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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Março 15, 2012, 05:14:56 pm »
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Um cenário onde eu posso jogar com um pseudociborgue e pular sobre  trens em movimento sem ser viagem minha!

Qualquer cenário cyberpunk que se preze permite isso por padrão, Lumine. E presumo que Exalted permita o mesmo.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Março 15, 2012, 04:10:41 pm »
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E é claro o Podcast sobre A Ultima Grande Guerra (Que o elfo esqueceu mencionar!)

Claro que mencionei ela (a Last War, não o Podcast), olha esses trechos:

O continente principal do cenário (chamado Khorvaire) acaba de passar por uma série de imensos conflitos que duraram uma centenas de anos (a Last War) e tais conflitos não foram resolvidos de forma satisfatória, com a grande Nação de Galifar fragmentada em 4 outras nações (com uma quinta que foi explodida e virou uma No-Men's Land onde quase ninguém tem coragem de vagar - e não sabe como e porque isso ocorreu).

E:

Em Karrnath, o uso de mortos-vivos como soldados é visto com desconfiança e há uma crescente oposição ao Sangue de Vol - mas havia outra alternativa durante a Last War?

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Off-Topic / Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Online: Março 15, 2012, 03:56:03 pm »
Bom, por isso eu adoro os judeus - que não só são comediantes extraordinários, como costumam a ser os maiores autores de humor judaico (que outra religião - e talvez etnia - devota livros e espaço em suas congregações só para a arte de tirar sarro de si mesma?).

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Sistemas & Cenários / [D&D] Eberron
« Online: Março 15, 2012, 03:27:14 pm »
Como existe já um bom número de textos, eis aqui um Índice deles:

Raças

Goblins de Eberron
Orcs de Eberron
Sobre os Forjados
Sobre os Quoris e os Inspirados
Dos Drows (Retirado do Keith Baker)
Dos Elfos (Meu favorito :) )
Dos Rakshasa (Bem curto)
Gnomos de Eberron - História e Introdução
Gnomos de Eberron - Sociedade, Tecnomagia e a "Trust"
Zilargo vs Casa Canith (Retirado do Keith Baker)
Sobre as Casas (Retirado do Keith Baker)
Sobre os Changeling I
Sobre os Changeling II

Religiões e Crenças

O Sangue de Vol
Como os fiéis do Sangue agem (Retirado do Keith Baker)
A Chama Prateada
A Hoste Soberana

Marcas e Casas Marcadas pelo Dragão

Sobre as Marcas - Introdução
Sobre as Marcas - As Casas Marcadas pelo Dragão
Sobre as Marcas - Guia do Jogador

Nações

Valenar
Darguun

Magia

Magia, Tecnomagia e Tudo Mais I - Introdução e Classes
Dragões de Eberron

Como rolou um chorinho no shoutbox, hora de colocar aqui um tópico sobre belo cenário "Eberron: . Para não me acusarem (?!) de favoritismo com a Velha Spell, expandi as ideias iniciais e a lista. Resumir Eberron é uma tarefa difícil, mas vou tentar apontar o que me chama atenção nele e porque o cenário é o Magnum Opus da Wizards of the Coast (assim como Planescape foi a da TSR).

1. Eberron é familiar... e estranho.

Quase tudo de Eberron remete aos tropes mais básicos de D&D, mas eles são exibidos de forma a soarem diferenciados e incomuns. Aqui os Elfos são magos hábeis, praticamente imortais,  que moram numa ilha isolada... exceto que eles são mestres em necromancia, cultuam seus ancestrais de forma a preservá-los eternamente (e formar uma Corte de Imortais, cujo poder beira o divino) e alguns Elfos veneram seus ancestrais de forma a emular seus feitos - no campo de batalha. Halflings são viajantes, itinerantes e simpáticos donos de estalagem... que montam em dinossauros (uma das suas culturas) e são temidos por essa habilidade.


Direita para Esquerda: Um elfo de Khorvaire, um Elfo de Valenar e um Elfo de Aeranal

2. A magia é uma forma de tecnologia

Ao contrário de muitos cenários de D&D, em Eberron a magia poderosa, épica e incrível é excepcionalmente rara. Contudo, poderes mágicos mais simples são comuns e espalhados e existe uma casta de "técnicos em magia" que a usam para iluminar as cidades, fornecer água potável, construir veículos voadores e coisas que são similares ao que nós chamamos de tecnologia. Mas não se engane, Eberron não é Steampunk - e sim Tecnomágico (quase toda forma de tecnologia deriva de princípios mágicos).


