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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 02:54:51 pm »Citar
salvo na 4 ed aonde todos eram superpoderosos com várias habilidades
Sempre que leio isso, eu tenho que perguntar:
1. Já jogou D&D 4e?
2. Se sim, já passou por dois confrontos consecutivos de ND/Nível similar ao grupo, sem tempo para Short Rest?
3. Já jogou sem um Líder ou um Defensor?
4. Usando monstros pós-MM2?
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s outras ed e até o pathfinder o guerreiro sempre foi o mais customizável de todas as classes
Defina "customizável". Eu tenho uma boa experiência em Pathfinder (a contra gosto), mas é possível:
a) Fazer um Guerreiro efetivamente furtivo?
b) Um misto de líder de batalha e diplomata?
c) Um especialista em suporte de aliados?
d) Um mestre em perícias?
f) Um "horde-breaker", especialista em matar múltiplos oponentes?
g) Especialista em debuffing?
f) Um pouco de tudo acima ao mesmo tempo.
Eu sei que em menor escala, é possível colocar alguns elementos disso usando alguns Archetypes (por exemplo, o Tactician é mais ou menos um B e C - um especialista em Critical Feats usando Cimitarra ou Falcione é um debuffer decente, enquanto o Lore Warden é o D). Contudo, se o Guerreiro fosse realmente versátil, as terefas acima seriam triviais e poderiam ser feitas via CORE, sem alquimia mecânica via suplementos - como são para Conjuradores (especialmente Mago/Feiticeiro e Clérigo/Oracle).
Então, onde está a versatilidade do Guerreiro de Pathfinder (or if that matters, de qualquer edição)? A de bater com armas diferentes e usar um monte de talentos para realizar efeitos inferiores a magias ? (Salvo em causar dano, mas essa é a forma mais boba para vencer combates).