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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Online: Julho 19, 2012, 03:13:47 pm »
Sobre os livros tipo Bo9S, não tenho dados pra provar que tenha sido pouco difundido, é apenas a sensação que eu tenho (e senso comum, considerando que livros lançados no fim da vida de uma edição são sempre menos populares que os que saem mais cedo).
Sobre o XP, acho que a diferença mais significativa é a 4e usar deliberadamente o termo "Quest", que remete totalmente aos MMOs.
Sobre a lista que eu mencionei, percebe que vários itens você citou como "já existia em jogos X, Y e Z". Pegar algo de jogos diferentes e tornar o padrão na 4e eu acho que é, naturalmente, uma das formas diretas pra deixar ela com menos cara de D&D e mais cara de outros jogos que não D&D. Justamente por isso o design da 5e parece focado em puxar inspiração apenas nas edições antigas, faz parte de fazer o D&D "parecer o bom e velho" D&D... e traz uma série de problemas próprios, claro.
Você pode argumentar que 4e melhorou o jogo em muitos aspectos (e melhorou!), e que aprendeu muito com outros jogos mais modernos (aprendeu!), mas não dá pra negar que ela é a edição que levou a 4e numa direção mais diferente até hoje. Pra quem valoriza mais um jogo que lembre sua adolescência jogando OD&D do que um jogo bom de acordo com as noções atuais de design, seguir a linha de mudanças da 4e não resultaria em algo reconhecível como D&D.
(E por curiosidade, qual era a regra opcional de cura não-espontânea em combate?)
Sobre o XP, acho que a diferença mais significativa é a 4e usar deliberadamente o termo "Quest", que remete totalmente aos MMOs.
Sobre a lista que eu mencionei, percebe que vários itens você citou como "já existia em jogos X, Y e Z". Pegar algo de jogos diferentes e tornar o padrão na 4e eu acho que é, naturalmente, uma das formas diretas pra deixar ela com menos cara de D&D e mais cara de outros jogos que não D&D. Justamente por isso o design da 5e parece focado em puxar inspiração apenas nas edições antigas, faz parte de fazer o D&D "parecer o bom e velho" D&D... e traz uma série de problemas próprios, claro.
Você pode argumentar que 4e melhorou o jogo em muitos aspectos (e melhorou!), e que aprendeu muito com outros jogos mais modernos (aprendeu!), mas não dá pra negar que ela é a edição que levou a 4e numa direção mais diferente até hoje. Pra quem valoriza mais um jogo que lembre sua adolescência jogando OD&D do que um jogo bom de acordo com as noções atuais de design, seguir a linha de mudanças da 4e não resultaria em algo reconhecível como D&D.
(E por curiosidade, qual era a regra opcional de cura não-espontânea em combate?)