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Posts - Iuri

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 20, 2012, 12:20:11 pm »
Cigano, tu não entendeu que a ideia do publicano é ter duas filas. Quem está na fila atual seria consultado sobre o tamanho esperado de seu setup. Dependendo da resposta, vai pra uma fila ou pra outra. Se alguém da fila mega chega na vez e não junta jogadores suficientes, ele NÃO vai pra outra fila, ou rouba a vez de quem ta na frente naquela fila. Roda o jogo normal, mas com o mesmo número de jogadores que a máfia média. Afinal, o cara já ficou esperando na fila comprida todo aquele tempo, pra que passar pra outra fila? Nestas situações, haverão dois jogos simultâneos de tamanho mediano, e nenhum de tamanho grande.

Claro, dos que estão na fila atual alguns vão acabar narrando antes de outros que estão na sua frente, mas para isso vão ter que fazer uma concessão: limitar o número de jogadores. Talvez acabe acontecendo o contrário: todos da fila atual resolvam ir para a fila de máfias médias, e aqueles que resolverem fazer o jogo com mais jogadores vão "passar na frente". Mas é normal em qualquer transição de regras que alguns acabem se sentindo prejudicados. Por isso se faz necessária uma votação.

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Pois é, teve bastante "lobby" anti 4e por parte das empresas menores. Vide cassaro.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 20, 2012, 10:25:18 am »
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O problema é "Temos os mesmos jogadores jogando os mesmos jogos" e a tua solução é legal, mas não é resposta pra esse problema.
Na verdade é, em parte: vocês comentaram que a rotatividade de jogadores é maior nas micros. Se as máfias tiverem um limite de jogadores menor do que o atual, pela lógica também haverá mais rotatividade. Só as mega ficariam com os mesmo jogadores sempre.

E eu não to enxergando o problema com as listas que o cigano vê: se a mega máfia ficar só com 14 inscritos, roda ela assim mesmo! Coitado do narrador, que esperou na fila mais demorada para fazer um jogo que poderia ter ido pela fila rápida, mas é a vida. Mais do que nunca o pessoal vai começar a usar o tópico lá para fazer pesquisa prévia sobre os temas.

E publicano, eu deixaria 15 jogadores já na mega. Como tu mesmo disse, os narradores vão tender a fazer jogos com multiplos de 3. Se deixar 15 em máfia normal vai ter bastante gente reduzindo seus setups para pegar a fila mais rápida.

Mas a melhor coisa que poderia acontecer com a sessão na verdade é a vinda de novos jogadores mesmo. Tenho certeza que se divulgar nas redes sociais uma tal "Máfia Diablo III" vai chover neguinho novo por aqui conferindo. Eu acho que de vez em quando alguém tinha que usar uns temas bem mainstreams mesmo para fazer promoção da casa. Quem sabe quando eu voltar para a vida de mafioso?

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 19, 2012, 06:46:09 pm »
Me parece uma proposta interessante.
Mas acho que o publicano está se iludindo um pouco: dificilmente as "mega-máfias" vão ter muito mais jogadores do que as máfias atuais. Não vão ser muito "mega" não. Acho que ficaria algo assim: Micro: 7 jogadores; Máfia: 8-14; Mega: 15+

Bom, já gostei muito mais dessa ideia do que a anterior do nibe.

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Ia mesmo comentar sobre isso. O que raios "quais magias você acha que o mago precisa ter para ter o feeling de mago?" tem a ver com playtest do material disponibilizado?

???

Pra mim isso é um indicativo claro de que os caras não tem um planejamento do tipo "coisas que poderemos tirar do playtest".

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Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 06:47:45 pm »
Maddie:
Ambos sabemos que o nome da mecânica é o que menos importa neste estágio inicial do design ;)
Então, eu acho bom já oferecer uma lista com os arquétipos mais padrões/clichês da fantasia heróica. Pensar em milestones originais e equilibradas não é algo trivial, e um jogador que não esteja disposto a gastar tempo nisso não precisaria desta incomodação. Além disso, ter uma base grande serve no mínimo para os jogadores usarem de modelo.

