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Posts - Nibelung

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 06:11:13 pm »
Na verdade, boa parte do mito "AD&D não tinha combos quebrados como a 3e" vem do fato de que aqui no brasil só tinhamos um suplemento oficial. O resto era adaptação da Dragão Brasil, que sempre era apontado como "criação da revista", e "usa quem quer". Quando você começava a consultar os livros vermelhos, e os livros de Chararcter Options, tinha muita coisa boa e útil, e umas coisinhas que quebravam o jogo se fossem usadas em um combo. Mas era alienígena pra comunidade brasileira como um todo.

Na 3e, com a popularização da internet, era comum todo mundo ter uma biblioteca com todos os livros lançados. E daí pra achar que era tudo válido na mesa, é um pulo. É um erro comum pra quem acompanha os tópicos de otimização sem entender o teorema da otimização prática. Daí surgem as pessoas que acusam a 3e de ser "quebrada" sem entender o que isso realmente significa, achando que só porque o pun-pun existe, ele é o motivo pelo qual o jogo é quebrado (só de referência, o Pun-pun tem UM talento quebrado, e só).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 11:43:15 pm »
Por mim, eu achatava tudo de uma vez. Mais níveis só dão mais brinquedinhos pra você. Poderes, manobras, magias, talentos, etc, etc. O bônus de dano é baseado em seu equipamento (mundano, espadas, machados, varinhas, cajados, etc), defesas nas armaduras (também mundanas), e itens mágicos dão coisinhas novas especiais que não afetam números estáticos da ficha (nada de arma +1 e manoplas de força +2), mas podem afetar outras coisas pela forma delas (uma espada flamejante dar mais dano não estaria fora da casinha, mas não seria a regra pra todas as armas mágicas).

Pena que isso nunca vai sair do mundo das ideias. Porque tem gente que gosta de ver os personagens evoluindo em números brutos.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 11:16:34 pm »
Eu tô trabalhando com a hipótese de os PVs dos "minions" ser MUITO abaixo da média de dano daquele nível, o bastante pra qualquer golpe matar com o dano mínimo. Se for algo que de vez em quando não cai com um golpe, aí eu não vejo vantagem mesmo.

Pra isso funcionar, a evolução de dano vai ter que ser MUITO acentuada. No exemplo, o orc seria um monstro padrão no nível 1, e um minion no nivel 6. Se usarmos o padrão do D&D pre-4e, significa que no nivel 1 ele tem uns 15 PVs (3 golpes de espada longa, 4.5), e no sexto nível você tem que ter pelo menos +14 de modificador de dano pra ele morrer sem precisar rolar dano.

Eu estou bem receoso se a ideia de reduzir os bônus de acerto/defesa em prol de melhor dano é o caminho certo a ser seguido.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 10:58:29 pm »
E isso é ruim?

Não é o ponto que o Eltor tá martelando.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 20, 2012, 10:35:55 pm »
Kasuya, a diferença principal está no tank. Aggro (ou Marks) não existia antes da 4e.

Sendo chato, existia. O Knight do PH2.

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Ou até jogava, mas com as regras erradas. Tipo alguém uma vez que comentou que os murros atingiam CA de toque, e podiam encantar luvas mágicas (que NÃO ocupavam o lugar de luvas ou manoplas mágicas) pra ter socos napolitanos (e evitar comprar amuleto dos punhos poderosos). Ou os que o mestre permitia dar deslocamento total e rajada de golpes na mesma rodada.

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A disputa era o monge contra um bárbaro, ambos sem item algum (a pedido dos espectadores, ambos usavam tanguinha), o bárbaro usando um galho de árvore como arma de duas mãos improvisada, monge usando as mãos.

O bárbaro ganhava sempre.

Na verdade, a luta era entre os dois pelados. O bárbaro pediu pra usar o galho (1d2 de dano, crit 20/x2), e a tanguinha pra não passar vergonha.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 19, 2012, 01:06:04 pm »
De qualquer forma, eu tenho o livro do mestre em casa, não saberei de apontar as páginas, mas tem alguns trechos que lembro de cabeça, para falar sobre o roleplay, repetidamente no livro do mestre do AD&D ele sempre diz que o mais importante é o roleplay, inclusive no livro do jogador quando fala sobre os atributos.

Só um pequeno detalhe: Falar sobre roleplay (que aliás, até as conversar do D&D Next estão mudando o termo pra interação, pra não confundir), qualquer edição de D&D fala. Sem exceção. E quando se lembra as coisas de memória, várias vezes nós acabamos completando coisas que pra nós se tornou óbvia, mas que no livro em si não está presente.

