Autor Tópico: O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)  (Lida 33427 vezes)

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Offline Madrüga

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #30 Online: Fevereiro 16, 2012, 11:46:20 am »
Por isso que nosso modelo é bem-sucedido. Somos uma série de comunas de pequenos assuntos. Todos recebem o mesmo salário e atenção (ou seja, nada e nenhuma) e ninguém é melhor que ninguém. A Spell é vermelha.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline z é d u a r d o

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #31 Online: Fevereiro 16, 2012, 12:47:14 pm »
( Ronassic foi lá embostear o post da Rede com propaganda da AllefRPG, e dei-me ao trabalho de dar uma olhada no forum, seguindo a sugestão do RonRon - foi engraçado de ler até o momento em que ele ressuscita o tópico ENTREVISTADO DA SEMANA - ALLEFCAPT pra choramingar como as coisas eram mais engraçadas antes; depois disso foi apenas deprimente. haha )

Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #32 Online: Fevereiro 16, 2012, 01:38:09 pm »
Verdade seja dita, o fórum da Velha Spell deve ter movimentação similar a daqui.

Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #33 Online: Fevereiro 16, 2012, 02:09:54 pm »
Exceto que lá tem mais contas falsas criadas por administradores para tentar manter o negócio funcionando.

Dois centavos

Sobre a Rede,

Como comentaram, é uma pena que tenha acabado. Mas a culpa do estado que o negócio tava era do Telles, que foi se isolando cada vez mais para poder sustentar a imagem que ele criou na própria cabeça.

Sobre o RPG,

Eu acho que devo estar em outro planeta ou nós todos encaramos a situação do RPG de acordo com o ambiente em que estamos, em vez de uma análise mais precisa (e que ninguém consegue fazer).

Tem menos jogos de D&D (o oficial) no Brasil? Tem. Tem menos eventos grandes? Bem menos.

Mas em compensação, pelo menos aqui em Floripa, eu tenho visto bem mais movimentação. A gente está com duas lojas, coisa que não acontecia a uma década. Nós temos pequenos eventos, aqui e ali. Vários eventos maiores tem espaço para RPG. E eu vejo mais jogadores em mesas de rpgs variados, em vez daquela saturação de D&D e variantes que existia na época da 3e.

Nunca tive tanta facilidade de conseguir jogos, de experimentar sistemas diferentes, de conseguir o material que eu quero.

O que eu acho é que existiu um aumento grande de jogadores na época do lançamento da 3e, que depois se reduziu ao padrão normal com os anos. Em algum ponto vai surgir outro jogo que chama a atenção das pessoas e tudo parece estar crescendo de novo, gerando um inchaço no número de jogadores que vai esvaziar com o tempo.

O que acredito que vai acontecer nos próximos anos é que jogar online vai se tornar cada vez mais comum. Não acredito que mais comum do que jogo presencial, mas ainda mais comum do que hoje em dia. Tem muita ferramenta pra facilitar o processo. E com a facilidade de adquirir livros e sistemas de regras (DriveThruRPG, cada vez mais livrarias oferecendo frete internacional gratuito, etc.), distância e domínio dos mesmos sistemas de regras vai ser um fator cada vez menos limitante.

O jogo não vai morrer ou acabar, ele só vai mudar e se adaptar a época. Tem gente que vai ficar girando a bengalinha ('pq minha edição é a melhor de todas!' e 'eu não jogo mais, então rpg morreu!') e tem gente que vai se adaptar.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2012, 02:13:28 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Madrüga

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #34 Online: Fevereiro 16, 2012, 02:16:05 pm »
Que nada, aqui tem as MÁFIAS.
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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #35 Online: Fevereiro 16, 2012, 02:40:42 pm »
Eu fui dar uma olhada como andam as coisas por lá depois deste post do zé. Não é relevante ao tópico, mas se quiserem saber:
(click to show/hide)

Enfim, foi bom o Elfo ter citado a questão da movimentação quando o assunto é a Spell morrer. A AllefRPG tem mais usuários ativos que nós (OK, o usuário ativo médio lá produz tanto material de debate quanto meio usuario ativo daqui, mas vamos pensar apenas quantitativamente aqui --e estou começando a acreditar que os usuários falsos são minoria. seria preciso muuuito esforço para gerenciar tantos bots--) que tivemos apenas 9 usuários novos neste ultimo mês. O numero de usuários vem sempre crescendo, mas cada mês menos gente se cadastra (de outubro para ca: 40, 23, 24, 16, 9 --mas imagino que até o final do mês mais uns 5 se registrem--), e mesmo assim o numero de HITS vem diminuindo (desde outubro, quando tivemos o máximo de 460 mil, tendendo a uma assintota em torno de 225 mil). Claro, estou usando dados de apenas um pedaço do ano, e todo mundo sabe que o uso da internet também sofre efeitos sazonais, sendo mais frequente em periodos de não-ferias escolares.

