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Posts - Iuri

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia 2 até 01/03/2012 11:30 AM
« Online: Fevereiro 28, 2012, 02:22:40 am »
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Iuri usou a defesa padrão de quando é investigado, espero pela informação que o Rain possui.
Pode ateh ser que seja normal o mafioso investigado alegar ser um cidadao com role de culpado, mas nao da para negar que a minha explicaçao condiz completamente com o tema.

Alem disso, posso nao ter muitos posts (acho que tive uma media de um por dia XD), mas logo deixei bem clara minha posiçao de linchar o Khalim. Claro, eu estou torcendo para que ele seja mesmo anti-cidade, senao isso vai se tornar um grande argumento CONTRA mim, hehehe.
Alias, eu tinha esquecido de comentar sobre um outro detalhe da defesa do khalim que nao faz sentido:

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Há basicamente dois tipos de itens. Itens 'maiores' e itens menores.
Cada personagem pode carregar consigo apenas um item maior.

Itens menores possuem cargas, como poções ou pergaminhos
Ao que me consta, nem espadas nem cajados são itens de carga. Então o Khalim supostamente carregava dois itens maiores ao mesmo tempo, mesmo isso sendo impossivel. Eu sei que ele ja esta bem encrencado sem isso, mas deixo aqui o comentario mesmo assim.

E a proposito, eu mandei MP para a quest 2.2 (na verdade ela eh minha terceira opçao, mas acho que as duas primeiras ja estao lotadas).

Pos Rain:
Entao, o Rain eh o meu alibi... claro que apenas ser defender não quer dizer nada, inclusive um defender na mafia deve ser muito bom (ja que tira do caminho rastreadores, observadores, medicos e bloqueadores, com o unico inconveniente de poder sem querer chamar o cop pra cima dele... claro, isso enquanto esses papeis nao forem revelados, porque depois que o forem o defender em questao nao vai poder mais marcar ele, ja que o alvo sabe exatamente quem eh que o marcou).

Mas vejam soh, o Rain eh uma escolha super racional para um defender da cidade agir: no primeiro dia ele votou em umas quatro pessoas diferentes, estava literalmente atirando para todo lado. Alem da vontade enorme de linchar qualquer um, ainda gerava bastante ruido, por isso ele foi minha escolha (mas soh agi bem no finzinho do dia, para nao dar tempo dele comentar sobre isso no meio do dia e acabarmos com as mesmas discussoes que aconteceram quando o Joshua revelou a marca do Youkai). Se eu fosse anti-cidade teria alvos muito melhores para agir do que o Rain.

Alias, depois que sabem o papel, revelar classe nao faz diferença nenhuma: sou um meio-orc warden de __insira nome da deusa da natureza que eu esqueci o nome__. Ou seja, defender primal.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia 2 até 01/03/2012 11:30 AM
« Online: Fevereiro 28, 2012, 01:20:52 am »
Entao, eu ja imaginei que isso aconteceria... pensei em falar publicamente sobre isso antes de ser investigado, mas poderia causar mais confusao que esclarecimentos.

Eu sou um meio-orc. Segundo a minha MP inicial, eu vivi sofrendo preconceitos e etc por causa da minha raça (ja tivemos bastante indicaçoes que orcs sao inimigos aqui), mesmo tendo sido criado por humanos. A minha sidequest eh encontrar um artefato que pode provar minha inocencia. Na MP nao falava nada sobre eu ser suspeito, mas ao ler essa descriçao da sidequest eu percebi na hora. Eu estava contando que fosse terminar minha sidequest antes de ser investigado (imagino que eu va perder essa condiçao de suspeito quando isso acontecer), mas infelizmente nao tive esse sorte.

