Autor Tópico: O que você está lendo?  (Lida 53101 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

O que você está lendo?
« Online: Janeiro 13, 2012, 08:46:10 am »
A pergunta no título do tópico é autoexplicativa. Relate que livro (ou obra similar) que você leu recentemente ou está lendo no momento e acha que algum maluco, digo, usuário spelliano deveria ler também.

EDIT: E começando: The Origins of Biblical Monotheism -  Israel's Polytheistic Background and the Ugaritic Texts

Título extenso e que diz exatamente o que você vai encontrar no livro. É um livro bastante curto, barra-pesada (o idiota arrogante aqui achou que seria relativamente fácil pegar as menções do autor - não foi) e que dedica mais páginas em notas do autor e discussão sobre as fontes dele do que no texto principal. Ou seja, não para "iniciantes".

Contudo, se você não ficou assustado com a descrição acima, as porções mais legíveis do livro lidam sobre como as divindades semitas(especialmente Canaanitas e Ugaríticas) eram, como se organizavam numa estrutura familiar com El como o Patriarca Divino (ao não-iniciados, El é um dos nomes que Cristãos e Judeus dão a Javé) e sua esposa Elat/Asherah dão origem a uma vasta progênie de divindades propensas a encrencas e com alguns estrangeiros "afiliados, como(Javé, o deus judaico, provavelmente era um desses. Assim como o Baal da Bíblia, que é mais corretamente chamado de Baal Sapan) e mesmo essas divindades tinham servos menores e divindades mensageiras.

Depois de detalhar a religião, o autor usa um pouco de mitologia comparada sobre Deuses que Morrem e Ressuscitam e na idéia que muitas religiões da área eram basicamente cultos reais e monárquicos glorificados (incluindo aqui os ancestrais do judaísmo) que foram lentamente, abandonando o politeísmo para uma visão henoteísta (cultuam uma divindade, mas reconhecem que outras existem) que provavelmente era da maioria dos grandes líderes bíblicos (Moisés, Abraão, muitos Juízes) até por fim, a origem e declaração do monoteísmo judaico no Segundo Daniel.

Interessante? Muito. Mas eu preciso de mais background nisso. Especialmente sobre os '4 autores do Pentateuco" (Javista, Eloísta, Sacerdotal e Deuteronômico) e a história religiosa de Israel. Com certeza relerei esse livro, algum dia.
« Última modificação: Fevereiro 09, 2012, 08:55:13 am por Jigoku Shoujo »

Re:O que você está lendo?
« Resposta #1 Online: Janeiro 13, 2012, 09:50:39 am »
Eu li recentemente os dois primeiros livros da séries Os Reis Malditos. O primeiro, o Rei de Ferro, é o final da regência do rei Felipe, o Belo, é o que dá nome a série quando Tiago de Molay amaldiçoa os membros do governo francês na fogueira. O segundo, A Rainha Estrangulada, tem a ver com os jogos da corte tentando influenciar o Turbulento, o rei que sucedeu Felipe, e as tentativas deles de anularem seu casamento para assegurarem um novo.

Offline KYU

  • Do you know where the fuck you are?
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #2 Online: Janeiro 13, 2012, 10:08:43 pm »
Estou lendo Boemia Literaria e Revolução, por Robert Darnton. A pesquisa do cara é FENOMENAL e é fácil um dos livros mais interessantes de história que eu leio em um bom tempo. Nada melhor do que um jornalista com mestrado e doutorado em história pra escrever com a clareza dos anjos.

E pra ler na privada tenho em mãos a Biografia do Steve Jobs. É uma leitura leve, mas até divertidinha. A vida do cara é muito zoada e, mesmo amenizando, o biógrafo não deixou de dar a impressão que o cara era um verdadeiro filho da puta.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #3 Online: Janeiro 13, 2012, 10:33:19 pm »
Estou lendo Não verás país nenhum, do Ignácio de Loyola Brandão. Me prometeram uma distopia brasileira, estou na centésima página e nada aconteceu ainda.

Acabei de ganhar o cemitério de Praga, do Umberto Eco, que será a próxima leitura.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
As vésperas do Leviathan
« Resposta #4 Online: Janeiro 14, 2012, 11:45:38 am »
Lendo As vésperas do Leviathan - Instituições e poder político em Portugal - séc. XVII, de António Manuel Hespanha.

"Desde há muito que a imagem do Leviathan, esse emblema da centralização do poder político na época Moderna, se instalou na historiografia européia. O objectivo deste livro é, justamente, o de problematizar esta visão da época moderna como um tempo já dominado por um sistema tendencialmente estadual de poder. Sublinhando, em contrapartida, tudo aquilo que - no plano da prática quotidiana, mas também no das representações da sociedade e do poder - dava aos pólos políticos periféricos forças para resistirem, com bastante sucesso, a um projecto de centralização política que, no plano doutrinal, se anunciava já.

