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Posts - Elven Paladin

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Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Abril 26, 2013, 07:32:01 pm »
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Agora me tornei o dono do texto? Nossa...

Reutilizando sua resposta:

Acho que não entendeu o que eu quis dizer na parte da "seu", então vou explicar de novo: foi sarcasmo!... o que a palavra SIGNIFICA  e COMO ELA É EMPREGADA são duas coisas completamente diferentes.

(E sério, eu até coloquei um smiley abaixo).  :b

1502
Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Abril 26, 2013, 07:25:28 pm »
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Eu não faltei com o respeito para com vocês e continuarei não fazendo. Só acho estranho um bando de RPGistas - que eu considero gente querida no geral - mostrar tanta hostilidade para com quem pensa diferente de vocês. Acho que estou ficando velho mesmo.

Reutilizando seu texto: "RPGista é gente querida. Mentira. RPGista é babaca."

 :)

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Bom, vou encerrar minha participação nesse tópico. A maioria pensa diferente de mim e não tenho porque ficar justificando o que acredito e porque acredito. Ou ainda a verdade indubitável que muitos fazem questão de fechar os olhos para não ver.

Por Zeus Pater, se você vai colocar uma posição relativamente minoritária e sabidamente minoritária, ao menos tenha a decência de saber que é completamente natural e esperado que haja resistência e que essa resistência pode ser ácida e mostrar falhas do seu discurso.  :b

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Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Abril 26, 2013, 07:10:26 pm »
Evitando a discussão política em geral (não que eu não queira, mas muita gente pode cuidar disso).

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Um adendo: "democracia é a lei da maioria" é errado? Cara, eu JURAVA que a MAIORIA em uma democracia é quem decidia as coisas. Devo ter aprendido tudo errado nessa minha vida, pobre de mim...

Sim, você aprendeu errado: Democracia não é só Lei da Maioria. Se fosse apenas isso, seria uma Oclocracia.

Praticamente toda Democracia utiliza a Lei da Maioria para o processo de decisão de assuntos públicos, e mesmo assim é regulada por uma Magna Carta/Constituição. O papel dessa Magna Carta é tanto limitar a atuação estatal quanto impedir a interferência pública em assuntos privados, assim como colocar alguns direitos básicos que independem da vontade pública.

Isso não implica que a democracia é necessariamente funcional (os primeiros anos de diversas democracias costumam a ser bastante problemáticos e podem evoluir em uma anocracia) ou superior a qualquer forma de regime político (existem Monarquias Parlamentares bastante funcionais, como a Inglaterra).

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Como se o Brasil tivesse direita ainda né?

Citando algo que escrevi antes no fórum:

Eu adoraria ver mais partido "de direita" no Brasil - o problema é que a Direita brasileira salvo exceções raríssimas (como o Roberto Campos e Júlio de Mesquita Neto) é um balaio de gatos dominado por "Católicos mais Católicos que o Papa" (TFP e Montfort), Evangélicos de Ambição Teocrata (não menos que sua contraparte católica, mas eles estão em ascensão), Viúvas da Ditadura (Tendo como imagem pública-mor o Jair Bolsonaro) e alguns Monarquistas.

Ou seja, é uma coletânea do que há de pior no conservadorismo religioso, no nacionalismo tacanho e com fortes tendências coletivistas e antiliberais (seja socialmente, seja em economia).

Eu posso não ter a menor simpatia com a "Esquerda" no Brasil, mas a "Direita" é ainda mais sofrível - ao menos na Esquerda eu consigo ver um ou outro caso que não me assusta.

1504
Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Abril 26, 2013, 04:21:29 pm »
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O próprio Geisel dizia que a abertura seria a única saída pra CORRUPÇÃO dentro do militarismo... nem a corrupção de hoje em dia é invenção dos civis... só com o sistema democrático é que é possível de fato desenraizar os escândalos de corrupção, é por isso que eles não apareciam na ditadura,  não que não existissem.

