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Posts - Vincer

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Sistemas & Cenários / Re:Monte Cook fora do D&D
« Online: Abril 30, 2012, 01:31:21 pm »
Exatamente, tô com o Kimble.
O que qualquer um deles falar não vai esclarecer nada do que realmente aconteceu. Mesmo que um resolva deixar o profissionalismo de lado e lavar roupa suja ainda será a visão dele e quem vai saber o que é verdade?
A questão é: isso importa?

O que é relevante é como o design do d&d5 pode ser afetado sem Cook. Não conheço dele o suficiente mas menos um nostálgico pode ser um bom sinal. Minha impressão bem por alto é que Cook é criativo e sabe escrever bem mas não sabe selecionar idéias nem é um grande designer, então saem coisas ótimas(pela criatividade e escrita) e coisas ruins. Me parece alguém que pensa 'essa idéia funciona muito bem se usada assim' e então prefere que o público aprenda a usá-la desse modo, ao invés de alterá-la para que funcione de qualquer modo. A lente nostálgica mesmo.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Abril 30, 2012, 01:14:42 pm »
Jogando Sworcery, não zerei ainda pq não quero terminá-lo rápido demais... e achei muito chato isso nele, muito curto. Em menos de uma hora eu estava em 37% se não me engano.

Fiquei um pouco decepcionado com ele. É lindo, envolvente, muito criativo e toda sua identidade e estilo ecoam por todo o jogo e marcam na mente do jogador. Adorei ele mas esperava mais. Talvez minhas expectativas estivessem altas demais, estava empolgado e louco para jogá-lo desde antes de ser lançado para iphone, e os trailers, resenhas e a espera só foram intensificando minhas expectativas.

É sim uma experiência ótima mas até o momento não me pareceu um *jogo* muito bom. Não há dificuldade ou interatividade à altura dele mesmo, é estranho como ele consegue ser impecável e exemplar em tudo menos nesses aspectos. Não falo que jogos tenham de ser difíceis ou que todos devam ser alineares mas onde não há um deve haver pelo menos o outro. S&S carece de ambos(até onde joguei pelo menos). A narrativa é super criativa e se mistura com o seu papel de jogador interagindo com ela mas não há decisões que você faça com qualquer impacto. Prosseguir além de fácil(e ter uma sequência correta) conta com todas essas dicas dos personagens e do seu livro.

Não sei se algo vai mudar radicalmente na segunda metade do jogo mas até agora deixou a desejar. Ainda assim aconselho a todos é FENOMENAL, o tipo de jogo que acho q todos deveriam conhecer, mesmo quem não gosta do estilo vai se surpreender.

Só não esperem um jogo longo, desafiante ou re-jogável. É como um filme ou livro, a experiência em sí é uma só; Mas definitivamente é uma narrativa na mídia certa, que só funciona e é tão interessante por ser um jogo interativo, não é como uns e outros jogos que tentam ser filme.

E parece realmente faltar algo no pc... a interface é ótima, controles idem, mas fica explícito que jogar por toque seria mais gostoso. Se sair para android eu pego de novo só para jogar com toque.

Edit: só os trailers já são mais fodas que muito jogo. Cuidado que o segundo, como ele avisa, tem spoilers.


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Sistemas & Cenários / Re:Monte Cook fora do D&D
« Online: Abril 25, 2012, 10:19:38 pm »
Exceto que há mais gente boa de fluff(não sei se nessa equipe). Ele não era nenhum gênio da literatura, escrever bem fluff não necessariamente vai embora com ele.

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Off-Topic / Re:Astrologia auxilia contratação
« Online: Abril 25, 2012, 09:58:28 pm »
Não li o tópico todo mesmo. Tinha lido a primeira página lurkando uns dias atrás e quando voltei tem 12 delas, então posso estar fora do contexto.

Sobre seleção por astrologia: absurdo

Sobre astrologia como 'ciência', igualmente absurdo.

Mas colocando alguns pontos nos is, existia(e imagino que ainda exista) algum estudo 'sério' sobre astrologia, desde os primórdios proto-científicos até umas décadas atrás que compõem a astrologia de fato. Mas new age, popularidade e etc atraiu uma variedade de gente pancada, sem noção, sem conhecimento ou puramente charlatã para zoar a porra toda. Se ainda há astrólogos sérios por aí eles têm as mesmas críticas aos exemplos que foram dados aqui.