Quanto ao caso do Psicopata: eu acho que a chance da mecânica ser abusada é muito maior quando é o jogador que cria suas milestones usando a história do personagem. O caso do psicopata pode estar apelão, lembre-se de que esta é a versão alfa da coisa, e se eu tivesse confiança de que está tudo rodando 100% nem pediria a opinião de vocês. Mesmo assim, acho que a situação que eu imaginei para premiar o psicopata não é tão fácil de acontecer. Matar monstros não conta, porque afinal isso traz um benefício para o grupo (elimina um risco). Teria que matar uma pessoa "nada a ver com a aventura", tipo um aldeão. Mas aí o grupo pode acabar se encrencando com os agentes da lei locais.

Outra coisa em que eu estava pensando, era dar para o grupo uma pool compartilhada dos pontos obtidos desta forma. Assim, o ladino pode se inspirar para agir heroicamente por causa do companheiro paladino, que sempre ajuda os necessitados. No caso, o personagem que atinge suas milestones serve de exemplo para os outros, que podem se comportar de forma mais heroica. Da mesma forma, se o ladino vive fazendo coisas que o envergonham, o grupo todo fica "menos heroico". Tipo osmose. A princípio eu achei coerente. O que acham?

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Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 18, 2012, 05:46:05 pm »
Curti.

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Se eu fosse ele lançava antes, pois aproveitava a insatisfação antes do lançamento, o depois do lançamento geralmente é, ou aceitação, ou negação mesmo.
Pois é. A cada notícia nova do D&DN eu imagino a felicidade dos caras do 13th Age. Não é a toa que abriram logo a pré-venda.

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Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 11:31:46 am »
Mas algumas tendências não tem rolagens em suas ações, e por isso a vantagem ou desvantagem não faria diferença. Por exemplo:
"O libertador não... Ignora os pedidos de socorro de alguém obviamente sem capacidade de se defender. "
Então o cara vai ter desvantagem se ele ficar indiferente aos pedidos de alguém. Mas ficar indiferente não envolve nenhuma rolagem...

A menos que a desvantagem fique "na reserva". Não é no Marvel RPG também que tem uma mecanica do tipo: dependendo do que o jogador faz o mestre ganha uma pontos que ele pode usar quando quiser para dificultar a vida do grupo? Neste sentido, agir contra a tendencia daria pontos heroicos para o narrador usar em certos momentos para colocar uma desvantagem na ação do personagem, enquanto agir a favor da tendencia lhe daria um ponto que ele pode trocar por uma vantagem no futuro. Também é coerente.

Eu não queria dar bônus e desvantagens só praquele tipo de situação pelo seguinte: muitas tendências vão fazer o jogador fazer ações que prejudicam seu personagem (como o Cabeça-Quente puxando brigas de bar). Se a única vantagem de fazer isso é receber um bônus na hora de se prejudicar, a tendência deixa de ser algo vantajoso para o jogador, entende? Não compensa muito...

@Agnelo:
Obrigado pelo feedback.

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Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 10:27:21 am »
Bispo, obrigado por comentar.

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Outro ponto, tomando já os exemplos que vc deu: corte os eixos. Sério, eles não servem pra nada neste modelo. Deixar só as tipologias (ou tendências) já está de bom tamanho.
Pois então, eles não servem de nada, por isso o personagem poderia ter um "mau" e um "bom". Mas eu coloquei eles aí para servir como um guia para os jogadores acostumados com a 3.X. Sobre ser bom e mau: essa mecânica de alinhamento não diz que alguém com uma tendência má vá ser necessariamente mau. A ideia é justamente deixar os personagens mais humanos: muitas pessoas que conhecemos têm atitudes contraditórias em diferentes assuntos.

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Eu reavaliaria este sistema de recompensas. Quer dizer, as recompensas devem ser tão significativas?
Eu percebi que o action point era forte demais. Na verdade no sistema em que vou aplicar isso o ponto heroico serve para dar uma vantagem em algum teste, ou recuperar uma quantidade de pontos de vida (1/4 do total), ou recuperar uma quantidade de fadiga (3 pontos, o equivalente a duas tecnicas especiais). E assim como o ponto de ação só pode ser usado uma vez por encontro. Também não sei se não é forte demais, mas com certeza é menos do que uma ação extra.

E eu queria evitar punições/recompensas específicas de cada tendência. Como você sugeriu, do pacifista recebendo uma penalidade em combates. Seria, na minha opinião, deselegante (e mais coisa para decorar).

Tem alguma outra sugestão para a 4e? Talvez ganhar healing surges?

