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Posts - Ciggi

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:35:45 pm »
Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.

Eu espero que o produto me divirta, já que estarei no tempo da "Perfeição Máxima": as garotinhas ai doidas por esse filme de "vampiro", que ignoram a merda cagada e fumegante que é.

Então, se tu paga por um Celta 2013, com todos os adicionais, tu não se importaria de levar um fusca pra casa. Ele tem rodas e te leva onde tu quer, é basicamente a mesma coisa não?

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Off-Topic / Re:Literatura
« Online: Novembro 25, 2012, 12:28:57 pm »
Paulo Coelho é sempre um dos mais recomendados do Madruga!

Eu diria para, alem do Mago das letras, ler Discworld e se te agradar Harry Potter!

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 12:23:55 pm »
O negócio da discussão ser inútil é que ninguém notou que estão andando em círculos: regra de ouro ou não, o que importa é que o pessoal tá se divertindo. O sistema tem buracos? Tape-os ao seu modo, de preferência fazendo um pdf e enviando pros jogadores ANTES da porcaria do jogo começar

Não!

Se tu compra um produto espera que ele venha perfeito, não que precise "concerta-lo" pra se divertir.

Sim, me diverti horrores jogando com monge, mas isso não muda o fato que o mago era bem mais forte que ele desde sempre!

É nesse ponto que existe o problema, simplesmente dizer que a "Regra de Ouro" existe para sanar esses buracos é de uma cretinice gigantesca. Faça o sistema direito ou não use desculpas pra mascarar suas falhas!

Uma coisa que é independente de sistema e que pode afetar qualquer jogo: esse mesmo mestre maldito me proibiu de usar uma certa magia para ampliar os sentidos porque eu não tinha uma certa vantagem/talento/poder para controlar magia de luz, apenas fogo. Quando eu falei que poderia gerar luz com fogo, ele alegou que "fogo não gera luz, luz é cósmico". Sabe quando ele falou que usava algo assim? Nunca. Sabe a minha cara na hora? A mesma de alguém extremamente puto.

Ele está certo. Faria o mesmo! As regras estão lá EXATAMENTE pra evitar esse tipo de situação.

As regras são o ponto central de uma aventura, o norte dos jogadores. Elas não são apenas um conjunto de mecânicas pra resolver combates. Os jogadores e o mestre, se baseiam nela pra manter um jogo justo e sem surpresas, os outros jogadores provavelmente se sentiriam traídos ao final da aventura se vc pudesse burlar as regras por alguma interpretação sua delas.

Ex: Um dos meus jogadores em uma aventura de um sistema que não lembro qual foi queria usar duas escopetas ao mesmo tempo, uma em cada mão, pelas regras isso exigia uma habilidade que ele não tinha. Eu alertei ele que não daria certo, ele tentou, usei as penalidades que achei justas e ele se machucou com o coice das duas armas e virou piada durante o dia inteiro! Agora se eu permito isso, ele teria MAIS poder que os outros, causaria mais dano (imagino que muito mais dano na verdade) e os outros jogadores no final do jogo se sentiriam coadjuvantes.

Tu quer fazer fogo vindo de luz? Ok, é possível exatamente por esses motivos que tu destacou, mas vai ser um fogo magico que não causa dano, não ilumina e não tem efeito nenhum. Pronto!


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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 11:46:14 am »
Vc tá tendo uma visão um pouco deturpada de o pra que as regras servem bicho!

As regras são feitas para serem mecânicas para resolverem, de modo justo, qualquer complicação na historia sem recorrer ao Deus-Ex-Machina.

As regras tambem tentam passar um clima, um estilo. Você pega a mesma campanha jogada em dois sistemas e encontra dois jogos diferentes.

O que não dá é tu ter um sistema cheio de buracos que acabam tornando a vida de alguns jogadores mais difícil que a de outros e dizer "Use a regra de ouro". Tipo o monge no 3.x, se tu quisesse jogar com um sua vida ia ser bem diferente da do bárbaro por exemplo. Mas ei, temos a regra de ouro então tudo bem? Alem do mais, pra que se preocupar com números se temos um ótimo cenário?!?!

Alem de que é o básico, assim como quem dita quais regras estão proibidas e quais regras caseiras usar para dar uma direção mais acertada no ritmo que tu quer usar, e você tbm que escolhe que clima passar. Joguei campanhas de vampiro que eram mais voltadas ao lado negro da alma do vampiro e tbm joguei campanhas de vampiro que eram puro hack-slash, Ambas divertidas e com temáticas diferentes, mas ambas com graves problemas estruturais na hora de jogar os dados.

Então do meu ponto de vista é bem o contrario, o que não pode vir "mastigado" é exatamente como tu quer levar sua campanha!

BTW já fiz uma campanha curta de sci-fi usando storyteller, sem nada de seres fantástico.

