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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Resumão
« Online: Abril 27, 2012, 03:40:42 pm »
Pelo que vi desse resumo (e também do leak do playtest e noticias dos blogs oficiais) é que esse D&D Next vai ser o 3.5e com alguns toques do 4e, o que na minha opinião era pra ser o 4e desde o inicio.
Padronizar demais as coisas é sempre ruim. Leva a uma comparação direta entre as classes, deixa todo mundo "igual" em termos de jogo e acaba deixando pouco interessante pro jogador experimentar novas classes já que o role-play do D&D já está inexistente e além disso a mecânica fica igual.
O D&D 3.5e (e os anteriores) eram melhores que o 4e na minha opinião não só por serem sistemas mais ágeis (já que combate no 4e leva uma eternidade), mas porque cada classe era relativamente diferente da outra. O Fighter só dependia de ataques e combat maneuvers, o mago usava regras diferentes pra cada magia, o clérigo curava de maneira diferente do paladino, o ranger geralmente usava as regras de two-handed ou long range com mais afinco, o rogue usava flanco e as regras de traps, o sorcerer tinha um meio diferente de aprender magias, o druida tinha um shapechange distinto, etc. No D&D 4e tudo virou powers modulares e cheios de pequenos detalhes que no fundo não mudavam nada (bonus de +1 no ataque se seu personagem estiver a 3 pés de distância do monstro adjacente ao aliado mais próximo do clérigo mais forte do seu grupo!!!).
Pelos posts oficiais estou gostando do que estou vendo. Mas pelos resultados dos pools não. Parece que os jogadores (os norte-americanos ao menos) querem mais que D&D vire um WoW de mesa do que um RPG mesmo, que nem o D&D 4e quase ficou.
Padronizar demais as coisas é sempre ruim. Leva a uma comparação direta entre as classes, deixa todo mundo "igual" em termos de jogo e acaba deixando pouco interessante pro jogador experimentar novas classes já que o role-play do D&D já está inexistente e além disso a mecânica fica igual.
O D&D 3.5e (e os anteriores) eram melhores que o 4e na minha opinião não só por serem sistemas mais ágeis (já que combate no 4e leva uma eternidade), mas porque cada classe era relativamente diferente da outra. O Fighter só dependia de ataques e combat maneuvers, o mago usava regras diferentes pra cada magia, o clérigo curava de maneira diferente do paladino, o ranger geralmente usava as regras de two-handed ou long range com mais afinco, o rogue usava flanco e as regras de traps, o sorcerer tinha um meio diferente de aprender magias, o druida tinha um shapechange distinto, etc. No D&D 4e tudo virou powers modulares e cheios de pequenos detalhes que no fundo não mudavam nada (bonus de +1 no ataque se seu personagem estiver a 3 pés de distância do monstro adjacente ao aliado mais próximo do clérigo mais forte do seu grupo!!!).
Pelos posts oficiais estou gostando do que estou vendo. Mas pelos resultados dos pools não. Parece que os jogadores (os norte-americanos ao menos) querem mais que D&D vire um WoW de mesa do que um RPG mesmo, que nem o D&D 4e quase ficou.