Admito: Nem os magos de Netheril fariam algo tão cool quanto esse Lightning Rail.

3. As Religiões são presentes - mas não os Deuses

Ao contrário de outros cenários de RPG, em Eberron ninguém tem certeza que as divindades realmente existem - ou seja, ninguém consegue bater um papo com eles em algum plano superior. Poderes atribuídos aos deuses (magias divina) existem e todo mundo sabe disso, mas não se sabe se os Deuses que realmente a cedem ou se é a Fé Mortal que os acessa. Isso mostra um dos diferenciais mais notáveis do cenário, onde Clérigos não tem que refletir claramente a tendência da divindades, podendo existir Clérigo Malignos de divindades Bondosas - com tanta fé e certeza da sua causa quanto aqueles que são Bondosos (Eberron já exibia isso em D&D 3.5 - a 4e continuou com isso e usa algo simillar em seu "Pontos da Luz").

Dessa maneira, existe até mesmo a possibilidade que os Deuses não existam - e existem ao menos duas religiões coerentes e relativamente bem aceitas que não cultuam divindades propriamente falando.


Gatekeepers - Quê? Você acha que os Elfos iriam salvar o mundo? Pense de novo.

4 . Nem tudo que parece um Monstro é um - as vezes eles são bons pagadores de impostos.

Goblins são uma raça antiga e com um passado glorioso - e são protegidos por leis tanto quanto o Elfo da esquina. Medusas, Ogros e Minotauros estão formando uma nação própria guiadas pelas Filhas de Sora Kell, cuja aceitação está crescendo, assim como os Goblins, Hobgoblins e Bugbears, liderados pelo esperto Lhesh Haruuc. Orcs tem uma cultura druídica muito antiga e sábia - e eles já salvaram o mundo de uma invasão extraplanar no passado.


Tradução: Uma das criaturas na imagem é um membro de um cultura druídica milenar dedicada a salvar o Mundo de Horrores Inomináveis. O outro é um valentão em busca de briga.


5. É o mundo vasto e novo

O continente principal do cenário (chamado Khorvaire) acaba de passar por uma série de imensos conflitos que duraram uma centenas de anos (a Last War) e tais conflitos não foram resolvidos de forma satisfatória, com a grande Nação de Galifar fragmentada em 4 outras nações (com uma quinta que foi explodida e virou uma No-Men's Land onde quase ninguém tem coragem de vagar - e não sabe como e porque isso ocorreu).

Fora de Khorvaire, existem grandes continentes, como a tropical e misteriosa Xen'Drik, terra de gigantes e coisas muito estranhas, além de Sarlona, habitada pelos estranhos, belos e incrivelmente exóticos Kalashtar e seus rivais (tão belos e exóticos quanto) Inspirados, ambos exibindo exóticos poderes mentais. E além da vista de todos, bárbaros selvagens e um número imenso de Dragões habitam o continente de Argonessen, onde quase nenhum explorador conseguiu explorar além de suas praias.


Inspirados - a elegante nobreza de Riedra. E oponentes dos piores pesadelos para heróis eberronianos

6. É um mundo cinzento... onde pode existir o preto e branco

Como se brinca entre os fãs, Eberron é o cenário onde um Rei Vampiro Leal e Mau é um defensor ardente da paz e o maior opositor de um culto maluco de mortos-vivos e onde a Rainha Neutra e Boa quem invadir e reconquistar todos as nações que formavam Galifar. Por sua inspiração "noir", o cenário foi feito para que exista espaço de sobra para o heroísmo, decência e "Modo Tolkeniano de Agir" - mas ao menos tempo, essa postura é escondida atrás de uma dose de cinismo e de um mundo onde o fato de alguém ser bondoso não assegura que essa pessoa será seu aliado ou mesmo que ele será agradável e gentil.


(Ao som de Skids - The Saints are coming!)

7. Antagonistas - não necessariamente Vilões

É uma consequência lógica do (6). Existem diversos conflitos no cenário cujos lados que se opõe não nitidamente vistos como "Bom" ou "Mau". Em Thrane, há o conflito entre os Monarquistas contra os Teocratas da Chama Prateada (uma das organizações mais bondosas do cenário - mas formam ele um bom governo?). Em Karrnath, o uso de mortos-vivos como soldados é visto com desconfiança e há uma crescente oposição ao Sangue de Vol - mas havia outra alternativa durante a Last War? Sem contar com o conflito entre a Luz de Syberis (um grupo paladinóico e itinerante de Dragões) contra a Corte Imortal, com o ninho de intrigas que são as as Dragonmarked Houses.


