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Posts - Macnol

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Vídeo Game / Re:Vamos Jogar SaGa Frontier!! :D
« Online: Julho 26, 2016, 06:38:15 pm »
Eu definitivamente não lembro nada dessa beterraba/imitação de Pecoros. Pode falar mais sobre ele?

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Vídeo Game / Re:Vamos Jogar SaGa Frontier!! :D
« Online: Julho 24, 2016, 04:12:57 pm »
Cara, eu definitivamente não lembro de ter usado muito o Thunder nas minhas jogadas. Não dava bola pro Lute e coisas relacionadas, achava bem sem graça.

Já o Gen sempre foi um dos meus favoritos!  :wub:

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Vídeo Game / Re:Vamos Jogar SaGa Frontier!! :D
« Online: Julho 22, 2016, 03:22:07 am »

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Março 30, 2016, 05:19:28 pm »
Deu pra entender sim, e faz todo o sentido do ponto de vista do marketing.

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Jogos Sociais / Re:MÁFIA ALLEF BABÁ E SEUS 40 BOTS - VITÓRIA DA MÁFIA
« Online: Março 29, 2016, 01:34:44 pm »
Eu não participei mas obviamente acompanhei a máfia inteira, porque ajudei a Noara com o setup. E a maioria dos comentários que eu faria, os próprios jogadores já fizeram.  o jogo acabou mesmo desequilibrado, não pelo setup favorecer um lado, mas porque a cidade não usou as ferramentas que tinha em mãos, e isso teria feito muita diferença. Mesmo o mecanismo de balanceamento automático do jogo (ganhar um poder extra para sua facção depois do segundo linchamento desfavorável) chegou tarde demais pra salvar a cidade, devido a uma série de escolhas ruins que foram se acumulando.

Isso indica que a mudança de deixar os mortos continuarem falando não gerou nenhum problema imprevisto no jogo, pelo menos à primeira vista. E foi positivo, mas não o bastante pra resolver o problema que queríamos resolver com ela: jogar no time da máfia é muito mais divertido, apesar da pressão constante pra quem não sabe/não gosta de mentir. E quem joga de cidade costuma ficar muito apático e desmotivado caso não tenha um poder importante pra usar ou um resultado noturno pra discutir.

Voltemos à prancheta, então. Tenho um par de ideias variantes pra melhorar esse aspecto, só falta um pouco de tempo pra amadurecê-las. :)

P.S.: Porra, Banned. Porra. Esse era um jogo em que definitivamente tu não podia ter jogado fora um dia e meio da cidade com aquela palhaçada de "silenciamento".

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Março 28, 2016, 03:25:30 pm »

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Março 10, 2016, 04:11:22 pm »
Bem por aí. Eu tô torcendo muito pra esse filme dar certo, porque o exemplo de colocar essas mulheres como protagonistas é ótimo. Mas o trailer me deixou com um medão dele ser decepcionante. Os efeitos especiais são lindos, mas as piadas vão de fracas a medianas... e é difícil tentarem emular o humor do primeiro. A comparação vai ser inevitável e, pelo jeito, o novo perde.

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Sindicato de Sharn - Eberron 4e / Tiny Epic Defenders - tópico de testes
« Online: Março 09, 2016, 05:30:09 pm »
[em construção]

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Vídeo Game / Re:Guild Wars 2
« Online: Março 08, 2016, 12:44:33 pm »
São alguns grupos de quests especiais que abrem a cada 10 níveis do personagem. Não costumam levar muito tempo, especialmente se fizerem em dupla. E são legais pra conhecer a história do mundo (especialmente porque a personal story é diferente de acordo com as escolhas que você faz na criação do personagem).

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Vídeo Game / Re:Guild Wars 2
« Online: Março 08, 2016, 10:30:36 am »
Não tem exatamente tank no jogo, já que ele não tem skills que forçam o inimigos a atacarem alvos específicos. Mas é bom ter uma classe que ajude a evitar dano no grupo, como Guardian, por exemplo. Ou um Thief que deixa os inimigos cegos pela maior parte do combate. Como o Phil bem apontou, GW2 não tem healers no mesmo estilo de outros MMOs. Todas as classes têm sua própria cura, e é muito mais importante evitar levar dano (se posicionando bem e esquivando de golpes mais fortes) do que contar com uma babá lhe curando. :)

Pra jogar em dupla, basicamente qualquer combinação de raças e classes é boa. Vocês podem fazer personagens da mesma raça e com o mesmo background, se quiserem jogar todos os capítulos da Personal Story juntos e ao mesmo tempo, mas não é necessário.

