Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Nibelung

Páginas: 1 ... 93 94 [95] 96 97 ... 136
1411
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 03, 2012, 01:08:20 am »
i. O que representa esse "3" na jogada de ataque?

O equivalente a começar com o atirbuto de ataque 16. Não é a melhor otimização do mundo (muitos dizem ser obrigatório começar com 20), mas é um número médio que mantém a matemática, já que a curva de ataque dos jogadores vai passar a dos monstros (+29 contra +31). Mas se ficasse menor que isto ia atrapalhar os jogadores de nível baixo.

ii. Sobre desassociar atributos de dano: e quanto a poderes/features que vinculam outro atributo ao dano. Por exemplo, Dirty Fighting do Pit Fighter (Ftr Paragon Class, PHB)?

Vão ter que ser olhados caso a caso. No caso de trilhas exemplares, acho que manter não atrapalha muito. Vale lembrar que eu removi o aumento de atributo, então se o jogador quiser investir muito nisto, vai ter +4 ou +5 de dano, ao invés dos +9 que poderia chegar originalmente.

No caso de poderes, eu ainda vou escrever de forma técnica nos primeiros posts, mas basicamente a regra é que se ela somar o bônus de atributo básico (força pra guerreiro, destreza pra ladino, etc), ele é substituído por um dado, e se somar um atributo secundário (sabedoria pra paladino, destreza pra feiticeiro...), vai usar o atributo primário.

1412
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 02, 2012, 11:50:53 am »
Pessoal tá gostando de bagunçar o dia, viu. Eu já decidi o que vou fazer.

Desvoto
Voto: Publicano


Dentre os revelados, desconfiar de maçom é difícil. Só se houvesse alguém pra chegar e desmentir. Não duvido que só tivesse dois maçons em jogo, e isso seria arriscado por parte do Russell. Mas por outro lado, Governador, se for mafioso, é um poder muito forte. Do lado da cidade, não vejo como o poder seria útil por agora.

E vou fechar minha participação no dia de hoje. A menos que apareça alguém falando "oi, sou mafioso", eu não tiro mais meu voto.

1413
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 02, 2012, 10:14:11 am »
Vamos fechar por hoje então. Eu vou deixar pra votar mais tarde porque eu sei que vou estar online. Entre Russell e Publicano, o Russell parece mais desesperado. Meu medo é se nenhum dos dois for mafioso, e a gente perder mais um linchamento a toa. Só que pelo tempo hábil, não dá mesmo pra tirar uma acusação de hoje com gente suficiente pra fechar a votação.

Manu, pelo menos aparece e escreve alguma coisa. O terceiro dia já vai ser rápido porque é só esperar o resultado do Thales e linchar, mas rouba um pouco do flooderismo do publicano e vê se pelo menos participa do jogo mais.

1414
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 02, 2012, 02:36:36 am »
E essa lista do Vendetta mostra porque eu gosto de jogador novo. :)

Depois dessa briga entre Russell e Publicano, eu to com a forte impressão que são dois mafiosos brigando entre si pra inocentar um. Mas depois do linchamento do Kinn, e das 3 mortes noturnas, não estou disposto a linchar um dos dois pra confirmar isto. Eu ainda acho que linchar todo dia é uma obrigação da cidade, só não vejo onde a morte de um dos dois pode comprovar a inocência/culpa do outro.

E eu não gosto de ficar forçando em cima de alvos óbvios demais, mas tem eras que a Manu não posta nada no tópico. Acho que dá tempo de cobrar uma resposta dela, e depois decidir quem vai ser o linchado do dia. Lembrem-se que o Rub vem fechar o dia amanhã de manhã.

1415
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 02, 2012, 01:06:19 am »
@Rain: Eu não quero criar um 13th age ou Pathfinder da vida. Então não pretendo mexer em fluff. Eu gosto de como a mecânica na 4e é fechadinha a ponto de você poder usar reskin na classe que quiser para jogar com a mecânica que deseja (como o Remy na última campanha era um paladino que usava mecânica de híbrido warlock|swordmage).

Citar
Os jogadores podem usar um número de poderes maiores por encontro igual ao número de poderes maiores que ele possui. É possível usar o mesmo poder todas estas vezes.

Apesar de concordar que há poderes de nível maiores que não são melhores, acho que haverá uma tendência de repetir uso de poderes, especialmente de jogadores preguiçosos ou power games.

