151
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Q&A na GenCon
« Online: Agosto 23, 2013, 09:46:51 am »Realmente não entra na minha cabeça um cara que não use magia ser menos poderoso que alguém que não saiba usar.CitarSó uma coisa: 13th Age também não é o supra-sumo do jogo D&D-like. Em outras palavras, o sistema também tem seus problemas. Alguns, inclusive compartilhados com DDN, como por exemplo personagens conjuradores serem mais versáteis/poderosos que personagens "marciais" (talvez não numa escala grotesca que nem o Next e o DnD 3.X, mas às vezes me pergunto porque jogar de Paladino, por exemplo, se você pode fazer um Clérigo da Guerra e fazer o que ele faz e ainda ter magias). Outro ponto é a concepção das classes por easy of play que retoma aquela velha ideia de que algumas classes têm de ser simples (bárbaro, por exemplo) e outras complexas (tcharan, magos). Não chega ao ponto de criar trap choices como acontecia no 3.X, mas o gostinho de premiar o jogador por dominar o sistema está lá.
Eu não me incomodo (mais) tanto com a concepção "Easy of Play" porque eu passei a aceitar que o número de jogadores que concorda com a afirmação que "Personagens Marciais podem ser tão capazes e versáteis quanto suas contrapartes Arcanas, Divinas, Psiônicas" é algo tão grande quanto o número de jogos do PS Vita. Então, se um RPG vai ser D&D-Like, é irreal esperar algo fora desse modelo. O que me incomoda é (geralmente) não haver o equivalente marcial de uma classe relativamente complexa, com gerenciamento de diversos recursos e poderes variados - ou seja, algo "Tier 3".
Dito isso, eu ainda achei o Guerreiro do 13t Age um pouco "meh", mas deve ser a ilusão dada pelo menor número de níveis do 13th Age e a limitação de espaço do CORE (que teve que ser PH, DMG, MM e Livro do Cenário em um livro só).

Apesar de parecer desequilibrado, ainda pode ser divertido na minha humilde opinião.
