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Posts - Malena Mordekai

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Sistema e8 / Re:Design: perícias como grupos
« Online: Janeiro 28, 2013, 10:09:17 am »
Eu acho que esse hack em 4e ajudaria a improvisar skill challenges.

1472
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Janeiro 27, 2013, 11:50:50 pm »
Peraí, Madruga, é o contrário, antigamente as pessoas andavam mais na net no fim de semana porque era discada... agora as pessoas acessam mais durante a semana, do trabalho kkkkkkk

1473
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Janeiro 27, 2013, 11:02:43 pm »
Nesse ponto tem que ter dias de 48h e noites de 24h.

1474
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Janeiro 27, 2013, 10:03:02 pm »
Na verdade já aconteceu com o Assumar  :bwaha:

Também tou achando melhor assim por enquanto

1475
Sistema e8 / Re:Design: perícias como grupos
« Online: Janeiro 27, 2013, 12:20:23 am »
Meu amigo Victor Gaigaia (https://www.facebook.com/victor.gaigaia) deu seu pitaco a respeito, já que divulguei este link na RPG Salvador (https://www.facebook.com/groups/102387759869032/362493577191781/?notif_t=group_comment):

Citar
Essa ideia é bastante usada em sistemas múltiplos. O primeiro que me vem à cabeça é o BoL (barbarians of lemuria), mas qualquer sistema que use uma ideia de 'profissão' ou 'função' que sirva de base para os testes serve como paralelo.

Exemplos: The Pool; Cthulhu Dark; FATE (aspectos); 4det (com os grupos de perícias); algumas versões do Burning Wheel; Risus (os clichês), Bulldogs (o sistema de classes), Amazing Swordsman of Hyperborea (o sistema de perícias), entre outros

O que eu gostaria de ressaltar é que, da maneira como foi colocado no post, o sistema ainda é muito linear, isto é, ainda é um rolamento aleatório numérico somado a um valor fixo. Do ponto de vista de lançamentos, é uma maneira bastante truncada de se simular a habildade, pois caímos em situações onde mesmo um cara muito foda é capaz de perder para um cara muito ruim.

O que eu tenho visto ultimamente são jogadas de graus. Isto é, jogadas que, ao alcançarem determinados patamares e limiares, você alcança 1 sucesso. Há 2 exemplos diretos que eu posso mostrar. No rpg Heavy Gear, vc joga xd6, mas fica somente com o maior valor do dado. Contudo, caso um 6 caia, cada 6 extra que cair aumenta o valor em +1. ASsim, se vc tirar 3 vezes 6, o seu valor final é 8. Isso mostra que há graus, e somente alguém com mais dados poderá capaz de tirar valores acima de 6.

Mas um dos melhores rpgs para mostrar isso é o TOR (The one Ring). Existem graus nos níveis de sucesso, onde o primeiro grau é conseguir atingir o ND e, depois, para cada 6 que v ocê conseguir, você ganha +1 sucesso (até um máximo de 3 s).

Se nós pensarmos isso de maneira mais abrangente, podemos fazer um sistema onde outro requisitos seriam necessários para os sucessos. Dessa forma, somente os mestres poderiam ter tal nível. Isso faz com que alguém iniciante jamais possa vencer de um mestre, o que, considerando a vida real, é mais próximo. Mesmo levando em conta a falibilidade humana, eu jamais poderia esperar entrar num combate com Anderson Silva e ganhar, ou então num duelo de espadas com Musashi e imaginar que irei sequer tocar nele. Isso é coisa que, supondo que você uma jogada resistida de d20, sei lá, de destreza, Anderson tem +15 e eu tenho +0. Se ele tirasse 4 ou menos, e eu 15 ou mais, haveria chances de eu ganhar. São valores muito altos de falha, mesmo sendo eles abaixo dos 10%. Seguindo a ótica dos graus e usando o TOR, se eu tivesse perícia 0 e ele tivesse 5, mesmo se eu tirar 12 no d12 básico (conseguindo 1 nível de sucesso), é bem provável que ele conseguirá bem mais que isso. Além disso, eu jamais conseguirei mais de 1 sucesso, enquanto ele pode conseguir mais.

Essa é a ideia dos graus: há um topo, um máximo de sucessos a serem alcançados por aqueles que não sao treinados. Isso impede certas cenas absurdas, como o 20 em d20 ou o sucesso ou falha automáticos em gurps.


1476
Jogos Sociais / Re:Lexicon - discussão
« Online: Janeiro 26, 2013, 11:32:54 pm »
Sou a favor de aumentar o limite pra 250. Confesso que eu mesmo me atrapalhei algumas vezes no "passado" e tive a impressão nítida de que os textos deviam ser de 200 a 300 palavras.

Quanto a regras opcionais, também concordo que é cedo para isso, e delas, me interesso mais pela que permite a edição dos verbetes já preenchidos, para a inclusão de comentários dos outros eruditos.

1477
Sistema e8 / Re:Design: perícias como grupos
« Online: Janeiro 25, 2013, 11:14:36 pm »
Parece-me uma excelente proposta, pois quem quisesse se especializar em uma determinada façanha, se dedicaria a isso, e quem quisesse apenas se ater ao nicho, continuaria agindo bem.

