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Posts - Elven Paladin

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2026
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 30, 2012, 02:43:43 pm »
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Porra Elfo, fala menos complicado aí

Foi intencional, aquele parágrafo é recheado do Cant, o jargão/língua semi-secreta usado principalmente pelos moradores de Sigil (boa parte dele vem de gírias vitorianas). Se quer entender ele, veja no Mimir.

2027
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 30, 2012, 12:52:24 am »
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Se o medidor de porra-louquice não apitar em algum momento, você não está jogando direito.

Bar that, Berk.  :)

O cenário pressupõe que os jogadores são clueless recém-introduzidos ao mundo dos cagers (Olha o Planeswalker Handbook sobre isso), justamente para não barmyarem de vez e desistirem do jogo. Sério, não seja tão addle-cover, seja mais o cutter que você pode ser e explique de fato o que pensa.

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Eu chamaria de uma dungeon cheia de fdps

Bem vindo aos Planos Inferiores. O Silva não deu exatamente o melhor dos exemplos, mas de fato o ambiente planar é importantíssimo no cenário. Se você sair dos "Mundo Material" (Seus cenários de RPGs "normais") e se enfiar em um "Plano Interior" (Pense neles como um ambiente que altera suas emoções, pensamentos e modos de ação - por que ele é criado por isso), ele vai tentar mudar vocês na mesma medida que você interfere nele.

Tá, dói dizer, mas o Silva usou um exemplo decente. Só apelou no linguajar específico do cenário (algo que nunca deveria ser feito - vide a minha resposta para ele, onde eu abusei intencionalmente disso).

2028
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 29, 2012, 11:30:06 am »
Retirado daqui:

RIO – A Igreja Católica sofreu a maior queda no percentual de adeptos no Brasil, entre 2000 e 2010. Segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, o número de católicos no país caiu 12,2% na última década. No mesmo período, a população evangélica cresceu 44,1%. Esse aumento, porém, é menor do que o detectado entre 1991 e 2000, quando o número de evangélicos aumentou 71,1%.

Os evangélicos, que no recenseamento anterior eram 15,4% dos brasileiros, agora são 22,2% (42,3 milhões). O percentual de católicos caiu de 73,6% (2000) para 64,6% (2010). Mesmo com o aumento da população, a Igreja Católica teve redução inclusive em números absolutos. Em 2000, tinha quase 125 milhões de seguidores. Dez anos depois, apareceu com menos 1,6 milhão de adeptos.

- Ainda assim, dois em cada três brasileiros declararam ser adeptos da religião católica –observa Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.Os dados sobre religião são obtidos por meio de amostragem.

Aumento de 70,2% no percentual de pessoas sem religião desde 1991

Depois de católicos e evangélicos, o maior grupo é dos que se declararam sem religião, que representa 8% da população de 190,7 milhões de brasileiros. Houve um aumento de 8,1% entre os censos de 2000 e 2010. Tendo em vista o recenseamento de 1991, o crescimento deste grupo foi de 70,2%. Entre os sem religião, 615 mil se declararam ateus e mais de 124 mil, agnósticos. Uma curiosidade é que 15,3 mil têm mais de uma religião.

- Geralmente são católicos e espíritas ou católicos e umbandistas – explica Crespo.

A população espírita passou de 1,3% (2000) para 2% (2010). Os seguidores da umbanda ou do candomblé são 0,3%, o mesmo percentual registrado no levantamento anterior. Segundo o IBGE, 2,7% seguiam outras religiões e 0,1% da população não declarou ou não soube qual era sua religião. Em 2000, estes percentuais eram de 1,8% e 0,2%, respectivamente.

Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil, revelando uma maior pluralidade nas áreas mais urbanizadas e populosas do país”, concluiu o estudo do IBGE no texto de divulgação dos resultados.