Isso eh o suficiente, Stinger? Se a descriçao da tua investigaçao for mais subjetiva acho que isso deve bastar, mas se tu nao acha o suficiente eu posso entrar em mais detalhes. Estou bem seguro porque eu tenho um alibi para confirmar minha açao noturna (meu alvo com certeza foi avisado da minha açao --claro, ele pode ser um anti-cidade e negar tudo--), mas eu preferiria nao ter que revela-la.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia 2 até 01/03/2012 11:30 AM
« Online: Fevereiro 27, 2012, 04:11:27 pm »
Aaaaa

Parem com a conversa fiada!!! Tem muito post sem conteudo nenhum (manusouza, estou olhando para voce). Lembrem-se que muitas vezes as pessoas releem topicos de mafa (eh o que eu estava tentando fazer, mas tive que parar na metade) e discussoes soltas (e muitas vezes inuteis) como aconteceram no primeiro dia sao um saco para quem esta nesta tarefa. Fazem informaçoes valiosas se perderem em meio a um oceano de posts bestas. Alem disso, ajudam a piorar um outro problema que esta cidade esta tendo: fragmentaçao da discussao e pressao. Cada um pressionando alguem diferente. O dia anterior foi um caos total, nao quero que este sofra do mesmo mal.

Agora, se o que a Manu falou for verdade de ter sido alvo de uma açao de morte, isso vai contar bastante contra o Khalim. A questao Khalim x MVerde me parece bastante importante, entao vou comentar sobre ela antes de voltar a tentar reler o que ja aconteceu:

- Khalim diz possuir um item que lhe da um poder do tipo "Açao menor". Obviamente seria um item do tipo "maior" (o tipo menor engloba consumiveis, como poçoes e varinhas, vide post inicial do jogo). Se mais alguem começou com um item ja ajudaria um pouco o Khalim a sair da enrascada, mas a principio o Kinn deixou bem claro que itens seriam ganhos via quests.
- Alem disso, esse item combinado com seu poder eh de uma apelaçao enorme: voce se torna um vigilante, mas que nunca matara um cidadao, ao mesmo tempo que eh um policial, mas que nunca precisara dar a cara a tapa em publico para revelar que seu investigado era culpado.
- Como se nao bastasse, ja na primeira noite teve a sorte de agir em alguem culpado (eu quando jogava de cop demorava uma eternidade para achar um culpado... vai ver nao tenho a mesma sorte que o Khalim), mesmo que ele nao tenha dado nenhum indicio disso nos posts do primeiro dia que o motivassem a agir nele, e que por outro lado eh um bom jogador e veterano, do tipo que deve ser exterminado pela mafia o quanto antes.
- Khalim se defendeu dizendo ser de uma raça E classe nao-core (tanto a raça quanto a classe sao essentials), mesmo que tenhamos 22 classes soh nos livros cores.

OK, eu tambem fiquei curioso com esse poder de defesa do Verde que, nao apenas o protege, como tambem lhe garante que a açao que sofreu foi de morte, e ainda diz QUEM agiu nele. Ja que voce ja alegou tudo isso, poderia aproveitar e esclarecer esse poder um pouco mais, nao acha?
Mas nao resta duvidas que o Khalim eh o mais encrencado no momento. Soh nao vou votar ainda porque o dia pode render um pouquinho mais que isso.

E isso me leva a outro pensamento: Porque o Skar (de quem eu ja desconfiei em meu primeiro post no dia anterior por ter entrado na quest antes mesmo de comentar no topico) nao comentou nada sobre essa briga entre o Khalim e o Verde e logo tentou desviar a atençao de todo mundo de volta para o Youkai?
Alias, o Youkai eh um outro assunto muito bom para discussao. Se o MVerde realmente tem poder de auto-proteçao, a alegaçao do Youkai perde força. Alem do que, auto-proteçao nao combina com defenders. Mas antes eu quero lembrar a todos que nem todo defender deve funcionar da mesma forma (seria um absurdo se tivessemos tantos bloqueadores em jogo).

Por exemplo, o poder de marca do madruga dizia: "Seu alvo saberá que você o alvejou com a marca, mas não o que acontece se desobedecê-la." O rain disse que a marca que o atingiu foi igual a do madruga... mas voce sabia que seria bloqueado caso a desobedecesse? Ou, assim como a do madruga, voce nao sabia o que aconteceria?

