Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Elven Paladin

Páginas: 1 ... 167 168 [169] 170 171 ... 180
2521
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder - O que presta?
« Online: Janeiro 14, 2012, 10:03:25 am »
E quanto a Golarion, o cenário por trás de Pathfinder? Eu nunca manifestei interesse por ele já que estou saturado de Fantasia Medieval, mas como ele é?

2522
Sistemas & Cenários / Re:Shadowrun: system reboot
« Online: Janeiro 14, 2012, 10:00:09 am »
Citar
Eu não acho Gurps perfeito pra nada, a não ser que você goste de jogar no "mundo genérico dos combates de estátuas em câmera lenta".

Okay - continue com Shadowrun.  :b

Citar
O que te incomoda em Shadowrun ? Como no meu caso o que incomoda é a lentidão do sistema - 2 horas pra criar personagem, muitos cálculos, combate enfadonhamente lento, regrinhas obscuras, listas e mais listas de skills e armas e implantes e, etc. então trocar shadow por gurps pra mim é trocar seis por meia dúzia. No caso de vocês não deve ser a lentidão do sistema que os incomoda, certo ?

O que me incomoda em Shadowrun? Nada em especial. Apenas GURPS consegue emular tão bem a idéia de "Mundo Cyberpunk com Fantasia Urbana" quanto ele sendo que "Combate Lento"e "Regras Obscuras" são colocados de acordo com o gosto do cliente, a "Lista de Perícias" pode ser brutalmente encurtada por via Wildcard Skills ou da vantagem Talent ou Wild Talent.

A única parte que teoricamente não dá para se livrar é a lista de armas e implantes (na verdade, dá. Diversos Implantes são Vantagens com outro nome e Armas? Nah, a vantagem Innate Attack permite emular quase todas elas sem ver a tabela). Mas aí eu tenho que perguntar que tipo de fã de  Cyberpunk não tem ao menos um interesse considerável na tecnologia, em quem fabrica ela e o que se faz com ela. É um dos elementos mais distintivos do Cyberpunk, a a tara por tecnologia e tecnoblábláblá. É quase como um fã de Star Wars dizendo que não gosta da Força e seus Usuários.

Enfim, quem está incomodado com Shadowrun é você, não? Se GURPS não resolve seus problemas, boa sorte com outro.  ^_^

2523
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder - O que presta?
« Online: Janeiro 13, 2012, 12:40:46 pm »
Citar
O Guerreiro com seus Arquétipos ficou EXTREMAMENTE útil mesmo se movendo constantemente. Basta ver o Mobile Fighter, o Two Weapon Warrior para ter uma idéia. Isso somado a Talent Tree do Step Up e Disruptive, é BEM difícil para alguém fugir do Guerreiro, e ainda mais para um Conjurador. Com Weapon Training + Armor Training o Guerreiro vai ter o maior acerto e AC do grupo. Não parece, mas o Guerreiro está AWESUM.

Eu não fui claro ali, hora de esclarecer: O Guerreiro sempre foi muito bom em Bater. Mesmo na 3e, com Divine Metamagic e Schapechange/Polymorph, era muito mais econômico deixar o Guerreiro para bater em alguém (porque gastar magias com algo que até o Guerreiro cuida? :b). E em Pathfinder, ele basicamente continua Batendo. Com um ou outro truque na manga, mas nada além de variações de Bater, Bater Diferente e Bater com Jeitinho (abro exceção para o Teleport Tactician).

Por outro lado, Paladino e Bárbaro ganharam habilidades (toscas, salvo exceções) de fazer algo além de "12 formas de Fatiar", como bônus em perícias, remover condições, ganhar formas de sentidos ou armas naturais. Coisas que antes, só um Conjurador conseguiria. E o Guerreiro? Nada.

Citar
Diferente do... Ladrão.

Caso curioso - Não é o Rogue (Ladino é a tradução aqui) que ficou "Ruim", ele é quase a mesma classe da 3.5, que tinha um dos melhores designs daquela edição. É que outras classes ganharam habilidades decentes e o sistema de perícias deixou de favorecer o Ladino como "Skill-Monkey".

Citar
pra saber se ainda há muito diferença de poder entre caster e non caster.

