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Posts - Madrüga

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 20, 2012, 12:45:25 pm »
Não vejo onde duas listas podem ser "burocratização demais". Vai cair o braço dividir dez itens em dois grupos?

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 20, 2012, 12:34:13 pm »
Eu já postei minha análise da galera, Cigano.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 20, 2012, 12:32:58 pm »
Cara, juro que não tem mais como explicar o modelo.

Mas, como você já disse, não é você que determina se as coisas estão "fora de questão". Podemos discutir um pouco mais e fazer uma votação.

Eu estou de acordo que precisamos de novos jogadores (ou reavivar uns antigos), mas uma coisa não depende da outra.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 20, 2012, 12:11:05 pm »
Podia. Aliás, eu passei a poder usar meu poder de rastreador em qualquer grupo também. Isso foi engraçado porque, ao mesmo tempo, eu recebi um buff musical que me permite usar meu poder em qualquer grupo na noite seguinte.

Eu completamente esqueci disso, foi mal. Fiquei na sanha de acusar a Noara e soneguei essa informação. Mas deve ter sido o Cigano. Achei estranho ele não ter falado nada, até porque ele disse que o alvo dele era a Noara.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 20, 2012, 12:03:18 pm »
Cigano, "furar fila" pressupõe que a pessoa está fazendo algo de propósito para se jogar na frente. Parece um mau-caratismo. Somos as mesmas pessoas, pô. O mesmo grupo, a mesma galera. Não fique desconfiando tanto de todo mundo.

Isso é um prosseguimento da discussão do Nibelung. Estamos tentando achar uma solução para o problema apresentado: a comunidade de jogadores de máfia diminuiu. Portanto, os jogos estão repetitivos.

Uma das soluções foi diminuir o número de máfias ativas (atualmente 2) para 1. Moção rejeitada.

Essa segunda solução não muda muito o quadro atual: temos duas máfias ativas, continuaríamos com duas máfias ativas.

Entretanto, uma das máfias ativas seria menor que a outra. Sendo menor, será possível variar os jogadores (por exemplo, um jogo com Kinn e sem Cigano, um jogo com Assumar e sem Noara, e vice-versa) e evitar essa impressão de que estamos sempre jogando a mesma coisa.

Como eu disse, imagine um narrador que quer narrar um jogo de 9 jogadores. É muito para uma micro. Ele vai entrar na fila atrás de jogos com 16, 20 jogadores, esperar o diabo e, depois de tudo, seu jogo vai durar 4 dias.

Os jogos "médios" vão ter uma duração menor (portanto, mais ágeis), menos jogadores (portanto, mais complexos que micromáfias e menos sujeitos a repetição de jogadores) e podem sim, na minha opinião, dar uma renovada na seção.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 20, 2012, 11:54:05 am »
Em tempo: 4 mafiosos para 16 jogadores não são pouca coisa, ainda mais considerando que houve duas mortes em uma noite. Parece adequado.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 20, 2012, 11:22:55 am »
Não sei ainda em que missão ir. Pra mim sempre fica ambíguo: onde eu poderia ser mais útil?

A essa altura, precisamos mesmo nos planejar para pegar o mafioso restante. Noara sendo linchada, são três. Deve faltar mais um, e deve ter independente. Não me admiraria o Cebolituz ser independente, no caso, o que nos deixa com cinco jogadores.

Eu sou cidadão. Acredito que o Stinger seja também (porque o Assumar o estava vigiando e mentiu a respeito). Publicano está muito discreto nesse jogo, mas a história que ele contou e a ação da Noara nele até fazem sentido, então parece cidadão. Nelio tem uma história meio nebulosa, mas estava ativo no combate à máfia.

Parece, então, que o último mafioso só pode ser o Cigano. PARECE. Não excluo, MESMO, a possibilidade de os outros jogadores serem ótimos jogadores e realmente parecerem cidadãos a essa altura.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Heresias - Vitória dos Hereges!
« Online: Julho 20, 2012, 02:27:34 am »
Mas numa coisa a máfia cagou: perder uma noite por conta de atraso na entrega de ações. Isso é imperdoável. Talvez até desse pra dar mais combate.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 20, 2012, 02:10:53 am »
E fiquem de olho no Madruga e no Nelio.
Tragam-os fritos em uma bandeja de prata para mim.  :diabanjo:

Cara, é isso TODO JOGO. Será que mafioso ainda acha que, depois de linchado e REVELADO mafioso, alguém vai prestar atenção nessa choradeira?

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 19, 2012, 06:16:39 pm »
Quando eu fiz aquela micromáfia Lilo & Stitch e aumentei pra 8 jogadores (foi essa?), era justamente nesse problema que eu tava pensando. Os setups de micro são bastante parecidos, também. Variar esse número bem que pode ajudar.

Mas a questão dos jogos parecidos é patente. As discussões entre Cigano e Kinn são sempre as mesmas, as respostas do Assumar à Noara são sempre as mesmas, etc.

