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Posts - Macnol

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Maio 15, 2013, 05:06:41 pm »
Não mesmo.

Chave de fenda sônica < Sabre de luz.

Raios, até

Chave de fenda sônica < Gordo vestido de Chewbacca

2117
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Maio 15, 2013, 04:53:41 pm »
Manchete mais verdadeira: "Clube de nerds briga com clube de nerds rival".

2118
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 11:47:03 pm »
Bah, o Lumine me lembra o vírus Sigma: qualquer conversa sobre D&D que ele entra tende a cair sempre no mesmo cavalo morto de conjuradoresXguerreiros...

Esquece as magias. Compara a descrição de uma mesma classe na 4e com ela na 3e. A primeira que me vem à mente é Ladino, porque quando eu li levei um baque.

2119
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 06:28:00 pm »
ok, vou ler os essentials... mas apreciaria se você tentasse me explicar as diferenças nas abordagens. É a questão da 3.x ser mais simulacionista?

Não, isso não tem nada a ver com a mecânica ou o funcionamento das regras. Esse ponto é inteiramente sobre a forma como o sistema é apresentado no livro.

Eu particularmente não gosto de descrições com fluff inchado - odiava os livros que vinham com 4 páginas para descrever uma classe de prestígio - me parecia encher linguiça com fluff que não perguntei e que normalmente criava pro meu cenário.

Pois então, você seria o público alvo perfeito pro hipotético livro secundário, lançado lado a lado com o PHB de verdade, mas enxuto e tendo apenas as mecânicas prontas pra adaptar a qualquer cenário caseiro. :)

2120
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 05:54:51 pm »
Bah, velho... se você ler os dois livros e não perceber a diferença na abordagem, eu não vou nem tentar mostrar.

Faz assim então, compara o livro básico do lançamento e o livro básico do Essentials. Talvez fique mais claro.

2121
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 05:43:53 pm »
Sim.

Foi tarde demais, infelizmente.

Mas eu acho que se tivessem seguido essa filosofia no lançamento a história da 4e teria sido bem diferente.

2122
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 05:33:13 pm »
Porque convenhamos, o PHB da 4e funciona como um excelente livro de referência

Concordo.

mas é péssimo como livro de leitura.

Concordo.

Isso, é coisa pro DMG.

Discordo.

O livro básico do jogo - a pedra fundamental dele - também tem a função de trazer mais que regras. Se a ideia era fazer só um manual de referência genérico pra ser usado em qualquer cenário, isso seria um ótimo produto... secundário. Não como o livro principal durante o lançamento.

Imagina se, no lançamento da 3e, ao invés do LdJ a gente tivesse nas livrarias apenas o Livro do Mestre e um SRD com capa dura e ilustrações coloridas.

2123
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 03:37:09 pm »
Talvez vocês leram com pressa, talvez eu não deixei claro o bastante: dividir as classes em grupos de acordo com seu papel existia em versões anteriores do D&D, mas não eram divididas nos mesmos papéis que WoW. Eu mesmo exemplifiquei uma das divisões antigas.

Mas na 4e os papéis foram modificados pra imitar a mecânica do MMO mais popular do planeta. Defender/tank e Mark/aggro são uma forma clara de tentar emular a mecânica de grupo de um no outro. Negar isso é tampar o sol com a peneira.

Fiquem à vontade pra dizer que inspirar em videogames não é automaticamente ruim (verdade), ou que os próprios videogames também se inspiram no D&D (verdade), mas não forcem a barra fingindo que essa similaridade gritante não existe.

2124
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 01:26:58 pm »
Eu já ouvi várias vezes esse papo de "party roles sempre existiram no D&D" e blablabla, mas isso é revisionismo histórico. Ninguém pensava "OK, eu vou jogar de guerreiro porque eu quero apanhar pelo grupo".

Os roles eram diferentes. Você tinha combatentes, conjuradores/curandeiros e skill monkeys. Não Tank/Defender, Healer/Leader e DPS/Striker, e não tão esquematizado assim. A única diferença é que o Controller do D&D (crowd control) no WoW é espalhado entre as classes DPS, e não focado em uma só.

Dizer que o esquema de Defender/marks não é uma tentativa de trazer Tank/aggro pro RPG de mesa é fechar os olhos pra realidade apenas pra tentar negar um argumento do qual discorda.

E note que até agora eu não disse que se inspirar em MMOs é necessariamente ruim. Só acho inaceitável essa postura negacionista que tenta reescrever a história em prol de uma discussão na internet.

2125
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 12:11:44 pm »
VA, leia meu post na última página (que pelo jeito todo mundo ignorou pra pular em cima do Atmo) e veja a semelhança principal entre 4e e MMOs na minha opinião.

2126
Dicas & Ideias / Re:Sistemas e seus defeitos
« Online: Maio 11, 2013, 11:22:16 am »
E nunca consegui usar o sistema de "skill challenges" muito bem, não sei se é problema meu...

Definitivamente não é apenas problema seu. Os próprios designers não conseguiam usar direito. Sem contar as trocentas revisões.  :P

2127
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 11, 2013, 11:19:27 am »
Mas não no nível que tem lá nos livros do 4e, e nos jogos, e no feel.

Eu tive o mesmo feel jogando 4e que eu tive jogando a 3e. A unica diferença e que HEY ! MEU GUERREIRO FINALMENTE É UTIL

Isso é comum pra quem migrou de uma edição antiga pra 4e. Já tinha um paradigma de como jogar, e só encaixou as novas regras ao jeito que estava acostumado.

Creio que o estilo de alguém que tenha começado pela 4e seja muito diferente, mas nunca procurei dados pra confirmar. O caso é que o jogo se apresenta de uma forma diferente, e isso molda a visão dos jogadores que não tiveram experiência anterior.



Quanto à inspiração em MMOs, acho que isso é mais aparente não nos poderes usados em combate, mas sim em toda a tentativa de emular a mecânica de tank/aggro incorporando ela às regras, e definindo os "party roles" de forma bem escancarada. Isso é a inspiração mais clara, tentando trazer pra mesa a trindade "tank/healer/dps" que reinou por anos nos MMOs.

Ironicamente, o melhor MMO da atualidade na minha opinião (Guild Wars 2) jogou a "santa trindade" pela janela e ficou bem melhor por isso. :)

2128
Off-Topic / Re:Ateu esculacha fé religiosa
« Online: Maio 10, 2013, 02:32:32 pm »
Comparar deus com o governo brasileiro é um argumento pró ateísmo, certo?

2129
Off-Topic / Re:Jovem esculacha garotas do RJ
« Online: Maio 10, 2013, 02:10:13 pm »
Habemus meme.

2130
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Maio 10, 2013, 01:10:14 pm »
Já tem um tópico sobre isso aqui do lado.

Mas não acredito que tão dando mais audiência pra esse gagá.

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