HORÓSCOPO NÃO É ASTROLOGIA. Nunca foi, em absoluto. É a maior picaretagem, para mim supera homeopatia e quiromancia(leitura de mão).

Astrologia, a proposta e estudo 'corretos' pretendia ser científica mas parou no tempo. Quem normalmente se envereda por ela o faz por acreditar(e acreditar em outras coisas também) e a coisa começa errada por aí. Mas havia uma proposta de pesquisa a sério. Há diferentes modelos e corria um debate/estudo afim de chegar a um modelo correto, compreender mais, investigativo e etc. Mas tudo isso veio antes do método científico se solidificar, nunca contou com métodos modernos de pesquisa e estava afogado no meio de diversas outras pseudo-ciências e esoterismo.
Quando a ciência chegou ela olhou para tudo isso com desdén e nunca se deu ao trabalho de investigar de fato. Alguns autores surgiram depois tentando limpar as coisas, separar joio do trigo e trazer um olhar moderno e mais científico para a astrologia mas não deu em nada: cientistas sequer olham para o assunto e esotéricos não querem saber disso.

O que esses defendem e que eu não desconsidero é que há algum fenômeno ali digno de pesquisa e verificação. O problema é que ao redor desse fenômeno se construiu uma pseudo-ciência, e quando olham para o assunto olham para a Astrologia e não o que ela propunha estudar. A Astrologia é falha, incompleta, cheia de assumpções há mais de século derrubadas. Quando criticam ou vão no absurdo de olhar horóscopo ou vão olhar o que autor/método x ou y da astrologia(a pseudociência) diz e não verificar se há padrões ou isso ou aquilo.

Exemplo dos gêmeos
Péssimo, não importa por qual ângulo da astrologia. Um dos conceitos mais fundamentais que ela prega é de influências, não um determinismo completo. Do contrário teríamos personalidades sempre repetidas através dos tempos. Quando a astrologia 'surgiu' se falava apenas em hereditariedade como um exemplo de outras influências *mais fortes*, o que hoje chamaríamos de genes.
Diabos, a ciência já explica algumas das diferenças entre gêmeos como numa pesquisa revelando que um sempre será mais dominante que o outro pelo próprio convívio deles, uma inconsciente(ou não) competitividade.
Um dos erros mais grosseiros é achar que astrologia quer jogar fora todo os demais estudos e dizer que somos determinados pelas estrelas tão somente. O pior é que esse argumento furado não aconteceria se o crítico se desse ao trabalho de ler qualquer livro sobre o assunto, já que esse é assunto predileto de introduções e etc.

Somos formados por uma variedade de coisas, experiências acumuladas, genes, etc. A astrologia apenas diz que há uma outra coisa influenciando.

A merda do signo solar
O maior exemplo de que todos falam e pensam numa visão totalmente distorcida da astrologia. Não sei quando começou essa adoração a signo solar ao ponto de associarem signo=solar. Não estou defendendo a associação com astros, mas a astrologia identifica uma variedade de influências por indivíduo em diferentes campos, chamados casas.
Uma delas é a chamada solar. Nego partiu da idéia de que como astro mais próximo deveria ser o signo mais influente e ficou por isso.

Comparar gente meramente por essa casa não significaria praticamente nada.

Astros?
Se trata de padrões não necessariamente de astros. Eu comecei a pensar no assunto de outra forma depois que li um texto dessa astróloga considerada fodona(não recordo onde) onde ela inconformada repetia essa tecla e ela não era a única. Noutros tempos associaram com astros mas os astros em sí, obviamente, fazem pouca diferença até mesmo dentro do método. Sinais das várias associações, analogias e simbologia que estavam embaralhadas quando a coisa surgiu.

Já prolonguei demais e vou parar por aqui. Eu não defendo a astrologia mas me oponho as críticas e desculpas para não olhar o assunto com outra ótica. Ao meu ver a astrologia já passou e muito da hora de ser abandonada e esquecida mas o que ela pretendia estudar é que dou o valor da dúvida.

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Linha Direta / Re:Spell Mobile
« Online: Abril 19, 2012, 12:11:18 pm »
Aluriel, se quiser trocar umas idéias sobre a interface tamos aí.