Muito do peso do trabalho foi posto numa averiguação sistemática dos elementos sobre os quais pode ser reconstituída, a partir dos factos, a lógica do sistema social de distribuição do poder. A reconstituição das estruturas demográficas, financeiras, administrativo-burocráticos, serve de pano de fundo ao estudo detalhado dos aspectos dogmáticos e prático-institucionais das isenções corporativas, da autonomia concelhia, do regime senhorial, do estatuto dos oficiais. Ao mesmo tempo que se destaca a eficácia, sub-reptícia mas efectiva, dos mecanismos políticos "não oficiais".

No final, uma visão algo inusitada do poder e das instituições no Portugal do Séc. XVIII - a de uma estrutura ainda fortemente marcada pelo pluralismo da "respublica" medieval, apesar de tópicos e fórmulas doutrinais prenunciadoras dessa nova entidade política que Thomas Hobbes estava, entretanto, a teorizar, mas cuja aurora, em Portugal, não raiara ainda. "
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Re:O que você está lendo?
« Resposta #5 Online: Janeiro 15, 2012, 12:44:18 pm »
KYU

Li esse livro ano passado, pro curso de História Contemporânea. É de fato muito bom. E como você disse, o cara escreve bem; coisa que a maioria dos historiadores não sabe fazer.


Madrüga

Na minha época de peregrinação pela ficção científica, esse livro do Ignácio de Loyola Brandão me foi muito recomendado como um dos expoentes do gênero no Brasil. O que você tá achando? Gostaria que me falasse mais sobre ele, inclusive sobre a trama.


Assumar

Parece-me que se trata de mais um desses produtos da nova história, preocupada em encontrar permanências e especificidades que desconstruam uma imagem já bem estabelecida de unidade histórica. Eu gosto da Nova História, especialmente nas novas propostas metodológicas, mas me incomodo profundamente quando o objetivo de um trabalho se define exclusivamente em mostrar como "as coisas não eram exatamente assim"...


Ademais, estou lendo O Mundo Como Ideia, do Bruno Tolentino. Uma das coisas mais belas que já li na minha vida. É um livro de poesia/filosofia. Digo isso porque só o prólogo são 80 páginas do cara explicando filosoficamente o seu projeto poético. É uma pena que um poeta com uma obra poética tão extensa (esse livro começou a ser escrito em 1959 pra ser terminado em 1999) seja tão pouco reconhecido. A verdade é que o Tolentino chamava mais atenção enquanto polemista (a discussão com os irmãos Campos, pais do concretismo, é o principal exemplo) do que enquanto poeta.

A ideia do livro é que, basicamente, qualquer conceito ou ideia que levamos ao mundo serve para reduzí-lo, congelá-lo, e que entre a sombra produzida pelo problema do conceito e entre o sol que brilha sobre a coisa em si, existe uma área de penumbra, uma margem onde a Arte, enquanto contemplação, e a poesia, encontram espaço para existir.

- Como foi que as estátuas do poço da Medusa
chegaram lá? - Ainda eram vivas ao descer.
- E por que desceriam? - Porque existe no ser
uma obscura gravidade, a luz difusa

de um sol doente que cobiça o entardecer.
- Mas num mundo de pedra?! - O mundo é uma confusa
noção tumultuosa, e há na forma um prazer,
criatura do orgulho, que é quase uma recusa

e vai levando a própria luz a arrefecer.
- Voltariam de lá? - Quem? - Todos, cada estátua
com seu sol de mentira... - Não sei, porque morrer

é a grande embriaguez da alma, e ela anda à cata
de se evadir, de ser o que deixa de ser.
Há uma estranha euforia na morte que não mata.


Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #6 Online: Janeiro 15, 2012, 01:25:39 pm »
Finalmente lendo Baudolino, do Umberto Eco. Estou achando fascinante mas não consigo largar a impressão de que muito se perdeu na tradução...

Já ouvira falar do Tolentino mas confesso que nunca tinha lido nada dele. Esse resumo e principalmente o poema chamaram minha atenção, parece uma boa leitura. Uma pena que eu esteja tão duro e livros por aqui sejam tão caros, hoje em dia quase não leio mais. Tenho que arrumar logo um emprego...

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #7 Online: Janeiro 15, 2012, 01:43:46 pm »
Finalmente lendo Baudolino, do Umberto Eco. Estou achando fascinante mas não consigo largar a impressão de que muito se perdeu na tradução...

