Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Elven Paladin

Páginas: 1 ... 128 129 [130] 131 132 ... 180
1936
Dicas & Ideias / Re:Vampiro e D&D fizeram amor ?
« Online: Outubro 02, 2012, 02:46:06 am »
Citar
Resumidamente: não. Isso sempre existiu.

Pior ainda, essa mescla de elementos de diferentes abordagens de RPG é um tapa na cara de uma das conclusões mais clássicas do "System Does Matters", que deu base para a gnS Theory: "To sum up, I suggest a good system is one which knows its outlook and doesn't waste any mechanics on the other two outlooks."

Citar
Resumidamente: não. Isso sempre existiu.

Mas na maioria das vezes, era deixado de forma implícita ou colocado em "Conselhos ao DM".

1937
Off-Topic / Re:Política, tópico permanente
« Online: Outubro 01, 2012, 04:01:50 am »
Citar
Além do que o poder do Estado brasileiro seria destruído.

Acabo de me converter oficialmente à democracia participativa. :)

Citar
Democracia participativa é requer engajamento politico da população.

O que por outro lado, é um problema considerável - ainda mais quando a interferência política tem atingido esferas que nem mesmo um Luís XIV ou um membro da Dinastia Tudor esperaria que pudessem atingir.

1938
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Forgotten Realms
« Online: Outubro 01, 2012, 02:40:53 am »
Citar
Por isso, quando o papo é Forgotten, prefiro a simplicidade da velha "caixa cinza".

Eu prefiro, ahn, tudo. O que não deveria surpreender pessoa alguma. :b

Citar
É o mesmo que acontece com os livros escritos pelo Greg Stafford pra Glorantha - o autor se perde em tanta minúcia (traços culturais, rituais religiosos, calendários complexos, detalhes geográficos) e acaba esquecendo que o propósito era fazer um mero jogo.

Fazendo um mea culpa parcial, detalhismo não é algo necessariamente ruim. O "Mal de Tolkien" (que é compartilhado pelos autores de Iron Kingdoms e Kingdoms of Kalamar) pode ser incrivelmente interessante para alguns DMs e Jogadores que gostam de detalhismo e atenção à minúcias, especialmente quando tornam uma ambientação mais agradável ao ser lida (o que não implica necessariamente em ser interessante para jogar).

1939
Off-Topic / Re:Política, tópico permanente
« Online: Setembro 29, 2012, 03:44:33 pm »
Citar
Você perceba que, embora alguns políticos (sobretudo do ascendente PSOL) carreguem a bandeira da integridade e shit, o simples fato de não roubar e ficar parado sem fazer nada de ruim, você JÁ ESTÁ MAMANDO nas tetas do Estado.

Contudo, dos males o menor - eu prefiro um vereador/deputado que passe a maior parte do seu tempo fazendo coisa alguma de útil a um engajado em alguma causa política (que no Brasil, quer dizer que ele vai trabalhar arduamente em inflar a máquina estatal e regulamentar mais alguma área que nunca precisou ser regulamentada).  :)

Citar
A democracia REPRESENTATIVA não é a melhor forma de governo. Existe democracia participativa.

Eu ainda prefiro a democracia representativa a nível nacional/estadual - só que sem eleições, mas sim por via de sorteio. A nível municipal, eu não vejo problemas com mecanismos participativos. E com um Estado imensamente limitado no que pode fazer, mas isso no Brasil é tão possível quanto ocorrer um retorno à Monarquia.  :b

1940
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Forgotten Realms
« Online: Setembro 27, 2012, 11:53:57 pm »
Citar
O Elminster não tinha morrido? Tinha ouvido falar sobre uma aventura em que ele ficou pinéu, e os jogadores tiveram que matar ele pra ele não gerar um cataclisma.

Está confundindo ele com o Halaster Blackcloak, que morreu antes da aventura Expedition to Undermountain. Atualmente, Elminster quase morreu, mas ainda sobrevive na consciência da descendente dele, Amarune Whitewave.

Citar
Que eu saiba, essa não era a versão do Greenwood para Forgotten Realms? Com material de campanha dele? Se for assim, provavelmente não respeita a continuidade atual do cenário.

O que foi anunciado é que esse material é Edition-Neutral e coloca elementos de toda a continuidade do cenário.

Citar
E vocês? O que esperam desse livro? Será que vai ter utilidade para os fãs que já possuem outros livros básicos desse cenário ou será apenas mais do mesmo?