Quanto a avatares o navegador(o dolphin pelo menos) tem configuração para ñ carregá-las. É bem rápido ligar e desligar a opção sinceramente.
Eu ñ sei vcs mas eu gosto (apesar de meio confuso) de acompanhar o fórum por feed.É só leitura do q está chegando de novo mas ei, o mobile ñ me deixa escrever paredes de texto então só usaria para ler de qualquer forma rs

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Sistemas & Cenários / Re:[Whatever D&D] O Mago de Schroedinger
« Online: Abril 03, 2012, 08:24:39 pm »
Se magos existissem de verdade o Lumine já estaria preso por homicídio doloso com requintes de tortura.

Concordo com os trechos e ainda adiciono. O ideal seria não precisar dessa separação e comparação, ambos terem opções e especialização ser equilibrado.

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Vídeo Game / Re:Uma nova "Era Dourada" ?
« Online: Março 26, 2012, 10:31:08 pm »
Só para adicionar ao que VA falou(sobre o que está matando os 'jogos sérios', estagnação, gráficos etc)

É comum atribuírem a culpa aos jogos casuais(e isso vai se tornar mais frequente) por causa de um fenômeno de mercado bem comum e que já está começando, e realmente vai ser sensível o impacto. Vai reduzir bastante o volume de jogos grandes e hardcore vindo por aí, ainda estamos pegando projetos iniciados a 2(até 3) anos... os lançamentos AAA vão começar a minguar e os casuais ruins vão continuar crescendo nesse boom. Simplesmente porque grandes produtoras e nomes de renome em game design estão migrando para os casuais, mobile e etc e sinceramente, o que vi dessas migrações que ainda vão chegar no mercado é bem... chulo. O mercado ainda não se adaptou e quem está agora correndo atrás do atraso está tentando as mesmas técnicas dos demais; Jogabilidade derivativa, gráficos cute, temas genéricos, jogos curtos e casuais. Casuais não são ruins ou o problema, apenas vai levar um tempinho para esse ramo amadurecer e começar a aumentar a qualidade e criatividade no gênero.

Ainda estão aprendendo a usar interface touch e não acredito que todo o potencial(e melhores formas de usá-lo) já foram descobertos. Então ainda vem muita coisa ruim pela frente, experimentos só 'curiosos' ou tentativas de adaptar jogabilidade tradicional a novas interfaces e mídias.

Vai reduzir o volume de AAAs mas eles nunca vão acabar. Pelo contrário, as empresas que ainda se segurarem no ramo(investirem bem nele) terão um mar de oportunidades mais largo, menor competição, devem lucrar melhor do que eles vinham lucrando antes(por menor excesso de títulos) e assim continuar o ciclo de injetar esse dinheiro em produções ainda mais caras e elaboradas.
E é claro, menos títulos AAA, mais oportunidades para os indies.

Eu vou arriscar um palpite/previsão: os jogos para pc(e talvez até console) provavelmente vão pegar uma onda de 'menos emburrecimento' e mais títulos hardcore. O motivo? Há mídias e veículos mais apropriados aos jogadores casuais agora, que só estão melhorando. Conforme esse público migrar cada vez mais para jogos web e mobile, que vão rapidamente se aproximar do nível gráfico que vemos em console/pcs atuais, os que sobrarem nos consoles e pcs vão começar a redefinir a tendência. E o excesso de jogos casuais derivativos e ruins que deve continuar por um bom tempo(mesmo que o mercado amadureça, a competição e excesso continuarão a aumentar) pode contribuir para... aumentar o público hardcore. Quase um marketing negativo, quem quiser jogos não tão simples e com um 'possível' mercado voltando ao 'hardcore' nas plataformas robustas, esse público vai acabar optando pelo último e engrossando as fileiras 'hardcore'.

Usei aspas porque acho que não há jargão mais mal usado atualmente(nesse tema) que hardcore.

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Off-Topic / Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Online: Março 19, 2012, 12:37:22 am »
Por exemplo, sempre que fiz piada com d&d interpretaram como ofensa. É fácil falar quando as piadas não nos antige  :haha:

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Vídeo Game / Re:Narrativas: Lineares, Ramificadas, Emergentes.
« Online: Março 19, 2012, 12:33:54 am »
Silva. Saia da minha cabeça Silva!

