Já pensei em organizar uma lista neutra, mas percebi que, no final, ela ajuda muito quem já tem uma boa experiência mestrando máfias. Pra mestres iniciantes, dar algo mais mastigado é melhor.
Esta separação que eu proponho torna o objetivo do jogo bem claro ao determinar papéis específicos pra cada um: A cidade tem que sobreviver e descobrir quem é a máfia, a máfia tem que matar a cidade e evitar ser encontrada. Então ações que auxiliam a coletar informações e evitar mortes são, primariamente, pró-cidade. Ações que atrapalham as ações da cidade, ocultam os membros da máfia, e matam mais gente, são pró-máfia. E entre os dois temos uma vala com ações neutras que podem ser úteis para ambas as facções.
Não é uma lista completa, mas segue algumas recomendações que eu faria, e o motivo:
Pró-Cidade:- Policial (óbvio, é o papel mais básico pra descobrir máfia. Inclui aí qualquer variação pra achar culto, SK, e whatever)
- Médico (óbvio também. Evita mortes)
- Rastreador (descobrir se o fulano agiu no ciclano é mais útil pra cidade, já que a máfia sabe em quem todos os seus membros agiram)
- Guarda-Costas (Recomendo transformar o guarda-costas de elite na versão padrão. O básico é só uma espécie de médico "fraco")
Pró-máfia- Bloqueador (função principal: atrapalhar alguém. Pode ser usado pela cidade, mas não é incomum um cidadão que acha que precisa agir toda noite acabar atrapalhando um papel investigativo. Melhor jogar o papel básico como máfia)
- Chefão (Aparece como inocente)
- Incriminador (atrapalha investigações policiais. Alternativamente, se o alvo for rastreado, ele pode ser visto agindo no alvo que a máfia atacou)
- Faxineiro (atrapalha raciocínios ocultando a identidade de membros linchados. Alternativamente, o faxineiro ainda recebe a informação de quem morreu, e todos que ele limpou são revelados quando ele morrer. Basicamente, facilita RCs mafiosos)
Os poderes das próximas duas listas podem tanto ser usados por cidadãos ou mafiosos, mas podem ser formas úteis de dar valor a um sobrevivente, já que ele favorece tanto a cidade quanto à máfia.
Neutros- Observador (pode ser útil pra máfia descobrir protetores, ou pra cidade descobrir matadores)
- Magistrado/Governador (especialmente se não esquecerem da limitação de uma imunidade por jogador, como o Kinn esqueceu na máfia D&D 4e)
- Duplo-Votante/Político (útil pra ambos os lados, tanto pra tender um jogo nos momento finais, quanto pra linchar de surpresa com votos a menos)
Pessoais- À prova de balas
- Covarde
- Campista
- Amado/Odiado
Claro, tem muita coisa que é complicado de classificar. Mas tem coisas na lista que são absurdamente redundantes, como Psicopata, Canibal e Incendiário, que nada mais são que SK com nome diferente.