Autor Tópico: Pelo fim do e-mail  (Lida 8291 vezes)

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Offline Rafa

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #15 Online: Outubro 25, 2012, 09:57:05 am »
Eu esqueci de mencionar, mas estava usando o exemplo do lugar onde eu trabalho. Onde por dia recebo quase 300 e-mails sim. E não vejo nenhum deles, pq pelo menos 200 são bobeira...

Mas sim, entendo o teu ponto, mas eu penso assim, se forem 120 ~ 200 emails profissionais por dia, não tem problema! Afinal é pra isso que você tem o e-mail!

Por outro lado,

Muitos dos quais acabam ficando redundantes ou inválidos a medida que recebemos mais emails,

Isso eu também concordo. Mas eu acho que temos que separar duas coisas

1 - No caso de receber uma enorme quantidade de e-mails que circulam apenas de dentro da empresa (no caso, entre colaboradores) eu acho problemático, daí concordo com tudo o que foi falado. Que um site ou fórum resolveria o problema.

2 - No caso desses e-mails vierem de clientes, acho que todos devem ser respondidos e ter sua devida atenção, afinal, cliente em primeiro lugar, não é?

Acho que não pode existir uma generalização disso tudo. Eu também me coloco nisso, também estava generalizando.
Sei que existem tarefas que podem ficar mais práticas se usadas por outros métodos e não por e-mail, mas também tem coisas que são complicadas de se substituir.

No caso anterior ao que citei, sobre algumas pessoas preferirem entrar em contato via e-mail em vez de ligar, também tem a solução do atendimento via chat online. mas eu acho que, apesar de mais organizado, acaba te tomando muito mais tempo. Salve casos onde a troca de e-mails vira um "chat"...

Offline PowLyne

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #16 Online: Outubro 25, 2012, 10:33:27 am »
Chegando meio de para-quedas no tópico, mas os chats de intranet não resolveriam esses problemas?

Offline Rafa

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #17 Online: Outubro 25, 2012, 10:43:27 am »
Chegando meio de para-quedas no tópico, mas os chats de intranet não resolveriam esses problemas?

Pelo que eu entendi do texto dela, não resolveria.
Pq a sugestão é que se ganhe tempo, ou seja, trocar o e-mail por alguma outra alternativa que evite o "desperdício" de tempo, e esses chats costumam tomar mais tempo do que a troca de e-mails, a não ser que vc receba o e-mail, responda, receba uma resposta, responda de novo, receba outra resposta, e assim subsecivamente. Que daí acaba se tornando mais demorado do que o chat, sim.

Offline Madrüga

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #18 Online: Outubro 25, 2012, 10:46:43 am »
Eu esqueci de mencionar, mas estava usando o exemplo do lugar onde eu trabalho. Onde por dia recebo quase 300 e-mails sim. E não vejo nenhum deles, pq pelo menos 200 são bobeira...

Pra que tem, então? Se é declaradamente perda de tempo, não deveria ser um email de trabalho.

subsecivamente

"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline VA

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #19 Online: Outubro 25, 2012, 10:59:22 am »
Citar
O problema é que a internet foi projetada para ser descentralizada, e ela funciona melhor sendo descentralizada.

Isso é válido para "A Internet" como um todo - mas grandes empresas que ganham com ela tendem a favorecer modelos bem mais centralizados (na verdade, toda empresa racional deseja o monopólio e centralização). O meu temor é que essa tendência possa ser piorada com o aumento de regulação e legislação que governos tem colocado em ambientes virtuais (que leva a hilária situação, que já ocorreu em diversos outros mercados, em que o aumento de regulação favorece ainda mais o mono-oligopólio que supostamente deveria combater).

Note que eu estou falando da centralização da arquitetura, não dos serviços.

Um exemplo bem claro é o Dropbox. Apesar de ter servidores centralizados na empresa, o Dropbox pode funcionar através de wifi (de uma maneira parecida com peer-to-peer), além de deixar seus dados descentralizados por entre seus dispositivos.

A mesma coisa acontecia com email. Você usava um cliente de email e tinha cópias de todos os seus emails em seu computador.

De forma alguma isso impede o lucro com esses respectivos serviços.

Offline Rafa

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #20 Online: Outubro 25, 2012, 11:05:13 am »
Pra que tem, então? Se é declaradamente perda de tempo, não deveria ser um email de trabalho.

O e-mail é um só para todos que trabalham. Os outros que trabalham aqui olham, mas eu nem dou bola... Pq é só bobeira.

Sobre o Subsecivamente, eu não sabia escrever, daí escrevi sussecivamente aqui mesmo, ele deu que estava errado, cliquei com o botão direito, e sugeriu isso aí....  se duvidar, faz o teste -.-
Eu sei que isso explica, mas não justifica!  :b
me perdoe  :roll:
Mas enfim, SUCESSIVAMENTE.
« Última modificação: Outubro 25, 2012, 11:08:22 am por Rafa »

Offline Macnol

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #21 Online: Outubro 25, 2012, 11:45:00 am »
Parabéns, você sobreviveu ao primeiro pontapé do Madruga. Bem vindo à família.  :bwaha:

Voltando ao assunto, eu acho que é importante não focar na quantidade de e-mails, e sim nas limitações da ferramenta. O que falta, mesmo, é alguma ferramenta mais prática se difundir pra substituir ele nas funções em que não é tão apropriado (como mensagens internas em uma empresa, por exemplo).

Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #22 Online: Outubro 25, 2012, 12:01:47 pm »
Eu acho que já seria um grande salto tecnológico se o serviço de e-mail da empresa automaticamente detectasse os e-mails de vídeos engraçados, piadas, mensagens de bom dia com gifs de estrelinhas e motivacionais de power point e os impedisse de serem enviados. Em meu rápido período como técnico, esse era o grosso das mensagens diárias.

Offline Madrüga

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #23 Online: Outubro 25, 2012, 12:05:51 pm »
Ou se o uso do email para esses fins fosse advertido.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Offline garotovaca [medabot]

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #24 Online: Outubro 25, 2012, 01:16:42 pm »
Eu acho que as empresas deveriam usar fórum pra se comunicar internamente -mas eu até onde eu sei todo mundo tem uma preguiça imensa de aprender a usar fórum, seja lá o que se precise aprender .

 

Offline Rafa

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #25 Online: Outubro 25, 2012, 02:27:29 pm »
Eu acho que as empresas deveriam usar fórum pra se comunicar internamente -mas eu até onde eu sei todo mundo tem uma preguiça imensa de aprender a usar fórum, seja lá o que se precise aprender .

Isso também é uma realidade. A falta de vontade das pessoas aprenderem algo novo é complicado (generalizando)

Outro ponto que pode solucionar parte dos problemas. Eu tenho o costume de deixar o meu e-mail particular aberto, minimizado. Toda vez que recebo um e-mail, eu maximizo ele e vejo o que é, se for "Submarino/Saraiva" eu apago e não gastei nem 10 segundos. Se for algo importante, respondo na hora, se for algo relevante, deixo ele para responder mais tarde. Mas pra fazer isso, no caso, minha caixa de entrada sempre está zerada de e-mails, sendo assim não preciso ficar procurando nada, sempre tem apenas o que é importante...

Eu vejo por quem trabalha aqui do meu lado (rs), quando ela abre o e-mail dela, sempre ta uma bagunça... Tem 1 e-mail lido, 5 não lidos, daí mais uns 2 lidos... Daí é lógico que vai acabar perdendo muito tempo organizando.  :sobrancelha:

Offline Nhoqs

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #26 Online: Outubro 25, 2012, 11:42:46 pm »
Eu recebo diariamente algo em torno de 150 a 250 e-mails, sendo que desses, 50 são de propaganda, que já ficam catalogados em pastas pra que eu olhe ou apague quando tiver interesse em comprar alguma coisa, 50~100 vem de listas de discussão de áreas de interesse e uns 50~100 profissionais.


Tudo bem que tem semanas de paradeiro, onde eu devo receber só uns 5 ou 10 de trabalho, e isso me dá uma alegria tão grande :)


Não vejo nenhuma ferramenta melhor pra guardar informação como o e-mail. É simples, funcional e serve como prova de declaração, por conter chave de autenticação de usuário.


Obviamente, existem sistemas para gestão dessa informação, como CRMs, Bug Trackers, Editores Colaborativos, Sistemas de Armazenamento de dados compartilhados em massa… E eles devem ser utilizados para reduzir a quantidade de e-mails. Tem dias que eu respondo a mais de 30 tíquetes de alertas em Bug Tracker, que tem réplicas e tréplicas, que se passassem pelo meu e-mail, elevariam a quota de e-mails recebidos para mais que o dobro. Apenas o tíquete de abertura e conclusão vão para os e-mails, a fim de documentação.


Não vejo o e-mail como uma coisa a ser abolida, mas ferramentas de apoio podem e devem ser utilizadas para que o mesmo não se torne um grande elefante branco digno de ódio
Vira e mexe e eu volto aqui.

Offline louc0

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #27 Online: Dezembro 05, 2012, 03:01:00 pm »

Offline VA

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #28 Online: Dezembro 05, 2012, 07:55:48 pm »
Respondendo ao link do Rub:

1. É só usar um cliente de email qualquer. Eu acredito que até o Gmail já tenha funções de calendário, então isso não é difícil de maneira alguma. Até eu uso meu cliente de email como agenda.
2. Também já existe. Pra quem usa gmail, tem a integração com as planilhas do Docs. No caso de emails corporativos, tem alguns clientes com essa funcionalidade (o Emacs tem o Org-Mode que cuida disso muito bem). Mas aí tem que padronizar o cliente pra todo mundo. Ou usar o GDocs.
3. Vide acima.

O resto não sei se tem. Mas todas as funcionalidades que essa pessoa quer são preenchidas por um issue tracking, como o Redmine. Você só precisa configurá-lo num servidor (e acredito que seja até mais fácil que configurar um servidor de emails).

Offline louc0

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Re:Pelo fim do e-mail
« Resposta #29 Online: Dezembro 06, 2012, 12:21:30 am »
Postaram isso nos comentários:

http://www.redmine.org/

Parece promissor