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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 09:09:09 am »
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Há jogos e jogos dos mais variados tipos porque os seres humanos são propensos a isso. Não tem nada a ver com desequilíbrio. Não tem nada a ver com lucro e prejuízo. Tem a ver com o fato de que algumas pessoas SE DIVERTEM com futebol, e outras com tênis. Algumas com natação, e outras com saltos ornamentais. Alguns com maratona, e outros com alpinismo. As pessoas tem interesses diferentes, pronto. Surgiu um sistema de RPG lá em 1970, ele gerou outros, porque nós seres humanos somos assim. Só isso.

E, sobre a Hasbro mudar funcionários para um lado ou para outro, tem pouco a ver com desequilíbrio, e sim com maximização dos lucros. O que eles fizeram com o D&D Miniatures é testemunho disso.

Exceto que não. jogos alternativos fazem sucesso por que tem um design melhor e mais equilibrado. os jogadores podem se divertir sem precisar se contentar com migalha e sem precisar que o mestre intervenha. e isso tira jogadores de D&D, o que significa menos lucro pra wizards/hasbro.  :haha:



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Bom, todo personagem pode fazer mais do que "eu ataco", exceto se tudo o que há nas aventuras sejam combates. Se a experiência de RPG for reduzida a combates e apenas combates (ou encontros que são uma variação disso) daí temos sim um problema, indiretamente relacionado ao desequilíbrio, mas diretamente relacionado ao foco que se dá ao jogo como um todo. E, se esse seu colega citado realmente passou a "fazer algo de interessante" quando jogou 4e deve ser porque o jogo era basicamente uma sucessão de encontros de combate/testes de perícia, né? Ou tinha alguma coisa fora disso?

Ele ficou feliz por que podia fazer coisas interessantes dentro de combate além de causar dano. e ate fora graças aos poderes utilitarios

sem falar que o foco principal de D&D sempre foi o combate

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Sobre a "mudança que não fará mal a ninguém", é porque ela pode sim fazer mal, muito mal, a muita gente, especialmente porque a primeira coisa que se pensa quando se fala na falta de poder de algumas classes é a redução de poder das classes mais poderosas, o que mexe no âmago dessas classes. É algo como "já que essa classe é incompleta, todas as outras classes também tem de ser incompletas". É como se um ditador manco forçasse a todos nós a mancar também. Não resolve o problema, e faz mal a muita gente.

Os únicos jogadores que se incomodariam com classes overpower ficando menos overpower, e com todo mundo se tornando importante seriam os "babacas" que você mesmo sitou  :b


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"heróis em busca de tesouros e itens mágicos invadem subterrâneos repletos de monstros fantásticos e de quebra ainda salvam o mundo"

E se eu disser a você que temática de jogo nada tem haver com funcionalidade de jogo ?

vide dungeon world

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 08:42:54 am »
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Se o desequilíbrio fosse realmente esse problema todo, haveria como gostar? Haveria como se divertir? Não, não haveria. Exceto, talvez, no campo do sadismo e do masoquismo.

Exceto que o jogador ficaria bem mais feliz se o guerreiro dele pudesse fazer algo além de eu ataco. eu mesmo já presenciei isso. uma amigo que gostava de guerreiro na 3e gostou ainda mais na 4e, por que, hey ele começou a fazer algo de interessante. Novamente eu gostariade saber o que há de errado em querer uma mudança que não fará mal a ninguém

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Outra coisa: esse "problema" do desequilíbrio é  discutido desde a aurora do RPG e, ao meu ver, ele nunca foi realmente solucionado. Contornado, talvez. Solucionado, nunca. Se vem sendo assim, qual é o diferencial nessa conversa, ou seja, qual é a grande novidade a se apresentar no assunto, qual é a solução mais atual, qual o modelo de sistema de RPG a se seguir, etc? Você por acaso tem essa resposta?

Sabe por que tem tantos jogos alternativos pipocando por ai ? sabe por que tem muito jogador que abandona rpg pra ir procurar por outros tipo de jogo como videogames ? sabe por que a equipe de D&D foi reduzida a meia dúzia de gatos pingados tendo ate seus melhores ilustradores sendo repassados exclusivamente para a divisão de magic ?

