Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Nibelung

Páginas: 1 ... 88 89 [90] 91 92 ... 136
1336
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 11, 2012, 11:55:03 am »
Eu acho que seria bom é vocês mais experientes darem dicas de como conseguir esse equilíbrio de dias e jogadores, junto a outros fatores, de modo a não ultrapassar um mês ou quarenta dias.

O cálculo mais simples: Temos X jogadores, sendo Y mafiosos. A cidade pra vencer, precisa linchar certo Y vezes. A máfia pra vencer precisa que a cidade linche errado [(X-Y)/2] vezes. A duração mais longa do jogo é a soma dos dois prazos, menos um.

Usando a micro básica de exemplo, 7 jogadores, e 2 mafiosos. A cidade ganha se linchar certo duas vezes. A máfia ganha se a cidade linchar errado [(7-2)/2] = 2 vezes. A duração máxima do jogo (considerando que a cidade linche todo dia) é de 3 dias (2+2-1). Jogue uma variação de um dia a mais ou a menos do prazo máximo, e geralmente você acerta a duração do jogo.

Essa conta se complica mais quando você tem duas facções que matam (2 máfias ou máfia e SK) porque elas podem matar uma à outra.

1337
Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 3
« Online: Julho 11, 2012, 11:39:05 am »
O acampamento está todo desmontado, e a discussão prossegue. Lorde Quarref começa a ficar impaciente, e diz que não há mais tempo pra se discutir. Vocês tem que sair dali agora!

O dia será encerrado as 12:00 de quinta-feira.

1338
Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 11, 2012, 03:35:01 am »

1339
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 11, 2012, 01:02:45 am »
Agora olha a lista de máfias e me diga quando foi a última vez que tivemos uma máfia com 30 jogadores.

Vale lembrar também que conforme o jogo avança, os dias tendem a serem menores, porque o povo já abre o dia sabendo em quem votar, e sem a intenção de discutir por dias e dias.

1340
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 11, 2012, 12:21:53 am »
O único problema é que atualmente a Spell tem o que? Uns 20, 25 jogadores de máfia em atividade?

É muito pouco pra sustentar duas máfias paralelas. Já teve várias épocas onde as máfias esfriaram na Spell, mas nos últimos meses, tirando por fluff, os jogos tem sido muito repetitivos (Publicano acusa o Kinn, Nelio descobre tudo que tem que ser feito e guia a cidade, Cigano faz sua listinha que ele nunca revela, Noara quer linchar o Assumar e Manu, Manu fica quieta o tempo todo, exceto se pressionada, etc). E em grande parte, essa percepção de repetitividade se dá por serem sempre a mesma meia dúzia de gatos pingados jogando em todos os jogos.

Limitar a duração total da máfia me parece ir na contramão de permitir apenas uma máfia simultânea. Se o número de jogadores por máfia aumentar, o número de dias médios também aumentará. E quando, por um azar cósmico, o jogo se estender por falhas nas ações de morte e número estrategicamente reduzido de linchamentos? Que culpa têm o narrador ou os jogadores?

Nenhuma. Mas se o Brasil não terminar os estádios a tempo, a Copa não vai ser aqui. O narrador de uma máfia tem que ter uma ideia de quanto tempo o seu setup fará o jogo durar. Isso faz parte da ciência de criar jogos. Não é só sortear nomes de personagens da série, e colocar poderes que "fazem sentido" sem pesar o quanto isso pode afetar o jogo.

Por exemplo, se ele tem 30 jogadores, e presume que seu setup vai durar em torno de dez dias, ele faz dias de 48 horas e noites de 24. Se tiver 15 jogadores, e for acabar de 5 dias, ele pode fazer dias de 72 horas e noites de 48.

Setup é responsabilidade do narrador. O jogo passar duas semanas sem matar ninguém é "culpa" dos jogadores.

Exceções acontecem (como a cidade ser ativa, mas não conseguir linchar por três dias seguidos, e o médico sempre acertar), mas pela própria condição de "exceção", é algo que, se necessário for, pode ser negociado diretamente com o moderador da seção pra postergar o tempo limite se a máfia provar que não teve culpa pelo estouro (narrador não demorou pra abrir os dias, o tópico sempre esteve movimentado, sempre tinham discussões rolando, etc).

1341
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 10, 2012, 11:14:33 pm »
Sim, desculpe-me Cigano ou Nibelung, mas se isso se concretizar, as próprias regras deveriam proibir dias infinitos, pondo um máximo extremo de quatro dias por dia de jogo.

