Me foco bastante no item 4, heheh... já quanto ao 5... em que sentido você aplica a palavra Real, com maiúsculas, Strange Elf?
É alguma terminologia filosófica? Porque se não for, não consigo enxergar o Real independente de nós. Fazermos parte da realidade, não é como se fôssemos incapazes de afetá-la, porque SOMOS a realidade, indissociáveis dela.
Esse truque da percepção em que todos caímos, é o da separação das coisas. É o que forma o ego. O que alguns aí citaram como relativismo pós-moderno eu vejo apenas como a inabilidade de gerar juízos de valor a respeito das percepções, sendo que é possível descartar algumas por pura conveniência. Nenhuma das percepções é o Real, logo lidamos apenas com modelos, com mapas.
E mapas necessariamente lidam com notações e linguagens, de modo que as diferentes religiões, posturas religiosas, etc. são mapas diferentes que descrevem as mesmas coisas.
Claro que essas descrições são sempre tendenciosas, similares ao nosso mapa-múndi que distorce totalmente o tamanho dos continentes e dá impressão que a Groenlândia é do tamanho do Brasil, apenas por motivos estéticos, pq os geógrafos "no comando" acham que um mapa que levasse o tamanho relativo em consideração pareceria um varal de roupas sujas...
Mas você já deve ter ouvido baboseira do gênero, então apenas me clarifique quanto ao seu uso de "Real", por favor, Elfo.
ps. mesmo que as coisas devessem ser levadas fantasiosamente ao pé da letra na frase da Noara, nem aí a realidade seria democrática, porque seria simplesmente um "clash of wills" e não um consenso.