mais duas coisas.
battletech como só 3025 é pure garbage. pronto falei.
Equivalente a usar tonelagem para balancear. ao invés de BV.
O cenário a lá mad max but with giant robots pode até ser legal antes da invasão dos clãs;
mas não tem praticamente nada interessante, e as batalhas são muito lentas.
3025 é uma caixa introdutória e deve ser tratada como tal.
Na verdade não. A caixa original da década de 80´consistia naqueles mechs do TRO 3025 (nem todos, aliás), e as regras eram aquelas mesmas. Os suplementos que vieram depois eram apenas isso - suplementos. Apenas posteriormente, com o andar do timeline e a chegada dos clãs, Battletech passou a incluir uma nova geração de regras e recursos. Por fim, a Catalyst pegou os direitos de distribuição e resolveu adotar o modelo de caixa básica introdutória + Tactical Ops + Strategy Ops como o jogo "Full". Mas isso é recente, pois originalmente esses complementos eram apenas isso,
complementos.
E já que você soltou o verbo, eu também vou soltar:
Battletech, como jogo, é um pedaço de bosta. Não é a toa que a base de fãs não se renova e a linha é sustentada por grognards. O sistema de batalha é lento, retrógrado e completamente fantasioso/irrealista, não sendo condizente com seu próprio fluff teórico. E nada do daquilo oferece uma riqueza tática melhor do que um videogame tático mediano de hoje em dia. (não vou nem citar Xcom e Jagged Alliance, porque é covardia).
E o RPG é outra porcaria. Tentei com todas as forças gostar de Mechwarrior RPG em todas as suas encarnações, mas tudo que vi ali era um sistema incoerente, desnecessariamente complexo e tão retrógrado quando o boardgame que o originou (e que possui uma das piores implementações do conceito de Lifepath que eu conheço).
Enfim, o que sempre me atraiu em Battletech foi seu cenário. Aquele "feudalismo espacial" sempre foi muito evocativo e excitante pra mim. E as ilustrações de Laubenstein e Aulisio eram fantásticas nos livros antigos. Mas tudo isso acabou quando tudo foi substituido por uma nova nova Liga Estelar e o cenário virou mais um sci-fi genérico de robôs gigantes.
TL;DR:
Battletech é uma bosta, tanto o boardgame quanto o RPG. O primeiro é retrógrado e já passou da hora de virar um videogame tático, e hoje em dia apenas se limita a perambular feito um morto-vivo pelas estantes de grognards de 40 anos clamando por eutanásia. E o segundo é um aborto da natureza, sem propósito algum de existir, pois existe N sistemas que fazem o que este se propõe a fazer de forma mais ágil, dinâmica, e adequada ao gênero.
Pronto, falei.