Imagino que esteja pensando nesse trecho, retirado daqui:

É fundamental levar em conta o apreço e apego de Geisel à ordem e à hierarquia. A verdade é que o sistema militar havia perdido o controle sobre o aparelho de segurança e de informação. Era preciso reprimir a repressão, conter seus excessos, enquadrá-la na hierarquia e disciplina militar. Impor-lhe a cadeia de comando. Para ele, a revolução envelhecera, estava na contramão da história. Mais que isso: desfigurara-se, deteriorara-se. A censura, travando a fiscalização da imprensa, facilitava a corrupção, inclusive de militares e ex-militares. Era essa a avaliação de Geisel, segundo o almirante Faria Lima: "Ele se instalou lá naquele Palácio do antigo Ministério da Agricultura para trabalhar na organização do seu programa de governo. Na verdade, ele já estava se preparando há muito tempo. Ele me disse, naquela ocasião que ia fazer a abertura. E eu disse a ele: 'O senhor acha que é a hora para fazer a abertura?' Ele me respondeu: 'É. Porque a corrupção nas Forças Armadas está tão grande, que a única solução para o Brasil é abertura.'"

Por outro lado, a repressão política criara um poder militar paralelo, autônomo, enfraquecendo os comandos, prejudicando a hierarquia e a disciplina, ameaçando a ordem dentro das próprias Forças Armadas. A concentração excessiva de poder no governo, se por um lado significava força, por outro expunha o governante. E a tão temida ameaça comunista mostrava-se cada vez mais improvável, distante, descartada.


Eu não tenho o livro citado, mas não parece muito diferente de outras declarações que aparecem no Ditadura Envergonhada e Ditadura Escancarada do Gaspari.

1505
Off-Topic / Re:Teorias da Conspiração
« Online: Abril 26, 2013, 03:52:21 pm »
Eu não vejo nada de problemático em acreditar em Teorias da Conspiração, salvo que  acreditar em qualquer teoria da conspiração, você tem que acreditar que uma instituição estatal é competente para organizar tal plano no longo prazo, capaz de se organizar com máxima eficiência e um mínimo de pessoal para isso e coordenar todo um jogo de interesses divergentes a seu favor. As mesmas instituições governamentais que só resolvem leves entraves burocráticos em semanas.  :b

Isso me soa uma crença incrivelmente mais absurda do que qualquer teoria da conspiração imaginável, incluindo a que Aliens são entidades espirituais reptilianas a serviço dos Arcontes e do Demiurgo para manter a humanidade presa em sua condição espiritual inferior e ligados apenas às distrações da Matéria.

(Mas é claro, FNORD).

1506
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Abril 25, 2013, 04:54:17 pm »
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você só vê características de sucesso, Elfo?

Eu, não. O público-alvo do produto, aparentemente vê. E empresas rivais que vendem o mesmo produto aparentemente não conseguem achar críticas decentes a eles (ou que não sejam facilmente utilizáveis contra eles).

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Só se você encarar aquilo como puramente um negócio.

E Religião é alguma coisa além disso?  :)

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Pra MIM, que estou de fora, e não sou isento de impostos como eles são, trata-se de uma abominação.

Não mais ou menos abominável que qualquer outra opção cristã (excluindo aquelas obviamente insanas e que você suspeita que deve ser um caso de Lei de Poe). Esses ao menos são honestos que estão no negócio por dinheiro e recompensas a curto prazo.

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São os problemas que eles causam ao mundo, não a si mesmos.

Eu suspeito que muitas das críticas a eles são exarcebadas pelo fato de serem o alvo socialmente mais aceitável de atingir. Sem contar que existem efeitos colaterais positivos da expansão neopentecostal/neocarismática, vide How Brazil Benefits from Being World's Most Pentecostal Country.

(click to show/hide)

1507
Sistemas & Cenários / Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Online: Abril 24, 2013, 06:46:22 pm »
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acho que o público alvo é muito pequeno.

Se o marketing deles conseguir atingir os Bronies, esse RPG vai rivalizar com Pathfinder em vendas logo logo.  :P

1508
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Abril 24, 2013, 10:38:20 am »
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primeiro lugar, porque projetam uma caricatura de Cristianismo diante da sociedade.

Como se existisse alguma concordância doutrinária forte dentro de outros grupos cristãos.  :P

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Segundo, porque essas organizações religiosas são muito antropocêntricas e pouco centradas em Cristo

Por isso elas que a IURD funciona e prospera - ao invés de se focar na mensagem distante de uma salvação difícil de alcançar, enfocam no "aqui-e-agora" e na necessidade material urgente de seus seguidores. E não é exatamente difícil de justificar isso sob perspectiva teológica.