Por que os jogadores de hoje em dia não tem mais interesse em rpgs que se mantém presos a 1970

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 08:06:45 am »
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Eu só queria que vocês percebessem que ninguém se importa realmente com isso.

Se ninguém se importasse essas reclamações não estariam sendo feitas a principio

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proibiria as classes mais fracas pela sua desvantagem inerente

Muitos mestres não fazem isso por que tem jogadores que mesmo sabendo que essas classes não são grande coisa gostam delas

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ou proibiria as classes mais poderosas devido às vantagens inerentes, ou regularia tudo (TUDO) com umas regras caseiras, resolvendo o desequilíbrio.

AI que esta. o mestre não deveria ser obrigado a consertar o jogo POR QUE ISSO NÃO É TRABALHO DELE


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E, novamente, esse desequilíbrio existe deeeeeesde 1974, em todas as edições, e todas elas venderam bem, e todo o mundo jogou, e todo o mundo se diverte... eu realmente falho em ver o problema de um ponto de vista prático, de consumidor e planejador de RPG's.

Exceto que como o wilken disse um sistema mais equilibrado não machuca quem não se importa com desequilibrio e atrai quem gosta. não vejo por que não se procurar por essa alternativa

Edit: a 4e foi a edição mais equilibrada de D&D e vendeu muito bem

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Agora, se o que você tem é um JOGADOR problemático, me desculpe, não será um sistema mais equilibrado que resolverá a questão.

Não. mas ajuda, por que via de regra ele vai ter que sossegar

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Por isso, a minha conclusão sobre esse assunto é a seguinte: sim, o [inserir sistema de regras] é desequilibrado, as classes tem diferenças de poder e etc, portanto não galgue sua experiência de jogo em cima disso, porque isso seria coisa de gente babaca.

Então eu querer um jogo bem feito onde não importa o personagem que eu faça, ele vai ter utilidade faz de mim um babaca ? eu tenho que me contentar com meu guerreiro tendo só arroz, feijão e bife enquanto o mago tem todo um self service ?




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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 07:39:01 am »
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Aliás, uma curiosidade: quais são os sistemas da sua preferência no momento? Continuou na 4ed ou migrou para outro sistema mais recente como o 13th Age?

Fiquei pela 4e mesmo, jogando 3e algumas vezes. nunca me interessei muito por outros sistemas que não D&D (mais por preguiça do que por qualquer outro motivo  :b)

Ultimamente comecei a me interessar por sistemas point buy

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 01:14:57 am »
razões de por que não fui com a cara da 5e ate agora

1: regras ambiguas/vagas, serio eu odeio isso em qualquer jogo

2: combatentes apesar de ganharem algumas habilidades especiais continuam tendo bem menos que os conjuradores (sim eu vou bater nessa tecla)

3: bônus de atributos ímpares. Bem vindos de volta aos anos 70

4: talentos e venda/criação de itens mágicos sendo regras opcionais soa mais como os designers tentando tirar o deles da reta

5: save or suck esta de volta, bem como outras magias adoraveis (forcecage uhay :dança:)

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 07:38:24 pm »
Por isso eu não defendo a 3e.  :b

(Em níveis altos e cheia de splatbooks, pelo menos.)

Sim. estou apenas dizendo que essa afirmação de que conjuradores estão preparados pra tudo tem seu por que

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 06:51:12 pm »
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Mas aí a gente volta ao eterno exemplo do Mago de Schroedinger que sempre surge em discussões na internet, onde sempre tem um mago que possui as perícias certas pra situação, teve tempo de pesquisar sobre o monstro antes pra saber quais magias preparar, conhece as magias perfeitas e tem os itens mágicos apropriados pro caso, sabe quais os testes de resistência mais fracos, tem os combos de itens certinhos pra situação que vai enfrentar, tem as magias defensivas pro tipo de dano que vai tomar, etc etc etc... como se todo o tempo e em todos os combates fosse assim em jogo, e como se isso é que devesse ser usado como base pra saber se há um desequilíbrio.

