Autor Tópico: Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas  (Lida 4246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline louc0

  • Moderador
    • Ver perfil
Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Online: Junho 10, 2012, 06:03:25 pm »
Citar
A Revista Época, publicação semanal da editora Globo, veicula esta semana uma matéria afirmando que “A dublabem venceu as legendas“. A peça assinada por Tônia Machado e Danilo Venticinque, contudo, mais parece um editorial encomendado por distribuidoras para forçar a aceitação de seus leitores à imposição de conteúdo dublado no cinema e na TV. Com 7 páginas (na versão tablet e 2 na versão impressa), a “reportagem”, que não está no editorial de opinião, gasta mais de 60% de seu espaço para enaltecer o áudio dublado sobre o original, dentre os quais destaca: o aumento da bilheteria e audiência, a “classe média acostumada com filmes dublados na TV aberta“, a popularização de filmes dublados em alguns países da Europa (ei, se lá é assim é porque deve ser chique ver dublado, né?), que “abrir mão das legendas pode até ser uma experiência prazerosa” (sic), chegando ao cúmulo de postar – em nome da própria revista e não de um entrevistado – este absurdo argumento na imagem abaixo:




“É muita leitura para quem não está acostumado”. O lobby da dublagem no Brasil parece ser tão grande a ponto de fazer com que uma revista que vive do hábito da leitura publique esta triste frase que não apenas tolera e  justifica, como também incentiva a escolha da dublagem pelo espectador que tem preguiça de ler. A matéria oferece um pequeno contraponto com alguns prejuízos que a dublagem pode oferecer com exemplos retirados sem créditos deste texto sobre os Malefícios da Dublagem editado pelo crítico Pablo Villaça. E antes que digam que estou acusando a revista de cópia sem provas, eu que passei o link para a repórter e, se você comparar, verá que os exemplos (especialmente aqueles que citam o trabalho de interpretação de atores como Meryl Streep e Sean Penn) são os mesmos. Nas 7 páginas, a matéria também citou em uma linha o Movimento Dublado, Sem Opção, Não, após uma entrevista de uma hora que prestei sobre a necessidade de termos a opção e sobre as conquistas obtidas. E mesmo eu tendo enfatizado diversas vezes que o movimento busca a opção (afinal, como a própria matéria diz, a dublagem já venceu), ela preferiu citar os esforços dos signatários da petição como o de meros “defensores de legendas” na legenda da foto, de forma a polarizar.

Enfim, segue abaixo o texto que, ainda que assumidamente tendencioso, prova que esta já é uma guerra perdida e que quem prefere assistir filmes e séries do jeito que foram feitos depende agora apenas da boa vontade dos canais e de donos de cinema em oferecer a opção pelo áudio original e legendas. Direito do consumidor (e também daqueles que são portadores de deficiência auditiva) não mais importa. Eu não diria apenas que “a dublagem venceu as legendas”, diria que a mediocridade venceu. Embora necessária para crianças, analfabetos, pessoas com deficiência visual total ou parcial e para idosos com dificuldades de enxergar, a dublagem hoje não é imposta por esses motivos e para estas pessoas, e sim porque a maioria, plenamente capaz de ler (mas não “acostumada” em ler 30 páginas em 2 horas), já abandonou o hábito da leitura em prol da comodidade de ter um filme ou uma série narrada por estranhos à tela.

http://www.ligadoemserie.com.br/2012/06/revista-epoca-afirma-que-a-dublagem-venceu-as-legendas/

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #1 Online: Junho 10, 2012, 06:21:44 pm »
Nada contra dublado, mas prefiro legendado. E quando pego dvds para assistir sozinho, ainda coloco a legenda em Inglês.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #2 Online: Junho 10, 2012, 06:35:26 pm »
Essa frase aí é hilária mesmo. Mas é a verdade. Não é bem um argumento, mas sim um fato.

Só acho que o cara que escreveu também estava meio apaixonado com tudo. Revista é uma coisa meio "idiotizada", inda mais a época...

O grande problema dessa discussão toda são filmes que passam na TV, mas francamente, quem vê TV ainda? Raríssimos filmes no cinema não tem versão legendada, é mais comum só com animações, que a galera acha que só criança vai assistir. Mas aí a interpretação é bem relativizada também.

