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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Junho 13, 2017, 09:24:08 pm »
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Certos estilos de jogos. Não todos os  jogos.  Para mim é como se em Call of Chthullu metade das opções de personagem fosse completamente incapaz de ficar insana, salvo uma regra obscura e mal escrita, levemente abordada e que gera discussões em mesa.

Concordamos parcialmente - eu não considero que o Frenesi é um elemento tão importante para Lobisomem, e by-the-book ele é um risco para os grupos certos de Lobisomens (Ahroun e Galliard, para quem quer fazer uma Máquina de Combate) - mas concordo que como estão, essa regras precisam ser refinadas (o que é um resumo de todo cWoD).

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Só pra encerrar minha participação aqui, porque eu realmente acho que a discussão não vai mais pra lugar nenhum, uma imagem dos garou segundo a regra atual de frenesi

Reclame com os jogadored do cWoD por preferirem Teen Wolf e Crepúsculo.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Junho 08, 2017, 09:32:19 pm »
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Humanidade foi apenas um exemplo, você entendeu o que eu quis dizer (não finja que não). Paths of Enlightenment estão lá substituindo Humanidade, sendo uma característica totalmente condizendo com o tema do jogo. Isso não é um exemplo de ignorar completamente uma característica importante do jogo.

Não discordo, mas você também entende quando eu afirmo que um jogo baseado na Humanidade é brutalmente diferente de um focado, digamos, no Path of Caine ou Path of Death of the Soul? E que os últimos são um enjambramento mecânico e temático para permitir que o Sabá seja jogável (ou melhor, controlável) sem ter que ser uma "Festa do Frenesi"?

Meu argumento quanto a Lobisomem segue linhas similares - da mesma forma que Vampiro acomodou a forma de jogar do Sabá (e da Tal´Mahe´Ra) sacrificando a centralidade da Humanidade, Lobisomem passa pelo mesmo ao permitir que jogadores possam deixar a Fúria de lado para certos estilos de jogo.

Um Forgista certamente criticaria essas medidas, mas como eu sempre fui antipático com os ideias de RPG deles, não me importo com pequenos sacrifícios (ou melhor, possibilidades de contornar certos elementos do jogo) em prol de maior jogabilidade ou de mais formas de jogo.

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Junho 07, 2017, 09:34:34 pm »
Citação de: Freakey
Novamente, me repito: em jogo, na prática, a parte negativa da Fúria não faz diferença alguma. Assim como ter Fúria baixa. Dificilmente algum personagem consegue gastar mais do que 2 pontos de Fúria por turno de maneira eficiente, independente do valor de Fúria, porque isso é limitado também pelo menor valor de Destreza e Raciocínio.

Eu me lembro que alguma edição tinha tal limite (Revised ou 2e, IIRC), mas sempre foi baseado em Destreza (Menor de Destreza e Raciocínio é a Defesa no nWoD) que não é um grande limite, já que esse é o Super-Atributo de Combate. No W20, o limite de gasto é metade do valor permanente de Fúria.

Citação de: Freakey
Pros humanos evitarem/temerem um Garou, ele precisa ter Fúria maior que Força de Vontade. E FdV também custa apenas 1 ponto bônus na criação. Mais um caso em que evitar o aspecto negativo da Fúria é fácil demais. Isso torna ainda pior o problema dos valores de Fúria do Ragabash, Theurge e Philodox, já que a FdV inicial mínima é 3.

Você está confundindo - para Humanos temerem Lobisomens, basta ter Fúria Permanente maior que a Força de Vontade do humano (ou animal) - salvo Ragabash, todo Garou faz que ao menos 1/10 das pessoas sejam afetadas por sua presença (1/10 para Theurge, ~1/3 para Philodox, ~1/2 para Galliard e ~2/3 para Ahroun).

Força de Vontade maior que Fúria é útil para impedir que o personagem seja um estorvo colossal em Frenesi - mas não faz nada contra a Curse.

