Mahatma Ghandi e, DO NADA, ele te ataca só porque você deixou 1 guarnição a menos na cidade :duh: ). Cara, a série nem é mais considerada hardcore ha muito tempo justamente por falta de um modelo diplomático decente. Compara ela com os jogos da Paradox pra ver a diferença.

Se o 5 melhorou nisso eu vou dar uma olhada, mas essa tua resposta já me deixou com pé atrás. 

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Bunker na idade média ?  :blink:


Citação de: Madruga
Primeiro tem que se perguntar se o conceito de dungeon é verossímil. Eu consigo pensar numas tocas ou comunidades de raças monstruosas. Mas aí eles seriam clãs, famílias e os aventureiros estariam lá matando gente inocente e animais de estimação.

Heheh, é verdade.  XD

Acho que vamos ter que supor algum problema fantástico no mundo só pra servir de dungeons. Tipo, será que uma passagem para o inferno abriu no subsolo de uma determinada região, e agora tudo que é catacumba, mausoléu e o caralho a quatro tá infestado de monstros ?

Que tal ?




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Sistemas & Cenários / Re:Tenra Bansho Zero
« Online: Novembro 12, 2012, 08:08:43 pm »
Evitem ejacular no teclado.

A Flip-Through of a Print on Demand Preview Copy of Tenra Bansho Zero


Tipos de personagens confirmados:

- Armour Riders - both Evangelion style and normal mecha
- Onmyoji - wizards
- Samurai - spirit infused warriors
- Buddhist monks - different schools
- Kijin - cyber-warriors
- Kongohki - war-golems
- Shinobi - ninja
- Kugutsu - living dolls
- Annelidists - worm infested weirdness
- Oni - spiritual first people
- Shinto Priests - the Illuminati
- Ayakashi - spirit animals

E lembrando que o cenário mistura período Sengoku com hyper-realidade mangá, resultando em samurais, ashigaru e sacerdotes shinto lado a lado com mechas, cybernetics, animais falantes, e internet espiritual baseada em comunicação com Onis através de um cabo de fibra ótica na sua têmpora. Ah.. e tentáculos.

Alguem mais duvida que esse cenário é o mais fodástico de todos os tempos e universos ?

(e eu nem gosto de mangás  XD)

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Vídeo Game / Civilization 5
« Online: Novembro 12, 2012, 06:18:32 pm »
Alguem sabe se o jogo curou esses males abaixo ? Eu to paquerando ele ha muito tempo, em especial depois dessa expansão Gods & Kings, mas se continuar com esses problemas, eu to fora.

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desisti da ultima gravação de Civilization 4 Beyond the Sword quando percebi que a IA é do tipo que junta (quase) todo mundo pra te atacar quando você fica na frente deles. É como se todas as outras facções/civilizações fossem controladas por 1 único player inimigo, que fica putinho por estar perdendo e manda tudo pra cima de você, ignorando alianças, perfis de personalidade, e tudo o mais (até Mahatma Gandhi já me declarou guerra várias vezes). Isso corta minha imersão, porque traz o "joguismo de querer vencer" pra frente da lógica interna da ambientação. A IA não está "interpretando" as facções e agindo como estas agiriam numa situação real - a IA está tentando vencer um "jogo" a todo custo.

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Quanto ao Civ... isso que o Silva falou é a coisa que mais me irrita no Civ. Ser vizinho de qualquer facção controlada pelo PC é ter que tomar cuidado toda hora pra não tomar um stack de 80 unidades na bunda. Se for mais de um então, tem que partir logo pra matar um deles, senão o jogo fica compremetidissimo (especialmente em dificuldades maiores), porque um atacou, todos te atacam, não importa se você tem uma aliança de 1000 anos ou não.

Alias, nem precisa ser vizinho, já perdi a conta de ataques nada a ver de outras civs que estão em outros continentes. Ataques sem chance alguma de sucesso, só pra te encher o saco (e arrasar uma ou outra cidade sua).

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Barão, se importa de dar alguns exemplos ?