Sendo honesto, não espero muito uso para esse livro. O Ed Greenwood ocasionalmente sofre com um "Mal de Tolkien" - detalhe em demasia elementos não muito interessantes para o jogo e é muito vago em plot-hooks ou descrição do que se espera que vai ser usado em jogo. Eu devo comprar ele porque sou um fã de longa data do cenário, mas definitivamente não porque o Ed escreveu o livro (o que faria se fosse escrito pelo Keith Baker ou David "Zeb" Cook).

1941
Citar
O engraçado é que pra muita gente, essas reimpressões tem sido mais interessantes que as notícias do playtest. Eu estou só esperando pra eles publicarem alguma coisa que realmente me interesse, como alguns dos cenários da 2e.

Você não é o único. Eu espero com alguma esperança (pequena) ver uma reimpressão da Rules Cyclopedia (eu raramente sou nostálgico, mas abro uma exceção para esse livro), pois a que tenho já viu dias melhores. E não me incomodaria em ver os boxed sets de Planescape e Spelljammer relançados.

1942
Apresentação / Re:vish.
« Online: Setembro 25, 2012, 06:47:48 pm »
Welcome Home, Deus-Furry da Spell.

1943
Off-Topic / Re:Tentativas de censura em 2012
« Online: Setembro 25, 2012, 04:27:56 pm »
Citar
Esqueceu de colocar Moral e Bons Costumes em letras maiúsculas, Elfo.

Mostrando desrespeito assim, você parece até um comuna.

Só um Verdadeiro Moralista (TM) saberia disso, Eltor. Você é um deles?

1944
Off-Topic / Re:Tentativas de censura em 2012
« Online: Setembro 25, 2012, 03:37:41 pm »
Eu apoio a iniciativa de proibir a exibição de Ted.

É óbvio que cabe ao nosso nobre corpo de Deputados e Senadores e seus Burocratas Iluminados nos proteger de nós mesmos e tomar decisões que somos claramente incapazes de tomar para nosso bem. E como esse filme é um atentado óbvio à moral e bons costumes, deve ser não só proibida a sua exibição como seu autor deve ser trazidos ao Brasil e preso. Liberdade não pode ser confundida com Libertinagem.

1945
Na verdade, o agrado com o Guerreiro não me surpreende (Idiotizar, digo, Simplificar o Guerreiro é uma das preocupações do Next, amplamente suportada por jogadores). É isso que me assusta: Based on feedback, we’re seeing a call for more flexibility in how wizards use magic.

Porque eu continuo com a impressão que criar um Mago Vanciano + Estrutura de Poderes vai ser incrivelmente trivial?  :P

E como um detalhe menor: And we have a lot of feedback that the sorcerer has strayed too far from its identity in the game.

O Feiticeiro nunca teve identidade (mecânica) em D&D. :P

1946
Dicas & Ideias / Re:Genealogia de inovações no RPG
« Online: Setembro 23, 2012, 02:48:05 pm »
Eu não vou passar tempo revirando livros no momento para isso, mas Vampire de fato tem sua valor, mas sempre me pareceu exagerado, e algo que foi importante para a redução do "Juízo dos Dados" foi a eliminação deles na criação de personagens - passar a criar um personagem como você quer que ele seja é uma característica bastante importante (mas não tanto - até Houses of the Blooded sugere o uso de aleatoriedade em alguns momentos) para um jogo supostamente focado na história.

E aqui, o mérito provável é de Champions (de 1981, embora eu só conheci edições posteriorores) e GURPS (1986). Todos RPGs anteriores que eu conheço usam muito a ideia de "Role os dados para definir seu personagem" (e D&D ainda tem que lutar com quem gosta dessa ideia, graças ao Revival Old School).

1947
Sistemas & Cenários / Re:[d20] Jogando sem grid
« Online: Setembro 23, 2012, 02:30:16 pm »
Citar
Fora o tempo. É simplesmente irritante paralisar a história para jogar um combate maravilhoso e preciso que dura três horas. Sendo que a sessão geralmente tem quatro horas. E é jogada de madrugada.

Eu juro que não entendo como conseguem demorar tanto em combates - salvo situações excepcionais onde o DM quer extender combates, eles não passam de uma hora (e em D&D 4e). Isso não me parece ser algo inerente de Grids + Miniaturas, mas de indecisão de jogadores e DM (e oponentes e/ou jogadores muito defensivos).

Citar
Essa ideia de "luta importante" eh tao story-first.

Sim, é.

1948
Sistemas & Cenários / Re:[DDN] Minotetas?!
« Online: Setembro 20, 2012, 04:45:55 pm »
Jogadores D&D tem algumas taras muito...exóticas:b

1949
Sistemas & Cenários / Re:[d20] Jogando sem grid
« Online: Setembro 19, 2012, 12:59:00 pm »
Citar
GM empowerment. Empowerment. EMPOWERMENT!