E mais importante: É um mundo onde os "asiáticos" estão mais próximos de 1984 do que do Anime Genérico do Ano

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 14, 2012, 12:55:41 am »
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Nessa lista tem mais italianos que finlandeses. Continua sendo um raciocínio forçado.

Eu não estou questionando a sua explicação, Madruga (não tem como nenhum de nós falseá-la). Só quis mostrar o que é lançado fora dos EUA - além disso, a Itália tem 12 vezes o número de habitantes que a Finlândia, não é uma surpresa países com maior número de pessoas terem um maior número de livros lançados.  :P

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 14, 2012, 12:33:48 am »
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Vários rankings de "leitores ativos" colocam nos primeiros lugares alguns países como Japão, Islândia, Coreia do Sul, Canadá, o Reino Unido (como um todo). Segundo seu raciocínio, o RPG deveria BOMBAR nesses países.

Bom, RPG é um hobby pequeno no mundo tudo, mas tanto Japão quanto Reino Unido (que é a sede da Games Workshop, que além de vender Warhammer, um dos Wargames mais vendidos, também tem linhas de RPGs que geralmente só ficam atrás de D&D 4e e Pathfinder nos EUA) tem "fortes" cenas locais de RPG, além dos Escandinavos são meio famosos por estarem envolvidos em "Teoria do RPG", mas em não sei muito sobre o que é jogado ali. Já o Canadá, bom, é Estados Unidos do Norte. :b

EDIT: Bom, tem uma lista de RPGs finlandeses e dinamarqueses aqui.

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Se você compartilha o preconceito e enxerga correlação onde não tem, não perdeu nada.

Eu creio que o Scizornl perguntou quanto ao "fracasso do RPG no Brasil", Madruga.

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Off-Topic / Re:"Templo Ateu" em Londres
« Online: Março 14, 2012, 12:18:50 am »
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para resumir acho que o cara quer é marketing e fazer um humor debochado com a causa teísta (ou pelo menos mira em atrair gente com esse pensamento), isso é meio comum na inglaterra.

É o contrário, 3libras - o autor é um dos opositores mais notáveis do "Novo Ateísmo" (usando o termo nonsense inventado por jornalistas).

Li recentemente o livro "Religião para Ateus" e algumas palestras dele no TED sobre "Ateísmo 2.0". Ao que tudo indica, o de Botton realmente acredita na ideia da instituição e uma certa "padronização" da descrença - tanto que ele cita o Positivismo Religioso de Comte como um modelo razoável e honesto a ser seguido.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 13, 2012, 09:59:14 pm »
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E o sistema TEM que emular isso

Na verdade, não. Trail of Cthulhu (e os derivados do sistema GUMSHOE) elimina por completo a tradicional diferenciação de "Inato" e "Aprendido" (ou Atributo e Perícia), algo que me parece uma opção interessante para D&D - mas tão provável quanto chutarem todos os modificadores raciais de atributos.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 13, 2012, 07:43:11 pm »
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O problema é que em D&D +1 ou +2 é irrelevante.

Logo você dizendo isso, Metal, logo você? Em que mundo paralelo estão vivendo, eu tenho que me perguntar, porque uma das regras mais comuns da otimização (teórica e prática) é que +1 importa sim - mas existe um ponto ótimo entre "Quanto você investiu para tê-lo" e "O que vai conseguir" com isso.

2380
Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 13, 2012, 07:16:25 am »
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O brasileiro padrão não é muito ligado a jogos ou qualquer outra coisa que demande mais atenção do que futebol,  cerveja e fofoca. Esperar ficar rico com um hobby que depende de leitura e raciocínio, no Brasil, é muita ingenuidade...

Eu estou muito longe de ser um exemplar defensor do patriotismo, mas não vejo porque coloca o Brasil como algo a parte. Parece-me válido e esperado que isso vá ocorrer em todo tipo de país, incluindo a "Meca do RPG", os EUA.

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Como renovar o hobby ?

