Autor Tópico: Religião - Tópico Permanente  (Lida 266238 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #495 Online: Junho 05, 2012, 11:58:33 pm »
É só não bater palmas, que ele some.

You close your eyes, and hope that this is just imagination.
But all the while, you hear reality creeping up behind
You're out of time!
« Última modificação: Junho 06, 2012, 12:07:39 am por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #496 Online: Junho 06, 2012, 12:44:49 am »
O que me incomoda no espiritismo, mais do que em qualquer outra religião, é que não há mistério dentro da doutrina. Pro catolicismo o mistério é quase fundante, no misticismo também. Essa mistura de pseudociência com religião fornece ao indivíduo praticante explicações pra tudo, até pra aquele sofrimento sem sentido pelo qual tem de passar uma criança com câncer. Se ela sofre hoje é por causa de algo que fez em vidas passadas, mas uma punição dessas é como punir um criminoso depois de ter apagado a memória dele.

Na verdade há uma mística no espiritismo também. Minha mãe foi envelhecendo e não sei, ficando mais temerosa com a morte e com a dificuldade de vida e foi ficando mais e mais espirituamística. Hoje, com as prática não ortodoxas, eu poderia chamá-la de xamã moderna. Os livros espíritas que lê também passam longe do tradicional onde apenas os espíritos narram as estórias onde a intervenção no mundo terreno é menor e imperceptível. Ao contrário, são cada mais fortes e (quase) tangíveis.

A pior parte é que ela trata cada um deles como verdades absolutas. Especialmente aqueles que tratam de versões de histórias e lugares que temos como verificar, como um tal de 'Tambores de Angola' (Akhenaton é outro exemplo que impressiona por mostrar como revelação espiritual os dados sobre um faraó egipcio. Seria impressionante se não houvessem tantos dados históricos sobre o governo e vida dele facilmente rastreáveis e mensuráveis). A falta de conhecimento de causa desses autores mostra como fazem algo rasteiro... e mesmo assim, pessoas sem conhecimento acreditam nesses textos como evidências literais de eventos, mesmo que um pouco de pesquisa mostre que o comportamento e maneira de agir das pessoas nessas épocas e lugaresm tenham sido diferentes... :roll:

No mais, a conclusão da verdade literal é natural entender que no 5 a realidade não se dobra à nossa vontade... Se se dobrasse seríamos arcanos buscando nossa ascensão ou despertar... e aqueles presos no hospitais psiquiátricos poderiam ser changelings sofrendo cargas de banalidade unido a problemas para lidar com seu lado feérico.

E Noara não leu nem me respondeu após ter lido... me sinto ignored :(
Queria saber da opinião entre as diferenças do budismo dela e o que eu apresentei (o elfo poderia comentar se souber identificar mais dados do budismo chinês).
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #497 Online: Junho 06, 2012, 01:26:21 am »
E Noara não leu nem me respondeu após ter lido... me sinto ignored :(
Queria saber da opinião entre as diferenças do budismo dela e o que eu apresentei (o elfo poderia comentar se souber identificar mais dados do budismo chinês).
Me senti mal depois dessa. Vou reler e posto as diferenças.
Só que terá que ser amanhã de manhã ou à tarde. ;)
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #498 Online: Junho 06, 2012, 02:05:17 am »
Citar
(o elfo poderia comentar se souber identificar mais dados do budismo chinês).