Um exemplo claro é a explicação da infravisão no livro do mestre. Tinha todo um argumento pseudo-científico sobre fontes de calor e tal, mas quando se vai olhar... não tem nenhuma definição importante em si. É só uma aulinha sobre espectro infravermelho, e você que se vire pra discutir com o mestre se um sahuagin tem sangue quente ou sangue frio pra ser detectado por infravisão.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 19, 2012, 10:20:32 am »
E eu teria mais esperanças se eu não visse o Mearls escrever coisas no twitter como que a mecânica de marcas não deveria ser dos guerreiros, mas dos clérigos porque 'faz muito mais sentido'.

Link?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 19, 2012, 02:59:12 am »
Mais Mike Mearls falando sobre o quanto era legal antigamente.

Eu, pessoalmente, não consigo imaginar uma sessão de uma hora com tudo aquilo que não seja com combates de valor tático zero (aka, cheio de "eu ataco") e aventura corrida.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Março 17, 2012, 02:41:54 am »
Todos os episódios de Comichão e Coçadinha

The Simpsons - Itchy and Scratchy

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 10, 2012, 12:23:36 am »
No Brasil? Se pensarmos que jogos gringos lançados aqui como o Shotgun, Fiasco e 3:16 entraram na conta dos indies one-shot do RPG nacional, então nos sistemas para campanhas longas e português temos, além destes dois que você citou, GURPS, D&D, M&M, Terra Devastada, Rastro de Cthulhu, Changeling, Lobisomem, Vampiro, Mago, Dragon Age RPG e Reinos de Ferro... Acho que é um bom leque de opções!

Tirando Dragon Age, todos exigem um (ou mais) livro caro pra começar a jogar, e tem sistemas complexos demais pra se pegar do zero e absorver.

Não que isto seja ruim, é o charme de todos eles. Mas em um grande dilema tostines, isso torna estes livros inadequados como portão de entrada pro hobby, exceto se for a convite de outro grupo/jogador antigo que já os tenha.

É difícil de explicar. Eu só sinto que atualmente a modinha no brasil é ter centenas de sistemas one-shot.

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 09, 2012, 11:43:11 pm »
Pelo menos o meu problema com Indie games (Fiasco, Shutgun Diaries, 3:16, Violentina, Busca Final...) é que a grande maioria deles é genial - pra one-shot ou aventuras curtas (3-6 sessões). E o RPG nacional tá indo muito pra este lado. É ótimo pra descobrir talentos e ver o hobby se espalhando, mas excesso de one-shots acaba por trazer outro problema a longo prazo: Deixarem os outros pensarem que RPG é só isto.

Não estou falando daquela onda de RPG arte e shit. Usando um exemplo fácil, seria uma campanha de Digimon: Começar com criaturas fracas, e ir evoluindo elas até chegar no ápice, quando o chefão final aparece e todos salvam o mundo.

Quem joga só one-shots tende a considerar o RPG uma diversão leve de fim de semana, sem compromisso. Não muito diferente de um jogo de tabuleiro longo como Risk ou Monopoly. Vez ou outra é legal, mas é subestimar demais o poderio de uma ferramenta como o RPG.

E em sistemas que podem ser usados pra campanhas longas, temos dois no mercado atualmente: Old Dragon e Tormenta RPG. Eu não posso falar muito pelo OD, mas TRPG é simplesmente um D&D 3.5 mais quebrado. E eu não acho isto legal.

Ou eu estou simplesmente ficando velho, e não tenho mais paciência de ler um livro inteiro de regras (por mais curtas que sejam) pra jogar uma one-shot.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 09, 2012, 08:51:21 pm »
Eu acho que regras que preveem tudo (ou pelo menos muitas coisas) são muito boas, por que poupam o mestre e os jogadores de ficar parando o jogo pra ter que improvisar regras

Em troca, param o jogo pra abrir o livro pra procurar a regra.

Claro, coisas que se usa o tempo todo como terreno acidentado, ou ataque de oportunidade, podem ser decorados. Mas quando se tem efeitos com nomes estupidamente similares, como enjoado, atordoado, amedrontado, entediado, e afins, invariavelmente você precisa abrir o livro pra saber se é aquela condição que dá -1 em ataque e dano ou -1 em ataque e perícias.

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 09, 2012, 08:48:52 pm »
Eu duvido muito que a devir traga o D&D Next pro Brasil. Depois do lançamento de Forgotten Realms, o mercado esfriou demais. E depois de tentar trocentas formas de investimento e suporte no começo da 4e, e não ter o retorno esperado, eles só vão traduzir "quando tiver dinheiro em caixa sobrando". Ou quando o livro anterior terminar de se pagar. Isso significa voltar ao ritmo de 1-3 livros por ano. Ainda mais com livros na faixa de R$100,00.

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