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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:[Duvida e Charop] Bardo na 4e
« Online: Fevereiro 15, 2012, 08:06:35 pm »
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Vou ter que comprar. Vai ter iniciantes e o mestre quer jogar seguindo o livro.

Mas é "segundo o livro" - esses talentos são tão superiores que praticamente não são escolhas.  :P

De qualquer forma, eis o seu primeiro talento: Battle Song Expertise, da Dragon 402. Bônus nos ataques com armas e ítens maravilhosos que podem ser usados como implementos em poderes bárdicos (ou seja, arranje urgentemente sua Songblade) e ainda ajuda em poderes bárdicos que deslocam alvos.

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Vou dar uma olhada então no paladino, isso até ajuda a parte o personagem ser devoto de Odin e querer festejar no Valhala

Se for fazer isso, lembre-se de ter Str 13 para o talento multiclasse. O lado bom nisso é que abre espaço para comprar proficiência com Scale bem cedo e até mesmo Plate em níveis épicos.

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Sistemas & Cenários / Re:[Duvida e Charop] Bardo na 4e
« Online: Fevereiro 15, 2012, 06:00:53 pm »
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Bem pelo o que me foi passado themes podem entrar dependendo da aprovação do mestre.

Bom saber. Alguns Themes são bastante úteis para dar ao personagem a habilidade de "Brincar de Defensor". Mas é bom lembrar exatamente isso, o Bardo brinca de Defensor, mas não tem o "pacote completo" para se aguentar nisso por muito tempo (existem formas de conseguir isso, porém. A que me lembro no momento é usando o Warpriest, PP do Clérigo no Livro do Jogador. Mas aí é jogar fora metade das boas habilidades que pode conseguir por outro maneira).

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Eu estava pensando em pelo menso multiclassear para usar a versatilidade do Bardo, não queria fazer hibrido pq o grupo não vai ter outro leader e não quero prejudicar ele.

Okay. Se for fazer isso, olhe o Paladino com amor. Tem seus custos, mas ele me parece a melhor chave para brincar de Defensor e não ter que gastar muito para isso. Meio Elfo é seu melhor amigo aqui. :b

Aliás, vai ter quer comprar Superior Defense e talento de Expertise ou esses talentos serão dados?


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Sistemas & Cenários / Re:[Duvida e Charop] Bardo na 4e
« Online: Fevereiro 15, 2012, 02:59:49 pm »
Vai usar Themes e Backgrounds como parte do jogo, Skar? E "Classe pura" ou pretende usar Multiclasse ou Híbrido?

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Vídeo Game / Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 15, 2012, 08:09:46 am »
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dood, já fiz vários personagens ferreiros que viraram aventureiros por acaso...
mas a real profissão deles era... ferreiro da cidade

Er... você acabou de concordar com o que escrevi. "Virou Aventureiro". Se ele continuasse sendo um Ferreiro da Cidade, não estaria no jogo.

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Picha, larga o osso.

Pois é. Ficar ao mesmo lado e concordar explicitamente com o Silva está me causando sérios males. Eu já estou olhando para Maid RPG com outros olhos depois disso.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:[Duvida e Charop] Bardo na 4e
« Online: Fevereiro 15, 2012, 04:49:43 am »
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Um monte de gente vai aparecer e dizer que ele cura mal, bate mal, etc...

Verdade seja dita, o Bardo realmente é muito ruim em causar dano por si só - o que é algo normal para um Líder. Se alguém quer dano e está jogando com um Líder, tem algo muito errado. Além disso, é verdadeiro que o Bardo não é uma estrela em recuperação de PV, mas novamente, isso não é um problema - ele cura o necessário e se destaca em outras áreas.

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Minha idéia era fazer um bardo mais ligado a tradição nórdica. De preferência sem usar a build que que aparece nos livros dos fey.

Como mencionado, o Valorous Bard do PH2 é o seu caminho. E o lado bom de usar esse build é que você tem boa chance de acabar jogando de Meio-Elfo, que é a raça mais linda que existe para se jogar com Bardo e ainda vem algo poder a vontade de outra classe (Paladino e Swormage são seus amigaços aqui). Além disso, já há uma Paragon Path pré-determinado para você (não porque é obrigatório, mas porque é bom demais) que é o Warchanter.

Bom, essa é a ideia básica. Se quiser mais detalhes, coloco depois. Eu estou pressupondo que você quer ser relativamente durão, focado na linha de frente e talvez até brincar de Defensor algumas vezes.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 02:42:36 pm »
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Posso estar falando merda, mas acho que isso tem a ver com as diferentes formas de aprendizado e diferentes gerações que pegam as edições.