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Seria mais ou menos isso ?
Exatamente Silva. Só que ao invés disso servir como combustível de magias, serviria para motivar o heroi a fazer atos heroico. Me pareceu coerente. Você gostou? Tem alguma sugestão?

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Dicas & Ideias / Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 17, 2012, 09:43:18 pm »
Apesar do ícone de D&D (e a introdução do texto fazer múltiplas referencias ao jogo), o conteúdo deste tópico pode ser aplicado a praticamente qualquer RPG. Por isso coloquei na Dicas e Ideias. Se acharem melhor passar para Sistemas e Cenários, a vontade.


Como diz o Silva, D&D é um jogo sobre matar monstros e pegar suas coisas. Em cenários clássicos de D&D, bem e mau, ordem e caos são forças tangíveis. Por isso o alinhamento do personagem nunca foi assunto de muita atenção: quando surgiu, nos primeiros D&Ds, serviam apenas para auxiliar o jogador na sua interpretação, mas sem interferir mecanicamente em nada. Depois vieram essas interações do tipo "Detectar Mau" e "Causa +X de dano em criaturas caóticas".

Mas se o grupo está interessado em jogar em cenários mais cinzas, como Eberron? Como lidar com o alinhamento nestes cenários?

Confesso que fiquei apaixonado pela mecânica do Marvel RPG apresentada pelo Kimble, em que atingir objetivos pessoais do personagem lhe rendem XP. Assim fiz essa pequena regra caseira:

A Mecânica:

O alinhamento de um personagem é composto por uma combinação de uma ou várias tendências. Cada tendência possui dois descritores, um de coisas que o personagem daquela tendência faz, e um de coisas que o personagem não faz. Toda vez que o personagem fizer algo que se encaixa no "faz", ele ganha um ponto de ação (em 4dnd) ou ponto heroico (em pathfinder) ou pontos de moral (em fantasy craft). Toda vez que ele faz algo do "não faz", ele perde um ponto (se achar demais dá para substituir por healing surges, talvez?). Em sistemas em que não há um equivalente para ponto heróico ou pontos de moral, o ideal seria criar um equivalente. Premiar e punir com xp é sempre uma alternativa, mas não me agrada muito.

Cada tendência possui também um descritor que serve para fazer um paralelo com os 9 alinhamentos clássicas da terceira edição. Idealmente eles não devem interferir em nada: é possível ter um personagem com uma tendência caótica e outra ordeira, uma maligna e outra bondosa, ou tudo misturado (desde que elas não entrem em contradição diretamente). Ainda, é possível não escolher nenhuma tendência: seu personagem será o típico Neutro-Neutro que não toma lados. Mas note que isso não é atitude de heroi...

As Tendências:
(click to show/hide)


O que eu quero com isso?

Os amigos poderiam fazer o favor de avaliar a ideia? Eu quero aplicá-la no e8, e semana que vem já começa a primeira mesa dos testes... então ainda dá tempo de dar alguns retoques (ou jogar tudo no lixo).
Também agradeceria se sugerissem novas tendências, com outros aspectos daqueles 9 alinhamentos básicos, ou mesmo fora deles, com alguns tropes clássicos.
E quanto as condições de ganhar/perder pontos heróicos destas tendências: o que vocês mudariam? Teve algumas que eu coloquei só porque não consegui pensar em mais nada...

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 17, 2012, 09:25:46 am »
Mas o outro aranha também foi atrás de vingança logo depois de matarem o tio Ben.
E pelo menos esse aranha teve mais momentos de piadista, o que pra mim já o torna muito mais "Aranha" do que o antigo.

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O que eu achei meio chato no filme foram as repetições. Tio Ben morrendo, por exemplo
Mas se é pra fazer um reboot, vai ter que se repetir. Por isso eu achei cedo demais para isso.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 16, 2012, 09:46:18 pm »
Eu gostei mais do que do outro aranha.
Isso não muda o fato dele ser muito precoce. Não tinha porque lançar outro reboot tão cedo. Mas nenhuma queixa contra a qualidade do filme (exceto que... bem, é um filme de super-heroi né? Ajustemos nossas expectativas para levar isso em conta...)

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Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Julho 13, 2012, 08:09:18 am »

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Julho 13, 2012, 12:06:49 am »
Voto: Perna

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