Citação de: Freakey
O que resta é deixar nas mãos da narração e roleplay ou houserules, e isso é o famoso "O Narrador tem a palavra final", tão presente no sistema Storyteller, e que pode ser chamado de "Selo de Sistema Ruim".

Não invoquei nenhuma HR até o momento.

Citação de: Freakey
Pra mim é o mesmo que jogar Vampiro: a Máscara sem Humanidade.

Paths of Enlightenment existem há décadas - e por conseguinte, o Sabá como Personagens de Jogadores. Sem contar que a(s) linha(s) Dark Ages não tem a Humanidade como pressuposto (todas as Roads são equivalentes).

Citação de: Freakey
Qual o sentido, então?

O sistema dá a opção dos jogadores escolherem o quanto querem enfatizar esse aspecto do sistema - se eles querem evitá-lo a todo custo como você descreve, provavelmente porque não é algo que interessa a eles.

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Junho 07, 2017, 02:07:23 am »
Smaug e Freakey

Novamente, discordamos. Primeiro lugar, porque in-setting, a Fúria é uma benção ambígua de Luna (ou da Wyrm pré-Triática) e a possibilidade de sofrer Frenesi é uma das consequências negativas dela, não necessariamente a maior. A menos que o jogador seja extremamente cauteloso e construa um parágono (aka, Fúria igual ou inferior á Gnose e Força de Vontade), ele terá alguma desvantagem devida a Fúria, além de naturalmente ser evitado pela maioria da humanidade. E um Garou com Fúria inferior a 4 (aka, 'Zona do Frenesi") não pode realizar mais de uma ação extra - além de ser bastante barata de comprar (1 freebie no início do jogo e sem multiplicador no custo).

E verificando o W20, rolagens de Fúria tem gatilhos bastante comuns (ser provocado por um oponente superior, emoções fortes, ver um aliado ser ferido, usar Fúria para não cair quando Incapacitado), usa o maior valor entre Fúria Permanente e Temporária para rolagem do teste e em diversos casos, sua dificuldade é bastante baixa (por exemplo, em forma Crinos e na Lua Cheia, a dificuldade no teste é 3). Eu concordo com ambos que Força de Vontade podendo evitar Frenesis (e Paradoxo, sorta, na 2e e Mage 20) é algo que não me agrada, altera significativamente a ideia de "Benção Mista" de Fúria.

E como mencionei - preferência reveladas. Se os jogadores querem evitar tanto assim o Frenesi, é que esse não é um elemento de jogo que interessa a eles. Da minha parte, isso é ótimo (come mencionei em tópicos atrás, meu último jogo de Lobisomem envolvia um Parente e um Mortal e em ambiente urbano). RPG não é sobre interpretação legalística em como os criadores querem que você jogue, mas sim como seu grupo quer jogar.

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Junho 02, 2017, 11:08:16 pm »
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Em parte culpa de quem joga (porque também são raríssimas as pessoas que mestram e jogam Storyteller e pararam pra ler os livros no que diz respeito a ambientação, temática e proposta de jogo), mas também culpa dos autores. Os jogos falham miseravelmente em apresentar mecânicas que reforçam aspectos conceituais do jogo (o famigerado exemplo da Fúria e Frenesi em Lobisomem). É nesse ponto que acho que estão fazendo um bom trabalho ao modernizar o jogo, como fizeram com Chronicles of Darkness (e o exemplo já mencionado de Forsaken 2E).

Aqui vem algo na qual discordo levemente - Fúria, Frenesi e Paradoxo provavelmente não serviam a função de algo a ser incentivado, mas sim como uma ameaça ao personagem por não tomar certas ações (não se alimentar, utilizar magia sem preparação prévia, em meio a pessoas). Eram mecânicas de Risco, que em raros tipos de personagens (obviamente vilanescos na 1e) se tornavam mecânicas de Risco&Recompensa.