Como implementar isso em 4e?

1478
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 08:09:03 pm »
Note que se eu quiser eu posso chegar e citar algo que já foi DITO mas não formalmente citado, como sendo uma de minhas citações fantasma da rodada... ou mesmo já direto como verbete novo da rodada.
E eu estou até inclinado a usar coisas largadas principalmente no verbete da Manu.

1479
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 10:52:43 am »
Realmente, gera um abismo grande, eu me enganei, não é necessário gerar a cada dois, pelas regras originais.

Esse fds tou BEM ocupado, mas muito em breve traduzo as regras opcionais e ponho no verbete de Lexicon.

Quanto à regra opcional de Seguindo Fantasmas, que acha, Speranza?

1480
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 09:41:37 am »
Por mim não tem problema ultrapassar um pouco.

Enfim, vamos clarificar a regra.

Do meu ponto de vista, você é obrigado a GERAR duas citações fantasmas em todas as rodadas exceto a última (nenhuma geração) e antepenúltima (uma geração apenas).

Você é obrigado a citar NO MÍNIMO um verbete alheio a cada rodada, exceto a primeira. Pode ir além disso.

No caso da Enciclopédia de Oníria, aqueles familiarizados com a Enciclopédia da Guerra dos Treze Portais podem fazer UMA e APENAS UMA citação a verbete preenchido desta enciclopédia. Isto é em adição às regras acima e é totalmente opcional. Ou seja, uma citação ao Abismo dos Sonhos NÃO vale como citação de verbete alheio.

***

O que precisa de mais clarifiicação? A regra de citar um verbete alheio. Ele DEVE SER FANTASMA? Speranza?

1481
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 01:30:04 am »
Pois é, kinn, lembre de CRIAR dois sempre.

1482
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 01:22:41 am »
Abençoados os Bongs! o que quer que eles sejam.

1483
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 12:52:46 am »
Ielena, acho que não tem problema, porque ele GEROU dois fantasmas e o outro foi geração sua.
Mas tem de usar formatação de citação lá.

1484
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 12:26:12 am »
Pra isso serve nosso tópico de discussão, para dividir os serviços, com pessoas disponibilizando-se pra preencher os verbetes fantasmas da rodada.

Eu por exemplo só preenchi verbetes fantasmas na primeira enciclopédia, exceção lógica feita à primeira rodada.

Em algumas rodadas o excesso de fantasmas numa letra acarretou impossibilidade total de novos verbetes... né, Ielena? rs

Bem... temos SETE verbetes preenchidos num só dia!

@kinn

Teu verbete me lembra o velho tópico do Lumine, "cidadeando o Tarrasque", gostei da inversão de ideias quanto a "devorar terra seca, deixando só água". Razoavelmente apocalíptico pro meu gosto.

@manu

DIBS é uma expressão de Lexicon pra MARCAR COMO SEU um determinado verbete. CHEGOU PRIMEIRO, É SEU. Muito usado pra vc delimitar para si um verbete fantasma numa rodada, pra detalhá-lo mais tarde... na nossa primeira rodada usou-se pra que não houvesse coincidência em algum nome de verbete -- aliás é costume bastante necessário, avisem toda vez que forem criar um verbete, assim não acontecem repetições.
No caso, você pode simplesmente colocar DIBS no corpo de texto do verbete, junto com as categorias de praxe, e largar lá até ter criatividade pra escrever.
Lembrando que a partir da segunda rodada teremos de preencher verbetes fantasmas, talvez, então o procedimento será: 1) tirar o (?) que marca como verbete fantasma, transferindo pra categoria normal de verbetes; 2) adicionar a categoria normal do erudito que preencherá, deixando a categoria fantasma do erudito que citou o verbete originalmente.

Teu verbete foi quase tão apocalíptico quanto o do kinn; aliás ele está prenhe de possíveis verbetes futuros, nós fizemos isso na enciclopédia anterior. No caso eu citei um certo REI PETRO no meu primeiro verbete, sem usar verbete fantasma, mas ele virou verbete pela mão de outro erudito, posteriormente. Se isso acontecer, lembrem de usar Search pra identificar todas as menções ao nome, e formatá-las como citação de verbete.

@Leleco
Gostei da maneira com que o Príncipe parece diminuir as coisas de Superfície. E o verbete está bem idiossincrático, pegou bem o espirito do jogo.

@Ielena
Me impressionaram os aspectos de "gênese" do seu verbete. Gostei também pelo fato do elementalismo das lendas das Heptanias, de certa forma, não baterem com a "divisão de elementos" (planar) proposta pelo Pedácrito em um verbete da enciclopédia passada. Os próprios Elementais de Oníria seriam diferentes dos Elementais de Superfície? Haveria uma razão para essa diferenciação? Mal posso esperar para a letra E ser sorteada.

***

Fiquei matutando na rua, seria necessário eu colocar links da wikipedia nas definições linguísticas do lamnarquês?
Afinal "aglutinante" e "ergativa" não são conceitos exatamente comuns.

1485
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Janeiro 25, 2013, 12:05:44 am »
Só pra confirmar, a partir de agora teremos apenas uma máfia por vez, correto?

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