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Posts - Nibelung

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1981
Jogos Sociais / Re:Micromáfia Planeswalkers - MPs enviadas!
« Online: Outubro 08, 2011, 04:10:07 am »
Eu ainda nao tinha postado por falta desse "dia 1" no titulo, alem da duraçao do dia. De qualquer forma, vamos começar escolhendo um alvo aleatorio simplesmente porque sim:

Voto: Mecanico

Motivo: é o primeiro da lista.

1982
Vídeo Game / Re:Relatorio semanal do MajMalphunktion (07/10)
« Online: Outubro 07, 2011, 11:55:54 pm »
Houve atualizaçao hoje, mas foi bem curtinho.

Relatorio de 07/10

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Semana apertada. Mas quando nao é? Sempre parece que a primavera na Turbine passa em um piscar de olhos. Eu nem tenho erteza quando outubro começou. Estamos terminando o Update 11 patch 1 (tirando bugs de ultima hora, claro) e caminhando rumo ao Update 12. Pessoalmente, eu mal posso esperar pra compartilhar algumas informaçoes - Update 12 vai ser o meu update favorito deste ano. Talvez o melhor item que ja apareceu em um jogo até hoje. Nao, nao é o Mjolnir.

O patch tem muito amor nele, um punhado de consertos em pets e hirelings, aquele ajuste em ataques corpo a corpo, algumas melhorias na UI, e muito mais pra comentar.

Entao, sem post gordo essa semana. Espero que todos tenham se divertido com os kobolds na Cove, e Mabar esta logo ali.

Major Malphunktion.

Teve também um comentario pessoal sobre Rage, mas como nao é relevante ao DDO, exclui do final do post.

1983
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 07, 2011, 02:45:26 pm »
Ai volta pro que tinha na 3e, Torneco.

1984
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 07, 2011, 02:14:43 pm »
vocês se tocaram que a tabela de CDs das perícias mudou várias vezes né?

Nem chega a ser as CDs o problema. A parte chata é que o sistema presume tres niveis de dificuldade: Facil (atributo ruim e nao-treinado), Medio (atributo ruim treinado OU atributo bom nao-treinado), e Dificil (atributo bom treinado). A curto prazo, o +5 do bonus de treinamento é mais ou menos equivalente a diferença entre seu atributo primario e os outros. Mas conforme os niveis sobem, o bonus de treinamento nao acompanha o aumento dos atributos.

Isso é exatamente o oposto do problema da 3e, mas que impacta da mesma forma. Na 3e, o seu atributo nao significa muita coisa, e sim as graduaçoes. Entre 23 graduaçoes e 11 (pericia de classe contra pericia que nao é de classe) é um abismo de 12 pontos. E entre 23 e zero (pericia nao-treinada) é maior ainda. Repare que o abismo da 4e é menor que o da 3e, mas ainda é um valor significativo quando a media do sistema presume 55% de chance de sucesso (requerendo um 10 no d20 na maioria dos testes). 6 pontos de diferença sao 30%.

1985
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Outubro 07, 2011, 10:32:12 am »

Nibelung: vai pro inferno. Teu vídeo de Gokaiger me fez cair num vídeo do METAL HERO MAIS FODA DO UNIVERSO. Revivi a infância agora.

Isso aqui é que é luta de verdade, PQP.

Tava caçando este topico, mas o sono nao ajudou. Dai colei na shoutbox mesmo.


1986
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 07, 2011, 03:12:22 am »
Tem alguma ideia - mesmo que básica/amadora - de como solucionar isso, Nib? (Sem jogar o sistema de perícias fora, obviamente).
A mais rapida e facil é eliminar completamente o aumento de atributos, ou aumentar todos no mesmo ritmo (digamos, +2 em todos nos niveis 11 e 21). Mas isso atrapalha o resto do sistema todo, como a matematica de ataque, dano, e defesas. Logo, nao é viavel.

alguem pode me resumir o que são os essentials? E o rule compedium? Seria uma reedição dos 3 básicos com algumas mudanças de regras? Desculpa a ignorancia galera, mas eh q meu pai sempre disse que pergunta idiota e a que não se faz :)

Vlw então, t+

Dentro do Spoiler porque é uma resposta grande e off-topic.

(click to show/hide)

1987
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Outubro 06, 2011, 09:45:54 pm »

1988
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 06, 2011, 10:37:42 am »
Sinceramente... Vocês precisam de "mecanicas de interpretação"?

Mecanicas de Interpretação??????????
Serio isso?

Por que pra mim só preciso de um sistema de pericias (emular os conhecimentos dos personagens) e mais nada, talvez uma pequena melhoria na mecanica de rituais
Do mais...Pra que droga eu preciso de regras para interpretar meu personagem


Nao se trata de mecanica de interpretaçao. Um sistema de pericia funcional que nao torne metade da lista obsoleta depois de alguns niveis ja seria suficiente. Ou um sistema onde seus atributos basicos representam alguma coisa.

Eu sou um dos que mais odeia enroleplay (voce deve ter notado isso na minha mesa), mas é chato voce colocar um obstaculo que nao é pra ser vencido na base da porrada, e o sistema nao te dar ferramentas pra resolver isso de forma emocionante. Sempre se resume a "façam um teste da pericia X", e o grupo todo rola. E a lei da probabilidade dita que alguem do grupo vai rolar 15 ou mais e passar no teste.

