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Posts - silva

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Dicas & Ideias / Re:It's magic!
« Online: Maio 30, 2013, 12:34:53 pm »
Sério, preciso mesmo responder que Unknown Armies tem a magia mais psicodelicamente deliciosa que já apareceu no mundo do rpg ?


(só digo isso: Pornomancers.  :hmmm: )

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Maio 29, 2013, 11:04:48 pm »
Esse kickstarter me parece um mau negócio, sinceramente. Não li nada ali que realmente justifique uma nova edição. E olha que sou fã da Chaosium e do CoC.

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E se você sabe espanhol ou francês, as edições deles costumam a ser muito superiores á norte-americana.
Verdade. A edição francesa de luxo do CoC é a coisa mais linda que eu já vi no mundo do rpg.

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Dicas & Ideias / Re:Sistemas e seus defeitos
« Online: Maio 28, 2013, 09:39:38 pm »
Shadowrun.

Sério, como alguem em sã consciência desenvolve um sistema baseado em pilhas de d6 onde o número-alvo pode ir de 2 ao infinito ? Ninguém antecipou que todo número-alvo que for maior que 6 vai reduzir exponencialmente a chance de sucesso ? (tipo, enquanto os números alvos forem até 6, a coisa parece um filme de BANG-BANG onde os jogadores matam inimigos buchas às dezenas... até que o número-alvo passa de 6 o jogo vira uma simulação de alta fidelidade do BOPE, onde ninguém acerta ninguem a não ser quem jogar pilhas de 20 dados!!! )

E pior, botaram uma avalanche de modificadores situacionais que fazem um mero cálculo pra acertar um adversário à 10 metros uma coisa horrorosa! (+1 de bonus pq eu tenho mira-laser, -1 pq o alvo está em movimento, -2 pq está chovendo e isso atrapalha a visão, +1 poque eu tenho visão termográfica, etc).

 XD

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Design & Desenvolvimento / Sistema bem realista, porém bem simples ?
« Online: Maio 20, 2013, 07:19:35 pm »
Fala cambada, to com um dilema aqui, e queria umas ideias.

Seguinte: eu queria apresentar o Runequest para uns amigos, mas tenho certeza que nenhum vai topar devido a complexidade dele. Então pensei em convertê-lo pra algo mais simples, só que mantendo suas características principais/emblemáticas, que considero: 1. realismo, 2. intuitividade, e 3. "coerência antropológica" (desculpem, não consegui achar um termo melhor do que isso).

Então eu fiz alguns esboços mentais aqui:

1. "intuitividade", que é baseada na mecânica de percentil (2d10) dele. Isso poderia ser convertida em 1d20 (se lembrarmos que uma escala de 1 a 100, contada de 5 em 5%, equivale a uma escala de 1 a 20 mesmo). Ou seja, uma habilidade "Parede de Escudos: 45%" se tornaria "Parede de Escudos: 9". O problema seria perder a tal curva de probabilidade que 2 dados oferecem. (mas também não sei se uma curva de 2 dados faz tanta diferença assim com relação a 1 dado só.. sei lá).

2. "Realismo". Acho que esse seria o mais fácil, não ? Seria uma questão de ajustar níveis de dano e proteção/resistência de tal forma que a coisa penda mais pro dano. E quanto a outros aspectos, como o ganho de experiência conforme se utiliza as habilidades in-game, poderiam ficar exatamente como está, pois independem de dados de x faces ou algo assim.

3. "Coerência antropológica". Esse aqui também não me parece difícil. Seria o caso de manter a criação de personagens baseada em escolha de etapas de background (Cultura, Classe social, Ocupação, etc), e ajustar o quantitativo de pts de habilidade que cada background oferece pra nova mecânica de dados de 1d20, ao invés de 2d10. Ex: Se a cultura "Primitivo" daria 40 pts pra distribuir pelas habilidades Caça e Pesca, Dança e Furtividade, o mesmo background daria apenas 8 pts (já que a escala de uma habilidade passou a ser de 1 a 20, ao invés de 1 a 100).

O que vocês acham ? Alguem já tentou algo parecido ? Pegar um sistema mais complexo e convertê-lo para algo "rules light" só mantendo suas características emblemáticas ?

Ao menos conhecem algum sistema rules-light que seja bastante realista, que eu pudesse utilizar e só meter uns house-rules e pronto ? (pena que os sistemas mais realistas sejam justamente os mais complexos )

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Sistemas & Cenários / Re:Alchemia RPG 2.0 saiu!
« Online: Maio 17, 2013, 09:05:30 am »
Andrey, qual a proposta do sistema exatamente ? O que te motivou a desenvolve-lo ? Quais são os objetivos de design que você tentou atingir aqui ?

O sistema não esta ruim, mas tendo a concordar com a galera que ha pontos incoerentes (inflação de atributos, termos muito semelhantes, termos em inglês, conceitos ambíguos ). Alem disso me parece que ha uma certa ingenuidade de sua parte - tem certeza que seu sistema oferece algo novo o suficiente que coisas como True 20, Dungeon World ou Adventurer, Conquerer, King! (So pra citar outros jogos com classes) ja não ofereceriam ?

E outra, você citou realismo ali atras. Mas coisas como classes, níveis e tendências em geral não costumam resultar em realismo.

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Sistemas & Cenários / City of Lies..
« Online: Maio 16, 2013, 10:19:28 pm »
..eh tão bom assim ?

