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Posts - Bispo

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Não consigo abrir o vídeo aqui pra dar os detalhes, mas bem resumido: ele teoriza que o novo "príncipe" da profecia de Azor Ahai não seria Jon Snow nem Daenerys, mas sim Jorah Mormont.

Hm. Não boto muita fé nessa teoria não. Nem inclusive que haverá um "salvador do mundo" pro cenário. Até porque o Martin não leva o princípio de Chekhov a sério, afinal o inverno tá chegando faz tempo (sem contar o cometa/estrela lá).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] História das classes
« Online: Junho 18, 2015, 11:11:23 pm »
Nossa, valeu por ter me lembrado disso! Eu já tinha lido sobre o Paladino, mas acabei esquecendo que ele escreveria sobre outras classes. A pesquisa é boa e o texto também (se você ignorar algumas opiniões pessoais do autor).

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Sistemas & Cenários / Re:Review de D&D, 41 anos atrás
« Online: Junho 18, 2015, 01:08:16 pm »
Pra falar a verdade eu sempre tive vontade de jogar um wargame só pra saber como é.

Se você jogar os Lair Assault pra DnD 4e "secos" (isto é, sem enrole-play), é praticamente um wargame.

"Praticamente", hein?

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O que acham dessa teoria?

! No longer available

Sem acesso à internet decente no momento. Poderia resumir o argumento, por favor?


Agora, estava pensando numa coisa esses dias: tirando a questão da adaptação de mídias diferentes e bla-bla-bla, será que os roteiristas não "guardaram" o arco dos Greyjoy, assim como o do Aemon Targaryen/Jon Connington, para a sexta temporada da mesma maneira como fizeram com o Bran? Isso dá algum fôlego à narrativa e contorna de certo modo o problema da série ter "alcançado" os livros.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Junho 17, 2015, 07:32:56 pm »
Bispo, eu concordo com você. Por isso taquei o emoticon de cool na frente do que eu postei. Eu acho ridículo o fighter ganhar algo como proficiência com ferramenta de artesão, e isso ser restrito a um arquétipo como o Battle Master só deixa a coisa pior. Ficou muito a impressão de: "putz, mas fora do combate, o que o fighter vai fazer? Ah sei lá, dá proficiência com ofícios pra ele...dai ele pode... fazer... armadura...algo assim."

Relaxa, eu saquei. Mas é que não acho ridículo dar essa opção ao Guerreiro. O problema é esperar que ele atenda os outros pilares do jogo só com isso.

No caso do Battle Master: lembre-se que Artisan Tools compreende, além de utensílios de forja/ferreiro/armeiro, também ferramentas de carpentaria, cartografia e alquimia. A ideia, pelo que me parece, é capturar o feeling do general/comandante/estrategista. Obviamente, a habilidade é quase cosmética. Mas o problema não está na habilidade em si, mas nas regras gerais de manufatura/criação ("crafting") desses itens. E, convenhamos, ela é menor se pensarmos o conjunto Fighter-Battle Master (não é como o Monge, por exemplo, cheio dessas habilidades de uso bem situacional).

Citação de: Elfo
Kalashtar Clérigo de Aureon, Domínio do Conhecimento
Halfling Ranger, Beastmaster. Eu sou um DM Gentil e ele tem um Pteranodon como Montaria.
Meio-Elfo Feiticeiro, Linhagem Dracônica.
Shifter Druida, futuramente Bárbaro. Ele quer ser um Lobisomem, então, nada mais apropriado que essa mistura.
Forjado Ladino, Trapaceiro Arcano.

Composição de grupo interessante. Algum comentário (positivo ou negativo) a respeito do Beastmaster ou Druida e/ou Feiticeiro (digo mecanicamente)?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Junho 17, 2015, 03:41:29 pm »
Student of War é uma característica de Battle Master que  dá proficiência com uma ferramenta de artesão a sua escolha, certo?

Sim. Mas é uma característica de um arquétipo a ser escolhido do Guerreiro. Os outros dois (Champion e Eldritch Knight) não dão esta característica (ou algo semelhante).