E particularmente, não sei se isso no fim influencia muita coisa. Acho que a Spell vai continuar perseverando mesmo depois que ninguem mais se lembrar do que é RPG ou MMORPGs (é, a vez deles vai passar um dia também...), mantida sempre por uma meia duzia de gatos pingados falando besteiras e jogando máfias.

O que eu acho é que existiu um aumento grande de jogadores na época do lançamento da 3e, que depois se reduziu ao padrão normal com os anos. Em algum ponto vai surgir outro jogo que chama a atenção das pessoas e tudo parece estar crescendo de novo, gerando um inchaço no número de jogadores que vai esvaziar com o tempo.
Eu acho que estes inchaços causados por novos jogos são fundamentais, já que traz bastante jogador novo ao hobby, e assim mantém o troço funcionando, substituindo o pessoal mais velho que para de jogar. Só que para este tipo de inchaço o marketing é essencial. Na época do surgimento da 3e nós tinhamos a Dragão Brasil, que chamava a atenção da gurizada com capas de temas infanto-juvenis / adolescentes, como os filmes e desenhos do momento, e depois de comprar o cara encontrava varias referencias ao tal D&D. Quando 4e chegou não houve o mesmo boom, e é bem possível que seja pela falta de uma substituta da Dragão (não acho que a DragonSlayer seja uma boa "porta de entrada" para o mundo rpgistico... além do mais, eles não fizeram muita propagando da 4e, fizeram? ).

E quando o D&DN sair por aqui, teremos algum veículo desta espécie? Ou vamos depender do boca-a-boca em pleno século 21?

Offline Madrüga

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #36 Online: Fevereiro 16, 2012, 02:51:54 pm »
Bom, poderíamos mesmo ter uma política mais voltada à captação, sei lá, bem como a manutenção/melhoramento do fórum. Tipo os concursos, algo assim.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #37 Online: Fevereiro 16, 2012, 03:05:09 pm »
Citar
No final, nem foi tão deprimente quanto deu a entender. O Rona só disse que o tópico era divertido, não que era MAIS divertido do que qualquer outra coisa, e nem ao menos foi um dos dois (allef ou rona) que ressucitou o tópico, então acabei não achando tanta graça quanto imaginei que acharia. O deprimente mesmo foi ler as ultimas 3 paginas do tópico de tormenta (porque estava no topo dos tópicos ativos) e ver que foram 3 páginas apenas de "Os caras estão de parabéns", "O cassaro é muito bom" e, como não podia deixar de faltar a mesma vontade de comprar briga de sempre "Quem fala mal são uns pivetes invejosos que não produzem nada e ficam só naquela outra Spell reclamando" (não que tenham dito explicitamente "a outra Spell", mas qualquer um que conheça a historia sabe de quem eles estão falando --o que é até ironico, ja que não falamos mal de Tormenta a muuuuito tempo).

É uma questão de "Perfil de Usuário". A Velha Spell  agora tem um perfil mais próximo ao do "Entusiasta Animado" (eu ia dizer Bobos Alegres, mas honestamente, eu ia ser falso e ofensivo com isso), que pode ser visto na Jambô, outro exemplo de um fórum de longa duração e relativamente estável, enquanto aqui é o perfil é de "Serious Business". Claro, isso são generalizações ao extremo, mas levando em conta o perfil de usuários, a melhor coisa que ocorreu para a Spell, seja a Velha ou Nova, foi a cisão.

Citar
E particularmente, não sei se isso no fim influencia muita coisa. Acho que a Spell vai continuar perseverando mesmo depois que ninguem mais se lembrar do que é RPG ou MMORPGs (é, a vez deles vai passar um dia também...), mantida sempre por uma meia duzia de gatos pingados falando besteiras e jogando máfias.

Eu esperaria mais tempo para chegar alguma conclusão. Lembra quando o fórum era acusado de "N Coisas", que estava indo ao brejo e precisava de mudanças extremas - e tempos depois, descobrimos que era o site mais visitado de RPG no Brasil? Claro, eu não acho que vamos chegar a isso novamente, mas não vejo motivos para preocupação.

Citar
Bom, poderíamos mesmo ter uma política mais voltada à captação, sei lá, bem como a manutenção/melhoramento do fórum.