Maior proporção de católicos é de pessoas com mais de 40 anos

Segundos os dados do Censo 2010, a idade mediana dos católicos apostólicos romanos é de 30 anos e dos evangélicos pentecostais – da Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, etc - é de 27 anos. Já a idade média dos evangélicos de missão – luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, etc – é de 29 anos.
Os espíritas são o grupo religioso com idade mediana mais elevada, 37 anos, e os sem religião, a mais baixa, 26 anos. Seguidores da umbanda e do candomblé têm idade mediana de 32 anos.
A proporção de católicos foi maior entre aqueles com mais de 40 anos. A explicação é, segundo o IBGE, que estas gerações se formaram em períodos de maior hegemonia católica. Os evangélicos tiveram suas maiores proporções entre crianças e adolescentes. No caso de menores de 10 anos de idade, era considerada a mesma religião da mãe.
Os dados do IBGE mostram que católicos e aqueles sem religião são os únicos grupos com maiores porcentagens de homens que de mulheres. Entre as pessoas de sexo masculino, 65,5% seguem a doutrina do Vaticano, e 9,7% não seguem nenhuma instituição religiosa. Entre as mulheres, esses percentuais são de 63,8% e 6,4%, respectivamente. Nos demais grupos, as pessoas do sexo feminino formam a maioria dos contingentes declarados.

Espíritas é grupo com indicadores de educação e renda mais elevados

Um cruzamento entre renda e religião permitiu avaliar que 55,8% dos católicos com 10 anos ou mais viviam com até um salário mínimo, embora evangélicos pentecostais (63,7%) e os sem religião (59,2%) sejam maioria nesta faixa. Entre as classes de rendimento acima de cinco salários mínimos, 19,7% se declararam espíritas. Este grupo religioso possui também a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%), além de ter as menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com Ensino Fundamental incompleto (15%).
Os católicos e os sem religião foram os grupos que tiveram os maiores percentuais de pessoas de 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas (10,6% e 9,4%, respectivamente).
“Entre a população católica é proporcionalmente elevada a participação dos idosos, entre os quais a proporção de analfabetos é maior”, explica a publicação do IBGE.

Parda é cor mais presente entre pessoas sem religião

O IBGE também fez um cruzamento entre raça e religião. A maior representatividade de brancos foi verificada entre os espíritas (68,7%). Entre os umbandistas e candomblecistas, os negros somavam 21,1%. É a maior proporção de pessoas desta cor em um grupo religioso.
“Este patamar guarda relações com as origens da introdução desta religião no Brasil. O mesmo ocorre com os evangélicos de missão, que têm em seu conjunto 51,6% de pessoas que se declararam brancas. A origem desta religião, sobretudo do segmento vinculado aos imigrantes europeus, explica em parte essa associação”, diz o texto do IBGE.
Entre as pessoas sem religião, a declaração de cor mais presente foi parda (47,1%), assim como dentre os evangélicos pentecostais (48,9%).

2029
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 28, 2012, 01:40:26 am »
Como eu sou uma pessoa amável, tentarei antecipar sua resposta, Silva: Introdução do "A DM Guide to the Planes". Provavelmente você vai se focar em trechos como "feeling único de Planescape" ou na afirmação "Pure fact is, Planescape is a game far from traditional" e no tratamento dado a Sigil, que é literalmente o centro do cenário e bem a parte de quase qualquer outro cenário de D&D.

2030
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 28, 2012, 12:58:51 am »
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Mas ainda que eu tenha mudado meu ponto de vista, ainda acho que o cenário tem uma dicotomia (ou talvez esquizofrenia seja um termo melhor) devido a seu início com Zeb Cook, no box original, que sugeria fortemente uma direção mais surrealista, que os produtos subsequentes acabaram não acompanhando (à exceção talvez de Faces e Manifesto). Os próprios "Planes of..." foram meio que decepcionantes pra mim, pois apesar de terem algumas idéias legais aqui e acolá, no geral adotaram um tratamento mais "comum", mais quadrado, mais "D&D tradicional".

Porque Planescape é D&D Tradicional.

É preciso lembrar que por trás de toda a insanidade que aparentava, Planescape nunca foi um "cenário solo" - ele pressupunha um conhecimento de diversos outros cenários de D&D que foram colocados e unidos em um background planar comum (com graus de sucesso variáveis). Tentar escapar disso em Planescape é como tentar jogar Mage - Ascension (que é o RPG mais próximo de Planescape que eu já vi) em um mundo fictício, não em uma versão "dark" da nossa realidade.