Besteira. O italiano não tem tantas diferenças assim para o português, até em questão de ritmo (é uma língua latina, afinal), e o primeiro capítulo tem uma porção de referências ao latim (que são as mesmas nas duas línguas). O tradutor teve ainda o privilégio de contar com o autor vivo e colaborando com a tradução:

Citação de: Marco Lucchesi
Quando me encontrei com Eco, em Bolonha, janeiro de 2001 (com o qual mantive uma correspondência bissexta, mas cordialíssima, desde 1994), uma de suas perguntas foi: “como você fez com o primeiro capítulo de Baudolino?”... Ao que lhe respondi: “quem veio de uma escola como A ilha do dia anterior, resolver aquele primeiro capítulo seria uma coisa árdua, mas não impossível”... Traduzi a Ilha, a partir de suas questões estruturais, seguindo uma tessitura musical, como diria mais tarde Luciano Berio. Em termos de erudição, foi uma de minhas tarefas mais espinhosas... O que me custou muitas horas no computador e insônias acumuladas. Um terror. Com Baudolino, ao contrário, foi a leveza quem mais colaborou. Difícil também. Estamos ainda com Eco. Mas um sorriso especial atravessa o romance. Eco esqueceu de ser Eco. E o tradutor de que era tradutor. Acho que se trata de dois encontros irredutíveis. Fiz umas doze versões do primeiro capítulo. E o livro foi traduzido em Itacoatiara, Niterói. Dois meses na Itália. E uma semana no Irã... Uma Odisséia. Da leveza... De uma quase alegria...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #8 Online: Janeiro 16, 2012, 10:44:23 pm »
Falando em Umberto Eco, eu finalmente tomei vergonha na cara e terminei O Nome da Rosa. A conclusão é de que não li nada, minha atenção não estava no livro, preciso dar um tempo e reler :tsc: A Ilha do Dia Anterior tá me olhando lá da estante.

Também comecei a ler Agamêmnon, a primeira tragédia da Orestéia, de Ésquilo. Ganhei uma edição bilíngue da trilogia, com estudo e tradução de Jaa Torrano. Nem sei quanto custa, mas vale muito a pena.

Pra leituras rápidas eu tenho apelado aos contos de Nathaniel Hawthorne. Cheguei a ele através do meu interesse pelo Poe, e recomendo pra quem gosta daquele clima de puritanismo da Nova Inglaterra permeado pelo sobrenatural. O avô do cara foi caçador de bruxas em Salém.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #9 Online: Janeiro 17, 2012, 10:25:56 am »
Visual Novel conta como livro? xD
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:O que você está lendo?
« Resposta #10 Online: Janeiro 17, 2012, 10:44:37 pm »
To no 2º livro da série A Song of Ice and Fire. tá bem legal.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que você está lendo?
« Resposta #11 Online: Janeiro 18, 2012, 01:14:22 am »
To no 2º livro da série A Song of Ice and Fire. tá bem legal.
Achei o pior de todos. Mas se tu ja ta gostando dele, imagino que vai pirar com o terceiro, na minha opinião o melhor dos quatro primeiros. To esperando agora pelo quinto, que eu encomendei mas soh chega no inicio de abril.

Enquanto espero, vou ver se leio Deuses Americanos, que deve chegar aqui semana que vem.

Re:O que você está lendo?
« Resposta #12 Online: Abril 07, 2012, 08:14:55 pm »
Saiu a lista dos indicados ao Hugo Awards desse ano. Dentre os listatos estão o G.R.R. Martin, o "Tolkien americano", com A Dance with Dragons e sua co-cria, a série da HBO, Game of Thrones, Mary Robinette Kowal, o filme do Capitão América e alguns capítulos de Dr. Who (que dominam a categoria Best Dramatic Presentation, Short Form).

O Prêmio Hugo é uma prestigiada distinção para trabalhos que se destacaram nos tema de fantasia e ficção científica entregue pela World Science Fiction Society (WSFS).

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #13 Online: Abril 08, 2012, 09:39:18 pm »
Eu to aproveitando o fim de faculdade para por em dia aqueles livros sessão da tarde.

Finalmente terminei de ler a coleção das Aventuras de Sharper de Bernad Cornwell. No final os romances deles continuam na mesma linhas ingleses sendo os caras mais sinistros que o mundo já viu e franceses idiotas. A notável exceção é um General Frances que é surpreendentemente muito bom. Os livros valem muito pelas descrição de combates, não sei por que mais ele consegue me empolgar bastante.

Por muitas indicações peguei os livros dos Jogos Vorazes, honestamente pensei que eles seriam bem ruins. Resultado final os livros são interessantes é bem sessão da tarde. A personagem é meio confusa, algo que eu achei até interessante. Em certos momentos ela se comporta como uma adolescente outros como um adulta. Essa situação ficou legal no livro. Só que eu achei os personagens secundários um saco.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:O que você está lendo?
« Resposta #14 Online: Abril 09, 2012, 11:28:35 am »
Apenas um spoiler do final do quinto livro do game of thrones:
(click to show/hide)

Ainda não sei o que vou ler agora, mas acho que vou experimentar Tolstoi. Nunca li nada de literatura russa, mesmo sendo apaixonado por esse país.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 11:33:16 am por Iuri »