É comodo. Esse é o ponto. Não acho que deveria ser discutido se quem saber ler deve ou nao assistir filme dublado, isso é de cada um, é pessoal. O exemplo da Europa não me parece ser para valorizar o fato, é um bom exemplo para mostrar que não é apenas cultural.

Pode-se apontar várias vantagens para assistir um filme legendado, mas o mesmo é válido para o dublado. Até a questão da atuação. Sem entender muito do idioma, fica até difícil para a maior parte das pessoas ler e "assistir" um filme.

Offline garotovaca [medabot]

  • O Bovino Humano
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #3 Online: Junho 10, 2012, 08:35:53 pm »
O cinema aqui da minha cidade é um problema sem solução. Se o filme é dublado, o as caixas de som são uma droga e fica uma bosta pra entender. Se é legendado, aparece a bendita legenda branca pra se misturar com a imagem e foder a sua leitura. Em geral, eu espero o filme sair em DVD ou Blu-ray porque ir ao cinema é garantia de dor de cabeça.

Alguém lembra da época que os cinemas colocaram abreviações nas legendas? Tipo "você" virava "v.", "para" virava "p/". Lembro ainda que um site de cinema escrevia em "Internetês" pra acostumar a gente com essas coisas.




Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #4 Online: Junho 10, 2012, 09:19:36 pm »
Deixa eu matar a charada pra vocês:

As distribuidoras de filmes, e as empresas de TV por assinatura, estão desesperadas com a internet.

Já virou cotidiano de uma parte enorme da população baixar filmes e seriados pela internet, geralmente muito antes que essas empresas se mexam pra trazer eles ao Brasil.

O detalhe? Essas primeiras versões são sempre legendadas, porque a versão dublada depende dessas empresas.

Como essas empresas vão lutar contra isso? Censurar a internet, não conseguem. Cortar os downloads, não conseguem. Resta... desmoralizar as legendas. Fazer o público achar que é muito melhor ver dublado, e - olha que coincidência - na internet é mais difícil/demorado obter a versão dublada!

Então, bora fazer lobby pros cinemas colocaram SÓ VERSÕES DUBLADAS dos filmes, e COMPRAR matéria(s) em revista(s) de circulação nacional pra fazer propaganda da maravilhosa dublagem. Não me venham dizer que essa matéria da Época é uma reportagem; é só um infomercial descarado.

Velho, LER 30 PÁGINAS EM DUAS HORAS. Até uma criança de 10 anos consegue fazer isso. E é uma REVISTA, escrita com LETRAS em um monte de PAPEL, dizendo que não. Vão se foder!
« Última modificação: Junho 10, 2012, 09:21:48 pm por Macnol »

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #5 Online: Junho 10, 2012, 09:42:22 pm »
Citar
Se é legendado, aparece a bendita legenda branca pra se misturar com a imagem e foder a sua leitura.

Tá aí algo que eu acho uma bosta. Custa a legenda ser no bom e velho amarelão de sempre?


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline KYU

  • Do you know where the fuck you are?
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #6 Online: Junho 10, 2012, 09:55:02 pm »
Cara, desde quando estão competindo? Se alguém prefere comer merda, o que tenho eu que gosto de comida a reclamar com ele? Se alguém gosta de filme dublado, o que tenho eu que prefiro legendado a ver com isso?

Não me diga que um dia só terão filmes dublados no cinema. O dia que tirarem as legendas, o público corta pela metade e eu passarei a ver minhas estréias com alguns meses de atraso.

Junto-me ao coro do vão se fuderem. A Epoca tem hábito de publicar esse tipo de merda e já não me espanta mais.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #7 Online: Junho 10, 2012, 10:48:36 pm »
Particularmente eu acho bacana e xistir as duas opções SEMPRE. Tem gente que não tem o costume de ler e acaba evitando certas midias por conta de legenda ou a dificuldade em entender o ingres. Acho escroto alguem apoiar a limitação desse povo, que por escolha ou necessidade, vão nas dublagens. Mas na moral vei... Uma revista falar que ler 30 páginas é dificil? XD

Offline Nhoqs

  • Ken-Ohki
  • Sup, niggas
    • Ver perfil
    • IVBin
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #8 Online: Junho 10, 2012, 11:02:30 pm »
Tem que existir as duas. Outro motivo plausível é do fato de termos muitas cidades turísticas, com muita gente de fora vindo. Em um grande lançamento, é perfeitamente possível que essas pessoas queiram asssitir. Elas não vão poder porque simplesmente não há mais sessões sem o áúdio original?