1989
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 03:21:52 pm »
Refazer o sistema do zero. Tornar todas as pericias uteis pra todo mundo ao inves de confiar que so um precisa ter treino pra cobrir o grupo inteiro (como as pericias sociais e de conhecimento). Separar os custos de aumentar poder de combate de "poder interpretativo" (atualmente o jogador pode gastar um talento pra ter +3 de diplomacia ou +3 de dano em todos os ataques). Criar uma forma de obrigar o grupo inteiro a participar de desafios de pericias da mesma forma que o combate obriga o grupo inteiro a participar junto (algo como, cada jogador so poder fazer X testes por "dificuldade". Um teste facil (3 sucessos antes de 3 falhas) requer que cada jogador so role uma vez. Um medio, duas, e por ai vai).

1990
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 04, 2011, 02:59:17 pm »
Spam na 4e seria o patrulheiro arqueiro que usa golpes gemeos toda rodada. é uma tatica valida, e contruir o personagem pensando que toda açao padrao dele vai ser golpes gemeos permite usar os diarios e encontros como poderes de interrupçao e de açao minima. Fica forte pra caramba, mas eu acho chato usar sempre a mesma coisa toda rodada.

Olhando desse ponto, nao é diferente da 3e e seu "passo de ajuste mais ataque total". Quando muito, a variaçao era o valor que voce usava no Ataque Poderoso.

Eu acho que o combate de D&D seria melhor se usassem algo similar a Final Fantasy Tactics e Chrono Cross (ou FF13): Equilibre toda a aventura presumindo que todos entrarao em todo combate em 100%. Corte os poderes diarios. Mantenha os poderes por encontro, e talvez um categoria "poderes fodoes", que substituem os diarios (tem uma lista, mas so pode usar um da lista por encontro). Tirando essa mudança de foco de "por dia" pra "por encontro", eu nao acho que tenha muito o que melhorar do combate 4e.

O problema maior da 4e ainda é o que o Macnol ta martelando desde o começo do topico: Fora de combate ele é um sistema fraco e simplorio. E isso nao se resolve olhando pra lista de poderes, ou adicionando um utilitario ou talento que da +2 em diplomacia contra elfos manetas de olhos azuis.

1991
Vídeo Game / Re:Relatorio semanal do MajMalphunktion (23/9)
« Online: Outubro 02, 2011, 01:14:45 pm »
So pra avisar, esta semana nao teve relatorio. Mas tem muita gente xingando que cc nivel 25 ficou dificil demais.

1992
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 01, 2011, 11:53:10 am »
1 - o sistema de perícias da 3e era pior que o da 4e;
2 - as magias da 3e eram muito apelonas;
3 - até concordo que faltem opções para se usar fora de combate... mas é preciso opções para serem usadas fora de combate? O que impede de ao invés de usar desafios de perícias usar as rolagens da 3e? O livro até fala em certo ponto que desafios de perícia tem momentos e shit.

1- Nao. Ele é mais complexo, mas tem exatamente o mesmo problema das pericias 4e: Depois de um certo nivel, o numero de pericias "rolaveis" diminui. Na 4e isso é por causa da inflaçao de atributos basicos. Na 3e por causa do numero de graduaçoes.

3- Eu so nao joguei a 4e pela janela porque eu sou combat whore. E em materia de combate, nada supera a 4e até agora. O que me incomoda é que o sistema de pericias parece ter sido feito so "porque tinha que fazer", e nao foi devidamente integrado ao resto do sistema. Atletismo, Furtividade, e Socorro foram feitas com usos pra combate, e lendo as pericias da pra notar que elas sao mais completas que as outras.

Fora o fato que eu concordo com o Eltor Macnol que o sistema de atributos da 4e é so pra enfeite. Eu acho que D&D seria muito melhor se os atributos nao aumentassem. Ou que subissem so com os estagios (tipo, +2 em todos os atributos no nivel 11, +2 no nivel 21). Mas nao da pra implantar isso nem como house rule por causa da forma que a evoluçao dos atributos é encaixada com o resto do sistema (acerto, dano e defesas).


1993
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 05:34:13 pm »
RPG nãp precisa ser só combate, por isso vc tem todo um capitulo sobre Non-Combat Encounters... no DMG.

E falha miseravelmente. O sistema de pericias da 4e tem um erro grave que ele nao escala muito bem. Depois do patamar heroico voce so compensa rolar as pericias que é treinado e dependem do seu atributo primario ou secundario.

1994
Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Setembro 30, 2011, 03:40:09 pm »
Nao sei se era o caso. A MSP tinha acabado de fechar contrato com a globo e tava pisando em terra nova com a Panini.

1995
Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Setembro 30, 2011, 02:59:34 pm »
Difícil dizer isso sobre o mercado de hqs brasileiro, nibe. Quantos hq's no Brasil passaram por esse processo de reinvenção com baixas vendas?

Zé Carioca, quando parou de usar terninho e guarda-chuva.
Turma da Monica Jovem (que foi tao bem sucedida que hoje vende mais que a linha original)

Teve poucos casos, mas teve. Nao teve mais por falta de coisas sendo produzidas mesmo. Mas olha pra tras. Velta teve umas 4 origens diferentes publicadas.

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