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Posts - Bispo

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Dicas & Ideias / Você pagaria para jogar RPG?
« Online: Novembro 27, 2014, 06:05:20 pm »
Bom, assunto talvez já discutido aqui, mas não achei nenhum tópico referente e não lembro de ter participado.

Com as novas tecnologias colocadas à disposição, como o Patreon , o Roll20 e porque não o Joga+1 , gostaria de saber se vocês pagariam para jogar RPG, ou mais especificamente pagariam para alguém mestrar para vocês (ou seu grupo).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Novembro 26, 2014, 08:52:42 pm »
A habilidade de nível 3 ("Treinamento Brutal") vale também para multiclasse? Digo, um Fighter que faça multiclasse Rogue 3 poderia fazer Sneak Attacks com armas marciais, vulgo Greatsword e Maul?

(Não pergunto pela otimização -- nem sei se compensaria o investimento, francamente --, mas é mais pra saber o funcionamento mesmo)

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 26, 2014, 08:42:30 pm »
Dúvida n00b: essa Steam sale é só pra pegar a onda da Black Friday, né? A Winter Sale (ou Xmas Sale) ainda vai acontecer, correto?

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Sistemas & Cenários / Jambô Editora
« Online: Novembro 24, 2014, 07:48:05 pm »
Por total falta de atenção minha e certo desconhecimento do mercado rpgístico nacional, acabei me surpreendendo com o ótimo catálogo de traduções oferecido pela Jambô nos últimos tempos: tem Dragon Age, Game of Thrones, SW - EotE e, para dezembro agora, o novo Reinos de Ferro.

Alguém aí tem acompanhado o trabalho dos caras? As traduções são pertinentes, o material dos livros são bons? A loja funciona bem (atendimento, entrega, por exemplo)? Queria ouvir a opinião de quem já adquiriu algo nela, pra conhecer mesmo.

Do que pude ver por cima, a única coisa chata é a indisponibilidade de alguns títulos.

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Sistemas & Cenários / Re:Alguém já tem o Livro do Mestre da 5E
« Online: Novembro 23, 2014, 02:30:49 pm »
Citação de: juma
Volto a falar que prefiria que os efeitos dos itens mágicos, principalmente dos escudos, fossem coisas diferentes do que um aumento na CA. Mas nada impede de dar quantos itens mágicos quiser para os jogadores. Pode até dar itens +5

Ah, mas aí eu também. Estilo os escudos do 13th Age que dão PVs e habilidades menores.

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Sistemas & Cenários / Re:Alguém já tem o Livro do Mestre da 5E
« Online: Novembro 22, 2014, 06:15:56 pm »
Citação de: Elfo
Mas, qual a maior AC permitida nessa situação (onde alguém tem nada menos que 2 ítens lendários dedicados apenas à CA)? 28 (Plate +3, Shield +3, Ring of Protection, Defense Style)?

Acho que é por aí mesmo, sendo 30 o limite máximo por enquanto (com ajuda de alguma magia como Shield of Faith, por exemplo).

Citação de: juma
Mas se itens mágicos são extremamente raros, não seria difícil para o grupo conseguir uma armadura E um escudo?

Então, isso cai na pergunta lá que comentei: eu não vejo problema em recompensar um jogador que investiu boa parte de seus recursos ("talent", feat, PO e qualquer outro, mecânico ou não) para alcançar determinada habilidade. Se o cara quer ter a maior CA do universo do jogo porque isso lhe agrada, beleza.

Agora, "itens mágicos e afins são raros e não podem ser comprados blablabla". Ué, então quer dizer que nem os jogadores, que são o motivo de se estar rolando uma partida/história, não podem ter acesso, pra que ter, então? "Ah, é para balancear o jogo". Mas se o cara é um dos protagonistas do universo, investiu recursos e tudo mais, não pode ter uma armadura e um escudo? Repito, pra que ter então?

Entendo que a questão monetizar os itens mágico passa uma impressão de que eles são mais acessíveis (quando "riqueza" é uma recompensa mecânica também). Mas é como pensar, numa comparação esdrúxula, que a legalização da maconha vai transformar todo mundo em usuário. Não é só porque o jogador pode tem acesso a um item mágico "poderoso" que a população inteira da vila terá um escudo mágico +3 no seu alpendre, saca?

(No fim, sei que isso passa também por essa mentalidade de resgate do "DM empowerment" e tals -- e que me dá no saco muitas vezes).

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Sistemas & Cenários / Re:Alguém já tem o Livro do Mestre da 5E
« Online: Novembro 20, 2014, 01:26:19 pm »
Citação de: Lunguinho
Pra que repetir o erro de deixar o bônus mágico do escudo se acumular com o bônus mágico da armadura? Além de tornar um estilo de combate mais atraente (no caso, arma+escudo em detrimento dos demais), ainda dificulta a vida do DM na hora de preparar os encontros, visto que é mais difícil desafiar um grupo de personagens com AC nas alturas.

Se eles queriam manter a vaca sagrada dos escudos +X, poderiam pelo menos deixar uma restrição de que vale o bônus mágico do escudo ou o da armadura, o que for maior.

Outra ideia interessante, mas que fugiria mais da tradição, seria o bônus mágico do escudo servir como redução de dano ao invés de aumentar a AC do personagem. Essa solução ainda deixaria o uso de escudo acima dos outros estilos de combate corpo a corpo, mas pelo menos iria coibir AC muito altas no jogo (como minha experiência com D&D sempre foi bem mais como DM do que como jogador, AC alta sempre me trouxe mais dor de cabeça do que empolgação).