Sem contar que com Frenesis (Thrall of the Wyrm, 6+ sucessos) podendo levar a atos como Canibalismo e Estupro (especialmente em Impuros), eu seriamente duplamente precavido em não tornar essa uma mecânica desejável em jogo.

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Dicas & Ideias / Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Online: Maio 28, 2017, 04:59:46 pm »
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Sim. Mas ai não é cego.

Com 20 de Percepção Passiva, ele efetivamente é o Cego que Tudo Vê, o clichê na qual quase todo personagem acaba caindo.

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Maio 28, 2017, 12:53:43 am »
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A crítica que vejo é em cima do sistema.

Como, se não se sabe muito dele e o que saiu até agora é animador?  :b

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Acho que em todos os grupos de Storyteller que vi ou participei, mas principalmente os de Vampiro: a Máscara, nunca a ambientação proposta nos livros foi utilizada em jogo. Era sempre uma versão maluca e/ou deturpada da coisa.

Não é como se Vampiro fosse muito unificado em sua proposta de jogo.  :b

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A galera vai odiar simplesmente "porque sim". Porque muda aquilo que já estão acostumados, mesmo que mude pra melhor e conserte aspectos falhos ou que não funcionavam anteriormente.

Não nego, mas essa é a natureza de qualquer transição de edição que seja relativamente radical - vide 2e - Revised e cWoD - nWoD. Esse Novo Vampiro (fãs da OP chamam ele de nuWoD, por parecer desnecessariamente edgy) parece uma mistura exótica do Mind's Eye Theatre com Night's Black Agents (a Inquisição 2.0 é claramente inspirada nisso, embora tenha ideias similares no cWoD).

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Maio 26, 2017, 08:56:46 pm »
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Estou gostando de todas as mudanças até agora.

Eu estou entre a neutralidade e um otimismo moderado com os aspectos mecânicos (que se deve exclusivamente à entrada do Hite na equipe do RPG), com diversas ressalvas devido ao prólogo horrendo que já foi publicado e a estranha ênfase dos autores em elementos de LARPs em V5E.

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Postei algumas dessas mudanças num grupo de RPG aqui da minha cidade (Cuiabá), e não teve um cara sequer achando as mudanças boas (mesmo que uma só).

Em defesa parcial deles, V5E é uma mudança bastante drástica tanto em sistema quanto em feeling, ainda mais para o relativamente estável Mundo das Trevas.

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Não quero trazer essa discussão pro tópico, mas geralmente fala-se dos grognards de D&D, mas os de Storyteller são o pior tipo.

Não vejo diferenças substanciais entre eles nesse aspecto. Nerds são Nerds, não importa o quanto se vistam de preto, tomem vinho barato achando que é sangue e joguem em cemitérios.  :b

E essa é praticamente a "Edição Grognard" de Vampiro, é um retorno honesto e explícito ao clima da Primeira Edição (cujo responsável pela história e metaplot já declarou que é a maior inspiração para as mudanças e feeling).

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Maio 26, 2017, 12:56:44 am »
Mais algumas infos, não apenas de Vampiro, retiradas daqui:

Over 13K responses to the WW survey. 56% say they play a physical game — board, RPG, card — at least once a week.
WorldOfDarkness.com, which they're planning to turn into a big immersive user portal for WoD game players of all kinds. (Starting with the LARPers, because audience.) Analogous to StarWars.com and D&D Beyond. Open beta this summer.
Storytellers Vault, a DM's Guild-like UGC program where people can publish fiction and game supplements—starting with all four prior editions of Vampire: the Masquerade. (50% author/publisher split of money; partnership with DriveThru.) Summer 2017.
Announcement of Tampa by Night (September 28-30, 2017), another in the series of WoD boutique events.
By Night Studios: Changeling the Dreaming (the next LARP release)
VTES Anthology — the first print set for the game in years — given to each attendee
There will be V5 playtests at Gen Con and other upcoming events.
Vampire: Fifth Edition will come out as one core rulebook—meant to imply cross-compatibility with other 5E games—and two standalone setting books: Camarilla and Anarch. The setting books will be deluxe, photo-illustrated, and useful as a setting bible for WoD stuff all around.