Enfim, eu não critico exatamente essa abordagem, apenas prefiro liberdade maior. Principalmente no caso do Witcher que é baseado/inspirado em livros(mesmo que o plot desse jogo ñ siga o script de nenhum) essa dinâmica fica mais afim com capítulos (que são bem notáveis e nomeados em partes pelo jogo). A CDProject fez uma escolha consciente e não escondeu isso. Eles avisaram em entrevistas prévias, o jogo se divide em pedaços e você navega através deles no estilo 'escolha sua aventura'.

Eu costumo ser um 'militante' contra linearidade, mas em certos jogos alinearidade não é realmente necessária e um mínimo já cumpre a função. Witcher 2 dá tanta atenção a outras micro ramificações nessa trilha e escolhas com consequências que para um rpg ficou de bom tamanho. O importante é inserir no jogo *escolhas*, o cerne da interação e por isso a maior meta em game design. Witcher limitou um lado mas deu bastante opções em outros. Perfeitamente válido(fora as várias micro escolhas, que táticas usar, etc, etc). Também achei meio claustofóbico as partes q aguentei jogar(meu pc roda ele em stop motion, tive de desistir) mas isso não atrapalhou a experiência, o jogo não ficou ruim por isso nem fez real falta. É apenas potencial para algo muito melhor que foi perdido(em prol de gráficos, dubladores... o de sempre).

Ou vai me dizer que não gostou do jogo por causa disso? Um livro/filme interativo realmente bom e divertido onde eu escolho como desenvolve e termina é perfeitamente aceitável como jogo; Outros jogos cinematográficos e amarrados não pecam por essa proposta; Há momentos que todos queremos uma experiência mais tranquila, sem ter de pesar decisões. O pecado desses jogos é matar a interação ao ponto que ganhariamos mais vendo um filme. Witcher não se enquadra nisso em absoluto. E a trilha dele é 'larga'(pequenas rotas distintas em cada parte, ou liberdade total dentro de cada capítulo), que nos meus parâmetros é o mínimo suficiente para um jogo de ação. Witcher nunca teve a proposta de seguir o estilo sandbox e como jogo de narrativa e consequência ele colocou bem conforme os limites da tecnologia. O nível dos diálogos e ramificações que optaram não seria fácil, praticamente impossível, de implementar numa escala maior. Escolha de prioridades, uma coisa ao custo de outra.

O que mais me irrita e eu ñ perdôo é quando deixam de fazer algo ou optam por não fazer sem motivos(relacionados ao gameplay), por burrice, etc. Quando é uma escolha de design justificável sem reduzir o produto final é perfeitamente válido.

E livros de aventura ainda são divertidos.

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Vídeo Game / Re:Mount & Blade
« Online: Março 18, 2012, 06:45:27 pm »
Seguir a esmo não está fora de cogitação, você apenas vai avançar no jogo mais lentamente. Você pode até mesmo ser solitário embora eu nunca tenha ficado muito tempo nessa condição. O jogo está repleto de quests/atividades e facilmente dá para ser um mercenário em busca de melhor oportunidade, horas caçando, protegendo alguém ou fazendo comércio. Mas bem como um mercenário desses 'subir na vida' não vai acontecer fácil se acontecer. O desenvolvimento tende a ser mais lento.

Eu particularmente evito arquearia montada simplesmente porque nunca consegui dominá-la. Também eu não sei se tentei o suficiente, mas achei a habilidade(de jogador) mais difícil de dominar no quesito coordenação-olho/mão. Mas se você consegue... VAI FUNDO.

Montaria é fenomenal, a mobilidade é uma puta vantagem e poder escapar de inimigos enquanto dispara contra eles é um puta combo.

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Vídeo Game / Re:Projeto Wasteland 2
« Online: Março 18, 2012, 04:02:35 pm »
CARALEO EU QUERO!

O pai do fallout e um jogo awesome... eu tenho ele no pc, vez ou outra volto nele.

*Olha o vídeo*
Fargo!  :wub:
Talvez seja uma pena não ter o Tim Cain também, mas aí já estaríamos falando de Fallout 3.b acho.