EDIT:

Quando falo em "deixar a desejar" no que se refere à Exploração e Interação não estou me remetendo somente à (falta de ou restritiva) proficiência em "Tools" (Ferramentas? Instrumentos? Não sei como traduzir isso de modo a manter o sentido generalista do inglês).

É num sentido geral mesmo. A classe não foi feita se pensando nisso. Mesmo um recurso como Perception (perícia de classe) fica mitigado pela necessidade da classe em torno das habilidades físicas (valores acima da média em FOR, CON e DES). Mesmo um Eldritch Knight não tem incentivos para ter um valor alto de Inteligência. Quem dirá Sabedoria ou Carisma (à exceção de um Inspiring Leader para esse último)? Então, o Guerreiro fica aquém em qualquer coisa que se fie a estas habilidades (investigar algo, rastrear alguém, negociar com alguém, por exemplo) sem o uso de magias.

Do meu ponto de vista, na versão final desta edição, a questão dos três pilares foi pulverizada entre as classes ao invés de, como as promessas inicias da WotC davam a entender, ser comportada em cada uma delas (dando opções para todas as classes de atuar de maneira relevante em cada uma dessas áreas). A exceção, obviamente, é o Mago.

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E eu também estou torcendo pro martin terminar o livro antes da próxima temporada. Não to aguentado mais ficar na duvida se o que eu vi na serie e spoiler ou se são apenas os roteiristas fazendo cagada de novo

Depende do que vc está em dúvida. Se for a questão da Shireen, segundo a dupla D&D, é spoiler do Winds of Winter.

A questão de torcer pro Martin terminar os livros não é nem pela série ou vontade de lê-los. É compaixão mesmo. O cara diz que está se debatendo com o texto durante anos e daí, por interferências externas (leia-se HBO), vão lá e atropelam o trabalho dele. Não que seja algo definitivo, óbvio. Os livros estarão lá (quando passarem a existir). Mas imagino quanta gente nunca vai tocá-los porque já viu o (um) final da série na TV.

Fazendo um paralelo: por exemplo, acho que esse descompasso de mídias em obras sincrônicas foi o que motivou o Robert Kirkman a investir na produção de um spin off de The Walking Dead pra TV (isso e monetizar mais sua criação, obviamente).

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Sistemas & Cenários / Re:Review de D&D, 41 anos atrás
« Online: Junho 17, 2015, 03:20:00 pm »
Respondendo a minha própria pergunta sobre a publicação da resenha: The Courier em fins de 1974. Fonte aqui.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Junho 17, 2015, 03:09:56 pm »
Como assim interação é prejudicada? Guerreiro ganha pericia com um oficio. Ele pode fazer artesanato e usar isso como suborno, presente de boas-vindas, chiminage etc. É você que não tá vendo o "potencial interpretativo da classe". :cool:

O que você quer dizer por "ofício"? Se você estiver falando de "Tools", ele não ganha mesmo. Igual ao Clérigo e ao Mago e a grande maioria das classes (exceções são Bardo, Druida e Ladino). "Tools" são benefícios dados por Backgrounds (como Criminal ou Guild Artisan), e eles são independentes da sua escolha de classe.


EDIT

Citação de: Elfo
Ainda não. Acho que é cedo demais para isso, dado que só mestrei uma série de umas 15 aventuras (níveis 1-8) e estou na primeira campanha com expectativa de chegar em níveis altos. Sem contar que eu ainda não sei realmente qual é a "Estrutura e Expectativa" dele para fazer esse tipo de mudança. E pior ainda, não existe ainda uma comunidade de number-crunchers como havia em D&D 3e-4e, já que D&D Next não tem praticamente nada fora do CORE.

Por curiosidade, quais a classes presentes no(s) seu(s) jogo(s)?

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Cara, cara... minha opinião sobre a série hoje é:

(click to show/hide)

Só torço pra que o Martin consiga terminar os livros antes de "roubarem" a história das mãos dele completamente.

