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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 31, 2012, 10:08:18 am »
Eu também ainda não desisti. Vou continuar participando dos playtests, e só vou jogar a toalha de vez depois que lançarem os livros básicos.
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Primeiro que um criminoso não mantém todos os seus direitos (liberdade, por exemplo).Onde tem direitos, tem deveres, para os outros. Se eu tenho o direito de não ser torturado, são os outros que tem o dever de não me torturar. Os meus deveres não tem nada a ver com os meus direitos, e sim com os direitos dos outros (que por acaso são iguais aos meus). Por isso que eu digo, o animal ter direitos ou as outras pessoas terem deveres para com ele, na prática é a mesma coisa. Uma coisa leva a outra.
Quando você dá direito inalienável a alguém de não ser torturado, você cria para todos um dever de "não torturar". Eu vou proteger o torturado e punir o torturador. Assim, onde tem direitos, tem deveres.
Assim, seguindo todo o meu raciocínio inicial ficaria assim:Mas é exatamente o que eu estou defendendo! Que a exceção concedida aos animais não incluam todo o pacote de direitos humanos, justamente por estarem em um patamar evolutivo abaixo do humano!
"direitos implicam em responsabilidades, não é por que existem exceções que isso deixe de ser regra. E além do mais, a exceção criada pra abarcar animais seria diferente para a utilizada para abarcar humanos, pois humanos estão em outro patamar."
Certo, entendi o que você queria dizer.E é impressão minha ou com essa frase quotada você apenas me deu mais um ponto?É impressão sua.
Meu ponto nesta frase é que se somos todos iguais, sem sermos idênticos, todos temos os mesmos direitos (vida, liberdade, yadda, yadda, yadda - afinal, somos iguais). Eu coloco que todos os humanos são semelhantes (neste sentido de iguais, mas não idênticos) entre si, e os animais estariam em um patamar abaixo. Já alguns outros acreditam que toda vida terrestre é semelhante (no sentido de...vc já sabe)
Vende-se seca-rato pra matar rato. Ratoeira também não é nada indolor. Então eu vejo várias pessoas matando ratos de forma bem cruel até.Quantas pessoas tu vê torturando ratos longe de suas casas então? Porque matar dentro de casa para se proteger do bixo é uma coisa. Eu não acusaria alguém de matar um cachorro se o cachorro invadiu a casa da pessoa e está espumando de raiva. Matar com o objetivo de preservar a saúde da família é uma coisa, torturar por torturar é outra (é tão difícil perceber que "ratoeira" não é comparação com "atirar pedras em cuscos para se divertir"?).
Eu espero que os pais dela pelo menos levem ela pra polícia quando ela voltar pra casa. Se a polícia vai conseguir te pegar ou não são outros 500, mas o crime vai ser registrado. Já o gato...Se existir alguma lei defendendo o gato contra maus tratos nada impede que o dono, ao constatar que o gato foi alvo de um bicudo, registre o crime também. Claro que no caso do gato, a menos que o dono tenha ideia de quem agrediu seu animal de estimação, a queixa será inútil. Mesmo assim, nada impediria.
Justificar? Juridicamente posso apontar a constituição. De qualquer outra forma, é uma questão de ética.Por curiosidade, que trecho da constituição (desculpe, realmente não conheço nossa constituição)? E eu só consigo ver como uma questão de ética quando tal lei fosse aplicada apenas a animais de estimação (ou socialmente aceitos, como você se referiu). E para animais selvagens?
Eu diria que a diferença está que para mim só faz sentido em falar em direitos e deveres com base no "Princípio da Equivalência de Interesses' - se algo ou alguém não é contemplado por isso, estamos falando de uma propriedade.Bom, o que eu estou propondo é algo como "Princípio da Majoração de Interesses". Segundo este principio, ainda é possível falar em direitos ^^
Bom, considerando que estes são justamente os dois direitos que o Estado costuma tirar (o primeiro em todo lugar com prisões, o segundo apenas onde existe a pena de morte), parecem ser justamente os menos importantes. OK, o estado não os tira por serem menos importantes que outros (principalmente porque tirar outros direitos não teria muito uso para a sociedade), mas claramente nós dois temos pontos de vista diferentes sobre o que é pior.CitarO que você acha pior do que isso?