Bom, vou voltar a reler o primeiro dia e ver se acho algo... ja temos alguns bons alvos de pressao por enquanto.
Alias, sobre o que foi comentado ontem: eu tambem sou RAÇA da CLASSE de DIVINDADE, mesmo que tal divindade nao seja fonte de meus poderes. E para facilitar a sidequest do pessoal ai, eu nao sou ninguem que tenham que procurar para completar sidequest. A minha sidequest envolve achar um item (do tipo "maior", acredito).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 25, 2012, 02:33:31 am »
sem nada que o faça invadir o nicho alheio
Ai esta o problema: qual o nicho do mago? Alem de "ser o arcano do grupo", não ha nada especifico que se espere que o mago faça, a não ser "fazer qualquer coisa que quiser". Ou seja, tomar parte em qualquer nicho do jogo eh justamente o que se espera que ele faça. Eu acho que ao invés de tentar reduzir o mago a um nicho especifico (como a 4e fez com sucesso com a criaçao dos controladores), deve-se manter a ideia de "multi-nicho" dele. O problema eh quando o mago fica MUITO melhor que a classe que deveria preencher aquele nicho, ou quando o mago preenche VARIOS nichos simultaneamente. Pense no bardo da 3.X. Ele estava em todos nichos possiveis, mas nao era melhor que nenhuma outra classe em seus nichos especificos. Ainda assim era uma classe divertida de se jogar, com um feeling bem proprio, e que poderia ficar ateh boa mecanicamente (nada apelao, mas muito melhor do que a maioria dos jogadores pensam) quando focada em apenas um de seus aspectos. Acho que eh isso que o deveriam fazer com o mago: deixem ele se divertir com as suas coisas classicas, como o invocar criaturas. Desde que sejam criaturas limitadas, fracas, etc.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 24, 2012, 03:44:19 pm »
Minha opinião:

Pelos motivos citados em outros posts deste tópico, fica fácil ver que é inviável um guerreiro sacando N armas durante o combate. Além disso, fazer o guerreiro ser excepcional em tudo que envolva combate marcial retira a possibilidade de especialização, e com isso grande parte do fator customização que agrada a tantos no D&D. Ao invés de transformar o guerreiro em um deus hindu pronto a trocar de arma a qualquer momento apenas para deixá-lo mais equivalente ao mago, acho que deveriam fazer o contrário, cortando alguns dos braços do mago para deixá-lo mais semelhante ao guerreiro. Assim o esqueleto da classe conteria a possibilidade de fazer de tudo (se quiserem podem até mesmo invadir nichos, desde que sempre de forma mediocre --poder abrir portas tramcadas com magia, ou localizar armadilhas, mas nunca tão bem quanto o ladino; poder lançar raios ardidos ou se metamorfosear em uma besta assassina, mas que nunca causem tanto dano quanto o guerreiro--) e por cima deste esqueleto o jogador poderia customizar seu personagem para fortalecer certos aspectos da classe. Quase como se especializar em uma escola no 3.X, mas ainda mais característico.

E já que falamos em customização, deixem-me esclarecer o que penso a respeito: Eu quero que meu guerreiro possa ser mais parrudo ao vestir uma armadura completa e escudo, que possa bater e correr, com armaduras e armas leves, que possa se concentrar em atacar mais do que um adversario por vez, usando duas armas, ou mesmo que foque em dano massivo ao usar uma arma pesada de duas mãos. Obviamente, o cara tem que ter a opção de se especializar em algo. O que eu NÃO quero que aconteça é que me especializar em um estilo me obrigue a pegar talentos especificos ótimos para aquela build; que ao fazer a minha escolha "quero lutar com duas armas" todas as minhas futuras escolhas sejam pré-decididas. Também não quero ficar um inútil se quiser, no meio da aventura, deixar uma das armas cair e querer continuar lutando só com uma. Quero que eu tenha vários talentos para escolher voltados para builds de duas armas, mas que eles tenham o mesmo nível de "poder": manobras diferentes, algum efeito legal em caso de crítico, algo para fazer com as espadas fora de combate, etc..

Sobre o guerreiro ser uma classe de entrada: Historicamente isso é verdade, e é bastante importante que exista esse conceito para jogadores que querem jogar com qualquer coisa simples, apenas para experimentar o hobby. Por outro lado, muitos novatos já se apaixonam na hora pela ideia de "ser o que você quiser", e podem querer jogar de cara com um warlock, por exemplo. Ao mesmo tempo, o jogador ainda vai estar querendo lidar apenas com mecanicas simples. Os designers do D&DN ja deixaram claro que será possível criar um guerreiro mecanicamente complexo com o uso de módulos específicos. Porque então não deixar a complexidade do guerreiro core igual a de todas as outras classes e torná-lo "de entrada" via um módulo Transformando sua classe preferida em classe de entrada, que possa ser aplicada também ao mago, paladino, warlock e qualquer outra classe?

