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Posts - Elven Paladin

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 09:33:58 pm »
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Não, o livro final do V:aM, que traz quatro finais possíveis pro metaplot do A Máscara.

Eu honestamente achei que o A Máscara ao menos teve finais aceitáveis. Não exatamente decentes, mas a Gehenna era profetizada e mencionada desde o começo do jogo, os Antediluvianos ascenderiam e seria um 'Deus nos acuda" e havia eventos que anunciavam o fim de Vampiro (Week of Nightmares). Alguns livros geralmente jogavam na sua cara que a Gehenna vai acontecer e todos sinais levam a ela.

Agora, Mago: Ascensão teve finais que eu só posso resumir em "Mas, o quê?". Não é que eles sejam necessariamente ruins, mas Mago não tinha um "apocalipticismo" tão forte quanto Vampiro, Lobisomem e mesmo Changeling e além, a impressão que eu sempre tive após o Revised e em livros como Bitter Road, Manifesto: Transmission from the Rogue Council, Guide to the Traditions e mesmo o Conventionbook: Iteration X Revised é que "O pior passou, a Guerra das Ascensão foi uma besteira, é hora de recuar, rever o que tem sido feito e enfrentar desafios novos, com uma nova geração de Magos sem influência pesada dos Arquimagos e Mestres". E então, blam - Ascensão.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 07:21:06 pm »
Em defesa de "A Máscara", o conflito de Camarilla contra Sabá não era o único e até passou a ser reduzido em certos livros. Afinal, ainda havia a questão dos Anarquistas (e mesmo os Kuei Jin que passaram a invadir o Anarch Free State e havia uma linha de plot, descontinuada, onde haveria conflitos maiores contra eles), do que a Mão Negra se interessava no Sabá e dos enigmáticos e indefinidos Inconnu e mesmo os Clãs Independentes com seus próprios conflitos (Giovanni vs "Capadócios", Ravnos vs Todo Mundo, Assamitas Islâmicos vs Assamitas do Path of Blood).

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 07:05:42 pm »
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Nem coisas como o Gehenna, livro final da linha V:aM e um dos piores suplementos que eu tive chance de ler. Dos quatro finais, só um atende a idéia do horror pessoal. Enquanto os outros três atendem o conceito de X-Men Góticos que V:aM foi assumindo ao longo do tempo. Se aquilo não é admitir que a linha tinha perdido o conceito inicial, não sei o que mais seria.

Não diria que foi assumindo, era algo incipiente desde o começo e passou a ser enfatizado para corrigir um defeito sério de Vampiro: Não havia nenhum motivo para agir em grupo em A Máscara (a menos que fosse um jogo com Sabá), mas aí era cooperação induzida por Vinculum.

Isso pode ser algo interessante para diversos tipos de jogos, mas em RPG (salvo aqueles que preveem isso, como Paranoia e Houses of the Blooded em sua versão mais extrema), isso é uma falha brutal.

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Off-Topic / Re:Literatura
« Online: Novembro 25, 2012, 04:26:28 pm »
Aliás, olhando no site da Aleph, eles ainda não publicaram Diamond Age, mas traduziram Snow Crash/Nevasca para essas bandas e pode ser visto aqui. (Além de outros livros de C-Punk e Sci-Fi).

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Opa, eu falei Tecnomancer mas quis dizer Neuromancer mesmo xD

Talvez seja por isso que eu não estava encontrando em lugar nenhum...

Foi a impressão que tive  :b

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Off-Topic / Re:Literatura
« Online: Novembro 25, 2012, 04:10:17 pm »
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E eu também aceito sugestões. Mais especificamente no gênero cyberpunk, que me chama muita atenção mas nunca li. Eu estava a procura de Tecnomancer, para começar, mas não achei em lugar nenhum...

Procure a Trilogia Sprawl (Neuromancer, Count Zero, Mona Lisa Overdrive) do William Gibson, publicada aqui pela Aleph, e que é provavelmente a maior divulgadora de todo cyberpunk. Se você quer algo que continua lidando com elementos C-punk mas ignorando quase todos os clichês do gênero, tem Diamond Age do Neal Stephenson.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 03:59:00 pm »
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Porque é difícil.

Touché.  :)

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É do livro sim, ela prefere explodir a cidade inteira do que lidar com uma situação ruim, as novas regras são basicamente isso.

Well, eu ainda não vi nenhum evento em Réquiem que envolva bombas atômicas espirituais em uma batalha imensa em Bangladesh, com direito a um Bodhisattva assumindo a forma de nuvem para absorver a luz solar e o bombardeio enquanto [Ravnos] enfrenta os outros Bodhisattvas e a Tecnocracia está surtando com esse evento e ativa o Projeto: Ragnarok.  :P

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:22:17 pm »
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que esqueceu da profundidade das histórias dos clãs que eram simplesmente impecáveis e criou ganchos de personagem tão ruim quanto o crepúsculo.

Detalhe irônico - o personagem mais próximo de Crepúsculo que já vi em RPG está em Vampiro: a Máscara - procure pelo Vampire Dad na páginas 110 do Tempo do Sangue Fraco/Time of Thin Blood.