Também acredito nisto. Não quero mexer muito na lista pra não impactar o item 1, mas uma das adaptações que eu pretendo fazer é forçar um aumento de dano nos poderes de nível mais baixo. Por exemplo, se seu personagem é de patamar exemplar, todos os seus poderes maiores de patamar heróico tem o dano aumentado em 1 dado.

Citar
Poderes que usam uma ação imediata para fazer uma jogada de ataque passam a exigir uma ação de oportunidade.

Achei isso interessante.

Vai precisar de playtest pra ver como funciona, mas em geral, é um buff pros jogadores. Por exemplo, o guerreiro poderá usar a marca contra vários inimigos se quiser. A intenção é cortar contabilidade, porque tem vez que os jogadores e o mestre esquecem se a ação imediata já foi usada naquela rodada ou não. Com a limitação de um poder maior por rodada, não deve dar muito problema com poderes de interrupção em si.

Citar
Poderes que usam uma ação mínima para fazer uma jogada de ataque e/ou causar dano passam a exigir uma ação padrão, exceto se esta ação vier da sustentação de um poder já ativo, ou de um "pet" (familiar, companheiro animal, ou invocação).

Não entendi isso. Seria para limitar o combo do ranger? Se for, poderia colocar uma exceção para aquela árvore de poderes dizendo que não poderia repeti-los por exceto se usar todos do ciclo na sequência exata... :hum:

Minimizar otimização de ações, na verdade. Em geral, ataques que usam ação mínima (off-hand strike e afins) costumam causar muito pouco dano comparado com os ataques de ação padrão, mas são escolhidos porque aumentam o dano por rodada do personagem. Eliminando esta possibilidade, a ação mínima volta pra utilidade que ela tinha originalmente: Ser uma ação complementar para coisas menores, como abrir uma porta, pegar um item do chão, beber uma poção, ou ativar habilidades de classe (como maldição do bruxo).

Basicamente, vai dar coerência: Se rola ataque, ou é uma ação padrão, ou é uma ação de oportunidade. A única exceção são criaturas sob o controle do jogador, onde a ação mínima simula uma ordem.

E sugiro um adendo: um warlord essencial estaria na lista do projeto?

Ainda não. Mas pode estar. To querendo mexer nas classes por último.

1416
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 01, 2012, 02:19:44 pm »
Pelo contrário, Metal. Isso demonstra que, mesmo podendo usar o mesmo poder repetidamente, as vezes, por questões táticas, vale a pena variar o poder. Se o poder de nível maior fosse sempre indubitavelmente mais forte na grande maioria das situações, isso significaria que eles sempre iam usar o poder de nível mais forte N vezes.

E vale lembrar que poderes por encontro maiores não incluem só os poderes de ataque. Utilitários e poderes raciais também entram neste bolo.

1417
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 01, 2012, 01:52:54 pm »
Eu vou abdicar de votar por hora, mas tanto o Publicano quanto o Russell podem ser encaixados naquela situação ruim de acusar quem te acusou. Vou deixar a briga entre os dois rolar mais um pouco antes de decidir quem eu pressiono.

1418
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 01, 2012, 01:08:17 pm »
Madruga , revele seu poder para a cidade, para decidirmos se vale a pena arriscar perder o Thales para te salvar. Se for o caso , o observador vai no Thales e pegamos o mafioso que vai matar o Thales...

Eu acho melhor não fazer isto. Telegrafar a ação pra máfia é ruim.

Digamos que o poder do madruga seja ruim (ou vanilla). A máfia vai considerar que o Thales vai ser protegido e matar outro.

Digamos que o poder do madruga seja bom (policial, ou observador). O médico vai ficar na dúvida, e a máfia pode arriscar ir em um dos dois com 50% de chance de sucesso.

Se ele não revelar o poder dele, o médico decide por conta própria se vale a pena garantir que o Thales vai ficar vivo, ou se vai arriscar na intenção que a máfia não vai querer perder a ação de morte da noite.

Isso, claro, se o médico não for o prórpio madruga. Aí ferrou.

1419
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 01, 2012, 12:59:57 pm »
Bem, por mim poderíamos modificar ainda mais coisas do que foi proposto. Raças por exemplo, o objetivo é deixar D&D com mais cara do Lore antigo e conhecido:

 - Sai o Eladrin, entra o Alto Elfo
 - Sai o Deva e entra o Assimar
 - Sai o Tiefling comum e entre os dois estilos de Tiefling do D&D - o tocado pelos planos e o diabo de verdade
 - Sai o Meio-elfo básico e entra um novo tipo de meio-elfo que seria meio-elfo comum + meio-alto elfo e meio-drow)
 - Etc...