Me parece a solução ideal: cala a boca de grognards da 4E (hahaha) que tem medo que o guerreiro volte a ser algo como na 3.X; mantém o conceito de classe de entrada simples, importante para novatos em geral; e ainda possibilita uma gama maior de opções para o novato. Claro, será importante se atentar a certos fatos, como o de que classes mecanicamente simples não devem ser menos efetivas ou terem um nicho reduzido que as de mecânicas mais complexas e abertas.

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Jogos Sociais / Re:Máfia D&D 4e - Dia aberto até 26/02/2012 01:00 AM
« Online: Fevereiro 23, 2012, 07:52:28 pm »
Por mim a defesa do madruga foi boa. Ateh ele falar...
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Mas EU acho suspeita a abordagem do Iuri e como ele pulou rápido demais para uma conclusão precipitada.
Tipo... isso eh frase de quem obviamente esta na defensiva, ja que ficou claro que eu nao tirei nenhuma conclusao, apenas tive um palpite que poderia nos por em algum caminho, que mesmo que errado eh melhor do que deixar todo mundo soh falando dos numeros de anti-cidades, como eh o normal de primeiros dias. Ao que parece o meu palpite te deixou preocupado, seja por tu ter culpa no cartorio ou simplesmente nao gostar de ser o alvo da vez. Independente do motivo, sua reaçao foi registrada. Alias, conseguiu completar a sidequest?

Desvoto

E agora, mudando para o outro alvo:

Voto: Skar

Vai na onda do Madruga e fala um pouco sobre tua sidequest e suas impressoes sobre o jogo.

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Guilda Mercante / Re:[ajuda] Onde comprar D20?
« Online: Fevereiro 23, 2012, 12:44:50 pm »
Fretam sim... digo, a unica coisa que eu ja comprei pela Amazon foi livro, mas se eles trazem livros para cá acho difícil não trazer o pound of dice...

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Guilda Mercante / Re:[ajuda] Onde comprar D20?
« Online: Fevereiro 23, 2012, 10:23:18 am »
Dado por quilo eu nunca vi, eu acho que tu ta confundindo com o 'pound of dice' (meio quilo). Mas eh um saco cheio de dados aleatorios, entao tu vai tirar em media soh uns 20 d20's. Mas se os outros dados tambem te interessam, tem ainda o problema que tem que importar (no brasil se cobra uns 140 pila por este troço). Na Amazon tu compra por 35 reais, mais as taxas alfandegarias e de frete (quando eu comprei uns livros da ultima vez deu em torno de 40 reais, eu acho). Link aqui: http://www.amazon.com/Chessex-Dice-Pound-Dice-Approximately/dp/B000X75BFE

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E ae gente.
Eu estava dando um tempo nas mafias (inclusive ignorava todo topico de mafia novo que aparecia), mas esta aqui chamou minha atençao pelas mecanicas e o tema. Acho que vai ser legal.

Antes de comentar sobre o jogo, uma dica importante: Quests não são nossos objetivos primarios. O nosso objetivo principal eh pegar anti-cidades, e a melhor forma de fazer isso eh via discussão.
Agora, quanto ao jogo: Ainda não esta claro pelo fluff descrito ateh agora quem seriam os adversarios da cidade, os anti-cidades. Ali no inicio falou de orcs, e depois de completarem a quest falou um pouco mais. Eh possível que a mafia seja composta por orcs, ou por classes divinas de seguidores de Grummsh. Vale a pena citar que nem todo meio-orc deve ser suspeito: segundo o texto inicial os meio-orcs que crescem entre humanos sao confiaveis. Pelas descrições ateh agora não eh possível saber, mas o tema deixa um amplo espaço aberto para a existência de um culto.
Quanto ao setup, baseado apenas em numeros, imagino que seja possivel uma mafia com 5 ou 6 membros e um culto. Como o numero de classes presentes no jogo eh maior que o de jogadores, eh possivel que nenhuma classe se repita (mas se for o caso, uma outra teoria minha vai estar errada).