Eu acho que vou gozar.

PS: mesmo quem não conhece ou não se importa dá uma olhada no vídeo. Pincela de forma caricata e forçada a indústria de games e dá um insight numa nova tendência que pode estar chegando. Ter batido a cota mínima em 3 dias acho que é prova o suficiente q podemos ter uma ressurgência de gêneros esquecidos, e sinceramente eu acho q esses gêneros podem surpreender com uma modernização *de verdade* e evolução que não tiveram mais a oportunidade de ter...

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Off-Topic / Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Online: Março 18, 2012, 09:45:51 am »
Isso não é novidade. A teoria de que todos derivamos de um mesmo tronco oriundo mais ou menos daquela região(era outra, os continentes estavam menos distantes) é bem antiga já. Mas como toda propaganda desse tipo eles mostram apenas estatísticas de seu interesse e omitem ou adulteram outras.

Aliás nem mesmo estatísticas são confiáveis. Manipulação de gráficos é uma prática ainda corrente e quase ninguém percebe; Só na disposição de dados(sem alterá-los) e como apresentá-los a interpretação é totalmente alterada conforme interesse do autor. E o que mais tem são as tendenciosas a segregação, tanto racistas como anti imigrantes, anti semitas, etc, etc. Acontece em tudo quanto é mídia e pela publicidade; O que não falta são mensagens veladas.

Por isso pra mim não cola dizer que esses humoristas todos não são preconceituosos. Tá bom.

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Off-Topic / Re:Propaganda da União Europeia contra Brasil, China e Índia
« Online: Março 18, 2012, 09:33:52 am »
Estou sem palavras.

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Off-Topic / Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Online: Março 18, 2012, 09:18:00 am »
Citar
TODO IDIOTA sabe que negro não é macaco...
Infelizmente não.

Não tenho a imagem aqui nem estou com tempo para procurá-la, mas há 'infográficos' recentes q tavam correndo há pouco tempo com 'fatos' eugenistas, um deles uma versão moderna daquele comparativo cranial onde, veja só, coloca os negros como mais próximos de neardentais e macacos que outras etnias. Gente levando isso a sério e adiante como um argumento para suas agendas políticas altamente racistas.

Eu queria que você estivesse certo Rain. Eu não me ofendo com piada alheia, eu mesmo faço piadas com gays direto mesmo sendo alguns dos meus melhores amigos baitolas e eles levam numa boa. Mas infelizmente não são todos como eu ou você que fariam uma piada dessas sem no fundo querer diminuir minorias, e ainda menos são as minorias que levam isso numa boa.

E por que deveriamos maneirar por causa desses? Porque enquanto levarmos as minorias a se sentirem acuadas ou fomentamos essa minoria tacanha de pensamento separatista o abismo e segregação vão se perpetuar. No sério, FODA-SE se o cara não tinha intenção ou se o humor devia ser totalmente livre. O impacto na realidade é negativo, tanto para o cara que se sentiu ofendido como para alguns milhares que leram essa notícia ou ouviram piadas do tipo. E esses vão se afastar ainda mais, gerar mais resistência e perpetuar a segregação.

Pessoal tem mania de vilanizar o estado(aliás, temos mania de vilanizar tudo), mas afora as falhas absurdas no nosso e corrupção ele comumente apenas busca refletir e adaptar-se a nós. Se essas minorias não se ofendesse, se isso não gerasse passeatas, processos e divisão não haveria sequer cogitação de leis reguladoras e etc.

É querer demais, ou inocência demais, achar que a sociedade pode se conformar com a sua visão ou compreensão. Não funciona assim meu chapa. Se não existir tentativas de mediar essas diferenças bem... basta comparar com a época, Brasil e lá fora, onde não haviam leis contra racismo. Achar que não há relação é meio estúpido, me desculpe o termo pesado. Nós buscamos nos conformar com os valores sociais, quanto mais for nutrida a noção de 'racismo não é legal' gradativamente gerações menos racistas vão surgindo. Os racistas acabam ficando sem espaço na sociedade para nutrirem essa opnião.

Enquanto for admitido (não importa o contexto) levar adiante esse tipo de 'discurso', mesmo como piada, há vasão para essa corrente de pensamento. Conforme é marginalizado e bloqueado porém, se feito de forma efetiva, são os racistas que se tornariam marginalizados.