Num poll recente sobre melhores livros de cidades no RPGnet, esse foi um dos mais citados. Tudo bem que por lá rola uma adoração pelo autor (Greg Stolze), mas nao sei.

Alguem aqui conhece esse livro? Eh tao bom assim ? Eh um suplemento pro Legend of Five Rings, neh?

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Off-Topic / Re:Dungeons & Dragons vai voltar ao cinema
« Online: Maio 14, 2013, 07:45:30 pm »
Par-ou-Impar: a Vingança dos Esquecidos.

Golzinho: Ecce Homo.

Totó: Retroceder Nunca, Render-se Jamais.

Pedra-Papel-Tesoura: Zeitgeist.

Bola-de-Gude: Rise and shine Mr Freeman, rise and shine.

Bafo-Bafo: e Tcheca-Tcheca. (com Paulo Betti e Regina Casé)

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Off-Topic / Re:Dungeons & Dragons vai voltar ao cinema
« Online: Maio 14, 2013, 09:34:20 am »
Meus deus, um jogo baseado em Chainmail..

Qual o proximo, "Ludo: o Filme" ? "Carcassone: a Saga" ? "Gamao: a Lenda" ? "Damas: o Apocalypse" ?

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 12, 2013, 01:12:44 pm »
Sim, esse lance das regras é verdade, Publica. No RPGnet tem uma galera que conhecia o Gygax e jogava nas mesas dele (Old Geezer por exemplo). É muito interessante ouvir várias coisas que pra gente hoje é tido como "verdade absoluta" no hobby, mas que na verdade não é bem assim.

Essas duas coisas: o lance da falta de "interpretação" de um personagem propriamente, e o fato de o "role" no rótulo do jogo se referir na verdade ao papel do jogador dentro de um time tático, ao invés do papel de um individuo numa realidade fictícia, me pegaram de surpresa quando li pela primeira vez.

Isso dá uma ideia legal do quanto o jogo era ligado ao caráter de boardgame e wargame quando começou, e como ele foi evoluindo no decorrer do tempo para o que a gente entende como rpg hoje. 

E ironicamente, a 4e acaba tendo um caráter tão similar quanto à primeira edição, nesse aspecto de "gamificar" radicalmente o papel dos jogadores. A diferença (talvez) é que as influencias no início eram de wargames e boardgames, enquanto hoje é de videogames e MMOs.

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 12, 2013, 12:43:30 am »
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Só que os party roles foram inspirados nos combates de RPG de mesa, apenas mais sistematizados. Tudo isso é só retroalimentação.

Curiosidade:

O "role" no termo "roleplaying game" na verdade se referia à especialidade tática de uma equipe, no sentido de Batedor, Médico, Sniper, etc. e não no sentido de um papel de personagem fictício a ser interpretado, com personalidade e características próprias.

De fato, Gygax sequer se importava em interpretar o personagem quando jogava, não existia esse conceito pra ele. Quando ele jogava, ele era o Fighter. Ponto.

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 02:40:43 am »
Postura Balthesca de ** é ****.   :P

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 01:54:35 am »
E os healing surges, que mais parecem tirados daqueles first person shooters onde a vida volta quando voce se esconde.

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:55:46 am »
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Os homens pato são muito mais escrotos

Think again.

http://i599.photobucket.com/albums/tt80/hellcat21/paladins/RevisedcompleatedDnDGirls.jpg

 :rolando:

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Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 10, 2013, 11:38:18 pm »
Bom, primeiro vou dar minha trollada diaria:

http://www.rpgcodex.net/content.php?id=8309

Citação de: Mike Mearls
As far as I know, 4th edition was the first set of rules to look to videogames for inspiration. I wasn’t involved in the initial design meetings for the game, but I believe that MMOs played a role in how the game was shaped. I think there was a feeling that D&D needed to move into the MMO space as quickly as possible and that creating a set of MMO-conversion friendly rules would help hasten that.

Eh isso, galera. O próprio Mearls assumiu que D&D 4 foi inspirado em MMOs.

Citação de: Shining Wizard
Racas escrotas!

Ha ? O que ?  :roll:



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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Maio 09, 2013, 10:30:45 am »
Lu, talvez temático não seja a palavra correta. "Proto-indie" talvez seja melhor.   XD

Repare que Tekumel não tem quase nada de temático, eh basicamente o sistema de OD&D com algumas premissas diferentes pra combinar com o cenário (algo não muito diferente do que Dark Sun faz), enquanto Stormbringer eh basicamente o sistema Runequest modificado (e simplificado).

Mas Pendragon foi feito "do zero" pra ser um jogo arturiano. Não foi soh uma modificação de outro sistema ou algo assim. Ta, você pode dizer que o d20 nada mais eh do que o D100 em steps de 5%, e por isso Runequest tambem foi uma inspiracao, mas eu diria que nesse caso a mudanca foi radical demais pra ser considerada mera modificacao. E se voce levar em conta os elementos novos como virtudes e paixoes, e o caracter generacional de boardgame, isso tudo muda completamente o caráter do jogo, de uma forma que as modificacoes citadas por voce nao o fazem.

Por isso nao acho tao viajante dizer que Pendragon foi o primeiro indie-game de verdade, ou algo proximo disso.

P.S1: dizem que Stormbringer eh a melhor versao de Runequest que ha. To pra dar uma olhada nele ha algum tempo mas nao consigo.

P.S2: o autor Greg Stafford considera o Pendragon seu magnum opus, acima de Runequest e Glorantha inclusive.

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