Eu sei que o Madruga odeeeia quando vao pra cima dele ja no primeiro dia, mas isso nao tem nada a ver com ser macaco velho: O Skar, o Madruga e o Manusouza fizeram a quest antes mesmo de dar oi pro pessoal? Sera que acharam que, ja que a inscriçao era "anonima", via MP, o grupo final tambem nao seria divulgado? Para a mafia isso seria lindo, ja que eles poderiam ir ganhando XP e itens sem necessariamente se involver nas discussoes. Como o Manusouza me parece novato (ou ele começou a jogar enquanto eu nao estava acompanhando?) a minha pressao vai para o skar e o madruga. Pode ser muito bem que seja um motivo besta, mas pelo menos ja da pra ir pra cima de alguém sem ser completamente aleatório.

Voto: Madruga

Ah, e sobre as quests atuais, ja aviso que vou fazer a 2.

Bom jogo a todos.

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Off-Topic / Re:O que você está ouvindo?
« Online: Fevereiro 22, 2012, 02:46:02 pm »
Um album que a um bom tempo eu quero postar mas sempre esqueço:
CHROME DIVISION - Ghost Riders In The Sky
Essa musica, no caso, eh a versao da banda para a classica musica country, mas o resto de musicas do cd sao proprias, e dentre elas eu gostei particularmente bastante de Bulldogs Unleashed e Long Distance Cow Girl

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Off-Topic / Re:"Templo Ateu" em Londres
« Online: Fevereiro 16, 2012, 03:24:12 pm »
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Eu não vou entrar em detalhes porque se tentar ficará gigantesco o post
Que bom que tu não entrou em detalhes.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 16, 2012, 02:56:58 pm »
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>Casting spells was a mishmash of 4e and 3e, opposed attacks vs rolled defense, with the attacker setting the DC with a roll and the defender rolling against that.<
...this is just stupid. Why add an extra roll? The slight change to the probability distribution is probably less beneficial than doubling the number of rolls. Even 3e's inconsistent attack/defence system only ever had one party rolling at a time.
O outro fake também tinha mencionado isso, e gerado muuuuita discussão quanto a desnecessariamente prolongar o combate. Será que só eu imagino que enquanto o atacante rola pradefinir a DC o defensor já vai estar rolando seu save? Será que todo mundo acha que o grupo vai esperar pacientemente o dado do atacante parar de rolar e ele efetuar suas contas mentais para só então o defensor rolar seu dado? Me parece um pensamento estupido. E se realmente não houver um "alongamento" no combate causado por esta mecanica, como eu imagino que não haverá, eu creio que seus beneficios sejam agradaveis. A curva de probabilidade do acerto se torna mais próxima a Normal, ao invés de ser constante, o que quer dizer que o jogo não vai ser tão heróico, mas sim mais realista (vai ser mais dificil o cara bom errar e o cara ruim acertar).

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Fevereiro 16, 2012, 02:40:42 pm »
Eu fui dar uma olhada como andam as coisas por lá depois deste post do zé. Não é relevante ao tópico, mas se quiserem saber:
(click to show/hide)

Enfim, foi bom o Elfo ter citado a questão da movimentação quando o assunto é a Spell morrer. A AllefRPG tem mais usuários ativos que nós (OK, o usuário ativo médio lá produz tanto material de debate quanto meio usuario ativo daqui, mas vamos pensar apenas quantitativamente aqui --e estou começando a acreditar que os usuários falsos são minoria. seria preciso muuuito esforço para gerenciar tantos bots--) que tivemos apenas 9 usuários novos neste ultimo mês. O numero de usuários vem sempre crescendo, mas cada mês menos gente se cadastra (de outubro para ca: 40, 23, 24, 16, 9 --mas imagino que até o final do mês mais uns 5 se registrem--), e mesmo assim o numero de HITS vem diminuindo (desde outubro, quando tivemos o máximo de 460 mil, tendendo a uma assintota em torno de 225 mil). Claro, estou usando dados de apenas um pedaço do ano, e todo mundo sabe que o uso da internet também sofre efeitos sazonais, sendo mais frequente em periodos de não-ferias escolares.

E particularmente, não sei se isso no fim influencia muita coisa. Acho que a Spell vai continuar perseverando mesmo depois que ninguem mais se lembrar do que é RPG ou MMORPGs (é, a vez deles vai passar um dia também...), mantida sempre por uma meia duzia de gatos pingados falando besteiras e jogando máfias.