Ausência de Liberdade e Assassinato - o motivo torpe é só um extra.
Eu não vejo isso como "direitos"Deveres do proprietário para com a propriedade, na prática, não terão nenhuma diferença de direitos da propriedade. Foi o que eu falei em um dos meus primeiros posts do tópico: meu problema é em considerarem um animal como uma propriedade inanimada qualquer. Se o proprietário de um animal tiver mais responsabilidades para com ele do que para com uma bolsa, já estou feliz (detalhe: eu acho que atualmente o proprietário já tem mais responsabilidades com o animal do que com a bolsa. mas todas estas responsabilidades extras --se existirem-- são voltadas para garantir o bem estar de outros humanos --por exemplo, garantir que o animal não ataque nenhum vizinho--, enquanto eu gostaria de ver responsabilidades voltadas para garantir o bem estar do animal --não deixar ele passando fome, por exemplo--).
... é só uma concessão que alivia alguns problemas menores, mas mantém os piores intactos.Para mim os piores problemas são justamente os maus tratos. O que você acha pior do que isso?
Não pelo direito dos animais e blábláblá vegan nem nada, mas sim por isso afetar a sociedade como um todo. Quem não tem condições de ter animal de estimação, não deveria estar apto a isso. A irresponsabilidade de uns afetando outros é o que deveria estar sendo discutidos, na minha opinião.O fato disto afetar a sociedade já foi concordado por todo mundo. Só que o assunto levou a este outro, sobre darmos direitos a animais.
Dizer que uma pessoa tem direitos E deveres é papo de mãe? Ou é, sei lá, básico da nossa sociedade judaico-cristã?Hein? É papo de mãe no sentido de que passa a ideia de que para ter direitos é necessário cumprir deveres. Nossa sociedade NÃO funciona assim. Temos direitos e deveres sim, mas um não depende do outro. Um criminoso, por exemplo, mesmo tendo descumprido todos seus deveres, ainda mantém seus direitos. A ONU define direitos humanos como direitos de nascença. Ou seja, não são ganhos por merecimento, por cumprir com deveres.
E se você colocar sei lá quantas espécies dentro de uma exceção, a exceção vira regra.E isso é perigoso porque todo mundo vai querer ser cachorro ou demente, para não precisar cumprir deveres e manter direitos, certo?
Cacildas, semelhante é dizer que somos iguais, mas não idênticos, ou, como dizem alguns eco-chatos, somos todos terrestres. É óbvio então que "ou é, ou deixa de é".Cacilda digo eu (um abraço pra voce, tia). Como você consegue subverter uma ideia tão simples, a ponto de supor que alguém seria capaz de colocar humanos abaixo de animais na escala de semelhança?
Pouquíssimos de nós querem proteger a ratazana de esgoto.Quantas pessoas tu vê torturando ratazanas? Se eu visse alguém fazendo isso, ficaria tão puto quanto se fosse com um cachorro. E a maioria dos eco-chatos também, creio eu.
"Todo animal - que se encaixe no quesito "socialmente aceitos" - tem direito a abrigo"Isso já é um passo adiante na discussão. Estou tentando dizer que animais deveriam ter alguns direitos. Se concordarem com isso em algum momento, aí podemos discutir implementações.
Beleza, isso enquadra Gato de rua? Cachorro de rua? Rato? Pombo? Como faz? O Estado - esse ente todo poderoso - vai começar a catar bicho na rua e a manter abrigos? Ou pode matar, já que a gente não consegue fazer valer os direitos deles? Afinal, é problema de Saúde Pública. (Saúde Pública vai contar a Saúde dos animais agora?).
E quando alguém der um bico num gato de rua? Como fazer valer os direitos do pobre animal?E quando eu socar uma criança desconhecida em uma rua sem movimento, como fazer valer os direitos dela? Claramente isso é o suficiente para ela não ter direitos, né?
Não é mais fácil, ao invés de dar direitos pra milhões de criaturas que não podem se comunicar, dar deveres para os homens?Se o efeito final for o mesmo, porque não? Mas e como tu justificaria a existência do dever humano de não bater em animais?
sanções para agressões ou o que for definido como maus tratos. Mas creio isso deve ser feito sim com vista nos interesses humanosE como agredir um animal de rua pode ser visto como atentado a algum interesse humano?