Vou ter que me calar aqui - eu só conheço vagamente o Budismo Theravada (ou Budismo do Sul) devido ao meu interesse nas crenças da Era Axial (aquelas surgidas ou reformadas entre os séculos IX-VII até o século II a.C) - e aquilo que moldou as crenças deles, como o estabelecimento do Cânone Pali, a origem e expansão da Sangha até o reinado de Ashoka e os Menandro I e II). Se algo passou desse período (como a difusão do Budismo no Leste Asiático), eu não devo saber coisa alguma.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #499 Online: Junho 06, 2012, 09:40:46 am »
Isso quer dizer que eu sou a pessoa que mais sabe do assunto então? :(
Queria conhecer alguém com mais informações...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #500 Online: Junho 06, 2012, 10:40:42 am »
Reza a lenda que o Budismo se espalhou na Ásia por interferência do santo Bodhidharma.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #501 Online: Junho 06, 2012, 11:21:35 am »
Embora eu possa crer que a inlfuência de Ashoka tenha sido mais pontual nesse sentido... ele constuiu mais de 1000 templos budistas por toda parte em volta do reino...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #502 Online: Junho 06, 2012, 11:26:11 am »
Acho que rendia mais vocês fazerem um tópico específico sobre budismo.

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #503 Online: Junho 06, 2012, 04:43:33 pm »
Citação de: Dr. Strangelove
Que curioso, Lanzi. Eu realmente nunca me atentei a esse detalhe, mas é algo que realmente faz sentido. Tem como expandir mais isso, eu estou genuinamente curioso.
No catolicismo acredito que isso seja mais evidente, porque não tenho conhecimento nenhum de Islamismo, Budismo ou Judaísmo. Mesmo com todo o esforço da teologia em decifrar os desígnios de Deus e do Universo, a maioria dos filósofos cai prostrado diante dos limites da apreensão humana. A própria palavra "homem" que vem de "homus" (terra) em contraposição à palavra Deus, que quer dizer celeste, é um indicativo de como o homem sempre esteve, dentro dessa doutrina, alienado daquele que o criou. Chesterton, na Ortodoxia, descreve como o ato da criação divina pressupõe sempre a separação, ou alheamento, de uma coisa que antes lhe pertencia. Com o Dionisio Aeropagita essa alienação (elemento central do mistério) se transfere pra linguagem, ainda que a ideia de linguagem esteja restrita aos seus moldes medievais porque o homem e Deus, enquanto possuem naturezas distintas, estarão sempre separados, e Deus será sempre insondável. Dante, na Divina Comédia, é uma das tentativas literárias de aproximar o esforço da palavra escrita em direção ao Divino, talvez por isso os últimos capítulos do Paraíso, diante do vislumbramento total de Deus, estabeleçam uma relação da palavra em direção ao silêncio. Mas até São Paulo já havia percebido que nesta vida os homens estavam condenados a obter uma imagem das coisas divinas através da obscuridade de um espelho.

O espiritismo funciona exatamente no sentido contrário na medida em que tenta trazer para uma linguagem humana e pseudocientífica toda a experiência transcedental rumo ao divino. É claro que é uma tarefa vã, mas, impregnados pelo cientificismo totalizante do século XIX, os espíritas se lançaram numa campanha contra o mistério. Por isso que qualquer centro espírita possui explicações pra todos os fenômenos paranormais, transcedentais, místicos, que qualquer pessoa já experimentou na vida, e até pra aqueles que a gente já possui explicações bem mundanas. Cito como exemplo meu tio, espírita fanático, que, ao ver minha avó de 93 anos pesando 30kg, se alimentando por sonda, e incapaz de andar, uma situação onde pudesse encaixar seu espiritismo alegando que ela estava passando por isso porque tudo fazia parte de um processo de depuração do seu espírito, e que aos poucos ela estava aceitando o fato de que ia morrer.


Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #504 Online: Junho 06, 2012, 04:53:32 pm »
Lembro do Arcebispo Primaz (na época) aparecer na TV falando do "mistério da fé" com uma ênfase forte, e meu pai (espírita) reagindo quase com um "mistério da fé de cu é rola", embora sem palavrões.

Agora, Lanzi, vc citou "misticismo" junto com catolicismo, bem lá em cima, no post que provocou essa pergunta do Elfo.