Ter mais filmes dublados vai deixar o ato de assistir filmes mais acessível a muitas pessoas que não gostam/querem/sabem ler. Porém, ignorar as legendas é acabar com um nicho já consolidado de pessoas que já frequentam cinemas e assistem filmes legendados.
Vira e mexe e eu volto aqui.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #9 Online: Junho 10, 2012, 11:42:36 pm »
É importante deixar claro que a luta de quem gosta de legendas não é pra acabar com a dublagem, e sim pra defender a opção.

Offline Nhoqs

  • Ken-Ohki
  • Sup, niggas
    • Ver perfil
    • IVBin
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #10 Online: Junho 11, 2012, 12:02:07 am »
Sim, claro. A questão é que quando tentam matar a legenda, a onda contrária (matar a dublagem) surge naturalmente.
Vira e mexe e eu volto aqui.

Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #11 Online: Junho 11, 2012, 08:26:30 am »
Eu sempre fico sem jeito neste tipo de discussão porque eu, sempre que posso, prefiro a versão dublada. Não porque eu tenho preguiça de ler legendas, ou acho que ficar lendo legendas tira o foco do ator interpretando, ou qualquer coisa desta. Eu prefiro o dublado porque eu posso desligar o cérebro, relaxar, e assistir. Com legenda, mesmo lendo rápido, ela exige um certo nível de atenção que você não usa vendo algo dublado.

O chato é que "ignorar a legenda" não é uma opção. Mesmo quando eu entendo o áudio original (inglês ou português), se tiver uma legenda na tela, sua atenção instintivamente se direciona pra legenda.


Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #12 Online: Junho 11, 2012, 08:41:57 am »
é eu tenho isso com legenda também Nib. ESPECIALMENTE quando a legenda não transcreve com similaridade o que está sendo dito. chega a dar nó as vezes.

animações eu prefiro dublado, pois elas são dubladas originalmente também, então que seja dublada na minha lingua.

já filmes eu fico em um meio termo, tem filme melhor dublado, especialmente os de ação e os 3d. já filmes com mais enredo eu prefiro legendas.

ter as duas opções à disposição é o melhor.

o argumento das 30 páginas é pifio, mas algo que já percebi que em diálogos rápidos acaba escapando algo da maior parte das pessoas.

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #13 Online: Junho 11, 2012, 09:03:03 am »
Eu sempre fico sem jeito neste tipo de discussão porque eu, sempre que posso, prefiro a versão dublada. Não porque eu tenho preguiça de ler legendas, ou acho que ficar lendo legendas tira o foco do ator interpretando, ou qualquer coisa desta. Eu prefiro o dublado porque eu posso desligar o cérebro, relaxar, e assistir. Com legenda, mesmo lendo rápido, ela exige um certo nível de atenção que você não usa vendo algo dublado.

O chato é que "ignorar a legenda" não é uma opção. Mesmo quando eu entendo o áudio original (inglês ou português), se tiver uma legenda na tela, sua atenção instintivamente se direciona pra legenda.
Alguém que me entende, finalmente.

Até os 15 anos eu assistia séries e filmes dublados. Comecei a ver legendado, mas sempre precisava ver duas vezes no mínimo. Uma pra direcionar minha atenção às falas e outra pra direcionar minha atenção às cenas. Hoje, eu coloco o áudio em inglês e não sofro mais com as malditas letrinhas amarelas. Mas as animações, ainda prefiro dublado.
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:Revista Época Afirma Que “A Dublagem Venceu as Legendas
« Resposta #14 Online: Junho 11, 2012, 09:05:04 am »
Eu normalmente prefiro filmes legendados quando vou ao cinema. Já animações, prefiro dubladas.

E comentário rápido: assisti Prometheus esse final de semana e só tinha sala com o filme dublado e em 3D. Não gosto de 3D e, como falei, prefiro legendado, mas a dublagem estava ótima e o 3D é bonito quando utilizado. No fim das contas, o que importa mesmo é o resultado do trabalho e não se eu prefiro de um jeito ou de outro. :P

Mas achei a frase engraçada.