Há. Exceto no nicho de "Descer a Lenha", Conjuradores ainda tem capacidade de resolver qualquer problema proposto no caminho.  :what:

2524
Sistemas & Cenários / Re:Pathfinder - O que presta?
« Online: Janeiro 13, 2012, 12:05:22 pm »
Eu esperava que você fosse um dos primeiros a responder, Metal. Como basicamente concordo contigo, focando em outras partes:

  • Proteção de Nicho - Não avançou muito, mas ao menos Conjuradores Primários não tem muita chance de rivalizar com Combatentes Primários nisso. Eles podem invadir todos os outros, mas o de Combate Primário eles não tem muita chance.
  • Algumas Classes tem Motivo para Existir - Sério, algumas classes receberam aumentos de poder e habilidades únicas que não as tornam mais inúteis em comparação com as que ocupam o mesmo nicho. O Paladino é a maior estrelinha nessa área, ficou uma classe linda de se ver, assim como o Feiticeiro agora não parece mais um "Mago de Retardo Mental". O Bardo nunca precisou muito disso, mas recebeu algumas habilidades legais.
  • Algumas Classes podem fazer algo além de Bater - Ainda tímido, mas os Combatentes Primários em geral ganharam algumas habilidades como Rage Powers, e Mercy que permitem que Bárbaro e Paladino não fiquem repetindo ad infinitum a habilidade "Andar 1.5m e Bater". Contudo, o Guerreiro ainda fica chupando dedo.
  • Andar mais de 1.5m nem sempre é um Desastre - graças a alguns talentos, o Combate Móvel é relativamente funcional. Não é tão bom quanto "Andar 1.5m e Bater Muito", mas você não vai chorar por fazer isso.
  • O Monge ainda é Horrível - Bom, para mim isso é algo ótimo. :b Tá, tem algumas exceções via Arquétipos (dois deles), mas o Design do Monge é esquizofrênico. Como uma classe que tem um monte de habilidades móveis é a que mais tem incentivos para "Andar 1.5 e Bater"? (Flurry)
  • O Gunslinger - De todas as classes que tentam misturar Armas de Fogo com D&D, essa é de longe a mais bem sucedida. E é uma classe com habilidades cools e úteis. Mistura rara.

2525
Off-Topic / Re:Sobre as mudanças de Nicknames
« Online: Janeiro 13, 2012, 10:47:31 am »
Citar
Inventei na hora

E ei, você esqueceu da sua época Baron Seilaoque.

Não é que eu esqueci - é que se eu fosse listar todos os nicknames que tive na Spell, ocuparia mais uma linha ou duas e estragaria a apresentação do tópico.  :b

2526
Sistemas & Cenários / Pathfinder - O que presta?
« Online: Janeiro 13, 2012, 10:42:37 am »
Não é nenhum segredo na Spell que Pathfinder é um RPG que não cativou os corações gentis e cheios de amor dos usuários daqui. Contudo, como é estatisticamente impossível que a Paizo tenha errado em tudo que fez e conquistou seu fãs por sorte (não que eu descarte essa hipótese - Vampiro: A Máscara já foi "O RPG" no Brasil), deve haver Trigo para se separar do Joio.

Então, na opinião de vocês, que mudanças positivas e novas criações Pathfinder teve? Ao interessados, Pathfinder tem quase todo seu material mecânico acessível aqui. Uma nota: Eu não espero "bashing" de Pathfinder aqui. Os outros tópicos na Spell servem para isso. ;)

2527
Off-Topic / Re:O que você está ouvindo?
« Online: Janeiro 13, 2012, 10:20:38 am »
Citar
Gnarls Barkley - Going On (Official)

Exótico. O ritmo é bacana, mas o vocal não me agrada.

Charon - Ride on Tears

É meio "metal punheta" (apelido carinhoso que equivale ao "Metal Melódico" inventado por jornalistas geniais) e própria banda já tentou acabar consigo mesmo umas duas ou três vezes, contudo o refrão gruda na mente como poucos.

Scissor Sisters - Invisible Light

O vídeo não é exatamente "Seguro para o Trabalho". Deve ser a última música meio Electroclash do Scissor Sisters, antes deles mudarem de rumo com o novo álbum.