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– ao contrário, há uma forte ênfase no diabo, no poder maligno”

Citando um dos meu autores favoritos, Eric Hoffer: Mass movements can rise and spread without belief in a God, but never without belief in a devil.:)

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“propaga uma mensagem distorcida do Evangelho, prendendo seus adeptos em uma cosmovisão religiosa popular, em vez de libertá-los dessa artimanha diabólica.

Ele está falando da IURD, do movimento Neopentecostal ou do Cristianismo como um todo? Eu não consigo ver como essa crítica não se aplica a todos outros grupos.  :b

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Além disso, o brasileiro é naturalmente místico, o que supera a visão racional das coisas. As pessoas encontram ali um serviço especializado, baseado em lemas como “pare de sofrer” ou “aqui o milagre acontece”.

Não deixam de estar corretos nisso - qual sistema de promessas imaginárias é mais interessante, aquele que promete resultados imediatos e materiais ou aquele que promete resultados em um futuro distante, num paraíso na qual você não tem como ter certeza que vai ser aceito?

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Bom ver alguém religioso apontando alguns dos problemas que a gente já martela há séculos. 

Que problemas? Eu só vejo características de sucesso no modelo utilizado pelos Neopentecostais. Parece mais um crítico recalcado associado ao maior grupo protestante da atualidade (as Igrejas Batistas) que teme a ascensão dos "New Kids on the Block".

1509
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Abril 22, 2013, 10:06:02 am »
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Os dados são do FBI, a partir da lista cronológica de terrorismo de 1980 a 2005. O autor do artigo questiona pq diabos o americano médio jamais ouviu falar da Jewish Defense League ou do Ejercito Popular Boricua Macheteros.

Por esse motivo:



Além do impacto midiático extremo que esse ataque terrorista teve, existe outro número bastante importante: Killed: 2972. Injured: est. 12000.

Todos outros atentados terroristas, juntos, tem cerca de 200 mortos, o que faz com que aproximadamente 95% das mortes em todos atentados recentes ocorreram nessa data. Se excluir o segundo atentado que mais matou, o do McVeigh em Oklahoma City em 1995 (que até o 11 de Setembro, era "a imagem" do terrorismo nos EUA), todos outros atentados juntos causaram 1% das mortes.

Well, a se olhar por esse lado, o "medo islâmico" (e neonazi, que era a percepção antes dele) é bastante justificado. Os outros atentados foram crianças com traques perto desse.

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Dicas & Ideias / Re:Evolução no design de jogos
« Online: Abril 22, 2013, 03:22:44 am »
Eu ainda acho que os melhores exemplos são de jogos antigos que passaram a ser feitos por outras empresas. Como Trail of Cthulhu em relação a Call of Cthulhu e The One Ring em relação a MERP/CODA (embora eu prefira CODA, mas é puro "gosto por o que não aparece em SdA").

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Abril 22, 2013, 03:10:06 am »
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O problema é que ele PRECISA ser amigável a aventura se é um CENÁRIO para um RPG. Entenda que amigável não necessariamente significa fácil ou seguro, mas algo que incentive a construção de situações interessantes e tenha oportunidades para aventuras.

Da forma como estão descritos, a maioria dos planos perde mais tempo me dizendo porque eu NÃO deveria ir lá do que dando idéias do que eu posso fazer quando ESTIVER lá. Aliás, ele perde mais tempo me dizendo o que pode me matar quando eu estiver lá, incluindo mecânicas, do que me dizendo o que eu posso fazer para não ser morto.

Isso não seria um problema se fosse uma obra de ficção não utilizada para jogo ou um lugar que não se espera que os jogadores visitem. Mas se for esse o caso, então não seria preciso gastar uma página para cada plano, quando nenhum dos livretos da caixa chegam a 100 páginas.

Eu concordo que um cenário de RPG tem que ser amigável ao aspecto "jogo", mas RPGs também tem que ao menos pagar algum lip service a coerência interna do cenário e construção de mundos. Idealmente, ambos aspectos devem ser conciliados, mas nem sempre isso acontece. Sem contar que você sabe bem que o aspecto "Muita Coisa quer Me Matar" é um elemento comum do desafio de RPGs que aceitam tal proposta naturalmente.