The new Vampire continuity splits off with "Beckett's Jyhad Diary."
System focused on species-specific traits.
V5 tracks "hunger" rather than a blood pool.
The Elder vampires have felt the call to the East, summoned to hidden temples to fight the Gehenna Wars. (Save those who succumb to diablerie and gorging themselves to stay.) The Sabbat have stalked after them. But that's largely offstage now.
The Second Inquisition: Mortal intelligence agencies have discovered the nature of the Kindred and are using technology to hunt them down.
Anarchs have been exiled from the Camarilla, along with Caitiff and thin-bloods. A new emphasis on the masquerade. City hierarchies are even more drastic.
In the face of these challenges, Kindred society goes dark — vampire cities become more isolated, and there's a slow reversion to Dark Ages traditions.



Werewolf: "Gaia is dying of fever." Impergium is "back on the table"
Mage: There's a reason why vampires have a hard time using modern technology and the internet…  "Colliding worldviews." Mage will come 3rd. "In a world where some of the most fantastic things in the book can now be ordered online…we have to step up our game. And, if AI has advanced as far as it has in our world…who runs the Technocracy?"
Chronicles of Darkness: It continues. Ask Onyx Path, it's "their thing."
Demon: "We'd love to bring it forward. Bring your pitches." Some other lines, like Wraith and Changeling, may come out in different formats first.[/li][/list]

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Maio 18, 2017, 07:06:35 pm »
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Eu não ia comentar nada porque nas ultimas vezes que reports de playtests de sistemas saíram, o produto final veio a ser diferente do que até então estava sendo usado (vide 5e). Mas:

É o que se espera de um playtest, afinal.

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e acho que ela pode ser a solução para o frenesi em Apocalipse (assumindo que uma hora eles vão lançar os outros dois títulos da trindade)

Ao menos Lobisomem e Mago certamente serão lançados pela White Wolf, em algum momento após o Q1 de 2018 (quanto V5 será lançado - sim, tão cedo).

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Um problema de Apocalipse é que embora a pergunta na contra-capa do livro seja When will you rage, a resposta é quase nunca, e se entrar eu gasto força de vontade. O frenesi é algo raro em lobisomem, mais do que ele deveria ser. Começa na construção do personagem: ter a chance de perder o controle do personagem pesa muito mais na decisão de escolher o augúrio do que ter mais ataques extras no turno. Dai ahrouns e galliard são pouco escolhidos. Os outros 3 augúrios tem fúria muito baixa para conseguirem os 4 sucessos mínimos para o frenesi e os jogadores não veem vantagens em aumentar com pontos de bônus ou experiência. A menos que o narrador force a barra (situações que deem fúria temporária além da fúria permanente ou malditos que incitem o frenesi) a situação de "perder a cabeça" nunca acontece.

É algo que eu não tenho a certeza em como lidar - eu aprecio a ideia que o sistema "incentive"  algo temático como o Frenesi, dado o quão dramático é esse momento. Mas ao mesmo tempo, eu compreendo perfeitamente porque jogadores tendem a evitar isso, já que:

a) O jogador perde o controle (agência) do personagem.
b) Pode atingir personagens de outros jogadores, algo não muito saudável em Jogos Cooperativos (aka, a maioria deles).
c) Quase ninguém aprecia jogar com os temas realmente pesados que decorrem desse ato (Gore, Canibalismo, Assassinato de Familiares e/ou Serial).

Então, eu considero natural que embora os autores vendam a ideia de When Will You Rage, de um jogo de Fúria Primordial digno de um Gore Splatter - quando a maioria dos jogadores tem como "preferência revelada" algo mais próximo de Teen Wolf e Crepúsculo.