Se é pra "dar direitos" tem que dar todo pacote: Direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade.Só porque tu quer.
Eles não tem, nem nunca terão, noção de responsabilidade e não fazem parte da sociedade.Cara, esse papo de que para ter direitos é preciso ter deveres é papo de mãe querendo educar o filho.
uma pessoa com uma deficiência que o impossibilite de exercer as funções comuns do dia a dia ainda é um semelhante.Novamente essa dicotomia imbecil. Ou é semelhante ou não é. Para vocês não existem "níveis de semelhança", né? Se a semelhança é um critério para a posse de direitos, então você acaba de construir meu argumento: Animais não são semelhantes o suficiente ao homem para terem os mesmos direitos que nós, mas são semelhantes o suficiente para terem mais direitos que uma pedra.
Caso alguém entenda que o animal é um semelhante do homem, o argumento do Elfo se aplica, comer carne de origem animal seria canibalismo.
Na verdade estaríamos dando não por eles, mas sim por nós mesmos (como o Darklord colocou)Mesmo que nossa motivação não seja das mais altruístas, como o Darklord sugeriu, o argumento continua em pé.
Eu já devo ter colocado antes, mas defender direitos aos animais sem assumir a postura vegana é como defender direitos humanos e ser canibal e/ou escravagista. É um passo adiante, progride em alguns detalhes, mas continua sendo incoerente.Pô elfo, até tu na leitura seletiva agora? Mas eu falo de novo:
A questão seria o que faz o animal ter o mesmo direito de um ser humano? Pq indo para o mundo natural não há direitos e deveres. Dessa maneira, estamos simplesmente colocando construções da sociedade humana para os animais que vão gerar situações bizarras do tipo: O tubarão vai ser um assassino ao comer focas
leitura seletiva uma marca registrada de diversas pessoas da spellAh, a ironia...
Toda uma discussão onde eu só li: a pode matar se for pra rodizio e para nossa sobrevivência [ afinal não existe forma de se viver sem carne] , ou ratos tem que ser mortos pq causam doenças[ gatos e cachorros como vetores de doenças foi sumariamente esquecido], ou a caça é ruim embora eu não saiba porcaria nenhuma sobre a caça, ou peixes não são animais então pode matar, ou escravos foram propriedade e hoje deixaram de ser, ou não estamos falando de boi estamos falando de animais domésticos [ o boi é claramente um robô que não sente dor]Bom skar, se foi isso que tu conseguiu sintetizar do que eu disse, vou desistir de continuar argumentando.
Desculpa mais todo esse tópico só vi um bando de gente desejando um mundo perfeito, onde eu tenho o meu bife e o boi escolheu ser sacrificado para ser nosso alimento. Se vcs querem direitos para os animais pelo menos sejam coerentes e estendam para todos os animais, ou continuem com esse argumento hipócrita.
Skar, matar um animal não é considerado maus tratos. De forma rápida e rasteira, maus tratos de animais são imposições de sofrimentos desnecessários.E se a morte for desnecessária mas não tiver sofrimento?
O ponto importante é o "desnecessário". Se a morte for "desnecessária" pode ser considerada maus tratos. Não pela morte em si, mas por sua necessidade.
Então nunca mais comeremos carnes.Errado. Como eu já disse, são aplicadas tecnicas de insensibilação no animal para que ele não sinta dor quando for morto.
Falando sério ainda não consigo entender como vc aceita a morte do animal para comermos.Bom, mas eu aceito.
Quer dizer a dor dele ser percebida de uma forma diferente retira direitos dele?Quando eu digo que ele percebe dor de maneira diferente eu quero dizer: peixes não possuem neocortex, a área do cérebro que em mamíferos é responsável por, dentre outras coisas, nossa percepção sensorial. Os peixes possuem mecanismos mais rudimentares para fazer o que fazem, mas são altas as chances de que não sintam dor. Mesmo assim existe a possibilidade de que sintam. Na Alemanha, por exemplo, certos tipos de pesca são proibidos justamente por serem considerados crueis para com os peixes.