Muito vaga a palavra, mas a maioria dos sistemas místicos que conheço diz piamente que é possível conhecer o Absoluto. Só que ao contrário dos espíritas eles não ousam expor esse absoluto em linguagem normal, ele necessariamente só pode indicado por alegoria. Daí cair muito bem a ideia do espelho obscurecido, só que místicos consideram que os "mundanos" é que estão enxergando pelo espelho obscurecido, enquanto eles chegaram (ou almejam chegar) num estado de compreensão dita superior.
Acho que o principal exemplo que tenho seria o da Cabala, com seu véu tríplice ocultando o Absoluto, além de Kether. Os cabalistas "ousam" falar de processos internos da divindade, enquanto o espírita não chega sequer a tocar nisso. A maioria deles fica naquela resposta pronta e chata do Livro dos Espíritos:
"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas."
À qual eu pergunto, sim, e daí? Sendo que a maioria deles tende a equalizar inteligência suprema com onisciência e causa primária de todas as coisas com onipotência, o que considero preguiça mental.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #505 Online: Junho 07, 2012, 01:11:16 am »
Meu estudos antropológicos apontam que num princípio bem antigo houve a cisma da religião totêmica que pariu a religião do mundo no molde ocidental e o oriental. Nessa cisma o cerne da essência do divino e do humano foram interpretados de formas diferentes e modelaram as religiões a partir daí:

No oriente, o deus sol e posteriormente os deuses do mundo criaram o mundo e os seres humanos eram seus filhos diretos e de verdade. Isso traduz a relação como tudo é divino, incluindo nós e o mal e o pecado uma escolha nossa ou uma ilusão do qual cometemos enquanto não despertamos o divino dentro de nós.

No ocidente, a cisma causou com que Criador e Criatura fossem coisas separadas, a parte do divino. Nesse caso, por faltarem o elemento sacro, viviam estes serem imperfeitos a buscar sua iluminação através de seguir códigos de conduta rígidos e comprar favores do criador com sacrifícios e alianças.

Apesar de parecer isso com a fé judaico-cristã, há elementos disso na religião babilônica, egípcia posterior e muitas outras dos povos da Antiguidade que habitavam oriente médio e proximidade, com a facção oposta de crenças ficando a partir da Índia e regiões circunvizinhas.

Curioso é que isso é uma tendência que aflorou nessa área, mas não é uma tendência mundial. Em regiões mais ao sul da África foram encontrados povos genuinamente ateus e nômades primitivos. Eles não acreditavam em deuses nem em criação. Simplesmente achavam que tudo sempre fora desse jeito.

As diferentes tribos indígenas espalhadas pela América também variavam em crença em espectro da cisma ora parecendo religião ocidental e ora oriental.

No mais, acho importante o elemento do mistério na religião. Ele ajuda o crente a buscar a resposta dentro de si ao invés de viver com respostas prontas dos outros - respostas às vezes que não lhe fazem sentido mas você se sente obrigado a seguir porque uma figura de autoridade disse.

Vi muito isso no espiritismo, já que minha família é espírita e acabei abandonando eles por conta destas posturas.

Outra coisa que notei do porque se prenderem tanto as suas crenças é porque frequentemente, quanto mais religiosa se torna, mais de sua identidade colocam na fé. Negar a fé e provar que o que ela acredita é falso é como dizer que ela é falsa; um atentado a identidade da pessoa. Pior: admitir que seguiu algo falso tornaria ela menos que nada, uma pessoa vazia e algo que não faz sequer sentido de existir. Por isso precisam negar com veemência este tipo de pensamento e essas alegações.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Professora é presa por queimar alunos para expulsar 'demônios'
« Resposta #506 Online: Junho 16, 2012, 10:03:59 am »
Citar
Professora é presa por queimar alunos para expulsar 'demônios'

Uma professora literatura de St. Petersburg (Flórida, EUA) foi presa após causar queimaduras e cortes em alunos na tentativa de "expulsar demônios deles".