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Ainda assim, a quantidade de material de idéias, ganchos ou sugestões de aventuras destes planos é bem parca.

Não discordo - hoje, eu sou mais inclinado a ideia do Elemental Chaos usado na Cosmologia "Points of Light" do que os "Inner Planes bem separados salvo em suas zonas de contato" usados em Planescape.

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O problema é que isso vai contra algo que eu gosto, que é favorecer histórias divertidas mesmo que com isso a verossimilhança sofra. Enganar deuses deveria ser impossível? Claro, num ponto de vista realista. Mas realismo não favorece boas histórias. Ninguém está na mesa pra jogar a história de como seu ladino foi tentar roubar um dos corvos de Odin e foi morto por um relâmpago assim que saiu de Sigil. A chance da falha deve existir para criar tensão, mas quando o jogo se esforça tanto para deixar claro que você provavelmente nunca vai interagir com os deuses, e que qualquer aventura que possa envolver eles está fadada a fracaso (se oposição) ou a vitórias vazias (se aliados), eu me questiono que tipo de história o cenário se propõe a contar.

Mas de novo, é uma questão do que você quer. Eu gosto da idéia de um ladino que roubou um dos corvos de Odin e conseguiu escapar impune. Esse é o tipo de história que eu gosto de vivenciar. Mas ela tende a ter um aspecto mais "aventureiro" e "lendário" do que Planescape parece se propor.

Eu creio que aqui é mais devido a uma limitação que AD&D sofria (não havia um equivalente dos Níveis Épicos) do que ao cenários não suportar esse tipo de jogo. Planescape é bastante aberto ao jogo épico e existem exemplos no cenário do como deuses não eram perfeitos e podiam ser vencidos/superados, embora raramente por Personagens do Jogador.

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Dicas & Ideias / Re:Evolução no design de jogos
« Online: Abril 22, 2013, 02:02:44 am »
Tópico mais do que[1] repetido[2], Silva[3]. Você não lembra nem dos seus tópicos?  :b

Mas respondendo - Certamente para o design de sistemas (menos subsistemas, tendência a usar apenas um tipo de dado) e Não Sei para cenários.

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Sistemas & Cenários / Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Online: Abril 21, 2013, 09:14:28 pm »
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Existem jogos que tratam de temas mais adultos e pesados, claro, mas isso não invalida a qualidade de um livro que trate de assuntos mais simples e positivos.

E não é como se algo "positivo" ou "otimista" não seja digno de tratamento "adulto". Diversos RPGs são tão GrimDark que se tornam um pastelão ou induzem a sensação de apatia em quem joga.

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Abril 21, 2013, 07:33:35 pm »
É algo curioso, mas se Planescape tivesse Planos que fossem extremamente amigáveis a aventura, seria chamado de "Playground de Aventureiros" (é o que a 4e é "acusada", como se isso fosse algo necessariamente ruim) ou algum termo similar. E se ele apresenta Planos que não são exatamente amigáveis (mesmo que existam Planar Bubbles e magias e ítens de proteção para efeitos planares), é "Design Anti-Jogador dos Anos 90".

Sem contar que os planos extremamente hostis são aqueles que fazem parte dos Inner Planers, que são os "blocos de construção" dos outros planos. Os Outer Planes, que até onde eu me lembro, são o foco do cenário (afinal, tem um livro para todos Inner Planes, mas ao menos 3 para os Outers, além do Hellbound), são bem menos hostis (ao menos, de modo direto).

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E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Well, e o que você esperava de Deuses?  :P

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Eu sempre achei que o problema dele era unicamente o sistema, mas ultimamente já acho que o problema maior é de design/autoria mesmo. Ele eh muito mal executado de modo geral, apesar de ter boas ideias.

Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG.

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Off-Topic / Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Online: Abril 21, 2013, 06:45:44 pm »
Claro que podem, e isso é geralmente explicado pela ideia de Moral Self-Licensing, vulgo, a prática de atos moralmente bons serve como um "crédito moral" para justificar atos dúbios. É o equivalente ético de "tome uma Coca-Cola Light enquanto devora um boi inteiro em uma Churrascaria Self-Service".

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