Eu tenho outra pergunta: Porque se preocupar com o hobby? É algo até simples, diversos hobbies tem ciclos de aceitação e queda, a ponto que podem ser esquecidos por um bom tempo. Se isso ocorrer com o RPG, basta procurar outro hobby. Há centenas por aí.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 13, 2012, 07:10:07 am »
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No caso, como saberemos que as enquetes sempre não darão resultados que justifiquem designers já que já foram optados (e até discutidos) pela equipe de desenvolvimento?

Simples - não saberemos.

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A pergunta é...Como confiar nestas novas enquetes?

Eu já não confio nas enquetes desde o seu começo, mas não por achar que a Wizards vai ou não seguir certa linha de desenvolvimento. É que eu acredito que o "RPGista que acompanha o site da Wizards" não é exatamente similar ao "RPGista médio".

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 12, 2012, 10:16:48 pm »
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Eu honestamente não sei. Em minha experiencia ataques de oportunidade só realmente tinham algum efeito em niveis mais baixos. Quando um mero ataque melee ou a distancia sozinho não fazem muito para machucar um oponente eles perdem seu brilho.

Depende muito da função de combate. O que colocou é completamente falso para Defensores (eles tem que fazer seus oponentes temerem seus AdOs e a ativação da Marca), mas Líderes e Controladores não precisar ligar muito para isso. Já para Strikers, idealmente eles tem usar bem ataques de oportunidade (Ataque Extra = Dano Extra).

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Não querendo interromper (sério, podem me ignorar), mas o que mesmo essa discussão sobre ataques básicos tem a ver com a 5ª edição?

Nada. Mas é uma discussão ativa e interessante, então para que enfiar um protocolo burocrático nela?  :b

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 12, 2012, 07:27:53 pm »
Alguém pode me apontar qual o sentido de 98% do que o Gun está postando, além de alguns ad hominems?

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Março 12, 2012, 10:03:26 am »
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Lembrem que um dia a civilização islâmica foi a mais liberal e avançada, pelo menos em comparação com o Ocidente.

Era - há bons séculos atrás (ao menos 4 séculos). Já aos redores de 1800, com a "expedição francesa" (eu adoro os eufemismos usados para invadir um outro país  :P), havia relatos de soldados franceses (que sabemos que não são bastiões da ética e decência) assustados com a maneiras que as mulheres eram tratadas no Egito.

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De forma que das 3 grandes religiões monoteístas e suas variações, o Islã é o mais fechado a mudanças. Mesmo da forma branda, ainda iria tolher muitas mais liberdades e condenar muitos mais hábitos e polêmicas do que os nossos tão criticados protestantes.

Mas o Islam atual passou por algumas mudanças consideráveis, especialmente no meio da Shia'a (os Xiitas). A questão é que uma das principais mudanças foi fazer com que os ulemás (teológos e juristas do Islam), que eram tradicionalmente distanciados da questão política e do seu envolvimento com situações estatais, para um ativo envolvimento político e a dominância de cargos políticos através da doutrina da Wilayat al Faqih ("Proteção dos Juristas" - é mais ou menos parecida com o ideal platônico do Príncipe-Filósofo, só aqui é um Príncipe-Teólogo) defendida pelo aiatolá Khomeini e hoje a base do Irã moderno. Algo análogo também acontece na (sunita) Arábia Saudita, onde os ulemás fazem parte de um tipo de "Polícia Moral" (eles não governam o país, isso é cargo da família monárquica e seus asseclas, mas tem voz e poder no meio).

Claro, ao menos tempo em que certos países o poder dos líderes político-religiosos cresce, em outros há uma estranho fenômeno (aos olhos desse secularista ocidental) onde há um decréscimo do poder políco dado à religiosos - mas um aumento do poder da lei religiosa e moral islâmica, só que agora como parte da constituição de Estados governados por líderes não-religiosos.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 12, 2012, 08:39:13 am »
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Bem, quanto aos ataques básicos realmente você tem a chance de usar eles bastante, mas a maioria dos jogadores também possui um poder que pode usar como ataque básico se não me engano.

Depende bastante da classe (estou excluindo aqui Meio Elfos com Versatile Master). Em geral, quem tem acesso a isso são alguns Defensores que tem um atributo primário diferente de Força (ChaLadin tem o seu) o Warlock, Feiticeiro, Mago, Druida (especialmente os poderes da Beast Form) tem seus poderes desse tipo. De memória, nenhum Líder tem poderes do tipo (eles costumam a ter poderes que concedem MBA e RBA para os aliados). Por outro lado, também tem os poderes que podem ser usados em conjunto com Investida, geralmente de classes Atacantes.

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