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Sistemas & Cenários / Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Online: Fevereiro 06, 2015, 08:31:02 pm »
O strad tá parecendo o nosferatu nessa capa
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Eu gosto de jogos "justos"
Mutants & Masterminds é meu sistema favorito de todos os tempos, e apesar de ser um sistema de Super Heróis, já usei ele pra jogos de fantasia medieval com grau surpreendente de sucesso. Ainda sim ele quebra com várias coisas que provavelmente são costumeiras de fantasia medieval; não tem como fazer uma aventura muito boa baseada em catar loot em dungeons, por exemplo, porque o sistema assume que mesmo quando os personagens ganham um item mágico dentro de campanha, eles vão gastar pontos por esse poder novo.
Bom, a Liga da Justiça É um grupo desequilibrado...
E ele não é caster e já bateu no Superman!
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Hahahahaha
Variedade, em que termos? Quer dizer, você retira termos do sistema, coisas que são sim criativas e que, se bem utilizadas, podem contribuir para repor uma falta no grupo (sobrepujar armadilhas para libertar o ladino, por exemplo), e aumenta a variedade? Como assim?
"os conjuradores tem magias para resolver praticamente tudo, enquanto as outras classes não tem nada nem parecido nem de longe nem mesmo em casos muito específicos e muito menos em níveis altos".
Pois é, mas aí entra em campo a seguinte nuance: é realmente uma classe de personagens (mago) invadindo os usos de outra (ladino) ou é A LISTA DE MAGIAS (com suas inúmeras opções) se expandindo ad infinitum e invadindo TODOS OS NICHOS do jogo, quando não ensejando novos e novos nichos para o jogo? Você já pensou a respeito disso? O poder de um conjurador só vai até a lista de magias, ou tem outras coisas?
O meu desgosto com essa conversa toda de desequilíbrio é este: ele só pode ser superado com a remoção da magia do sistema de regras. E, quando eu digo "magia", é a estrutura vanciana e a imeeeeeeeensa e insuperável lista de magias de todas as classes. E aí, sobra o quê do D&D depois disso? Nada muito atrativo.
Ou seja, são coisas diferentes. Se os efeitos finais são os mesmos, é inconsequente (similar ao open lock e o knock de linhas atrás).
Eu entendo perfeitamente que um leader possa utilizar fonte marcial, enquanto outro leader possa utilizar arcana... não quer dizer que eles façam exatamente as mesmas coisas, não quer dizer que eles sejam iguais e não quer dizer que tudo seja igual.
Ou seja, magias eram feitas a partir da fonte de poder própria, e não compartilhada com as outras habilidades. Isso define que ela é uma coisa. Uma habilidade Marcial drena poder de outra fonte, ou seja, ela é outra coisa. Ambas poderiam até mesmo sobrepor-se, fazer coisas iguais, mas para o bem do sistema, garantiu-se que isso nunca aconteceria. Certo?
E.
Não, não era uma "forma diferente" de fazer as coisas. Era UMA forma de se fazer UMA coisa. As habilidades dos não-conjuradores não eram emuladas por magias, elas tem terreno próprio.