Tem uma solução bem mais simples: Limitar a duração máxima da máfia. É algo que eu já tinha sugerido pra micros, e pode ser usada pra macros. Algo como, digamos, limite de uma semana desde a inscrição até o início do jogo, e limite de um mês pro jogo inteiro. Com cada dia durando em média 4 dias reais (72 de dia, 24 de noite), um mês dá pra fazer uma máfia de 7-8 dias, que costuma ser a média.

Não é bem assim, Cigano, não joga se não quiser... exemplo, eu GOSTO MUITO dos jogos seus e do Nibelung, e os últimos temas de vocês foram quase obrigatórios pra mim: Matrix, Folclore, Eberron, OotS... eu jogo, mas como quem pega um jogo que adora, mas tá com um bug, entende?

Eu acho que se você não gosta de algo, seja pelo tema, mecânica, ou narrador (ou até porque jogador X se inscreveu... já aconteceu), vale mais a pena você não se inscrever e deixar a máfia morrer no período de inscrições. Isso serve como sinal pra várias coisas, e o narrador pode tentar depois com algo que agrade mais o público. Já teve vários casos de máfias canceladas no período de inscrição na Spell. Não é o fim do mundo.

Por exemplo, eu não entro em nenhuma máfia histórica do Assumar simplesmente porque acho o tema sacal, apesar dele ser um bom narrador. Assim como penso duas vezes antes de entrar em máfias do Tetris porque ele tem histórico de ser um narrador enrolado.

1342
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 10, 2012, 11:27:00 am »
Não se atrapalhou aí? Uma máfia e ambas as máfias ativas?

SE apenas uma estivesse ativa por vez, então PRIMEIRO a Heresias teria ~20 jogadores, e DEPOIS a Eberron também teria ~20 jogadores.

De qualquer modo, o argumento é: Hoje não temos mais tantos jogadores assim pra suprir duas máfias ao mesmo tempo.

1343
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 10, 2012, 10:37:15 am »
Exceto que a ideia original de deixar duas máfias paralelas era justamente pra dar conta de toda a demanda que a Spell tinha. Tínhamos dois jogos com 20 jogadores cada, e poucas pessoas jogando ambas. Hoje temos dois jogos com 16 (que QUASE não completaram o mínimo), onde dois terços do elenco são iguais.

Voltando a uma única máfia permite voltar a tentar criar jogos maiores (daria pra ambas as máfias ativas terem 20 jogadores, por exemplo), e reduz MUITO todas as desculpas (mafiosas ou não) de que "achei que isso tinha acontecido neste jogo".

1344
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 09, 2012, 11:33:38 pm »
Só uma coisinha que eu notei meio que por acidente hoje mais cedo:

(click to show/hide)

(click to show/hide)

16 pessoas em cada lista. Agora vamos marcar as similaridades:

01) Cigannon
02) MVerde
03) Noara_Fox
04) publicano
05) Thales
06) Russell
07) Skar
08) Barão
09) Nelio
10) Kinn
11) louc0

Dois terços dos jogadores jogam nas duas máfias. Ao mesmo tempo. E acho que se fizermos essa mesma listagem nas últimas máfias recentes, vamos ter números similares. Acho que isso prova que o movimento das máfias não é mais tão grande quanto era 1 ou 2 anos atrás. Fora que, querendo ou não, máfias paralelas com uma similaridade tão grande entre os participantes tende a atrapalhar o raciocínio dos outros jogadores, como dúvidas se fulano falou isso na máfia N ou na máfia Z.

Sugiro que, experimentalmente, a gente altere a decisão de abrir duas máfias simultâneas, e trabalhar apenas com uma máfia de cada vez. Acaba uma, começa outra. Mantenha as micros como possibilidades, talvez limitando as vagas (2? 3?) pra quem esteja ativamente participando da máfia grande (vivo, e fora de grupos como mafioso, maçom ou cultista).

1345
Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 3
« Online: Julho 06, 2012, 02:32:37 am »
Aliás, pra ser muito sincero, não to entendendo nada das implicações mecânicas dessas missões. Até aqui, tudo que eu vi acontecer, de fato, foi a ação de qualquer um ser limitada pela missão que está participando.

Agora já se passaram duas noites, então eu acho que já posso revelar uma coisa nova.

Em cada missão bem-sucedida, uma pessoa do grupo com o nome em azul ganha um poder novo.

1346
Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 3
« Online: Julho 05, 2012, 09:14:28 pm »
Mais uma noite movimentada se passa. Publicano & cia conseguem um bom estoque de água e frutas para uma semana, enquanto louc0 e sua trupe recharçaram um grupo de trolls que tentou atacar o acampamento que fizeram (apesar de termos uma baixa). Infelizmente, Skar e seus asseclas não conseguiram nenhuma informação relevante. O que força o grupo de novo na estaca zero.