Eu só recomendaria não começar com algumas das classes mais complexas, a menos que já tenha experiência com MMOs anteriores e goste de pressionar muitos botões: Mesmer, Engineer e Elementalist costumam ser mais difíceis como a primeira opção de personagem.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Conan II - Vitória da Máfia
« Online: Março 03, 2016, 06:15:05 pm »
Bus Driver é ótimo pro jogador que está usando ele, e uma merda pra todos os outros.  :b Faz com que todos os resultados investigativos da cidade sejam duvidosos, especialmente se o dito cujo for morto antes de revelar em quem ele agiu. Isso não é o fim do mundo, mas, como eu disse, em um jogo que você já enfraqueceu propositalmente as investigações noturnas... ele é um agravante.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Online: Março 03, 2016, 04:36:26 pm »
OK, o setup foi bem desequilibrado. Não apenas por ter um número enorme de anticidades, mas também pela salada de frutas de poderes fodas que a máfia tinha, e a lista de poderes cagados que a cidade tinha. XD

Mas eu diria que mesmo que houvesse um mafioso a menos e o jogo fosse equilibrado, o maior problema é que não era um setup sadio, na minha opinião:

Silenciador é um poder completamente antijogo. Impede alguém de participar da máfia, literalmente. Raios, um dos maiores problemas das máfias recentes é o justamente o povo falar muito pouco. Um poder que agrava isso não é sadio.

Motorista de ônibus é um poder que já é problemático em jogos comuns... em um jogo onde não há papéis investigativos diretos, apenas indiretos, ele acaba com a vida da cidade. Não basta só ter resultados indiretos, pra piorar eles não são confiáveis.

Amado e Voto Duplo com cargas e sendo ativados apenas no dia seguinte é... uma combinação bem ruim. Eu já não sou fã de equilibrar poderes usando cargas, mas colocar cargas E ativação trabalhosa em poderes que já são meio inúteis por natureza é complicadíssimo.


Eu acho que precisamos achar um jogo com uma mecânica diferente. Simples assim. Máfia já tá muito batido em ser sempre o mesmo padrão (gente que não se compromete com o jogo por N motivos que sejam > pessoas mais ativas são alvos fáceis logo no começo e eliminadas do jogo > cidade acaba perdendo por inatividade e dependência de resultado noturno). As 3 últimas máfias que joguei, pelo menos, foram assim, com pequena excessão na máfia Conan 1.

Nao sei se me animo a outra máfia tão cedo, seguindo esse padrão. Mas de olho nesses outros jogos rolando aqui, ou de algum outro que venha a surgir.  ;)

Pois é, eu estava conversando sobre isso com a Noara ontem à noite. Máfia caiu nesse círculo vicioso e anticlimático: quem posta muito é forçado a postar menos, do contrário vira um dos primeiros alvos da máfia. É um jogo que incentiva os jogadores a NÃO participarem, porque jogar ativamente é punido com morte. Isso é um baita problema! E os mafiosos, com uma frequência alarmante, ganham apenas jogando apaticamente e deixando o jogo ficar morno até que a vantagem numérica garanta a vitória.

Outros board games recentes pegaram a inspiração em máfia e melhoraram o sistema, eliminando essa falha de remover jogadores precocemente da partida. Avalon/The Resistance já fazem isso. Pelo que li, One Night Ultimate Werewolf também. E Secret Hitler, que testamos em várias partidas no CarnaSpell, resolve de forma exemplar. Só há eliminação de um jogador na reta final da partida, e as regras são planejadas de forma que a facção que estiver perdendo recebe algumas vantagens matemáticas que ajudam a equilibrar o jogo.

Podemos testar um desses jogos pelo fórum (ou outros que estou planejando), mas também podemos tentar incorporar algumas dessas filosofias nos jogos de máfia mesmo, com algumas alterações nas regras. A primeira coisa que nós dois estávamos brainstormando ontem seria um jeito dos jogadores mortos continuarem participando ativamente do jogo de alguma forma: Podendo falar mas sem direito a votos ou ações noturnas, por exemplo. Seria questão de ver que problemas isso causaria e o que mais teria que ser alterado para comportar essa mudança.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Conan II - 2º Dia até 26/02, às 21:21
« Online: Fevereiro 26, 2016, 11:40:03 am »
A Ielena não loga no fórum desde antes do segundo dia começar. Não descarto a ideia dela ter sido silenciada, embora fique muito triste se foi isso que aconteceu, porque silenciamento é um dos poderes mais antijogo possíveis em uma máfia. Pior que isso, só Jester.

A escolha de alvos pro próximo dia, SE a Ielena for inocente, é meio óbvia: Madruga e Noara. Em segundo lugar, escolher alvos na interseção dos grupos que votaram no Mog e na Ielena. Mas também é possível que resultados noturnos tragam pistas mais fortes, claro. Vamos ver.

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Vídeo Game / Re:Guild Wars 2
« Online: Fevereiro 25, 2016, 10:34:49 pm »
Noara e eu jogamos, os novos mapas estão muuuuuuito legais, especialmente pelos planadores e pelos inimigos mais inteligentes. Os eventos também são muito mais dinâmicos.

Só que paramos quando ela viajou pra SP antes do CarnaSpell, e desde que voltamos outros jogos nos mantiveram ocupados quase todas as noites. xD

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Jogos Sociais / Re:Máfia Conan II - 2º Dia até 26/02, às 21:21
« Online: Fevereiro 25, 2016, 03:58:48 pm »
Duvido. Esse tipo de linchamento de inocente acontece em quase toda máfia, não creio que tenha havido um jogo sequer em que a máfia optou por deixar de linchar um cidadão só pra não levantar uma leve suspeita ao dar o último voto.

E "amado" não é atestado de inocência em lugar algum. Já teve mafiosos com poderes parecidos. Acho que o mais recente foi em YuYu Hakusho ou CdZ?

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