Spell

ÁREA SOCIAL => Off-Topic => Tópico iniciado por: Ciggi em Novembro 14, 2011, 12:45:47 am

Título: Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Ciggi em Novembro 14, 2011, 12:45:47 am
A Rocinha, uma das maiores favelas do Brasil foi tomada pela policia, e vai receber unidades de pacificação.

Não sei se fora do Rio a noticia circulou tanto como aqui, mas foi uma movimentação de guerra, literalmente!

To bem satisfeito com essa posição da policia carioca, claro, favelas mais distantes como as perto aqui da minha casa acabam recebendo hospedes indesejados. Mas acho que algo precisa ser feito, e to esperançoso com isso tudo.

Dito isso, li uma matéria na época sobre o secretário de segurança do Rio e achei muito boa. Não concordo com algumas posições dele, mas acho que ele serve como gás pra quem desacreditou nessa cidade que já foi maravilhosa, outro que merece destaque e o Aleixo. Não sei se é porque trabalho vendo diretamente a roubalheira que o sistema propicia a meia duzia de filhos da puta, ou se é só a idade, mas to muito descrente com essa cidade, e são pessoas como essas que me deixam com um pouco de esperança no sistema!

http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2011/10/o-homem-que-enfrenta-os-facinoras.html (http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2011/10/o-homem-que-enfrenta-os-facinoras.html)
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Agnelo em Novembro 14, 2011, 09:30:50 am
Invadir a Rocinha é simbólico, durante anos ela foi considerada "pacífica", um lugar onde trabalho social, turistas ou a globo conseguiam entrar sem problemas desde que pedissem arrego pros donos do morro.

Essa imagem foi vendida por uma mídia que se beneficiava com isso. Engraçado como uns anos atrás a globo dizia que a Rocinha era um lugar pacífico e hoje apóia uma ação de guerra lá dentro.
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Ciggi em Novembro 14, 2011, 10:22:11 am
Rocinha foi uma das, já tomaram o Alemão que era mais "perigoso", e a ideia é continuar tomando do 3º poder todas as favelas, o unico problema é que o Rio de Janeiro É uma favela, sempre vai ter morro pra onde fugir! Alguns infelizmente mais pertos de ti que outros, e como ano que vem é ano eleitoral... Acho que o Paes não se reelege, mas sei lá. E o foda é que não tem como escolher a equipe do próximo prefeito, o que é um chute nas bolas da democracia, agente tem que tirar uma renca de secretario deitão e acaba perdendo um dos bons!
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Madrüga em Novembro 14, 2011, 01:37:41 pm
Mas essas ações todas têm um impacto que dê mesmo pra sentir, Cigano?
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Roderick Usher em Novembro 14, 2011, 04:10:34 pm
Pra quem mora mais para o Centro ou Zona Sul eu acho que o impacto deve ser maior. Aqui na Zona Oeste poucas UPPs foram implantadas e, como o Cigano disse, estamos aos poucos nos tornando um refúgio para os traficantes que fogem dos morros ocupados.

Não sei como o governo vai se comportar no futuro em relação às comunidades da Zona Oeste, mas espero que eles avancem um pouco além do Batan... E também é preciso olhar para outras partes do Estado. Não é só o Rio que sofre com o tráfico.

De qualquer forma, acho que o problema mais grave para quem mora na Zona Oeste já não é tanto o tráfico, e sim as milícias (principalmente em áreas próximas a Campo Grande e Santa Cruz). Imagino que as UPPs não funcionem com policiais corruptos no asfalto como funcionam com traficantes no morro  :hum:

EDIT: Embora o Batan mesmo tenha recebido sua UPP quando os milicianos já tinham expulsado os traficantes, se não me engano.
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Ciggi em Novembro 14, 2011, 08:13:25 pm
Pois é, inclusive se alguem viu o Fantástico na ocasião da denuncia das Vans do RJ, vocês devem ter visto um ou outro conhecido meu, aquelas gravações quase todas foram feitas a algumas esquinas da minha casa!

Infelizmente o nosso caso (Zona Oeste) é pior, Milicia. E não sei como vai ser mais pra frente, mas só de ver que a mentalidade da policia ta mudando já anima um bocado. A algum bom tempo atras a policia ia chegar dando tapa na cara de qualquer um de chinelo ou preto de terno, ia coagir e ameaçar, e possivelmente matar um ou dois. E muito surpreendente ver que uma ocupação desse nível ocorreu sem tiros. Acredito que a presença do exercito tenha ajudado claro, mas ainda assim foi algo que mobilizou, sem duvidas, o Rio Todo, e o sentimento hoje pelo que vi nas ruas e no trabalho foi de alivio e ate felicidade (uma senhora do meu trabalho tava tão feliz por ter visto um policial honesto que chegava quase a chorar!)
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Skar em Novembro 14, 2011, 10:26:41 pm
O real problema é que os traficantes estão indo para outros pontos do Estado. Ao contrário da crença popular eu n"ao acho que as UPPs irão chegar em Duque de Caxias, por exemplo.

Mas concordo com o cigano essas operações estão sendo feitas com uma policia de postura diferente, não sei se é a presença dos militares e da policia federal ou realmente uma mudança do comportamento da PM. Espero que seja o último.
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: ferdineidos em Novembro 15, 2011, 11:57:27 am
Essas operações são um ponto de retomada da cidade do Rio, mas só do Rio do Manoel Carlos.

Sério, a ação tá sendo implementada só pra dar segurança pra copa e para as olimpíadas. Os cantos mais afastados do centro/zona sul/ barra/ jacarepaguá vão ter a política anterior mantida. Até por que não existe efetivo suficiente pra colocar UPPs em todas as favelas do Rio.

É bom pra uma parcela da população (pra mim que moro em Jacarepaguá e trabalho no centro é ótimo), mas acho que mascara que o Rio continua sem um política eficiente de segurança pública. O problema não está sendo resolvido, só afastado.
Título: Re:Rio, tá tudo dominado!
Enviado por: Ciggi em Janeiro 13, 2013, 09:09:34 am
Hj to numa vibe necromantica ressucitando tudo!

Brincadeiras a parte acho que o trabalho dessa galera é bem pertinente, e não queria abrir um tópico novo atoa, ate pq eu tenho que morder minha propria língua relendo esse tópico.