O que eu acho é que existiu um aumento grande de jogadores na época do lançamento da 3e, que depois se reduziu ao padrão normal com os anos. Em algum ponto vai surgir outro jogo que chama a atenção das pessoas e tudo parece estar crescendo de novo, gerando um inchaço no número de jogadores que vai esvaziar com o tempo.
Eu acho que estes inchaços causados por novos jogos são fundamentais, já que traz bastante jogador novo ao hobby, e assim mantém o troço funcionando, substituindo o pessoal mais velho que para de jogar. Só que para este tipo de inchaço o marketing é essencial. Na época do surgimento da 3e nós tinhamos a Dragão Brasil, que chamava a atenção da gurizada com capas de temas infanto-juvenis / adolescentes, como os filmes e desenhos do momento, e depois de comprar o cara encontrava varias referencias ao tal D&D. Quando 4e chegou não houve o mesmo boom, e é bem possível que seja pela falta de uma substituta da Dragão (não acho que a DragonSlayer seja uma boa "porta de entrada" para o mundo rpgistico... além do mais, eles não fizeram muita propagando da 4e, fizeram? ).

E quando o D&DN sair por aqui, teremos algum veículo desta espécie? Ou vamos depender do boca-a-boca em pleno século 21?

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Fevereiro 14, 2012, 12:01:39 pm »
A Spell nao vai morrer tao cedo, pelos motivos que o Louc0 citou, disso eu tenho certeza.

Mas eu acho meio preocupante sim essa coisa de o RPG "morrer". Tem muita gente aqui na Spell que nao joga mais RPG, e tem tambem sua parcela de jogadores ocasionais, que nao se preocupam com novidades do meio. Mas e o pessoal que continua gostando, como fica? Vai ser obrigado a trocar de hobby soh porque o seu preferido esta "datado"? Claro que nao, ja que todo mundo vai continuar com seu grupo, e mesmo depois que o grupo acabar, ainda vai ser possivel achar algum outro nerd interessado em rolar uns dados por ai. Mas sem suporte para o hobby vai ficar cada vez mais dificil achar gente pro tal grupo.

Fazia um bom tempo que eu nao entrava na Rede, entao nao posso dizer sobre a qualidade do material, mas na epoca que eu frequentava era um bom lugar para saber noticias diversas, conhecer alguma classe nova, baixar alguma aventura pronta (admito que eu baixava as aventuras que tinha la, mesmo que nunca tenha jogado nenhuma XD), enfim, ver alguma coisa que estimulasse a imaginaçao com ideias para jogos novos. Quem estiver a procura disso hoje vai pra onde? Sinto dizer, mas o convite do Oculto para que migrem para a Spell, apesar de ser verdadeiro (todos serao muito bem vindos, com certeza), eh inutil. Nosso portal, que foi uma ideia muito boa, esta la sem noticia nenhuma, porque nao ha engajamento por parte dos usuarios. E nao teria como ser diferente, o pessoal ja deixou claro que o Spelliano medio eh um cara que curte RPG, mas nao esta muito ai pra novidades. O pessoal da rede vai satisfazer mais suas necessidades visitando a AllefRPG que a Spell.

E sei la, eu meio que me sinto ultrapassado curtindo um hobby que ninguem mais curte, e nao gosto disso :P

1500
Off-Topic / Re:"Templo Ateu" em Londres
« Online: Fevereiro 13, 2012, 11:02:30 pm »
Iuri, teu próprio post já exemplifica que o que não falta na sociedade são rituais que não têm necessariamente a ver com religiões. Pra quê pegar coisas ruins da religião (por exemplo, os templos ostensivos e auto-bajulantes) e fazer uma "versão ateísta" deles? Puta desperdício de tempo e dinheiro.
"Rituais" foi um exemplo meu, o cara nem cita eles na palestra. Se tiver outras coisas boas para aproveitar das religioes (e uma forma eficaz de implementar) como, segundo o cara: metodos de ensino (nao entendi bem o que o cara quer, mas pode ter sido erro da traduçao...) e novos propositos para a arte em geral (essa eu nao tenho o que opiniar, em se tratando de arte sou um zero a esquerda -quase reprovei em educaçao artistica duas vezes ja XD-).

Mas templos enormes e caros definitivamente nao esta no rol das coisas boas das religioes.

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