Um grognard que pegou 1e ou 2e vai concordar com a segunda, porque era assim já que o mago é uma classe pra "quem sabe jogar" e não vai morrer nos perigos óbvios e tal.

Já uma pessoa que pegou a partir da 3e, de uma geração mais moderna, também pode contextualizar isso em diferentes jogos (eletrônicos ou não), onde a competitividade (ou mesmo o pvp) criam a exigência de que diferentes classes sejam opções igualmente viáveis.

...e novamente, falando o óbvio.

Verdadeiro. Você explicou os motivos mais prováveis de tais pressupostos estarem enraizados nos jogadores. O problema é que, uma vez enraizada tal visão de jogo, é consideravelmente difícil alterá-la, ainda mais por meio de argumentação.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 02:32:18 pm »
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E eu odeio como você sumariza meus posts em uma frase.

Anos debatendo e escrevendo posts relativamente longos me ensinaram que frases curtas e diretas tem mais impacto, então eu poupo munição argumentativa para quando existe uma chance de fato de ser lido. Mas há algo incompleto na afirmação que coloquei, por isso vai ser editada.

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Quando você pode invocar uma criatura que é mecanicamente superior ao guerreiro do seu lado e que cumpre a mesma função dele enquanto você tem magias que fazem o Ladino questionar o porque diabos ele esta socando pericias de desarmar armadilhas e abrir portas  e quando você sozinho resolve a luta causando um dano absurdo que faz o Ranger questionar porque raios ele escolheu combate com arco e flecha, é quando você percebe que Magos invadem outras funções.

O que é mais irritante é que o mesmo mago pode fazer melhor a função de outros múltiplos personagens. Sozinho. Um personagem só pode fazer tudo isso.

Muita gente afirma que o guerreiro é para iniciantes - De fato, a classe é fácil de jogar.

Porém se você quer ser util ao grupo de alguma forma, você vai ter que ler muito mais do que o mago, discutir, ler os forúns de charop e não cometar erros na sua construção de personagem apenas para ser ligeiramente melhor do que uma summon do mago.

É literalmente o clássico: "O Mago é Merlin, o Guerreiro é um soldado generico de linha de frente do exercito do Rei Arthur, e não o Rei Arthur."

Sabe qual é o problema em discutir isso? Expectativas (ou "Axiomas", se for usar um termo mais pretensioso). Os dois lados tem expectativas bem diferentes quanto ao que as classes devem fazer:

Você (e eu) achamos que o Mago deve ser tão importante quanto o Guerreiro, que seu poderio exista, mas não ofusque o seu companheiro incapaz de realizar mumbo-jumbos. O sujeito citado pelo publicano, acha que o Mago deve sofrer no início de carreira, que através do estudo e dedicação ele descubra segredos do funcionamento do Mundo e o altere profundamente.

Ou seja, não há argumento que mude isso. É uma questão que está nos pressupostos tomados na discussão.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 02:16:49 pm »
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Isso chegou ao ponto de aparecer no facebook (página pra discussão da 5e; Balth aparece bastante lá, rs) um cara que dizia que é clássico o mago ser mais poderoso e que ele ser mais fraco inicialmente é apenas parte da progressão dele.

E está sendo verdadeiro aqui.

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E que ele não está competindo com seus aliados, então não é necessário equilíbrio ENTRE AS CLASSES.

Algo parcialmente verdadeiro. Em um RPG cooperativo e sem expectativas de PvP, Classes não precisam necessariamente ser equilibradas - Funções de Jogo e Nichos, sim.

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Fuck, essa gente parece até a Tea Party/ultradireita do D&D.

Você sabe que isso não faz o menor sentido, certo?  :b

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Fevereiro 14, 2012, 11:12:33 am »
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RPG está se tornando um passatempo datado, e mesmo a Spell está sofrendo disso.

Quantos tópicos de RPG realmente são comentados? Estamos cada vez mais virando um fórum de assuntos gerais e vídeo-games e menos de RPG.

E eu não vejo problema algum nisso. RPG é só passatempo, não é nada sério. Se o passatempo está enjoando na cabeça do brasileiro de classe média, beleza. Que venha o próximo.