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Em outras palavras, é como se o Zeb Cook, no box original, apontasse pra idéias metafísicas, surrealistas, conflitos morais e éticos, etc. que viriam a serem explorados e desenvolvidas no decorrer da linha. Porém isso nunca se realizou, como um potencial perdido, entende ? Como se os autores que "pegaram a tocha", Baur, Cook e McComb, tivessem suas próprias visões particulares do cenário, que diferiam da do Zeb, e eram mais em linha com a fantasia tradicional de D&D. (e daí vem meu tesão pelo game Torment - inexplicavelmente, ele consegue pegar aquela visão original do Zeb e levar a enésima potência, soltando as amarras da psicodelia e surrealismo, e realizando o potencial metafísico do cenário, que os próprios livros não conseguiram )

Suas expectativas foram/são altas demais, apenas isso.  ^_^

2031
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 27, 2012, 03:01:59 am »
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Bom, então minha visão filosófica-ideológica radical do cenário não deveria lhe espantar

E não espanta, silva - ela é praticamente a mesma usada por quase todo fã do cenário que não gosta de D&D. Eu sou tão entusiasta de diversos aspectos dela quanto você, Berk. O que eu reclamo não tem nenhuma relação com isso, mas a postura "só jogue Planescape assim e ignore o resto do cenário", algo que já escrevi ao menos duas vezes antes, tanto um ano atrás quanto um pouco antes.

A minha surpresa é que você ao menos está largando a "Miopia Forgística". Quase faz eu recuperar minha esperança que um dia também lembrem que Vampiro - a Máscara era só Horror & Politicagem ou que Lobisomem não era só "Porradaria&Peludos" ou AD&D da WW.

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(esses lugares poderiam existir perfeitamente no Limbo, onde a gravidade é subjetiva)

Também no Plano Astral (Ou melhor, "Plano Atemporal e Não-Espacial") e Etéreo, além do Flogisto (espaço entre os Planos Materiais), Pandemônio, Elemental do Ar e Paraelemental do Vácuo.

2032
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 27, 2012, 02:09:09 am »
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Sim, sei que Planescape precede o cunhar do termo new-weird. Mas a idéia é praticamente a mesma, daí minha citação.

O que torna a sua frase ainda mais infeliz - não dá pra dizer que algo é inspirado pelo New Weird se ele precede tanto a cunhagem do termo quanto os livros que levaram o gênero a fazer sucesso. É quase como dizer que AD&D 1e se inspirou em Vampiro - A Máscara  em RPG.

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Elfo, você já jogou Planescape: Torment, de pc ?

Sim, uma vez com um Mago puro e outra com um Guerreiro - Mago.

2033
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 27, 2012, 01:39:47 am »
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É bonito. Mas não entendo o que DIABOS tem a ver com Planescape. Ambos videos, btw.

O primeiro pode ser uma imagem passável do Pandemonium (embora o Sol ao final e ausência de som chutam as melhores características do plano) ou de Oinos, primeiro "gloom" da Gray Waste. O segundo não tem muita relação, a menos que você force algo como "Os Sensates fariam uma apresentação do tipo" ou "O título reflete a filosofia base por trás dos Signers" - vulgo, seja um Planehipster.

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O negócio é o seguinte: Planescape é um produto que mescla dois apelos muito distintos - o abstrato/filosófico/ideológico (como visto no aspecto das facções ideológicas e o motto "Belief is Power"), e o concreto/marcial/pragmático (como visto no tratamento que os planos recebem, com ecologias de monstros e até níveis, como se fossem dungeons glorificados). Essa dicotomia acaba atraindo os dois tipos de públicos. Nao sei dizer se isso é um defeito ou uma qualidade do cenário, mas o fato é que ele acaba gerando essas discussões.

E desde quando essas características são dicotômicas?

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Então acho que, no fundo, o cenário é meio esquizofrênico, pois possui dois aspectos distintos que apelam a públicos distintos.

O que você chama de "esquizofrenia", eu chamo de "ótimo design do cenário".

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Planescape tem muita influência de new-weird

:sobrancelha:

Só se Retroinspiração for algo possível.

Planescape é de 1994, o New Weird começou a aparecer mesmo no final dos anos 90 e fez sucesso no começo de 2000 (A Bas-Light foi lançada em 2000 e Ambergris é de 2001).

2034
Na verdade, exageram muito na reputação dos jogadores de EVE. Vide aqui.

2035
Sistemas & Cenários / Re:One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 21, 2012, 08:34:18 am »
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Cuidado. Daqui a pouco vão te acusar de indie forgista. (apesar de The One Ring estar mais para um rpg tradicional com elementos indie do que o inverso)

Well, eu ainda não vi o Kimble dizendo que Senhor dos Anéis só deve ser jogado de uma só maneira e o sistema deveria refletir aquela única forma insistentemente. Aí sim seria Forgista (mas não necessariamente Indie - ótimos RPGs como Trail of Cthulhu e Houses of the Blooded são Indies mas estão bem longes de seguir o Cult of Ron). :P

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O que o Lumine despreza como "one trick ponies" eu vejo como ferramentas adequadas. Canivete suíço é muito legal e tal — mas o alicatinho e a serrinha dele não se comparam, em eficácia, ao serrote e pelo menos três alicates diferentes que tenho lá na caixa de ferramentas. O canivete também tem uma agulha perfurada — melhor que nada, mas patética se comparada à minha Singer semiprofissional e minha caixa de costura cheia de compartimentos.

