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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 09:50:34 pm »
Eu gosto de classes. Tornam a criação do personagem muito mais rápida, e eu não preciso ler todo o livro do jogador para ter certeza que fiz um personagem relativamente funcional. Também ajudam a garantir que meu personagem estará adequado ao cenário, não me obrigando a ler outro livro para saber se certa combinação de características faz sentido no mundo ou não. Ainda, quando o cara está sem ideias para o conceitual do personagem, escolher uma classe é como uma vitrine de arquetipos que ele pode usar, e uma vez escolhido ele já põe uma trilha pra montagem do background (é fácil começar pensando "o que levou ele a ser um bárbaro? teve um tutor ou teve que se virar sozinho?" e sair com uma grande história).
Mas reconheço os entraves deste sistema: personagens completamente originais são muito mais fáceis de serem criados por pontos. Muitas vezes, se você já tem a ideia do seu personagem pronta antes de pensar em qual classe ele terá, é preciso fazer algum malabarismo para adaptar as coisas, seja dando reskin em características da classe ou enxertando características no background do personagem que expliquem como ele pode fazer determinada coisa.
Mas reconheço os entraves deste sistema: personagens completamente originais são muito mais fáceis de serem criados por pontos. Muitas vezes, se você já tem a ideia do seu personagem pronta antes de pensar em qual classe ele terá, é preciso fazer algum malabarismo para adaptar as coisas, seja dando reskin em características da classe ou enxertando características no background do personagem que expliquem como ele pode fazer determinada coisa.