E eu não posso evitar de perguntar, mas quão a fundo você conhece o metaplot de Vampiro? Porque o termo "impecável" dificilmente pode ser aplicado a ele. Por exemplo, o que esses eventos dizem para você?  :P

1. Infecção de Vicissitude.
2. A Verdadeira Mão Negra/Tal'mahe'ha
3. Semana de Pesadelos
4. Rasputin e que Clã ele era.
5. Taumaturgia é uma invenção de Tremere e o segredo bem controlado desse Clã.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:40:45 am »
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Os caras dizem que não querem dar a primeira página do livro com a "Regra de Ouro" estampada, mas querem que o pessoal faça o que quiser com o jogo deles. Pra mim, não adianta debater sobre isso.

Olhe o que escrevi antes de citar o Skemp. A diferença é bem clara.

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E não vou dar o braço a torcer por gurps.

Eu não me importo quanto ao que acha quanto a GURPS - apenas que escreva algo factualmente correto.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:29:35 am »
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Então é um debate inútil.

Dado seu histórico aqui de reclamar do que não conhece, geralmente isso é verdade.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:21:10 am »
Para deixar claro, o que eu critico da Regra de Ouro não vem do uso dela em jogos para "fine tuning", "pequenos ajustes" e coisas que todo DM faz em jogos. O que eu reclamo é expresso aqui:

Now here's the thing. Back in the old days, we put the Golden Rule in every rulebook we put out, and we stressed the hell out of it. If you came on board post-Vampire: The Requiem and haven't seen it, the Golden Rule was essentially "Break and change any rule you want. Your judgment trumps all." We stopped doing that with the release of the Storytelling system because that had gotten to be a bit of a crutch. It wasn't an excuse for putting out shoddy rules that we liked and expecting people to come up with something better. We wanted to do rules that made sense the first time, and we didn't want the Golden Rule to be some kind of safety net. We wanted the rules to work the first time.

But the thing is that we still believed in the Golden Rule. We still wanted people to follow it, we just didn't want to emphasize it. Ultimately, gaming groups are such a deeply individualized mix of interpersonal chemistry and preferences that there's no way we can write from a perspective of knowing your group. Therefore, we have to write from the perspective of being the most useful to the greatest number of groups. That assumes a certain median. You don't add on multiple templates because it involves a lot of extra work that might not be worth it, for instance. Now, it might be worth it — but unless we're sure that everyone in the group is for the idea and willing to do the extra work that keeps the multi-template character from dominating play, it's better to err on the conservative side. That doesn't mean we can't break those rules from time to time, though.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:09:00 am »
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E só pra constar, qualquer versão do WoD é tão old school quanto o Maluf é honesto.

Well, para a justiça brasileira, o Maluf é relativamente honesto.

E embora eu concorde em geral com você, World of Darkness tem diversos elementos que podem torná-lo "Old School" em diversas definições usuais do termo - mas certamente não por intenção de design.

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Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?

Não. Você nada entendeu do que escrevi, atmo.  :P

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:00:59 am »
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Como já disseram antes, há sistemas intragáveis que pessoas tornam memoráveis, mas a medida de qualidade aqui está sendo medida pela competência do designer, não pela habilidade inata do mestre em contornar as falhas do sistema sem as regras do mesmo.

Eu odeio ter que concordar com o crudebuster de maneira explícita, mas tenho que fazer isso aqui.  :P

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1) Tome vergonha e aprenda o sistema

Eu não diria que isso é algo muito saudável, por incrível que pareça. Embora eu suspeite imensamente de DMs que não se dignam a conhecer bem, é preciso lembrar do óbvio: A escolha de DM é mensurada (subjetivamente) por diversos fatores.

Em alguns casos, é porque ele é o único que se dispôs a fazer isso. Outras vezes é porque ele é um bom ator e fazer personagens memoráveis. Algumas vezes, porque ele saber fazer bons desafios estratégicos e investigativos. Ou porque ele é incrivelmente equilibrado e permite liberdade muito maior de criação de personagens. Algumas vezes, é porque ele é engraçado. Algumas vezes, porque ele é quem conhece melhor algum ambiente de jogo. E não raramente, é por uma mistura maluca de tudo isso.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 01:46:03 am »
E desde quando regras decentes estragam "crônicas bem elaboradas"? Isso é um tipo estranho de "Falácia Soma-Zero" aplicada a RPGs. Aliás, uma das características mais hilárias de Vampiro é o quanto ele te desincentivava a jogar com os temas do jogo.

Quer explorar a fundo Humanidade? You're screwed, porque ela é mensurada objetivamente, sem espaço de variações (existem os Paths, que são bem escritos, mas eles sofrem do mesmo mal). Quer buscar a Golconda? É interessante, mas impossível de ser usada no jogo (de forma engraçada, a primeira edição tornava a Golconda bem mais jogável, existiam até forma de induzí-la alquimicamente) porque todo mundo detesta eles.

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Apresentação / Re:Mais um na multidão
« Online: Novembro 25, 2012, 12:59:41 am »
Seja bem vindo a Spell. Fazia um bom tempo que eu não via essa imagem do/da/de Sascha/Mica Vykos e me lembrei o quanto detestava Vampiro.  :b

De qualquer maneira, aproveite esse buraco do inferno.  :b

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:57:46 am »
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Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.

Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.

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