Foram necessárias algumas tentativas de contato em vão para que os aventureiros conseguissem chamar a atenção da assombração errante, que não fazia mais nada além de chorar enquanto vagava pela sala. Eles conseguiram quando o nome de seu marido, Hawkran, foi mencionado. Desperta de seu transe de sofrimento Vesorianna logo reconheceu naqueles aventureiros um meio de conseguir impedir o avanço dos cinco poderes que tentavam dominar Harrowstone e só não conseguiam devido os esforços seus e de seu marido, antes que seu fantasma fosse capturado e elas se visse sozinha, trancafiada naquela sala.
Ela conta tudo o que se lembra do fatídico dia do incêndio da prisão (vide prólogo até o momento que ela foi levada pelos guardas) e esclarece para Alastair, Espirro e Aedan muitas das lacunas deixadas na história que eles pesquisaram. Sabendo agora que deveriam combater e derrotar os cinco fantasmas antes que ela não tivesse mais forças para contê-os em Harrowstone, os desbravadores da prisão partem pra o segundo pavimento novamente, pois Vesorianna havia os dito que um das forças ainda assombrava aquele local.
Lá eles confrontaram o Flautista de Illmarsh, que havia surgido em meio às brumas que pairavam agora naquele ambiente. Mesmo com um agrupamento formado pelas ossadas de prisioneiros mortos, o Flautista foi derrotado e seu fantasma enfraquecido contido por Vessorianna, que pôde trespassar as paredes e impedir que ele se manifestasse novamente.
Restava agora apenas a descida às catacumbas da prisão, onde os demais presos poderiam ser encontrados.
Da passagem aberta na parte superior, que seria o vão do elevador que Vesoriana havia derrubado sobre os guardas e vários presos (vide Prólogo), Aedan, Espirro e Alaster avaliam a descida. Embora não muito alta, uma queda poderia machucar um pouco. A corda ajudaria na descida, mas o primeiro passo, em uma borda escorregadia pelo limo, seria uma verdadeira prova.
[[Sala U1]] - Mergulho no Raso
Espirro, extremamente hábil, decide se jogar e, rola ao cair no chão, se erguendo rapidamente com seu trabuco em riste. Alastair, com o auxílio de Aedan, consegue descer pelo vão escorregadio e chegar ao chão em segurança. O bárbaro, por fim, treinado em escalar os grandes rochedos de suas terras, desaprendeu tudo no instante em que pegou a corda em mãos. Com uma desenvoltura digna de uma marionete operada por um maneta ele se estabacou no chão numa posição improvável, cuja mente humana teria dificuldade em aceitar, mas sobreviveu. (Nesse ponto da aventura, após uns cinco minutos de gargalhadas, chegamos a conclusão que o bárbaro deve ter absorvido a maior parte do dano com a
musculatura do peito)
O estardalhaço da queda não foi despercebido. Naquele instante duas criaturas fantasmagóricas e ectoplásmicas tomam o grupo de surpresa. Uma delas avança subtamente contra Espirro, que tomba com apenas uma pancada de corpo que a criatura lhe desfere. Enquanto Aedan se recompõe para tentar defender o goblin, Alastair, em forma de fera da noite, avança contra o segundo oponente.
Enquanto o combate se desenvolvia uma aura se formava ao redor de Espirro. Para desespero dos outros dois, o fantasma do
Padre Charlatão estava ali agachado sobre o pequeno ranzinza drenando o restante de vida que ainda possuia. Mesmo com os tubos de energia positiva (Hount Syphons), Alastair e Aedan não conseguem derrotar o fantasma do padre antes que este levasse consigo o pequeno.
Aedan, sem grande estima, arrasta o corpo de Espirro até a parece do salão. Eles retornariam assim que tudo acabasse para enterrá-lo propriamente.
[[Sala U2]] - Ossos ao Vento
Nesta sala se encontra a escadaria de acesso aos calabouços da prisão. A mesma que foi destruída pra evitar a fuga dos prisioneiros. (Vide Prólogo)
Aqui várias ossadas estão espalhadas pelo chão, tanto de guardas quanto de presos. Após entrarem na sala, e sabendo do óbvio que ocorreria, Aedan e Alastair se vêem cercados por esqueletos. Aqui o bárbaro se redime e a cada balanço de sua espada ele destruia um esqueleto, arremessando ossos partidos contra as paredes, euqnato Alastair colaborava em auxiliá-lo.