A Spell não vai morrer porque ela não se concentrou demais no RPG. Ela sabe que existe vida além disso. Sabe que o RPG não é a luz na cabeça do planeta, que ele não vai resolver os problemas de educação, que ele não é o passatempo mais incrível e alucinado que existe no Universo. Vamos continuar discutindo aqui os absurdos de religião, as notícias bizarras, as imagens e vídeos engraçados, os lançamentos de vídeo-game e a grognardice do Mike Mearls e Monte Cook.

Eu detesto ter que usar esse meme, mas é justificado aqui: Falou tudo, Lucita.

Basta ver que o nome atual do site é Spell, não SpellRPG (apesar dos endereços do site ainda denunciarem a origem desse buraco do inferno).

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E jogando máfias.

Não, Madruga. As máfias são o câncer que estão levando a Spell para o buraco. Para o BURACO:laugh:

Para os esparsos "novatos" aqui, a frase acima é uma expressão antológica dita por uma moderadora (ou ex-moderadora?) da SpellRPG há duas encarnações atrás, quando o Madruga e o Sampaio ainda eram Moderadores, o Lumine era ainda mais bizarro e Pai Eltão, não era "Da Boss". Foi de um período obscuro onde a seção de Artes tinha uns 4 moderadores, mais do que usuários na seção, aliás  :P

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Fevereiro 14, 2012, 10:58:39 am »
Não sei, a RedeRPG estava diminuindo há um tempo (pois ela surgiu no melhor período RPGístico no Brasil, a Era d20 e tinha facilmente mil a duas mil leituras de artigos, mesmo os menores) e o motivo do seu fim não foi exatamente falta de movimento, mas uma briga de casal. Além disso, a concorrência entre blogs, sites de RPG e companhia atual é relativamente grande (surgiu até a expressão "blogosfera RPGística"), um sinal que RPG não está necessariamente em um período ruim - só velhos figurões passaram a cair. Do resto, o fórum da RedeRPG foi interessante por um bom tempo.

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Mas e aí, até quando?

Até as Máfias suportarem  :b. Algo engraçado é que a Spell é grande o bastante para ser dois fóruns/sites.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 04:05:59 am »
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e só pra constar, essa limitação de força para mulheres humanas é fruto de um conceito idiota de época. As mulheres tem menos músculos, claro, não muda o fato de que, atualmente, elas chegam a níveis de força tão absurdos quanto os homens,

Na verdade, é verdadeiro que em média, homens são mais altos e mais fortes do mulheres, independente da sociedade humana analisada. Contudo, como foi colocado antes, esse é o tipo de diferença que é relativamente pequena e não tem muito sentido em ser implementado em D&D.

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Off-Topic / Re:"Templo Ateu" em Londres
« Online: Fevereiro 14, 2012, 01:56:39 am »
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(por exemplo, os templos ostensivos e auto-bajulantes...

Mas templos enormes e caros definitivamente nao esta no rol das coisas boas das religioes.

Seus filisteus.  :P

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Vídeo Game / Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 14, 2012, 01:45:39 am »
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"Vocês são aventureiros" foda-se se tu quizer ser qualquer outra coisa: tu é um aventureiro e ponto.

Agora eu tenho que repetir o que coloquei ao Silva no primeiro post: "Nossa, que coisa hor-ro-ro-sa.". Além do mais, não ser um aventureiro em D&D (ou em praticamente qualquer RPG - excluindo algumas aberrações narrativistas que podem ser ser sumariamente ignoradas) é simplesmente não querer jogar o jogo.

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Off-Topic / Re:"Templo Ateu" em Londres
« Online: Fevereiro 13, 2012, 05:07:26 pm »
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Well, poucos ateus vão realmente querer seguir isso.

Eu jamais duvido da capacidade humana em ser ridícula - afinal, os Mórmons, Cientologistas e Comunistas existem e são levados a sério. Porque não os Ateus 2.0, em um futuro talvez não-tão-distante?  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 13, 2012, 05:02:52 pm »
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Gente, THAC0, limite racial de niveis, velocidade de armas, PONTUAÇÃO MÁXIMA DE HABILIDADES BASEADA NO GENERO (WTF?????). Todas as catastrofes ue conseguiram enxugar do D&D de volta...

Existe algo que se chama "Humor" e "Opções que Ninguém Escolheria".

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O pessoal está achando ofensivo, mesmo que tenha sido feito como uma piada ou algo que eles não esperavam vencesse na enquete. Tanto no EnWorld quanto no RPG.net tem gente reclamando e no twitter já teve vários blogueiros com alguma fama lá fora atacando a idéia.

Não consigo pensar em nada mais "First World Problem" do que isso.  :b

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