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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 09:09:09 am »Citar
Há jogos e jogos dos mais variados tipos porque os seres humanos são propensos a isso. Não tem nada a ver com desequilíbrio. Não tem nada a ver com lucro e prejuízo. Tem a ver com o fato de que algumas pessoas SE DIVERTEM com futebol, e outras com tênis. Algumas com natação, e outras com saltos ornamentais. Alguns com maratona, e outros com alpinismo. As pessoas tem interesses diferentes, pronto. Surgiu um sistema de RPG lá em 1970, ele gerou outros, porque nós seres humanos somos assim. Só isso.
E, sobre a Hasbro mudar funcionários para um lado ou para outro, tem pouco a ver com desequilíbrio, e sim com maximização dos lucros. O que eles fizeram com o D&D Miniatures é testemunho disso.
Exceto que não. jogos alternativos fazem sucesso por que tem um design melhor e mais equilibrado. os jogadores podem se divertir sem precisar se contentar com migalha e sem precisar que o mestre intervenha. e isso tira jogadores de D&D, o que significa menos lucro pra wizards/hasbro.

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Bom, todo personagem pode fazer mais do que "eu ataco", exceto se tudo o que há nas aventuras sejam combates. Se a experiência de RPG for reduzida a combates e apenas combates (ou encontros que são uma variação disso) daí temos sim um problema, indiretamente relacionado ao desequilíbrio, mas diretamente relacionado ao foco que se dá ao jogo como um todo. E, se esse seu colega citado realmente passou a "fazer algo de interessante" quando jogou 4e deve ser porque o jogo era basicamente uma sucessão de encontros de combate/testes de perícia, né? Ou tinha alguma coisa fora disso?
Ele ficou feliz por que podia fazer coisas interessantes dentro de combate além de causar dano. e ate fora graças aos poderes utilitarios
sem falar que o foco principal de D&D sempre foi o combate
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Sobre a "mudança que não fará mal a ninguém", é porque ela pode sim fazer mal, muito mal, a muita gente, especialmente porque a primeira coisa que se pensa quando se fala na falta de poder de algumas classes é a redução de poder das classes mais poderosas, o que mexe no âmago dessas classes. É algo como "já que essa classe é incompleta, todas as outras classes também tem de ser incompletas". É como se um ditador manco forçasse a todos nós a mancar também. Não resolve o problema, e faz mal a muita gente.
Os únicos jogadores que se incomodariam com classes overpower ficando menos overpower, e com todo mundo se tornando importante seriam os "babacas" que você mesmo sitou

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"heróis em busca de tesouros e itens mágicos invadem subterrâneos repletos de monstros fantásticos e de quebra ainda salvam o mundo"
E se eu disser a você que temática de jogo nada tem haver com funcionalidade de jogo ?
vide dungeon world