De acordo com a polícia, Danielle Harkins levou os adolescentes, a maioria de origem asiática, até um píer, onde realizou o bizarro ritual de "exorcismo". A professora derramou perfume nas mãos de um dos alunos e ateou fogo.

A polícia foi alertada após um aluno de Danielle enviar uma mensagem por celular a um colega que não estava no grupo "exorcizado". O destinatário do torpedo mostrou aos pais, que acionaram autoridades, noticiou a emissora WTSP.
Danielle foi presa por abuso contra menores e suspensa da escola sem pagamento.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/06/15/professora-presa-por-queimar-alunos-para-expulsar-demonios-450619.asp
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #507 Online: Junho 29, 2012, 11:30:06 am »
Retirado daqui:

RIO – A Igreja Católica sofreu a maior queda no percentual de adeptos no Brasil, entre 2000 e 2010. Segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, o número de católicos no país caiu 12,2% na última década. No mesmo período, a população evangélica cresceu 44,1%. Esse aumento, porém, é menor do que o detectado entre 1991 e 2000, quando o número de evangélicos aumentou 71,1%.

Os evangélicos, que no recenseamento anterior eram 15,4% dos brasileiros, agora são 22,2% (42,3 milhões). O percentual de católicos caiu de 73,6% (2000) para 64,6% (2010). Mesmo com o aumento da população, a Igreja Católica teve redução inclusive em números absolutos. Em 2000, tinha quase 125 milhões de seguidores. Dez anos depois, apareceu com menos 1,6 milhão de adeptos.

- Ainda assim, dois em cada três brasileiros declararam ser adeptos da religião católica –observa Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.Os dados sobre religião são obtidos por meio de amostragem.

Aumento de 70,2% no percentual de pessoas sem religião desde 1991

Depois de católicos e evangélicos, o maior grupo é dos que se declararam sem religião, que representa 8% da população de 190,7 milhões de brasileiros. Houve um aumento de 8,1% entre os censos de 2000 e 2010. Tendo em vista o recenseamento de 1991, o crescimento deste grupo foi de 70,2%. Entre os sem religião, 615 mil se declararam ateus e mais de 124 mil, agnósticos. Uma curiosidade é que 15,3 mil têm mais de uma religião.

- Geralmente são católicos e espíritas ou católicos e umbandistas – explica Crespo.

A população espírita passou de 1,3% (2000) para 2% (2010). Os seguidores da umbanda ou do candomblé são 0,3%, o mesmo percentual registrado no levantamento anterior. Segundo o IBGE, 2,7% seguiam outras religiões e 0,1% da população não declarou ou não soube qual era sua religião. Em 2000, estes percentuais eram de 1,8% e 0,2%, respectivamente.

Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil, revelando uma maior pluralidade nas áreas mais urbanizadas e populosas do país”, concluiu o estudo do IBGE no texto de divulgação dos resultados.

Maior proporção de católicos é de pessoas com mais de 40 anos

Segundos os dados do Censo 2010, a idade mediana dos católicos apostólicos romanos é de 30 anos e dos evangélicos pentecostais – da Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, etc - é de 27 anos. Já a idade média dos evangélicos de missão – luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, etc – é de 29 anos.
Os espíritas são o grupo religioso com idade mediana mais elevada, 37 anos, e os sem religião, a mais baixa, 26 anos. Seguidores da umbanda e do candomblé têm idade mediana de 32 anos.
A proporção de católicos foi maior entre aqueles com mais de 40 anos. A explicação é, segundo o IBGE, que estas gerações se formaram em períodos de maior hegemonia católica. Os evangélicos tiveram suas maiores proporções entre crianças e adolescentes. No caso de menores de 10 anos de idade, era considerada a mesma religião da mãe.
Os dados do IBGE mostram que católicos e aqueles sem religião são os únicos grupos com maiores porcentagens de homens que de mulheres. Entre as pessoas de sexo masculino, 65,5% seguem a doutrina do Vaticano, e 9,7% não seguem nenhuma instituição religiosa. Entre as mulheres, esses percentuais são de 63,8% e 6,4%, respectivamente. Nos demais grupos, as pessoas do sexo feminino formam a maioria dos contingentes declarados.

