Nossa, não mesmo. Nunca. Não é culpa de classes bem refinadas que existam classes rudimentares.
Não. é culpa dos designers
E outra, tudo isso se resolve na interação positiva, como já citado.
O mestre dizer pro cara com conjurador não ficar fazendo de tudo pode, mas um sistema que faz isso by default e poupa trabalho do mestre não ?
Olha, a Hasbro não dá ao RPG todo esse valor que você pensa... isso está expresso na discrepância de investimentos que há entre Magic e D&D.
Eu sei. rpg não da tanto lucro quanto magic ou brinquedos é por isso que perder possiveis clientes é um grande tiro no pé
E, como você mesmo disse, a 4e vendeu bem, não é? Vir aqui e dizer que há um argumento embasado em "perda de público" não é/foi o caso até então.
Sim a 4e vendeu bem e adivinha por que ? eles tentaram inovar
O risco que se corre em retirar de quem tem, nesse caso, é se esbarrar em situações demais onde ninguém pode nada, pois quem podia não pode mais, em função do equilíbrio almejado entre eles e quem já não podia. Frase tosca, mas está aí.
você leu a parte em que eu disse todo mundo se tornando importante ?
o equlibrio esta em distribuir bem os papeis, cada um tendo sua função sem invasões. quem podia tudo não pode mais tanto (mas é bom naquilo que faz) e quem não podia nada esta podendo algo util.
Novamente os únicos que iriam se queixar disso são aqueles que gostam de ser os faz tudo vulgo: "babacas"

Foco principal, sim. Única coisa a se fazer, não. Enfim, está explicado: o cara ganhou mais coisas para fazer dentro do combate, e ficou mais feliz. Você por acaso teve um retorno do restante do grupo e do mestre aí dessa mesma mesa? Todo o mundo ficou mais feliz? A campanha continuou? O que é que eles estão jogando hoje em dia?
Sim todos gostaram bastante e a campanha seguiu bem, obrigado pelo interesse. e se você quer saber se ainda jogamos 4e hoje em dia a resposta é sim
Mas teve uma rejeição muito grande e foi uma das edições mais rapidamente descontinuada.
A rejeição não foi tão grande. ela só parece assim por que grognards são um pessoal bem vocal
Sem falar que descontinuidade se deu pelo olho grande da hasbro e pelos tiros que a wizards deu no proprio pé
Bom, então eu diria que você está errado, mas a discussão aqui não é essa. Ainda não li meu Dungeon World, mas a temática dele não me parece diferente da temática do D&D. Enfim, essa é uma discussão para outro tópico, não esse.
E quando eu disse que a temática é diferente ? eu me referia ao design