Aliais, defina nova geração, pq ate agora não vi nessa discussão muitos jovens jogadores argumentando (talves excluindo o atmo não sei). E sério, leia o que o kinn falou de novo, polemizar foi a ultima coisa que tu fez, this is Spell. Aqui se discute e argumenta sobre tudo, quanto mais debatedores em uma discussão melhor (desde que eles tenham bom senso e entendam que não é uma guerra e sim um debate, embora isso não seja requisito aqui :P)

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Novembro 25, 2012, 02:09:36 am »
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Acredito que se o sistema atrapalhar, sempre existe a regra de ouro, os grupos e as cronicas geralmente são muito particulares, não tem como um sistema se enquadrar em todas as situações vivenciadas pelos players, e se isso ocorrer em uma campanha inteira ta faltando um pouco de background.

Regra de Ouro é desculpa de designer incompetente/preguiçoso que não queria se esforçar muito nessa questão. O próprio Ethan Skemp admitiu isso no finado "blog" da White Wolf. Obviamente, isso não quer dizer que eu me oponha a ela (Regra de Ouro é um princípio básico de mestragem), mas se um designer ou autor usa ela para cobrir seus erros, ele está sendo cretino.

Ou seja: se ele criar um sistema que vise ter regras para TODAS as situações que pode acontecer, esse cara será um ótimo designer? O jogo terá um ótimo sistema? Ou será que vai ser um belo bocado de trabalho jogado fora, já que o pessoal mais novo vai olhar e praticamente vomitar com um negócio tão travado e cheio de detalhes bestas que é esse hipotético jogo?

Nenhum sistema serve pra tudo, cada sistema tem seu estilo e sua linha, imaginar que de pra criar um sistema universal é a mais pura inocência!

O que o elfo quis dizer é que se o cara se dispões a criar um sistema, digamos um voltado a jogos de faroeste bem realista, então se ele coloca a "regra de ouro" pra mascara algum erro do sistema de combate de saque rapido então ele é um cretino. E eu concordo com ele, esse é um dos maiores motivos pra eu ter um certo sentimento de pena pelo 3D&T por exemplo, um sistema que deveria ser voltado para animes/mangas, despretensioso, simples, e engraçado.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Novembro 24, 2012, 10:42:35 pm »

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Off-Topic / Links de Tópicos Úteis
« Online: Novembro 24, 2012, 09:32:30 pm »

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Sistemas & Cenários / Re:Savage Worlds: Vire um Selvagem
« Online: Novembro 24, 2012, 07:08:24 pm »
Pra quem tá na duvida é quer perder ela completamente, segue um preview oficial do que está por vir.

E vale sempre lembrar que estamos a pouco mais de 3 mil pra ganhar o Deadlands no pacote!

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Jogos Sociais / Re:Wiki das Máfias
« Online: Novembro 24, 2012, 06:41:15 pm »
Sim, eu sei. Teria que fazer a mudança disso manual, e eu não to com essa disposição na verdade!

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Jogos Sociais / Re:Wiki das Máfias
« Online: Novembro 24, 2012, 06:17:13 pm »
Na verdade quem atentou pro termo a primeira vez foi o Madruga, mas tu tá certo. Distanciar o nome Máfia da facção é a melhor saída.

E esse link foi feito antes deu afunilar isso tudo, dai o conflito.

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Jogos Sociais / Re:Wiki das Máfias
« Online: Novembro 24, 2012, 06:07:05 pm »
Quem fez essas definições de Facções?

Eu

então todo Anticidade é considerado Mafioso?

Sim

A quantidade de confusão que isso pode causar em novatos...

Pelo contrario. Acredito ser muito mais simples explicar pra um novato que Máfia é o bandido, e SK é um Mafioso de um homem só, Culto uma Máfia que recruta ao invés de matar, Cultáfia uma Máfia que que recruta e mata, etc.

Na verdade eu fiz ele me basando em técnicas de classificação logísticas. É muito mais simples de entender e explicar dessa forma!

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Sistemas & Cenários / Re:[Cenário] Ocean
« Online: Novembro 23, 2012, 06:55:26 pm »
Mas prepare-se para regras de combate e exploração na água, etc.

Oh yeah!

Mas acho que o SW suporta bem isso, sem contar que ele dá o clima perfeito pra esse cenário.

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Sistemas & Cenários / Re:[Cenário] Ocean
« Online: Novembro 23, 2012, 01:16:20 pm »
Com combustível gerado a partir de algas assim como toda a alimentação;
Criaturas geneticamente modificadas para respirar na água;

Surrupia-lo-ei essas ideias!

Talves apenas haveriam criaturas modificadas geneticamente (mutantes) por um preciosismo racial dos humanos, um tipo de estigma social aos mutantes quem sabe (isso não soa muito diferente dos X-Men como eu esperava :P)

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Sistemas & Cenários / Re:[Cenário] Ocean
« Online: Novembro 23, 2012, 12:09:23 am »
Tua ideia é identica a do cara ali, nao?  :blink:

Tu linkou certo? Pq do post que caiu não achei idêntica não! Certeza é uma forma de encarar a ideia, mas é meio viagem demais pra mim.

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Sistemas & Cenários / Re:[Cenário] Ocean
« Online: Novembro 22, 2012, 10:47:01 pm »
Não entendi Silva

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