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Posts - Macnol

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Sobre os livros tipo Bo9S, não tenho dados pra provar que tenha sido pouco difundido, é apenas a sensação que eu tenho (e senso comum, considerando que livros lançados no fim da vida de uma edição são sempre menos populares que os que saem mais cedo).

Sobre o XP, acho que a diferença mais significativa é a 4e usar deliberadamente o termo "Quest", que remete totalmente aos MMOs.

Sobre a lista que eu mencionei, percebe que vários itens você citou como "já existia em jogos X, Y e Z". Pegar algo de jogos diferentes e tornar o padrão na 4e eu acho que é, naturalmente, uma das formas diretas pra deixar ela com menos cara de D&D e mais cara de outros jogos que não D&D. Justamente por isso o design da 5e parece focado em puxar inspiração apenas nas edições antigas, faz parte de fazer o D&D "parecer o bom e velho" D&D... e traz uma série de problemas próprios, claro.

Você pode argumentar que 4e melhorou o jogo em muitos aspectos (e melhorou!), e que aprendeu muito com outros jogos mais modernos (aprendeu!), mas não dá pra negar que ela é a edição que levou a 4e numa direção mais diferente até hoje. Pra quem valoriza mais um jogo que lembre sua adolescência jogando OD&D do que um jogo bom de acordo com as noções atuais de design, seguir a linha de mudanças da 4e não resultaria em algo reconhecível como D&D.

(E por curiosidade, qual era a regra opcional de cura não-espontânea em combate?)

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Ponto A, é difícil dizer que manobras diárias pra combatentes era algo muito difundido na 3e, saiu em suplementos no fim da edição e que não venderam tanto.

No ponto B, XP por cumprir objetivos já era padrão na 3e, só não era apresentado num formato tão parecido com MMOs. :P

Seu ponto C é algo que podia ser dito do AD&D e 3e também, toda edição tenta melhorar e equilibrar mais as regras do jogo, a diferença na 4e é que fizeram isso mexendo em algumas bases que nunca tinham sido mexidas antes.

30 níveis no core.
Cura espontânea não-mágica (até em combate).
Skill Challenges.
Poderes por encontro.
Marks.
Rituais acessíveis pra não conjuradores, e muito enfraquecidos.
Classes tradicionais fora do core.
Raças totalmente não-tradicionais no core.
Homogeneização das classes.
Minions, Solos e outras classificações que aproximam os combates de um jogo de minis.

A lista é bem mais longa, esses são só os primeiros exemplos que eu tirei do ar, mas acho que servem pra ilustrar que não dá pra simplificar assim o quanto a 4e partiu numa direção diferente das anteriores.

E só pra ressaltar, essa lista que eu fiz é de coisas diferentes, não necessariamente ruins.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Julho 19, 2012, 01:45:32 pm »

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Fim do Thac0 foi uma mudança e tanto.

3e padronizou e melhorou muito o sistema de regras, mas continuou com a "cara" do D&D, por isso ninguém tem esse sentimento que ela seja uma mudança radical.

4e também melhorou muito o sistema de regras (de combate, pelo menos) mas partiu pra muito longe do que era tradição no sistema, então gerou esse backlash e gente que diz que aquilo "não é D&D".

Concordo com o blog do Tobold quando diz que a 4e teria tido muito mais sucesso se fosse lançada em paralelo como "D&D Tactics", e o jogo prosseguisse numa mesma linha de evolução depois da 3.5. Manteria ambos os públicos satisfeitos, ou pelo menos mais satisfeitos do que estão hoje.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 19, 2012, 10:19:46 am »
Que estranho, achei que tinha saído outro ruim pouco antes de Cars 2. Minha memória me deu uma rasteira. Pode ser só decepção por não terem lançado nada à altura de Up, ainda.