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Sistemas & Cenários / Re:Review de D&D, 41 anos atrás
« Online: Junho 17, 2015, 02:48:56 pm »
Sabe de quando é essa resenha (e onde foi publicada), Elfo? Imagino que tenha sido lançada pouco depois da publicação de 1974.

Estou lendo o Designers & Dragons (e recomendo fortemente para quem tem interesse na história do RPG), e essa época de transição dos wargames para o que viria a ser o role-playing game é bem curiosa.

Curioso também que essa resenha contradiz (ou ameniza) o ponto levantado pelo Ron Edwards (de anos atrás) sobre o papel do D&D no estabelecimento de uma cultura de "Role-Playing" para o RPG.

PS: Essa parte dos ghouls na resenha foi muito surreal.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Junho 17, 2015, 02:08:34 pm »
Bom, eu vou jogar de guerreiro na campanha de um amigo meu. Vai ser minha avaliação pessoal se vale a pena ou não investir no next. Por enquanto, a única coisa que tem me atraído no next é o fato de todo mundo que eu conheço estar migrando para ele e eu correr o risco de ficar sem jogar D&D (por outro lado, rola uma síndrome de Estocolmo com a 4e, já que eu sou o único que arruma tempo de ler os livros e preparar as aventuras  :b)... então, se tiver alguma house rule que torne ele menos limitado por habilidades inúteis como saltar mais alto ou me tornar um oleiro (sério, pericia com um instrumento de ofícios? E eu tenho de pegar isso?) eu gostaria muito de dar uma lida e até ajudar.

Intromentendo-me um pouco: depende mais da ideia de que você tem de "Guerreiro" e se Feats vão ser liberados ou não. Joguei com um Arqueiro Humano (Variante) Eldritch Knight (EK) e posso dizer que:

i) Como classe, o Guerreiro é satisfatório. Ele cumpre bem o que se propõe a fazer (combate). Battle Master e EK são opções superiores de arquétipos, embora o Champion tenha sua utilidade.

ii) A classe deixa a desejar em relação quando os outros (ditos) pilares do jogo entram em cena, a saber exploração e interação. Nesse parte, o EK se destaca por ter acesso à magias.

iii) Feats fazem diferença. Eles abrem um leque de possibilidades combativas e conceituais que complementam bem as características de classe (e.g. Great Weapon Master/Sharpshooter, Polearm Master, Sentinel, Shield Master, Magic Initiate).


Voltando ao tópico.

Nenhuma mudança mais estrutural? Estou pensando seriamente em reavaliar o número de magias preparadas por dia dos fullcasters (talvez manter só o modificador da Habilidade de Conjuração [SAB para Clérigos e Druidas, INT para Magos), além de adaptar o tratamento de armas e armaduras do 13th Age (basicamente, atrelar o dano e a CA bases à classe e dissociar mecânica de estética).


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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Junho 15, 2015, 11:12:02 am »
Pergunta n00b 2: alguma chance de L4D2 sair de graça novamente a curto/médio prazo? (Pr'eu não o comprar agora e me arrepender daqui a um mês...)

Não tá de graça, mas tá na promoção do dia. Quase de graça. Compre pra você, pra mãe, pra tia, pra Luiza que está no canadá...

Haha! Sim, por isso meu interesse nele.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Junho 13, 2015, 05:38:21 pm »
Alguma novidade nesse tópico, Elfo ?

Minha hora de mestrar DnD 5e/Next se aproxima, e estou cogitando minhas regras caseira pro sistema.

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 13, 2015, 05:35:00 pm »
Não conheço o Hocus e nunca vi um mesa.

Dito isso, acho que a ideia cai bem com um Touchstone. O violão/guitarra pode ser seu "amuleto de esperança". Joguei com um numa campanha recente, e apesar dele ser relativamente pacífico, era bem violento quando a situação demandava.

O playbook funciona muito bem, ainda mais pro que vc quer porque ele tem a opção de adquirir moves de outros playbooks. E "Indomitable" é muito maneiro. Bem, só se lembre que a classe é centrada em "Hard", então se prepare para muitos "Seize by Force".

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