Eu curti essa proposta do Publicano: ter três tamanhos de jogos poderia refrescar a seção. Por exemplo, eu queria tentar reviver a micromáfia planeswalkers numa máfia de 10 jogadores. Mas é muito para uma micro e pouco para uma máfia normal.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 19, 2012, 05:12:36 pm »
O único problema é que atualmente a Spell tem o que? Uns 20, 25 jogadores de máfia em atividade?

É muito pouco pra sustentar duas máfias paralelas. Já teve várias épocas onde as máfias esfriaram na Spell, mas nos últimos meses, tirando por fluff, os jogos tem sido muito repetitivos (Publicano acusa o Kinn, Nelio descobre tudo que tem que ser feito e guia a cidade, Cigano faz sua listinha que ele nunca revela, Noara quer linchar o Assumar e Manu, Manu fica quieta o tempo todo, exceto se pressionada, etc). E em grande parte, essa percepção de repetitividade se dá por serem sempre a mesma meia dúzia de gatos pingados jogando em todos os jogos.

This. Queria recuperar isso aqui. Já sei que a resposta mimadinha vai ser "ah, não joga se não gosta", mas é verdade. Nosso metajogo está dominado pelos MESMOS jogadores em TODA máfia, e TODOS os jogos atuais são parecidos. Até porque as picuinhas são iguais, as táticas são as mesmas, os tratamentos, as desconfianças, etc.

Manter um jogo só por vez poderia aumentar a qualidade dos jogos no geral, e talvez movimentar mais as micros que, pelo menos, têm um elenco mais rotativo, menos constante. Sério. Os jogos andam todos iguais.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Heresias - Vitória dos Hereges!
« Online: Julho 19, 2012, 05:03:55 pm »
Porque diabos dois cidadões tinham os mesmos poderes?

Cidadãos.

Mas ótimo ponto.  POR QUE? :blink:

Por quê.

Mas ótimo ponto. Por quê?

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Vou ter que dizer que concordo com o que o Nibe disse sosbre suplentes: é uma merda. Eu sinto que só atrapalhei a facção nesse jogo. Entrar depois, ter que ler tudo, ter que justificar ações que você não fez... tudo isso torna a experiência de suplente muito ruim

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 19, 2012, 04:09:29 pm »
O mais engraçado é a máfia SABER que ainda tem rastreador e nem esperar eu anunciar minha ação. Fica fácil desmentir as lorotas desse jeito.

O Nelio tem tido uma postura forte de cidadão. Vai ver a Noara quer desviar o foco um pouco. Mas o Publicano sentiu a ação e eu vi a Noara indo. Ela mentiu para mudar o foco. Não me parece um grande mistério.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Eberron - Dia 6 até Sábado 20:00
« Online: Julho 19, 2012, 11:40:13 am »
E pra sua informação, usei rastreador no nelio.
Aliás, Nelio, podia dizer foi sua noite.  :macaco:

MAFIA ALERT!

Noara, essa noite você seguiu o publicano e lançou um feitiço nele. É mais mafioso na vala.

Voto: Noara Fox.

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Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 04:29:28 pm »
Bom, a primeira coisa é parar de usar a palavra "alinhamento". É horrível e já foi elegantemente traduzido como "tendência", o que soa muito melhor. Alinhamento a gente faz em carro.

Eu acho legal que haja um incentivo à interpretação, mas me parece que os arquétipos que você escolheu são bastante simplistas. Powergamers preguiçosos vão escolher o "psicopata" só para matar tudo sem fazer perguntas. Isso me lembra um pouco o conceito de natureza e comportamento de V:aM, com aquele "incentivo/suborno" de pontos de FdV. Só que, naquele caso, você podia variar mais. Jogadores ainda poderiam se aproveitar do sistema, mas no seu caso parece que dá para se aproveitar MAIS.

Como disse o Agnelo, é legal que haja o incentivo à construção de um personagem mais esférico , mas você podia seguir mais à risca a ideia dos milestones. Eu ainda quero ler bem o sistema para ver como funciona, mas minha ideia era: conforme o jogador vai atingindo seus objetivos pessoais ou realizando ações incríveis, ele recebe um ponto de fé. O ponto de fé é basicamente um ponto de ação, com algumas poucas diferenças, mas pra mim representa o "feel" de TSagr (já que o sistema é voltado para o cenário). Tantoa fé na(s) divindade(s) quanto a superação dos próprios limites poderiam levar o cara a faturar uns pontos de fé, levando-o a querer construir esse personagem de maneira mais tridimensional  (citando o Agnelo).

Resumindo: acho que dava para usar a história do PC ao invés de arquétipos prontos e que podem ser abusados por jogadores preguiçosos/carniceiros. E se você quiser dar mais pontos de ação, você poderia também dar um novo nome (talvez deixar menos poderoso, algo como uma re-rolagem de um dado) e deixar com que os ganhos sejam mais frequentes.

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