Não. Vide objetivo 1.

Sobre os diários acho desnecessário a modificação bruscas das regras

Ex básico que eu utilizaria (de cabeça, AKA criei agora)...
Guerreiro de nível 30 Kenshin Himura
(...)
Neste sistema proposto, Himura só poderá utilizar o poder de nível 30 uma vez durante a aventura (que só se recuperaria com um descanso prolongado de verdade), deixando seu corpo exausto

Mais ele pode queimar a utilização de um poder de nível 30 e utilizar duas vezes o poder de nível 25 (que exige menos do mesmo), ou queimar todos os diários para utilizar 4 vezes durante na aventura as "técnicas avançadas de Battoujutsu".

A regra alternativa básica para evitar descansos prolongados desnecessários é o marco
Ex da regra:

Kenshin já utilizou o Amakakeru contra Aoshi, um inimigo extramente complicado
Como o combate foi extremamente difícil e mais a frente Shishio ainda o espera (Kenshin não pode esperar, ele têm que continuar) o mestre de jogo julga que Kenshin alcançou um marco (um combate ridiculamente difícil) e agora pode re-utilizar na mesma aventura o poder de nível 30. ganhando uma carga para isto (que pode ser trocada).

Obrigado por dar um exemplo estupidamente complicado pra me ajudar a mostrar onde eu NÃO quero chegar. XD

A 4e já tem bastante elementos que exigem contabilidade por parte dos jogadores. Complicar isto ainda mais é algo que eu acho que só vai atrapalhar. Quero manter o nível de complexidade durante o jogo no mesmo nível atual da 4e, ou mais leve. Complexidade pré-jogo eu tenho menos problema, porque é só fazer as contas e anotar na ficha. Dentro do jogo é mais complicado, como todo o problema que tinha na 3e quando alguém sofria um dreno de nível e tinha que recalcular toda a ficha pra poder prosseguir o jogo.

1420
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 01, 2012, 12:17:35 pm »
Desvoto

Viu? Nem doeu. Agora se a máfia quiser te matar vai ter que passar pelo médico e observador pra arriscar. Quando você falou da mecânica implícita, eu percebi o seu poder, mas detesto gente que se revela pela metade. Atrapalha mais a cidade do que a máfia (que como você falou, tem 3-5 cabeças pensando juntas).

O engraçado é que o Madruga vai morrer de novo XD. Duvido que o médico deixe de proteger o Thales pra salvá-lo.

Sim, eu sei disso, minha ficha caiu logo que ele falou que não agiu, eu entendi q ele tinha falhado... mas mesmo assim a linha de argumentação do Nibelung foi estranha. Ele deliberadamente ignorou carcereiro e investigador forense.

Se eu te falar que eu não tinha percebido que tinha investigador forense na lista até ele mencionar mecânica implícita, vocês acreditam?

E se ele fosse carcereiro ele poderia ter agido ontem sim. Só seria de dia, e não de noite. Mas ainda não seria "eu não podia agir".

1421
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 01, 2012, 11:59:28 am »
Talvez limitar a quantidade de Poderes usadas por Combate resolva um pouco. Algo nas linhas de "1 Diário por Combate, 1 Encontro por Rodada", já ajude a resolver o problema (ou não).

Isto já ajudaria bastante. Especialmente com a limitação por rodada, já que com isso eu não precisaria alterar os poderes de interrupção ou de ação mínima, uma vez que eles já se limitam por si só (se você usou uma interrupção não pode usar o poder por encontro no próximo turno). Vou até adicionar isto imediatamente na lista antes que eu esqueça.

Eu pensei em algo parecido com esse sistema de fadiga, Madruga. Mas não sei se alguns encounters não são já feitos tendo em mente que não podem, nunca, ser usados duas vezes na mesma luta.

Considerando que existem formas de recuperar poderes de encontro no jogo (só em níveis épicos, mas existe), não acho que tenha algo no nível desta limitação.

Fadiga é um conceito interessante, mas a 4e é meio bizarra, e não é só porque um poder é de nível mais alto que ele é mais forte. O paladino, por exemplo, tem MUITOS utilitários de nível 2 bons demais. Ao ponto de muita gente continuar escolhendo utilitários de nivel 2 quando chegam nos níveis 6 e 10. Então pra equilibrar, os poderes teria que custar o mesmo tanto de fadiga. Mas não vou ignorar só porque parece complicado, vou fazer umas contas depois e ver se funciona.