Acho que a questão aí não é nem a dor de cabeça de ter de montar encontros adequados/desafiadores aos personagens com CA alta. É entender como isso afeta o sistema: e aí, o(a) Bounded Accuracy vai pro espaço se eu permitir escudos mágicos na mesa?

(Pergunta retórica, mas imagino alguém respondendo algo como: "mas itens mágicos não são comuns e nem estão à venda!". Daí só nos resta a cara de indignação  :sobrancelha:).

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Sistemas & Cenários / Re:Fate Core [e Accelerated Edition] no Brasil
« Online: Novembro 15, 2014, 06:00:13 pm »
Então, curti o Catarse/KS. A ideia de desenvolver produtos nacionais é bem boa (e acho que não só pro sistema em si, mas pensando no cenário rpgístico como um todo).

Mas senti falta de add-ons, na verdade, um add-on: cadê os dados? Limitá-los aos apoiadores R$80+ é meio frustrante.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Ferramentas online
« Online: Outubro 30, 2014, 05:33:08 pm »
Bom, podem tirar o DungeonScape da lista. Pelo menos no seu atual formato.

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Dicas & Ideias / Re:Ajuda build druda 3.5
« Online: Outubro 14, 2014, 06:14:19 pm »
Cara, para um druida, cê precisa mesmo é de Natural Spell, um bom livro dos monstros e do Spell Compendium. Já dá pra explorar bem o potencial da classe. Isso e muita desenvoltura na hora de administrar todas as fichas que você terá em mãos (ao menos 4: a sua, a do seu companheiro animal, a da sua forma selvagem e a lista de magias).

Agora, se você quiser algo mais específico (ou mais brutal), coisas como Frozen/Dragon Wild Shape, Ashbound, Mantle of the Beast, Metamagic Rod, Extend, Pearl of Speech, Wilding Clasp entre outros ajudam.

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Rise of the Runelords é legal de jogar?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 30, 2014, 05:55:26 pm »
The High Druid - Se tem fixação por Dragões, Aerosclughpalar ou seu mentor Uthgang Jyarl de Tall Trees.

Pensei que tu ia falar do Vovô Árvore.

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Sistemas & Cenários / Re:Clérigo Build
« Online: Setembro 26, 2014, 12:32:51 pm »
Cara, num busca rápida, tem dois tópicos relativamente recentes (aqui e aqui) que cobrem justamente o que você está querendo. Como não tem nenhuma particularidade especial no seu pedido, guiar-se pelos comentários de lá é um boa.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 26, 2014, 12:28:34 pm »
No geral, tenho uma visão positiva do MM. Pensando que algumas coisas serão resolvidas, como as listas faltantes e a explicação sobre a construção dos monstros em si (pra quem quiser se aprofundar nos números, tem uma análise experimental e especulativa muito boa baseado no que saiu até agora). A arte, na média, é bem do meu gosto e o livro tem sacadas legais como o Lord Soth. E se dar conta que há todo um conhecimento/saber por trás de cada entrada (ou quase todas) que remonta a um universo maior que seria o D&D é bem interessante também.

O que eu não gostei do livro, mas aí eu não sei é um problema do livro em si ou uma questão particular minha, é a redundância de tipos de monstros. Na minha opinião, os nichos "monstruosos" são mal-explorados, acabando que, algumas vezes, tem-se a sensação de se ver mais do mesmo. Por exemplo, qual a diferença de um Ogro, um Ettin, um Gigante da Colina e (forçando um pouquinho) um Troll? Eu sei que no "lore" eles têm diferenças entre si, mas em geral, sua função narrativa ou dentro do jogo é muito semelhante: o ser grande e não muito inteligente que esmaga as coisas em seu caminho. Pense: você faz um encontro com um Ettin, beleza.  Mas qual a diferença (tirando a cabeça extra) narrativa para um Ogro? E desse para um Gigante da Colina? O mesmo se dá para outras criaturas no livro, como humanoides monstruosos (orcs, bugbears, gnolls, bullywugs, hobgoblins; kobolds, goblins; sahuagin, merfolk, merrow) ou um Darkmantle e um Cloaker.

E, embora a execução em mesa possa ser frustrante, eu gostei da ideia dos "lairs"/covis. Dá pra se desenvolver campanhas pensando só no covil do monstro e os efeitos que ele causa a sua volta. De memória, a do Vampiro foi a que mais me empolgou nisso.

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Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 24, 2014, 05:37:30 pm »
Caralho, 51 respostas! Não sabia que tópico renderia tanto assim.

A sugestão do tema veio justamente por um ponto que o Korko tocou: vou (ou pretendo) entrar numa mesa já em andamento de Apocalypse World, mas pelo que recebi de material do mestre (ou MC) sobre o grupo e as histórias, as coisas parecem um pouco bizarras. Exemplo, pelo relato dele, numa das sessões passadas, teve um assalto à uma vila/posto avançado inimigo que descambou pra uma carnificina generalizada, incluindo o assassinato de crianças. O grupo em si é estilo uma gangue de motoqueiros sobrevivendo num mundo pós-apocalíptico. A impressão é tipo
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Daí ficar pensando sobre o assunto e as possibilidades dele. Valeu pela contribuição dos que participaram.

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