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Maio 17, 2017, 01:25:49 am »
É um post duplo, mas eu creio ser melhor fazer isso pela organização. Mais algumas informações vindas do fórum da Onyx Path (que para ser claro, não tem envolvimento direto com V5e):

Do Contexto do Jogo: It won't be "post-gehenna", it will be somewhat "during gehenna", but gehenna will be something different from the "raining down blood and fire, blood gods awakening" concept, it seems to be a more subtle thing. There was some talk on the forums back awhile about the cyclical gehenna concept, which was an in-setting theory during 2e. It seems like they somewhat went into that direction.

Sobre o Combate: It was one roll, and combatants damaged each other. Armour helped to reduce damage, No soak, no dodge, no damage roll. Damage was based on attack roll and weapon used. It was made clear that we were to expect much more development, but that this simplicity would remain a key focus. One roll whenever possible is a key design goal.

Um exemplo de uma ficha usada no no evento.

Notem que:

- Apenas 3 atributos, no lugar dos 9 do cWoD/nWoD.
- Virtude/Vício do nWoD no lugar de Natureza/Comportamento.
- Health aparenta ser aumentado com o atributo Físico (como no nWoD).
- Willpower agora é limitada a 5 pontos, e incluída a característica Composure (que era um atributo no nWoD)
- Sem menções à Gerações e Pontos de Sangue.
- Blood Rouse e Hunger fazer parte de um novo conjunto de regras sobre a condição Vampírica.

EDIT: E agora notei um post interessante de um playtester:

Only 3 Attributes - Physical, Social and Mental, 1-5 dots
Specialities for these Attributes like Strength, Charisma etc (the old atts) and others that were not old Atts add one die
Skills pretty much unchanged 1-5 dots
TN nearly always 6
Difficulty is now number of succs. needed
Disciplines are activated by "Rousing the Blood"
This means you add all your (red) Hunger die to the pool (they replace ordinary die). We started with 1 die.
Hunger die only added to skill based pools (including pools that use skills for disciplines) but not others like willpower.
Hunger die track 1-5
Hunger increased during play, but it happened to me only once and I cant recall the mechanical cause
Hunger went to zero when someone fed
Victims sometimes gave a small bonus to trait rolls (eg. the homeless guy gave a die for the next stealth roll I think). This was even when partially drained.
Each 1 on Hunger die triggers a Compulsion
Compulsions are clan based and the consequences situation based and were randomly generated. Our hungry Toreador walked into a burned out haven and became entranced by the beauty of the destruction. Police then crept up on him.
Compulsions could be overcome with Composure, but this left you with less Compusure to counter with should a Frenzy occur later.
Frenzy occurred when more 1s came up together (I think)
Willpower was 1-5 and could be spent to reroll all the failed dice, so long as there was at least one success
Humanity was in there at 1-10, but was not tested or afaik used in the beta, the focus was on other mechanics
Characters also had advantages like backgounds and merits, but these too were not a focus of play
The focus was really on how the mechanics and storytelling aspects of play integrated with one another
Im not going to give my views as I want that to brew for a while and to submit it to the offical feedback place first
The story was very dense - I dont think any table completed it in the 4 hours of play - and was a direct follow up to the events of the Enlightenment in Blood LARP which concluded the night before. The story became the first event of the new VtM metaplot.
It was set in Berlin in the current nights during an Anarch uprising that saw the final death of Breidenstein and numerous other vampires as well as follow up trouble coming from the Inquisition. We were all Camarilla neonates trying to find the vampire who had blood bonded us all. It was a clusterfuck. There were several classic moments in the story where the Hunger mechanics produced a genuine 'Vampire' moment.

