sim.a 3e também tem regras quebradas. mas em termo de regras toscas ad&d ganha de longe
Por exercício de curiosidade: Quais?
Quem tem memória melhor que eu (como o elfo El Elyon) acho que é capaz de apontar exemplos piores.
Você já apontou o exemplo mais clássico. Um dos motivos da reputação ruim de Psiquismo em D&D é que até o XPH do 3.5 (porque o PsiHb da 3e era tão ruim quanto) é que a capacidade Psi era ou aleatória demais ou fácil de explorar e podia superar mesmo a de Conjuradores. Outra coisas era abusar de Arcos e Dardos de Arremesso devido a facilidade de conseguir ataques extras. Nunca chegou ao nível da Otimização Teórica da 3.5, mas isso eu responsabilizo mais á ausência da Internet (ou sua raridade) nos anos 90.
A 4e te dá um leque de ações prontas pro combate, sistematizadas e facinhas de usar, e a maioria absoluta dos jogadores nunca vai tentar algo além daquelas cartinhas que tem na mão. Quantos grupos vão parar no meio do jogo e inventar um poder novo pra resolver uma ação improvisada pelo jogador? Quantos jogadores vão sequer parar pra considerar essa opção no meio do combate, se é tão mais fácil usar um dos poderes que tem na mão e já estão prontos, com resultados previsíveis e fáceis de avaliar?
Isso deriva da homogeneização do combate na 4e, que torna tudo muito melhor equilibrado e rápido de resolver, mas também tem essa desvantagem de padronizar bastante as ações. Tem que haver sacrifício de um dos lados dessa balança, e nem todo mundo fica feliz quando pende demais pra um lado.
Mas isso não é responsabilidade do sistema - não dá para ensinar a "Pensar fora da Caixinha".
@Lumine: Faz a pesquisa direito, lançaram isto em 20 anos... Agora vê a terceira ou a quarta...
A velocidade de lançamento da 4e e da 3e é relativamente similar: 2 livros por mês, sendo livro mecânico "importante" e genérico por mês e um livro de cenário ou aventura - menos no último ano de uma edição, que caía pra um por mês. A TSR oscilava mais, mas era um pouco maior sim, porque ela não só tinha mais de uma edição sendo mantida (por um bom tempo, ela lançava para AD&D e também para alguma encarnação do D&D Basic), como também tinha diversos cenários (Geralmente, Forgotten Realms e Dragonlance eram "linha permanente" e tinham outros de menor duração, geralmente 2 ao menos tempo que FR e DL).