[[Salas U5, U6, U7 e U8]] - A Aparição do Maníaco
Decididos a seguirem pela ala oeste do calabouço, eles continuam confrontando os pesadelos da prisão. Desta vez quem lhes ameaça é a assombração do
Maníaco de Águas Turvas, porém o fantasma do anão decaptador nada pode fazer contra os dois invasores e é destruido e, novamente, contido por Vesorianna.
Na parte mais ao sul dessa parte do complexo eles fazem uma grandiosa descoberta. Havia ali um grande salão, que era usado como câmara de tortura para os presos. Porém, a ossada do útimo torturado pertencia a ninguém menos que o diretor Hawkran. De posse dos elementos dessa descoberta, Alastair e Aedan poderiam mitigar o sofrimento de Vesorianna, que se culpa até hoje pela morte de seu amado marido.
Alastair percebe um vão na parde e encontra uma passagem construída na rocha. Eles decidem avançar por lá.
[[Salas U9, U10 e U11]] - Escrito nas Paredes
A passagem os levou para o complexo sul de celas e ao encontro do mais poderoso entre os fantasmas dos cinco prisioneiros, professor Hean Feramin, o Mestre dos Nomes.
As boas vindas não poderiam ser pior. Tão logo entram naquela área semi alagada, ambos começam a ver a letra de seus nomes brotarem em runas de sangue nas paredes, conhecendo como o professor realizava suas matanças, eles rapidamente procuraram destruir as runas antes que completassem seus nomes. Vendo que seu plano não havia funcionado, o professor surge em um clarão espectral, desafiando ambos os aventureiros.
Uma chuva de dardos místicos era disparado pelo professor Faramin, o que tomou Aedan e Alastair de surpresa. Estariam eles vendo ali o seu sepulcro?
Professor Faramin castiga Aedan com suas rajadas místicas, fazendo com que por pouco o bárbaro divino não se sustentasse de pé. Mesmo gravemente ferido, ele avança contra o mestre dos nomes, aproveitando que Alastair fez o mesmo e lhe permitiu atacar com efetividade.
Mesmo conjurando um elemental em seu auxílio, e quase tombando Alastair com várias outras rajadas de mísseis místicos o fantasma do professor não foi capaz de sustentar a agressividade dos dois aventureiros. Por fim, Alastair consegue rasgar a energia espectral do fantasma, que explodiu um em clarão de energia, permitindo que Vesorianna novamente surgisse e selasse a assombração em seu mundo de nomes e angústia.
[[Sala U3 e U4]] - O Machado do Ceifador
Avançando até o último complexo de celas das catacumbas, ambos sabiam que restava apenas confrontar o Degolador, Vance Saetressle, para libertar Rocha da Angústia das assombrações.
Para isso decidiram não agir com nenhuma cautela. Arrombaram e invadiram o primeiro quarto para acionar a alavanca que abriria as grades, porém foram tomados de surpresa pela ossada flamejante de Gurtis Vortch, o antigo e mais cruel carcereiro de Rocha da Angústia. Porém Alastair estava guarnecido e conjurou um elementou de fogo, o que torno o combate com a criatura decapitada razoavelmente fácil. Gurtis não resistiu ao confronto e sua ossada foi destruída.
Restava apenas adentrar às celas e procurar pelo Degolador. O que não foi demorado. O próprio corpo pútrido de Vance, sentindo o cheiro do sangue próximo, apareceu e investiu ensandecidamente contra Aedan. Seus ataques espectrais causavam profundas feridas, enquanto que o sangue que brotava dessas curava o corpo rasgado do ghoul. Uma habilidade não esperada pelos dois, o que quase levou a morte a Alastair, mas no fim eles prevaleceram. Vance Saetressle se dissouveu em uma grande poça de sangue e Rocha da angústia finalnemte se via livre da quinta manifestação, o que permitia livrá-la de sua assombração.
Os relatos seguinte apenas representam as ações finais da aventura:
- Alastair e Aedan retornam para Verifdiana com a insígnea de seu marido, contando-lhe história e permitindo que seu espírito partisse em paz, levando consigo toda a energia profana que assombrava a prisão.
- Ao chegarem de volta a Ravengro, eles se deparam com uma assustadora ocorrência no Templo de Pharasma. Há muito mais que apenas o culto do Caminho Sussurrante trabalhando nas terras de Ustalav. (vide Evento 1)
- Em conversa com Kendra, eles decidem partir para Lepdistadt já no dia seguinte.