Morto: Barão, Klin Stegen, Halfling Bruxo de Thrane
Vigilante (Pode matar um jogador por noite)

-Mas ainda temos uma pista. Podemos seguir de volta a trilha dos trolls para a base deles, e de lá ver se conseguimos mais alguma informação. Ficar parados aqui irá apenas nos dar mais dor de cabeça, e da próxima vez, podem atacar com oponentes mais fortes. - Diz lorde Quarref il'Denphor.

Sem muita escolha, já que é ele que está pagando pela missão, vocês empacotam o que dá, e seguem com o pé na estrada rumo... a algum lugar.


O terceiro dia da máfia começa. Vocês agora são treze. As missões estão disponíveis. Mais alguns jogadores tiveram dados revelados no primeiro post.

1347
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Julho 05, 2012, 02:39:31 pm »
Dia 14 tá ótimo pra mim. E eu topo jogar qualquer coisa, experimental ou não. Se for votação ou algo do tipo, eu prefiro uma mesa rotativa. Tem muito sistema que eu gostaria de experimentar, e nunca arrumo uma desculpa pra ler o livro pra mestrar. Jogar é mais tranquilo.

1348
Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 2
« Online: Julho 04, 2012, 02:20:13 pm »
As suspeitas sobre a morte de Rain se espalham entre todos, e como a única testemunha do assassinato é sempre a mais suspeita, o grupo resolveu tirar a limpo o caso com o Kinn.

Linchado: Kinn, Gorgal “Olhos de Águia” d'Tharashk, Meio-orc Clérigo das Fronteiras Sombrias.
Suspeito (aparece como culpado em investigações)
Especialista em exploração (50% de chance de falha em qualquer ação sobre ele SE ele estiver em missão)

Votos: Kinn (8)

A noite segue até amanhã 19:00.

Estarei aceitando MPs com ações noturnas até as 15:00. Ações enviadas após este horário serão desconsideradas.

1349
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 03, 2012, 09:42:44 pm »
Expandindo a explicação: No momento que alguém se inscreve em um jogo de máfia, pra mim, ela está assinando um contrato social falando "eu vou ler este tópico e participar do jogo porque eu quero me divertir. Assumo a responsabilidade de manter o ritmo do jogo fluindo, e fazer o melhor possível pra ganhar". Alguém que já entra no jogo sem ter certeza se pode participar ou não, deve sofrer as consequências de sua ausência no jogo.

Se vocês se lembram bem, pedir suplente era até motivo pra entrar na lista negra se fosse feito repetidamente. Tudo porque trocar de jogador no meio do jogo atrapalha todo mundo que está jogando. Linha de raciocínio se quebram, jogadores originais e substitutos se contradizem se precisarem mentir (independente de qual dos dois mentiu), e o jogador substituto tem que ler o tópico na pressa, com uma visão de jogador, e não de espectador. Enfim, substituições são ruins, e devem ser usadas como último recurso.

Então eu decidi, desde a época da Spell Forever, que em meus jogos, eu não crio vagas para suplentes, e só substituo jogador perante pedido do mesmo. Se o jogador desaparecer do nada, a "punição" dele é ser malvisto pelos outros jogadores. Se isso se repete com frequência, ele passa a ser negado em inscrições futuras. Reputação pessoal é uma ferramenta de controle muito mais forte do que a finada lista negra "banido por postar emoticon durante a noite".

Se é o melhor caminho ou não, eu não sei. Pessoalmente, acho que sim. Mas isto serve pra explicar porque eu não irei procurar substituto pro Batata, mesmo que ele nunca mais logue na Spell. Se acharem que isso pode atrapalhar o jogo, simplesmente o linchem ou matem durante a noite. Não era isso que faziam com inativos no começo?

1350
Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 2
« Online: Julho 03, 2012, 09:31:26 pm »
Por falar em SUPLÊNCIA:

@Nibelung

Por favor, se o Batata não aparecer hoje, você bem que podia pedir suplente pra ele, pq são 5 dias aí sem acessar, é como o Cigano falou, assumiu o compromisso com o jogo

Eu não gosto de usar suplentes só porque alguém sumiu.

Quando é um pedido direto do jogador (como foi o caso do Russell) é diferente. No meu entender, se alguém pediu pra jogar, mesmo que ele não logue mais durante o jogo inteiro, ele continuará na lista de participantes. Posso expandir a explicação no tópico apropriado depois.

Páginas: 1 ... 88 89 [90] 91 92 ... 136