1422
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 01, 2012, 11:28:28 am »
eu não disse que falhei... eu disse que não pude usar...

O único papel que tem restrições de uso no primeiro post é governador. E mesmo assim ele não te impede de agir no primeiro dia.

Voto: Thales

Quero que você seja específico. Me diga o seu poder, e porque você não agiu esta noite.

1423
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 01, 2012, 11:26:16 am »
Eu quero entender primeiro porque um dos objetivos é acabar com os dailies. Dependendo do caso, podemos dar uma solução melhor para isso.

Pra acabar com aquela situação chata de que o grupo tem que parar pra descansar porque acabaram os poderes diários/poderes de itens/pulsos de cura. E evita ter que forçar a barra pra não descansar se você pretende usar uma aventura que tem um ou dois combates por "dia", sem que o povo sinta que "desperdiçou" a chance e gastar tudo que tinha.

Pessoalmente, eu eliminava completamente os poderes diários. mas eu sei que vários deles tem potencial pra reverter um combate que era dado como perdido. Então eu limito a um poder extraordinário por encontro (o que do 9° nível pra cima é praticamente verdade), e dou uma função extra pros pontos de ação.

Tudo bem, no espaço entre o quinto e o nono nível, onde o uso de poderes diários é bem mais situacional, vai haver um aumento de poder sim, por parte dos jogadores. Mas levando em consideração que os combos com poderes diários de um mesmo personagem não vão mais funcionar (e isso vai cortar boa parte das novas atualmente), isso vai incentivar o grupo a combinar efeitos diferentes. E tendo acesso a vários poderes pra escolher, aumenta a versatilidade.

Ainda não é a mecânica final e definitiva, estou só colocando as ideias que eu tinha organizado primeiro. To colocando a cara a tapa justamente porque eu quero fazer algo que fique bom, e não só algo que eu ache que esteja bom. E quanto mais gente olha, mais dá pra notar as falhas óbvias que eu deixei passar despercebido.

Pedi o Agnelo pra postar no fórum porque vale a pena manter o feedback aqui, onde eu posso voltar e reler mais tarde, se for necessário, do que no chat, onde daqui a meia hora eu posso esquecer.

1424
Jogos Sociais / Re:A máfia dos desejos - 2º Dia (até 03/06 - manhã)
« Online: Junho 01, 2012, 08:59:12 am »
Quanto a ontem... o kinn falou pra desconfiarmos do russell e do Madrüga, mas não estou bem certo quanto a isso. Estamos em má posição agora e é mister lincharmos CERTO dessa vez. Ainda mais que pode haver alguém envenenado.

Eu não acho que ir na ideia maluca do Kinn seja uma boa ideia. OK, ele não era mafioso, mas ele tava atirando pra todo lado só porque o pessoal não comprou o blefe dele.

Se tem alguém que merece pressão hoje é o Thales. Essa história que não tem resultado noturno é MUITO bizarro. Especialmente quando avisa que não foi bloqueado nem encarcerado. Acho que, no mínimo, ele precisa falar qual poder ele pegou.

A menos que ele não tinha nenhum poder hoje, e usou a noite pra pedir um poder novo. Mas se for o caso, vale a pena avisar que a jogada "eu tinha poder" do primeiro dia era blefe também.


1425
Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 01, 2012, 08:24:35 am »
@Arcane: Está nos meus planos fazer exatamente isto. Talvez puxar a mecânica de temas pra determinar a antiga classe (como paladino, patrulheiro, etc) e permitir canibalizar características de classe. Mas primeiro eu quero tentar acertar a matemática-base do sistema, pra criar coisas em cima de uma base mais sólida.

@Blackbird: O maior efeito colateral desta mecânica é que isso tira o incentivo do jogador de aumentar o atributo primário da classe. No primeiro rascunho, estou pensando em modificar as características de classe pra dar mais valor ao atributo primário do que ao secundário. Por exemplo, o ladino "de força" adicionar destreza no dano do ataque furtivo, e o ladino "de carisma" adicionar destreza de novo na CA contra ataques de oportunidade. Sem a influência do atributo principal no ataque e dano, e sem aumentos de atributo, o conceito de atributo secundário pode cair por terra.

Páginas: 1 ... 93 94 [95] 96 97 ... 136