2528
Off-Topic / O que você está lendo?
« Online: Janeiro 13, 2012, 08:46:10 am »
A pergunta no título do tópico é autoexplicativa. Relate que livro (ou obra similar) que você leu recentemente ou está lendo no momento e acha que algum maluco, digo, usuário spelliano deveria ler também.

EDIT: E começando: The Origins of Biblical Monotheism -  Israel's Polytheistic Background and the Ugaritic Texts

Título extenso e que diz exatamente o que você vai encontrar no livro. É um livro bastante curto, barra-pesada (o idiota arrogante aqui achou que seria relativamente fácil pegar as menções do autor - não foi) e que dedica mais páginas em notas do autor e discussão sobre as fontes dele do que no texto principal. Ou seja, não para "iniciantes".

Contudo, se você não ficou assustado com a descrição acima, as porções mais legíveis do livro lidam sobre como as divindades semitas(especialmente Canaanitas e Ugaríticas) eram, como se organizavam numa estrutura familiar com El como o Patriarca Divino (ao não-iniciados, El é um dos nomes que Cristãos e Judeus dão a Javé) e sua esposa Elat/Asherah dão origem a uma vasta progênie de divindades propensas a encrencas e com alguns estrangeiros "afiliados, como(Javé, o deus judaico, provavelmente era um desses. Assim como o Baal da Bíblia, que é mais corretamente chamado de Baal Sapan) e mesmo essas divindades tinham servos menores e divindades mensageiras.

Depois de detalhar a religião, o autor usa um pouco de mitologia comparada sobre Deuses que Morrem e Ressuscitam e na idéia que muitas religiões da área eram basicamente cultos reais e monárquicos glorificados (incluindo aqui os ancestrais do judaísmo) que foram lentamente, abandonando o politeísmo para uma visão henoteísta (cultuam uma divindade, mas reconhecem que outras existem) que provavelmente era da maioria dos grandes líderes bíblicos (Moisés, Abraão, muitos Juízes) até por fim, a origem e declaração do monoteísmo judaico no Segundo Daniel.

Interessante? Muito. Mas eu preciso de mais background nisso. Especialmente sobre os '4 autores do Pentateuco" (Javista, Eloísta, Sacerdotal e Deuteronômico) e a história religiosa de Israel. Com certeza relerei esse livro, algum dia.

2529
Off-Topic / Re:Sobre as mudanças de Nicknames
« Online: Janeiro 13, 2012, 08:43:06 am »
Citar
Bah, nicksurname.

Oh, tentarei lembrar de um termo altamente específico como esse  :b

Citar
Só agora fui ver esse tópico... e morreria sem perceber o elfo. Meu filho, da próxima vez q mudar de nick ao menos mantenha o avatar por um tempo...

Geralmente, eu mudo ambos ao mesmo tempo. Não gosto de avatares que não condigam com o nickname. Aliás, eu não entendo como vocês ficam com o mesmo avatar e apelido por tanto tempo.  :b

2530
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Janeiro 13, 2012, 03:57:38 am »
Citar
Citação de: Macnol em Hoje às02:00:51 am
Lumine: Pra quê? Sempre entra num ouvido e sai pelo outro, não leva 15 minutos tu está voltando a repetir a ladainha de sempre, ao invés de ler o que está sendo dito. Fica com tuas convicções decoradas aí.
Obrigado pela resposta da mesma forma.

Isso aqui está ficando bem blasé. Sério, insinuações não tem a menor graça, tudo fica mais divertido se ambos cavalheiros deixarem de se bater com bengalas e sacarem as lâminas escondidas no cabo delas em meio a um palco em chamas. :P

Anyway, como eu sou "Ovelha Negra" tanto na 3e quanto na 4e, fico com a posição do Nibelung. Ambos sistemas de perícias tem suas falhas - mas o de 4e deu alguns  passos na direção certa (Desafios de Perícia tão importantes quanto Combates é uma avanço conceitual considerável. Só faltam tornar os Desafios ao menos mais empolgantes quanto é um Combate - tipo as discussões na Spell  :b).