O mais próximo que conheço de "dungeon crawlers" são ladrões de tumbas. Que não é muito diferente de ladrões e criminosos comuns.

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Eu tenho a impressão que, se realmente levássemos a sério as particularidades sociais dos cenários de fantasia, o tipo de personagem que chamamos de "aventureiro" e desbravador de dungeons, tumabas e masmorras seria chamado na verdade de bandido, criminoso, pária social, perturbado, etc. e levaria uma vida à margem da sociedade ao invés do glamour e prestígio que geralmente cerca os heróis de fantasia.

Sendo assim, proponho uma retro-engenharia: Como seria um cenário onde a atividade de "dungeon raiding" fosse realmente plausível e verossímil ?

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Vídeo Game / Re:Uma nova "Era Dourada" ?
« Online: Novembro 12, 2012, 03:27:19 pm »
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O que exatamente motivou essa declaração?

A grande variedade e criatividade de jogos recentes, tanto da indústria mainstream até a indie.

Eu por ex, to numa sequencia de jogatina que ha muito não ficava, jogando um título novo após o outro amarradão - Deus Ex 3, Crusader Kings 2, Arkham City, Dark Souls, Sleeping Dogs, Faster Than Light, XCom, Dishonored, etc.

Tem muito jogo bom saindo pra todos os gostos e estilos. Taí algo que eu não podia falar ha 2 ou 3 anos atrás (quando tudo era dominado por Modern Warfare, e quem gostava de coisas diferentes tinha que ficar chupando dedo ou se contentando com porcaria).  :victory:

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 12, 2012, 02:47:43 pm »
De PS3 não, mas o de Xbox360 é só plugar na USB.  :aham:

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Sistemas & Cenários / Re:BESM 3e
« Online: Novembro 12, 2012, 09:59:43 am »
Battletech pra mim é 3025. Aquele sci-fi medieval de robôs gigantes enferrujados tinha um certo charme. E o jogo era simples, o que eu gostava. A chegada dos clãs foi o início do fim pra mim, pois deu início às modificações mecânicas que estragaram o jogo - Lasers de clã, porrada de apetrechos que nem lembro o nome, etc. adicionaram uma granularidade/complexidade ao jogo que a meu ver foi de encontro a sua premissa original - e também pela parte conceitual do mundo, que passou a não "falar mais a mesma língua" das regras (se os clãs trouxeram um novo renascimento tecnológico, a maior parte das regras e equipamentos deixa de fazer sentido - coisa que já não fazia tanto, diga-se).

Acho que Battletech merecia um reboot, adotando conceitos de jogos de tabuleiro modernos, pra voltar a ser simples como um dia foi, e dinâmico como nunca foi (sempre achei que o jogo ficava chato com mechs pesados e de assaulto, inclusive adotamos uma house-rule de dobrar os danos das armas quando eles estavam em jogo, pra deixar a coisa mais dinâmica).


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Off-Topic / Re:Futebol, tópico permanente!
« Online: Novembro 12, 2012, 08:38:20 am »
Prox, concordo com relação à tal "virada de mesa". Mesmo sendo torcedor do Fluminense, achei injusto aquilo.

Agora, dito isso, esse título de 2012 é inquestionável:

- melhor ataque
- melhor defesa
- artilheiro da competição
- goleiro da competição
- recorde de aproveitamento do formato de pontos corridos

:victory:

P.S: e antes que alguém entre no mérito da arbitragem, é importante lembrar que ela errou pra todos os lados, "ajudando" e prejudicando vários times. O próprio Flu foi prejudicado várias vezes - ontem mesmo contra o Palmeiras teve 1 gol e 1 pênalti não marcado, contra o Atlético Mineiro teve gol válido que o juiz anulou, contra o Cruzeiro levamos gol de mão do Wellington Paulista, etc, etc, etc.

Aliás, acho que isso vale uma discussão: Já não passou da hora de o "replay" ser implementado ao futebol ?

 

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Off-Topic / Re:Futebol, tópico permanente!
« Online: Novembro 11, 2012, 07:29:25 pm »
CAMPEAO!

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