Espíritas é grupo com indicadores de educação e renda mais elevados

Um cruzamento entre renda e religião permitiu avaliar que 55,8% dos católicos com 10 anos ou mais viviam com até um salário mínimo, embora evangélicos pentecostais (63,7%) e os sem religião (59,2%) sejam maioria nesta faixa. Entre as classes de rendimento acima de cinco salários mínimos, 19,7% se declararam espíritas. Este grupo religioso possui também a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%), além de ter as menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com Ensino Fundamental incompleto (15%).
Os católicos e os sem religião foram os grupos que tiveram os maiores percentuais de pessoas de 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas (10,6% e 9,4%, respectivamente).
“Entre a população católica é proporcionalmente elevada a participação dos idosos, entre os quais a proporção de analfabetos é maior”, explica a publicação do IBGE.

Parda é cor mais presente entre pessoas sem religião

O IBGE também fez um cruzamento entre raça e religião. A maior representatividade de brancos foi verificada entre os espíritas (68,7%). Entre os umbandistas e candomblecistas, os negros somavam 21,1%. É a maior proporção de pessoas desta cor em um grupo religioso.
“Este patamar guarda relações com as origens da introdução desta religião no Brasil. O mesmo ocorre com os evangélicos de missão, que têm em seu conjunto 51,6% de pessoas que se declararam brancas. A origem desta religião, sobretudo do segmento vinculado aos imigrantes europeus, explica em parte essa associação”, diz o texto do IBGE.
Entre as pessoas sem religião, a declaração de cor mais presente foi parda (47,1%), assim como dentre os evangélicos pentecostais (48,9%).

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #508 Online: Junho 29, 2012, 01:03:39 pm »
Citar
No caso de menores de 10 anos de idade, era considerada a mesma religião da mãe.
Frase que merece um pouco de atenção, penso eu.

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Entidades religiosas podem ficar isentas de INSS na construção de templos
« Resposta #509 Online: Junho 29, 2012, 06:29:15 pm »
Citar
Entidades religiosas podem ficar isentas de INSS na construção de templos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3045/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PB), que isenta as entidades religiosas da contribuição previdenciária relativa à construção de templo ou de sede social.

De acordo com a Lei Orgânica da Seguridade Social (8.212/91), as pessoas jurídicas devem recolher para o INSS 20% do total de remunerações pagas aos trabalhadores, ou 15% sobre o valor bruto da nota fiscal em serviços prestados por cooperativas de trabalho.

Redução de dificuldades
O parlamentar argumenta que sua proposta busca reduzir as dificuldades enfrentadas pelas entidades religiosas nas comunidades pobres, onde, muitas vezes, os próprios fiéis ajudam financeiramente na construção do templo.

Aguinaldo Ribeiro diz também que, "após a obra estar concluída ou já em fase avançada, a entidade religiosa com frequência se vê surpreendida com a presença da fiscalização do INSS, que passa a exigir contribuições que seriam devidas, acrescidas de multas e outras penalidades".

O autor da proposta acredita que deve ser vedada a incidência de impostos sobre o templo já construído, mas também na construção do templo.

Tramitação
A proposta está apensada ao PL 3991/08, do deputado Jefferson Campos (PSD-SP), de idêntico teor. Ambas terão análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Outro projeto de mesmo teor (PL 4704/04), do ex-deputado Feu Rosa, foi arquivado ao final da 52ª legislatura (2003-2006), em razão de sua tramitação não ter sido concluída.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/421293-ENTIDADES-RELIGIOSAS-PODEM-FICAR-ISENTAS-DE-INSS-NA-CONSTRUCAO-DE-TEMPLOS.html

"Sonhos são o que temos." Jojen Reed