Eu tive uma sensação similar ao ler isso, de...



:)

1950
Sistemas & Cenários / Re:[DDN] Entrevista com Mike Mearls na EnWorld
« Online: Setembro 18, 2012, 03:08:45 pm »
Citar
O problema da lista extensa de magias, pelo menos em tese, deveria ser resolvido pela preparação de magias. O problema é que na 3.x, os conjuradores se utilizavam de itens mágicos (especialmente pergaminhos) para terem acesso às magias que não foram preparadas. O Mike Mearls revelou em alguma entrevista que no D&D Next os pergaminhos devem gastar slots de magia do conjurador ao serem utilizados, uma medida que embora não resolva o problema, pelo menos ameniza o impacto desses itens mágicos no jogo.

Na verdade, não resolve - é como eu coloquei antes, elementos como Talentos Metamágicos, Ítens Mágicos que Armazenam Magias (Varinhas, Cajados, Bastões) são só "notas de rodapé" - tudo o que eles fazem é disponibilizar ou facilitar o acesso a "Poderes Cósmicos Fenomenais" (Dentro de uma Lista de Magias).

Citar
Mas realmente é dificil conseguir equilibrar perfeitamente os combatentes com conjuradores de lista extensa de magias, visto que cada magia nova lançada em algum suplemento é uma peça a mais no arsenal dessas classes.

Mais um ótimo motivo para não dar acesso a uma lista extensa de magias. Ou dar acesso a um equivalente dela para Não-Conjuradores (Oh, Olá 4e!  :b). E olha só, Next não está fazendo isso.

Citar
Quando menciono equilíbrio razoável estou me referindo a um jogo onde todas as classes são equilibradas, contanto que os jogadores não estejam explorando os potenciais mais altos de otimização de personagens. Até porque, venhamos e convenhamos, numa mesa de jogadores combeiros profissionais, daqueles que vivem frequentando e participando do Character Optimization Board da Wizards, nem a 4E é equilibrada.

É uma questão de comparação - não existem mais classes Tier One e o que há de Tier 2 só é conseguido via Híbridos na 4e, assim como aquelas classes que podem ser chamadas de Tier 6 praticamente inexistem na 4e (as piores classes da 4e, Seeker, O-Assassin e o Vampiro, são ao menos jogáveis). Por outro lado, no D&D 3e, você já tinha essa diferença imensa de poder logo no primeiro livro (Mago, Druida e Clérigo vs Monge, Guerreiro e Paladino).

Citar
Como um jogador meu costuma dizer, não é só o personagem, mas o jogador também se sente um mago estudando magias! É algo trabalhoso, mas recompensador e divertido para muitos.

Um detalhe a parte: No mundo real, quase todo praticante profissional de artes marciais na Europa da Idade Média Tardia, Renascença e boa parte da Modernidade também tinha que ler (ou fazer com que alguém lesse para ele) uma série de manuais e livros lidando com técnicas de combate, como o Flos Duellatorum.

Uma pena que D&D nunca tentou retratar esse aspecto aos Combatentes.

Citar
Não é nem que o povo queira que os combatentes sejam fracos,

Querem. De uma forma ou outra, é o que muita gente deseja - e isso me deixa levemente desconcertado, dadas as fontes que D&D se baseia.

Citar
Mas ao menos podemos esperar por um guerreiro com um leque razoável de opções (o do playtest ganha uma manobra nova a cada nível ímpar) e que nos níveis mais altos, embora não consiga alcançar o poder de um mago , possa pelo menos chegar perto disso,

Um leque razoável de opções para o Next ainda é muito pouco. Um Mago de nível 1 já tem mais Voodoos Mágicos do que um Combatente de nível 5 - e pode ainda por cima adicionar mais deles se encontrar pergaminhos.

Além disso, o problema do Guerreiro não é Poder de Fogo. Em qualquer edição o Guerreiro sempre foi uma boa fonte de dano e sabia aguentar pancada muito bem - o problema é o que ele faz além disso - praticamente todas as manobras salvo Tumble ou Shift são basicamente iterações de "Você causa ou previne dano de alguma forma".

Uau, variedade incrível.

Citar
Coincidência ou não, o Legend & Lore de hoje fala exatamente de multiclasses, e como querem controlar o 1-level dip, e resolver o problema de não valer a pena fazer multiclasse com conjurador.

É, todo otimismo que tinha ganho com o Next ao ver o Feiticeiro está voltando a ir para o ralo.  :P

Páginas: 1 ... 128 129 [130] 131 132 ... 180