Não é desprezo quanto a "One Trickies" - é apenas lembrar que esse molde não se encaixa para diversos RPGs e Cenários (e provavelmente irritar o Silva, mas esse é só um bônus desejável  :P).

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(Mas, then again, o old school não tem a gambiarra como bandeira? Por que pagar por um produto funcional quando você pode pagar pelo "privilégio" de passar trabalho para deixá-lo usável?)

Mais ou menos. Esse "Revival Old School" que tem ocorrido a partir de 2005 é bem similar a qualquer outro "Revival" (como Revival 80ista em música) - é tão focado em um ou dois aspectos supostamente icônicos de uma época e esquece que havia muito mais a se explorar no mesmo período (e dos problemas que fizeram esses aspectos da época serem deixados de lado) e acaba criando algo que está mais para um pastiche tosco e anacrônico.

2036
Dicas & Ideias / Re:O papel dos papéis
« Online: Junho 17, 2012, 10:17:12 pm »
Até o dia que Indie Gamers aceitarem que RPGs não se moldam apenas na ideia de ser "máquina de executar bem só uma função" (Olá The Forge) e que cenários de D&D e Storyteller não são baseados em só em um elemento de jogo (Ravenloft não é só horror, Planescape não é só "Filósofos com Porrete", Vampiro não é só "Horror Pessoal' e Lobisomem não é "Wyrm, Wyrm, Wyrm) essa discussão vale a pena de ter novamente. ;)

Senão, é mais um tópico do Silva dizendo que D&D é um RPG Militaresco e que Planescape é sobre 'Impor sua vontade aos planos" (mas não encontrando nenhum RPG que rode o cenário melhor que a joça que é AD&D  :b).

2037
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Magic - Edição da Spell
« Online: Junho 17, 2012, 02:35:48 am »
Bom, ele está salvo no antigo fórum, mas essa é uma das preciosidades da Spell que merece ser preservada e revista. Por segurança e um pouco de nostalgia, eis as cartas.

Artefatos:
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Azuis:
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Brancas:
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Douradas:
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Duais:
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Pretas:
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Terrenos:
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Verdes:
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Vermelhas:
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2038
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Junho 16, 2012, 03:17:56 am »
Pessoalmente, eu adoro todas as crenças dos Forjados, desde a filosofia "humanista" dos Reforged, o culto militarista do Senhor das Lâminas e o "Deus que Virá" (é uma ideia linda - se nosso Deus não existe ainda, vamos criá-lo. Queria ver a reação de um desses ao descobrir o Path of Inspiration, que mesmo sendo falso, tem seus sacerdotes com poderes divinos), que lembra a minha facção favorita de Planescape, a Athar e seu "Grande Desconhecido" (aos não-iniciados, a Athar era um grupo de ateus coerentes em um cenário onde você podia bater um papo com uma divindade no plano ao lado).

Se eu fizer algum texto com uma "criação" ou "expansão de descrição" da minha autoria (ao invés de me basear nos livros e no que o Baker escreveu), eu certamente faria algo dos Forjados.

2039
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Junho 15, 2012, 07:41:03 pm »
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Se bem que isso vai no conceito de Baker's Dozen, no fato de uma das 13 casas não existir mais... em vida.

Detalhe bem pequeno: A linhagem de Vol nunca foi uma Casa, tecnicamente falando. Ela surgiu e se extinguiu antes da maioria das Casas se organizarem e tinha características mais de um culto religioso do que uma Megacorp, que as Casas são hoje.

Mas ainda se encaixa no Baker´s Dozen - 13 marcas, uma não existe mais.  :)

2040
Dicas & Ideias / Re:Sistema para Sci/Fi Time Travel
« Online: Junho 15, 2012, 03:04:10 pm »
Se você quer combates táticos a la 4e, uma opção a ser testada é o UltraModern 4, um "D&D 4e para ambientes com Armas de Fogo".

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