2531
Dicas & Ideias / Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Online: Janeiro 12, 2012, 09:20:28 pm »
Apenas pela qualidade da escrita:

Castle Falkenstein, da R. Talsorian Games. É um misto da aventura de um personagem (Tom Olan) quanto uma descrição do mundo de Falkenstein (Mundo Vitoriano + Magia + Fadas). Em um tom similar, tem a série Volo´s Guide de Forgotten Realms, nos tempos onde a TSR era explicitamente engraçada. Os livros da série Volo, assim como Falkenstein, são escritos em bons trechos como se um autor vivesse no cenário (Volothamp Geddarn, "Aventureiro Extraordinaire") e o descrevesse (como o bônus de ser editado e comentado por Elminster). Planescape, bom, dispensa comentário. Não só os livros são bem escritos, como tem inserções de humor (notou que eu gosto de livros de RPG engraçados?) e um acabamento gráfico que dificilmente será repetido.

A série Mage: Ascension também tem livros interessantes devido ao seu put-pourri de misticismo sacal, pós-modernismo de segunda e um multiverso tão viajado quanto o de Planescape. Eu tenho um apreço especial pelo que saiu na Edição Revisada, como Guide to Technocracy (Esse livro salvou a linha de Mago), Guide to Traditions, Manifesto, Infinite Tapestries e a segunda edição de Sorcerer. É incrível como a linha ficou muito melhor escrita depois da Revisão. O mesmo vale para Mage: Sorceror´s Crusade (pena que a linha ficou relegado ao segundo plano).

Entre RPGs Indies, quase tudo que o Robin D. Laws (Esoterrorists, Trail of Cthulhu) escreve é no mínimo, decente para se ler, assim como o John Wyck (Houses of the Blooded pode ter uma organização horrível, mas é o didatismo encarnado).

Por fim, GURPS. Você pode não jogar o RPG, mas os suplementos históricos e tecnológicos sempre são escritos por alguém que no mínimo, entende bem sobre o que vai escrever.

2532
Sistemas & Cenários / Re:Shadowrun: system reboot
« Online: Janeiro 12, 2012, 09:18:12 pm »
Citar
trocar shadowrun por gurps não é o mesmo que trocar 6 por meia-dúzia ?

Com uma diferença considerável: As regras de GURPS não são complexas - a menos que você queira que elas sejam. E também é bem mais fácil ajustar GURPS a outros modos de jogo do que o sistema usado pelos ´runners.

2533
Off-Topic / Re:Judeus Ultraortodoxos Pregam Desigualdade Sexual em Israel
« Online: Janeiro 12, 2012, 05:00:00 pm »
Colocando algo do Pharyngula que é ótimo:

We’re an equal opportunity religion basher here at Pharyngula, so after ridiculing the Islamic attitude towards female genitals, it’s only fair that we look at the other major Middle Eastern religion, Judaism and its extremists. And in Jerusalem, they are having a conference on innovations in gynecology — it’s Science! In the 21st Century! Yay!

Except…women will not be allowed to speak at the event. They can attend, but will be segregated into a separate section.It’s being held at the Puah Institute, which is apparently a bastion of Jewish ultra-Orthodoxy.

As far as Puah is concerned, it operates on a strictly kosher basis, as required by the ultra-Orthodox rabbinate. While there are women on its board of directors, its public face is strictly male, and the two sexes are not allowed to mix at its events.

To be sure, not all sectors of the ultra-Orthodox community support these exclusionary tactics, explains Nachman Ben-Yehuda, a Hebrew University sociology professor and author of the recently published book Theocratic Democracy. “But most people are too afraid to speak out.”


Isn’t that typical? Whether it’s Jewish, Muslim, or Christian, the exclusionary extremists all rise to prominence and start imposing their superstitious nonsense on everyone else…while the more numerous moderates tremble and hesitate to speak out against folly, and start looking for compromises. You cannot build a better world when you start by compromising with idiocy.

2534
Sistemas & Cenários / Re:Shadowrun: system reboot
« Online: Janeiro 12, 2012, 12:32:10 am »
Essa é a resposta que dou a qualquer fã de Shadowrun descontente: GURPS. Porque não?

2535
Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Janeiro 11, 2012, 02:37:44 pm »
Citar
Espere, vai ter co-op em SPLITSCREEN?!?!

Nope. Que bizarro, esse jogo tinha tudo para ser usado dessa forma.

Páginas: 1 ... 167 168 [169] 170 171 ... 180