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Posts - Nibelung

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 29, 2012, 12:13:18 am »
Nada impede eles de fazerem um descanso de 18 horas.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 28, 2012, 11:41:52 pm »
E como limitar os descansos? Apesar de nem todo lugar ser apropriado ou seguro, ficar jogando encontros aleatórios para interrompê-los é sacal.

A forma mais simples e prática é com história. Um grupo rival atrás do mesmo objetivo. Um ritual que deve ser impedido a tempo, um refém que pode ser morto a qualquer momento...

Na 4e, por exemplo, sinceramente nunca rolou essa de "ah, gastamos o diário, vamos dormir". Eles praticamente sempre se viram com os por encontro, usando os diários apenas quando a situação se prova complicada o suficiente para isso, realmente funciona como aquele "último recurso" quando a coisa aparentemente vai ficar feia ou já está feia.

O único recurso da 4e que torna indispensável o descanso é se todos os pulsos de cura do grupo acabarem. E se a situação for crítica, até dá pra empurrar mais um combate com o grupo sem pulsos de cura (mas tem que ser um combate "fácil" ou eles vão invariavelmente perder).

No sistema vanceano padrão TODAS as magias de maior ou menor poderio são igualmente diárias. Então você se vê eternamente com recursos que só são gastos e não voltam. Na 4e apenas os mais poderosos poderes são diários então você vê que você sempre terá recursos no encontro além do ataque básico e dos poderes sem limite. O resultado disso é um incentivo menor ao dia de 15 minutos.

Nem se trata só disto. O caso é que o sistema vanceano da 3.5 escala muito mal. Só o que realmente conta em seus recursos são suas magias de seus três maiores níveis (exemplo, no nível 15 você só considera as magias de nível 6-8). As magias de nível baixo em geral tem duração pequena demais pra ser considerada em combate, dano baixo demais pra valer a pena no lugar de uma de nível alto, ou duração tão grande que pode ser considerada um buff de dia inteiro (como Armadura Arcana).

Some isso ao fato de que magias de nível 4 que valem a pena usar repetidamente podem ser usadas em varinhas (raio ardente e afins), e temos conjuradores que literalmente não ligam se tem 2 ou 12 slots de nível 1 pra preparar coisas. O que conta é que ele tem dois slots de nível 8, quatro de nível 7, e cinco de nível 6. E quanto estes acabam, o poder do mago cai pra menos de um décimo do que ele fazia.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Fevereiro 28, 2012, 06:28:10 pm »

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 25, 2012, 07:30:45 am »
Sobre o mago:


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Jogos Sociais / Re:Máfia - Hanna Barbera Vitória da Máfia!
« Online: Fevereiro 25, 2012, 12:26:57 am »
Eu falei desde o começo pra não levar em conta RCs como culpabilidade. O Tetris e a Noara se enforcaram sozinhos, mas muita gente morreu só por revelar um RC "suspeito". (Sério? Linchar o Tom?).

E achei que pra limpar a lista de possíveis RCs você ia adicionar todas as noites umas duas mortes aleatórias de gente que não existe. Ou jogar aleatoriamente "não tem nenhum personagem deste desenho".

No final, vitória merecida da máfia. A cidade ficou apática demais, ninguém discutia nada, os rumos da conversa eram facilmente desviados, e muita gente acreditando facilmente em qualquer coisa.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Fevereiro 24, 2012, 06:08:06 pm »
Isso não é japonês. É sueco.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 24, 2012, 12:17:56 am »
A questão das 15 armas é relativa. Na 3e, qualquer conjurador decente carregava umas dez varinhas, dezenas de pergaminhos, e uma penca de bastões metamágicos que ele sacava, usava, e deixava no chão.

A ação de "trocar de arma" pode ser ignorada se gerar um clima legal. Ao invés de usar os exemplos de guerreiros dos anos 80, como Conan e Aragorn, pensem em coisas mais recentes. Novatos que querem jogar com guerreiro podem estar inspirados em Ezio, Kratos, ou Dante. E todos eles trocam de arma com uma ação livre.

Tudo bem, mídias diferentes. Mas as gerações mudam, e as expectativas mudam. Quem vai fazer propaganda do jogo não vai ser o tiozão de quarenta anos. Vai ser o adolescente de 13 que ganhou o livro e gostou da aventura. Porque o tiozão não tem tanto tempo pra ficar espalhando propaganda pela internet, e nem vai convidar seus outros amigos tiozões que nunca jogaram pra experimentar.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 23, 2012, 06:26:25 pm »
E a ideia que eles estão querendo vender é

Vamos voltar a 3ª edição, la tudo era mais d&d!

Primeira edição. Aqui no brasil temos muitas viúvas da 3e, mas a grande maioria dos old schoolers americanos são da velha caixa vermelha e da Rules Cyclopedia.

Quanto ao caso do guerreiro, eu vou repetir o que tinha falado no chat: O problema do guerreiro é exatamente o mesmo problema do mago: O peso da tradição força ambas as classes a serem mestres de tudo que cobre o que eles sabem fazer ("lançar magias" com o mago, "bater com armas" com o guerreiro). O problema é que o mago poder lançar qualquer tipo de magia (bolas de fogo, ilusões, teleporte, telecinese, adivinhações, transmutações, poções, itens mágicos, buffs...) é esperado, enquanto o guerreiro ser mestre em todos os estilos (arquearia, espada, escudo, machado, lança, martelo, montaria, armas de duas mãos, duas armas, etc) é "forçar demais a barra".

Eu acho que é porque armas existem no mundo real, e qualquer um que já tenha praticado artes marciais sabe o quão difícil é dominar o uso perfeito de uma arma. Mas como magia não existe, é só "ler o pergaminho e repetir infinitamente. Faz sentido."

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Fevereiro 20, 2012, 02:01:08 pm »
Pro Maddie.


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 15, 2012, 06:59:16 pm »

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Sistemas & Cenários / Re:[Duvida e Charop] Bardo na 4e
« Online: Fevereiro 15, 2012, 02:29:33 am »
Livro do Jogador 2. Bardo de Valor é uma das duas builds básicas.

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Fevereiro 15, 2012, 12:00:57 am »
Pra mim, a morte da Rede é tão impactante quanto a morte da Dragão Brasil. Eu não lia faz eras, mas era um ícone importante de uma era. Sinceramente, senti bem mais quando morreram Tomo4e, Rolando 20, Innominatus, e até o dot20.

Quem for da Rede e vir este tópico, fique a vontade pra entrar na Spell. Nunca fomos contra ninguém, desde que respeite as regras e não confunda ataques à argumentos como ataques pessoais.

Quanto à morte do RPG em si, eu tenho tentado fazer minha parte. Mas já descobri que sou um péssimo professor. Parei de ir a eventos porque era sempre a mesma panelinha de BH, e ir pra sampa é caro. Então se morrer, paciência. Também fiquei triste quando o SNES morreu.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 10, 2012, 11:31:26 pm »
Só gostaria de uma coisa, uma coisinha da 3E que foi melhor do que na 4E: suporte aos cenários. Atualizem (com qualidade) os cenários que eu continuarei com a minha 4E com adaptações a eles.

Teve bastante suporte aos cenários na 4e. Mas estavam todos no DDI, e não em livros capa dura.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 10, 2012, 02:36:10 am »
Eu acho engraçado é o comentário que o guerreiro não pode especializar em várias coisas porque é irreal. E enquanto isto temos magos que são blasters, buffers, necromantes, adivinhos, ilusionistas, telepatas, telecinéticos...

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