I made one reporting error in my earlier post, the Anarchs are being forced out of the Camarilla, of course. But its a changed Camarilla, almost broken. The Anarchs are basically turning on a tyrannical, despotic organisation. The events in Berlin were the catalyst for a global change, as the Anarchs pulled the Camarilla to its knees here last week.
Generation was still in development but the idea talked about was that it would be less discernable and more difficult to know which generation your character or anothers actually was. Line of descent may be growing murky to the characters.
Gehenna (the actual events of any ToJ metaplot) was not revealed but my sense is that V5 will feature a selection of elements from ToJ blended togther into a new version of Gehenna which for now we only know as the Gehenna Wars.
The two looks for vampire I mentioned are cosmetic looks, nothing more. Vampires in Elysium dress (and act) differently. This I feel is a nod to the LARPers, who like to really go to town on a look that would often shred the Masquerade on the streets. Elysium is now a place where they can let their monsters show and relax.

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Sistemas & Cenários / Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Online: Maio 17, 2017, 01:14:50 am »
Como consta na EnWorld, Kenneth Hite será o Chefe do Design de Vampiro 5e.

Devo dizer que baseado nos releases anteriores, não via motivos para algum otimismo com a nova edição de Vampiro, mas a partir do momento que colocam o autor de Trail of Cthulhu e Night's Black Agents e anunciaram algumas mudanças potencialmente grandes no sistema, meu interesse aumentou razoavelmente.

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Kkkkkkkk, assustado ainda nao.... rsrsrsrs
Negócio que não intendo bem, mas vou tenta ver essas combinações.... dar mais umas lidas

Quais suas dúvidas?  :)

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Antes de tudo, traduzindo para o SammuelRS o que o Bispo escreveu:

* Tenha o atributo Força o mais alto possível e coloque pontos de perícia em Saltar.
* Compre os talentos Ataque Poderoso (Livro do Jogador 3.5) e Ataque em Salto (Livro Completo do Guerreiro). Se seu DM permitir, clique nos talentos Power Lunge e Battle Jump para ver seu texto.
* Compre um Anel de Armazenar Magias (Livro do Mestre 3.5) e coloque nele a magia Rhino's Rush (Paladino 1, do Spell Compendium) ou Valiant Fury (Clérigo 5, também do Spell Compendium). Tenha também uma Arma Mágica com o encantamento Valoroso (Livro Completo do Guerreiro) e um Anel de Saltar (Livro do Mestre 3.5).

Com essa mistura (ou alguns dos elementos dela) você se transforma em uma pequena máquina de destruição, saltando em seus oponentes como um Dragoon de Final Fantasy.

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Haha! Mas curioso que, pensando cá com meus botões, nunca joguei de clérigo/conjurador divino na 3.X pelo sabor da classe tal qual apresentada no livro. Sempre vi como o meio mais efetivo de aplicar um conceito de personagem (geralmente, homens-de-armas com diversidade de recursos/escolhas). Tanto que, na 4e, minhas classes preferidas eram Fighter e Warlord, justamente por possibilitarem isso logo de cara num chassi "mundano/menos purpurinado". Aliás, nesse período, nunca nem cheguei perto do Clérigo (ou do Paladino, ou do Avenger).

Inesperado, sempre me pareceu o tipo de entusiasta de Conjuradores (eu tenho um jogador similar na mesa). Eu tenho uma experiência limitada como Jogador 3.x (Jogos Curtos, quase sempre com um "Conjurador Exótico"), mas minha experiência 4e é praticamente só com "Marciais para quem tem QI acima da Temperatura Ambiente".

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Classe: Bárbaro (dica: o alinhamento não fecha com a classe)

Coxinhas são incapazes de sentir emoções extremas ou cantar melodias mágicas. Obrigado, D&D 3.x. :b

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Sinto muito, nesse fórum só fazemos clérigos. Tente a rederpg.

Eu fico curioso porque o enfoque com Clérigos. Minha aposta, além do mecanismo de busca do Google, é que quase ninguém joga com Clérigos porque gosta (salvos Otimizadorea que Odeiam RP, como o Bispo) mas sim por ser o "Quinto Jogador" ou aquele que escolheu por último o que jogar, com alguma pressão indireta do grupo.

Para o SammuelRS: Isso é uma piada do fórum.  :b

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