....

Não me entenda mal, você está certo. Só não funciona assim.

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Vídeo Game / Re:Mount & Blade
« Online: Março 17, 2012, 10:07:27 am »
Mount & Blade comete alguns pecados, principalmente com novos jogadores. Eu tenho todo um carinho por esse jogo mas além de erros técnicos como engine truncada e bugs ele comete erros grosseiros de design. A curva de aprendizado é praticamente triplicada(quando no fundo é bem simples).

Um dos problemas é que o jogo não alivia a mão quando você começa. Ele até tem uma tendência a te colocar em áreas mais tranquilas como começo de jogo mas nada no processo dos 'encontros aleatórios'(que não são muito aleatórios, simula caravanas e bandidos mesmo quando não os vê) é alterado por vc ser iniciante. Então você pode ter o azar de ser assaltado repetidas vezes no começo, se ver no meio de uma guerra sem nenhum contato nem conhecer rotas seguras, etc, etc. Infelizmente se isso acontecer pode ser mais prático começar outro personagem; Uma puta bola fora do jogo.

O lance do M&B é que você precisa bolar suas próprias metas e manter uma visão clara delas. Depois que eu percebi isso me veio que tem tudo haver com simulação; Bem como na vida real, se você quer suceder você precisa de metas. Viajar por aí sem rumo apenas fisgando pequenas oportunidades onde tropeçar nelas(como 'quests' e trabalhos alheios) não vai te levar longe. Ponto.

Tente pensar no 'plano de carreira' e futuro que o personagem buscaria, faça uma ficha compatível e se foque em seguir aquilo. Não espere para de repente resolver ser comerciante, se quer jogar com um fazer uma ficha de acordo ajuda bastante mas o principal é começar a seguir essa rota desde o começo. Preste atenção onde as grandes caravanas de comerciantes vão, comece logo a comprar barato aqui para vender caro lá e seu 'império' comercial vai começar a florescer. Mesma coisa outras carreiras; Se eu quero virar algum tipo de general eu devo escolher logo um lado, fazer trabalhos 'mercenários' para algum lorde até ganhar a atenção/respeito dele, me tornar seu vassalo, carregar seus propósitos adiante... depois tentar casar com a filha dele.

O caminho mais difícil e fácil(??) é o de bandido. É difícil porque logo as aldeias não vão estar dispostas a te ajudar mas ei, a idéia é até lá você já ter gente o suficiente para chegar nelas chutando a porta de qualquer jeito. Há algo bem simples na filosofia de ser covarde e simplesmente escapar para pradarias mais tranquilas(com outros saques à espera) ao invés de confrontar exércitos, até você ter números e força suficientes. O que eu achei legal é que ao seguir esse caminho hit and run(se você for bandido) não é uma das estratégias viáveis: é A estratégia que você querendo ou não eventualmente você vai seguir para sobreviver. É isso que eu acho o mais mágico em simulação; Feita corretamente o jogo não usa artifícios para levar você por um esteriótipo, você sente e se torna na pele aquilo puramente pelas consequências naturais dos seus atos.

Outro aspecto da simulação(que uns podem achar positivo ou negativo) é que ela não dá mole. Se eu e meu bando ainda fracos, sem cavalaria e tal se encontra meio que encurralado contra cavalaria e gente bem armada eu estou fodido. No máximo, com habilidade e sorte, eu e uns gatos pingados sobrevivemos para tentar recomeçar... nessas horas o jogador(maioria) ganha mais dando um reload mesmo. Não tenha vergonha de dar um reload anterior e evitar cometer os mesmos erros até você pegar o jeito e entender quando é perigoso demais ou não seguir por um caminho.

E claro, principal dica para o começo: trabalhe para terceiros, não tente abocanhar mais do que pode. Não tente ser patrão se mal saiu das fraldas, junte uma grana e algum respeito para então começar a tocar o terror na sua carreira e acabar com a concorrência/adversários. E não pense em armas como investimento inicial. Opte por proteção(escudo em primeiro lugar), cavalos ou arcos em primeira instância; Não fique equipando seus homens com boas espadas ou machados sem q eles tenham o necessário para se proteger, e nunca se esqueça de lanças.

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