Como eu disse acima, se o combate não era recheado desses minios, acabava se tornando lento demais. Pra quem tem tempo de jogo de 3 horas por semana, um combate que acaba levando mais de 50% desse tempo e não ser o "boss" da aventura, acaba desanimando os jogadores. No final das contas, pra agilizar, a maioria dos monstros acabavam por ser minions.
Minha experiência montando encontros na 4e foi que o melhor combate pra um grupo de 5 jogadores é composto de um monstro elite, dois monstros regulares especificamente pra dar suporte pro elite, e 4-8 minions. Se começar com menos minions, ter um dos monstros de suporte com uma ação de "criar minions" com ação menor (1 minion) ou padrão (1d4 minions).
Exemplo 1: Grupo invade um covil de um ogro. O chefe ogro (elite), um arqueiro hobgoblin que era embaixador de uma outra tribo que foi pega no fogo cruzado (suporte ranged pra um elite melee) e seu xamã ogro de confiança (suporte ranged/area pra elite melee), além de uma penca de ogros mais selvagens (brute minions)
Exemplo 2: Dragão Negro (estatisticamente dragões são solo, eu nerfo pra elite) acompanhado de um kobold guerreiro draconico (suporte melee/tank pra colar nos ranged do grupo), e um xamã kobold (controller pra inutilizar o tank do grupo e deixar o outro kobold livre pra andar), junto com pencas de wyrmlings (minion) que o xamã pode convocar gritando o nome deles (ação menor, vem mais um wyrmling)