Bem eu não sei quanto a 5e pois não olhei as magias bem a fundo. mas na 3e era uma tática bem comum se utilizar de magias/itens mágicos de adivinhação pra espionar e se prepara com antecedência para o inimigo

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 06:13:04 pm »
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Eu mesmo desencorajo metagamers

Não é necessariamente metagaming - perícias como Arcanismo e Investigação existem justamente para justificar esse tipo de conhecimento.

Conhecimento é poder. uma das razões pro cloistered cleric ser uma das minhas variações de classe favoritas :P

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 05:17:26 pm »
Como exatamente os TRS são determinados ? vem na descrição da magia ou o mestre e quem decide ?

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 09:08:41 am »
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será que seria divertido jogar um RPG onde, dadas as mesmas condições, as coisas aconteçam de modo autêntico e os resultados de cada personagem sejam iguais aos do outro, para o mesmo grau de complexidade, desafio e sucesso?

Presumindo que eu entendi o que você quis dizer, sim. por que a alternativa seria uma personagem faz tudo e o outro chupa o dedo

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Haveria, no final das contas, como diferenciar, dentro do jogo, um personagem do outro?

Sim. Personagens igualmente funcionais não significa personagens que funcionam igual

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 10:24:42 pm »
Poder divino e força dos justos também saíram ?

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 06:38:32 pm »
Pergaminhos, assim como qualquer item mágico, por padrão não podem ser comprados pelos jogadores.

Mas ainda podem ser criados por eles ?

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 03:16:36 pm »
Uma coisa que eu acho muito engraçado e ver os fãs "tradicionalistas" de D&D reclamarem que os personagens da 4e parecem ter saído de algum anime ou videogame e que não tem nada haver com a fantasia clássica que inspirou D&D

Mas quando você para pra olhar uma mago da 3e por exemplo, percebe que ele se parece muito mais com uma mago de final fantasy do que com gandalf ou thulsa doom

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 01:08:31 pm »
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Deixar nichos limitados não é a solução.

Isso é apenas uma questão de proposta de jogo. D&D presume que cada classe tem seu papel, logo para estar equilibrado cada um deve ser capaz de cumprir seu role de maneira efetiva e não tê-lo completamente invadido por classe de outro role.

"A mas se o líder cair não tem mais cura" é pra isso que o defensor esta ai. evitar que os inimigos cheguem nos aliados

Edit: e também os pulsos de cura

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Em combates cai no quesito de "caiu o healer da raid = morre todo mundo". É preciso que haja overlap de funções.
Ou então você cria uma fórmula de grupo que todo grupo precisa ter um de cada tipo (exatamente como uma edição fez) forçando artificilmente uma composição.

Muitas classes na 4e tinham roles secundários (obviamente não eram tão boas neles quanto em seus roles primários)

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E errado novamente. O grande mimimi de conjuradores serem deuses é esse.
Ele SEMPRE pode contribuir na situação. Mesmo que o inimigo seja imune a magia, você ainda pode dar suporte legal pros aliados. E quando tudo mais falha, todo mundo pode contribuir no combate com dano.

Note que eu disse TODO MUNDO fazendo um pouco de tudo. o mimimi contra o conjuradores era que SÓ eles faziam de tudo

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Equilibrado é que não é um jogo que uma classe pode sempre contribuir enquanto a outra o jogador só pode abrir a boca pra resolver um assunto.

Verdade. outra razão para os nichos serem bem protegidos quando o jogo os possui

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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 31, 2015, 12:21:36 am »
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E não há equilibrio matemático que resolva isso.

Exceto que o problema de equilibro em D&D nunca foi matemático. as magias mais chatas dos conjuradores não são as de dano:bola de fogo, misseis mágicos e etc. são aquelas com as quais eles tornavam as demais classes praticamente inúteis: voo, invisibilidade, parar o tempo, invocar criatura etc

Num jogo como D&D onde cada classe tem sua função o equilíbrio é atingido quando cada classe consegue cumprir seu role de maneira efetiva e que ninguém invade o nicho de ninguém

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Por isso a preferencia por sistemas que permitem todo mundo contribuir, o tempo todo.

Um jogo onde todo mundo pode fazer um pouco de tudo isso não é mais ou menos equilibrado, apenas diferente

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