Então vamos lá responder.
- O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
O primeiro dia sempre foi um campo árido, seja pela falta de resultados noturnos, seja pela falta de estímulo para gerar comportamentos (é raro alguém mostrar como age ou como se comporta logo no primeiro dia, justamente por não haver nada engrenado). Como cidade, o que pode ser feito é discutir o tema e o que pode ser esperado do jogo em termos de mecânica (principalmente porque ultimamente a cidade tem feito um festival de desinformação no que diz respeito a novas mecânicas - até a máfia One Piece foi alvo disso, tendo poucas pinceladas de inovação numa carcaça predominantemente "clássica" de máfia). Como máfia, o jeito é se aproveitar da morosidade dos cidadãos e tentar manipular as discussões de mecânica a seu favor - levantando dúvida sobre possíveis papeis, gerando informações dúbias sobre mecâncias novas etc.
- Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Não é importante. O importante é não ter um posicionamento extremado - não defender o não-linchamento quando houver um mafioso sambando na cara da cidade, e nem avançar pra cima de alguém por uma vírgula errada. Se houver alguém que vá fazer pouco benefício para a cidade, não vejo necessidade de adiar um linchamento só porque sim. Da mesma forma, linchar alguém no primeiro dia (aliás, em qualquer dia) apenas por sede de sangue é pura burrice.
- Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Pra mim cada caso é um caso. Como já disseram, dias extremamente longos acabam arrastando o jogo, principalmente no começo, quando o ritmo é mais lento. Se houver um consenso, uma queda de ritmo por falta de discussão relevante, é válido votar em "no lynch" sim; afinal, silêncio só é bom pra máfia falar merda e desestabilizar a cidade. E entre as duas opções, desnecessário dizer que partir logo pra noite é bem mais proveitoso.
- Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Aleatoriedade fica pra último caso. Primeiro dia, por menos informação que traga, serve pra no mínimo despertar algum instinto, alguma desconfiança - ou confiança. Em caso de proteção/watcher, seja porque a pessoa pensa como você, seja porque ela se mostrou mais eficiente e disposta a ajudar, ou esclarecida o suficiente para ser útil guiando a cidade em casos de conflito. Claro que a gente pode acabar ajudando um mafioso assim, mas são riscos que a gente toma que fazem parte do jogo.
- Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não, de forma alguma. Uma pessoa vai perder a chance de jogar - efetivamente, já que nem direito a palavra ela terá, porque não terá sobrevivido por nenhum dia. Se fosse para evitar mortes nessa hipotética noite zero, a fim de evitar esse "anti-jogo" para o morto nessa noite, quem estaria em desvantagem seria a máfia, já que essa é a principal função dela.