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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 19, 2012, 09:36:20 am »
Não assisti Enrolados porque os trailers me passaram aquela sensação de "Pixar paraguaia". Acho difícil que consigam chegar ao nível de diálogos inteligentes que a Pixar usou pra me cativar. Mas adoraria, afinal ela mesma andou dando umas tropeçadas nos filmes recentes.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 19, 2012, 08:49:53 am »
Pôxa, que pena. =/ Eu assisti novamente Procurando Nemo com a patroa semana passada, e só me relembrou o quanto a Pixar é genial. Mas um dos maiores motivos pra qualidade dos filmes deles é que funcionam tanto no nível infantil quanto tendo piadas para os adultos que estão assistindo. A pior coisa que a Disney pode fazer é castrar isso.

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Vídeo Game / [STEAM] Troca de jogos e compras em conjunto
« Online: Julho 18, 2012, 09:28:31 pm »
Esse tópico é pra postar os jogos que a gente tenha sobrando (que vieram extra em pacotes ou promoções) e gostaria de trocar e/ou vender. :)

Também serve caso alguém queira organizar pra comprar promoções em conjunto (tipo os 4-pack onde compra 4 jogos e paga 3).

Começando pelos jogos que tenho no inventory, se alguém tiver interesse poste aí (todos valendo U$ 2.50, exceto Alpha Protocol que é $5):

     

     

     

     



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Lunguinho, concordo muito contigo. Não acho que os designers atuais sejam necessariamente ruins, mas acho, sim, que essa meta de fazer "One Edition to Rule them All" está prendendo eles e não é uma meta alcançável.

Infelizmente, até agora o sistema me parece muito mais focado em resgatar o mítico jogador quarentão de Basic D&D do que em resgatar os jogadores mais jovens das edições recentes do jogo. Não acho que isso vá ter um final feliz, e temo que isso acabe enfraquecendo mais o hobby, mas adoraria me surpreender.

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Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 18, 2012, 04:19:58 pm »
Vi algo genial escondido nos comentários do artigo, e preciso compartilhar:

"I'd like to see more done along these lines--giving the PCs a mechanical incentive to press on in the face of dwindling resources (although perhaps tied more to core character abilities rather than being dependent on a favorable suite of magic items). I think abilities in 4E that key off the PC being bloodied provide a good example of how this could work--a fighter build whose damage potential increases as his healing reserves dwindle provides a delicious tension to a party considering whether or not to rest before tackling the dungeon's ogre overlord. A wizard whose at-will spells gain new potency (whether more damage or additional effects) as he casts his dailies has incentive to spend his resources rather than horde them, and may find new capability in continuing to adventure after his daily spells have been exhausted."

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Linha Direta / Re:LERDIDEIS
« Online: Julho 18, 2012, 09:24:10 am »
Pelo jeito a causa não é o que eu suspeitava, então é hora do plano B. Já copiei todos nossos arquivos e estou upando o backup do banco de dados do fórum pra outro servidor. Se apenas a troca de servidor não resolver, vou fazer uma nova instalação zerada do fórum e transferir as mensagens. Podemos perder algumas modificações manuais (como os botões de twitter e facebook), mas são tão pouco utilizadas que dificilmente farão falta.

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Eu fiquei mais decepcionado é com a resposta que não foi mencionada nessa lista - onde ele fala sobre ter "várias alternativas de soluções" pra evitar os "dias de 5 minutos", e fazer com que descanso fora da Cidade® recupere menos magias seria uma delas.

Raios, eu não quero um produto que venha com um monte de remendos pra eu escolher qual usar. Eu quero um produto que venha sem furos!

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Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Julho 17, 2012, 11:28:45 pm »
Bem por aí.

Eu nunca consegui jogar mais que um par de horas do SF2. É um dos raros RPGs de PS1 que não terminei.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 17, 2012, 05:17:54 pm »

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Linha Direta / Re:LERDIDEIS
« Online: Julho 17, 2012, 03:58:23 pm »
Se não funcionar, eu já estou fazendo testes com um servidor novo. Mas pelo menos aqui parece ter melhorado.

Eu fiz a correção apenas no tema Argentum por enquanto, então, se estiverem usando outro, mudem ali na barra lateral e vejam se faz diferença.

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