E poderíamos parar de perder tempo e "competir" com a Velha Spell. Vide os comentários na RedeRPG do Gun (ele ainda tá aqui?) e do VA - como alguém meio distanciado da questão, o Rona foi muito mais agradável e menos cáustico que os dois.

Offline Vincer

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #38 Online: Fevereiro 16, 2012, 03:24:17 pm »
Qual 'sucesso' da Spell?

A nossa força atual, que é meramente resistência em não morrer, só foi possível de se formar justamente pelo formato pequeno que assumiu(pós spell brasil). É assim que se forma uma comunidade pequena mas forte, acontece naturalmente quando ela se torna mais íntima(muito íntima até :haha:). Talvez agora, com esse núcleo de gatos pingados que não desistem nunca, ela poderia ser maior sem perder essa identidade. Mas comunidades que nasceram como a rede não têm qualquer base do tipo, e por isso quando morrem desaparecem no limbo.
A spell brasil, primeira, deve ter resistido tanto e reencarnado porque na época todos os rpgistas eram mais próximos, a comunidade inteira era menor. Mas ainda assim só vejo a força que temos aqui como tendo se consolidado na Spell Forever.

Mas não sei dizer até que ponto é sucesso. A Spell me parece uma sombra do que deveria ou poderia ser. Basta ver os ideias em portal ou pdfs que houveram aqui e de vez em quando ainda emergem(e não falo dos ideais do allef); Ou como vira e mexe alguém comenta como as coisas estão frias ou chamam as máfias de câncer.
Se o propósito fosse realmente e meramente ser apenas um espaço para encontrarmos e falarmos qualquer coisa seria um sucesso. Mas acho que tentamos nos convencer de que esse é o propósito, enquanto ao meu ver todos sentem que falta algo, esperavam(cientes ou não, admitindo ou não) que fosse mais. Mais tópicos, mais rpg talvez, mais iniciativa, menos apatia, sei lá.

Por isso não aponto para a Rede, ou outras vítimas da 'peste' enchendo o peito como se sucedessemos onde falharam. Talvez tenhamos sucedido e resistido justamente por não ousar, por não arriscar como fizeram. Não morremos na praia, e sinceramente nos divertimos muito nela deitado em redes e zoando uns com os outros ou em debates gigantes de boteco, mas também não vencemos a preguiça de nadar, conquistar novos mares, conhecer novas terras.

Somos parte do Câncer. Somos uma ilhota de xenófobos. Temos nossos feitos, como ao depor aquele aspirante a ditador e seu língua de cobra, mas fizemos isso expulsando a pedradas não apenas eles mas uma parcela de outros que no fundo não tinham qualquer culpa além de serem estrangeiros ou estar aquém dos nossos critérios.

Não nos equiparamos ao nível de certos grognards que habitam outros continentes, como lá no norte com o Tio Sam. Mas justamente por vivermos nesse arquipélago de pequenas ilhotas, com uma fanbase muito menor que os EUA, acho que nossa intransição a certas posturas causaram/causam muito mais danos ao hobby por aqui do que o pior alienado por lá.

Assim que houve a fissura a repartição exilada, 'allefilândia', estava muito mais fraca que aqui. Mas agora nosso gás também veio esvaindo. Talvez porque na guerra não exista vitoriosos, e também tenhamos nos cansado e perdido algo com ela.

Se aquele banner do mapa spell um dia voltar, melhor ser atualizado como uma ilha menor no meio de outras. Mais verossímil.

Não tiro minha parcela de culpa. Eu sei que perdi fôlego; Podia e talvez deveria ter passeado mais em outras paradas(inclusive a Rede), ter dado mais chance aos não spellianos, sei lá. Até novatos que outrora eu cumprimentava tinha parado de fazê-lo(quando ainda haviam novatos).

Normalmente eu criticaria qualquer hospitalidade fake e similares(ainda mais porque costumam vir acompanhadas com idéias infantis de grandeza), mas em se tratando especificadamente do rpg no Brasil agora acho que é uma necessidade. Nicho pequeno, precisamos de sangue novo, segurar todos os antigos, etc, etc, ou a longo prazo todos nos ferramos. Um exemplo é a decaída dos eventos de RPG.
Quantos aqui não lêem inglês? Quanto mais reduzir, menos livros traduzidos... fora menos oportunidades para grupo.

Diabos, eu bem que queria ver uns furries(!!!), tormenteiros e similares por aqui.(se pudessemos suportar). Se a cada 15 dois se tornassem menos bitolados e talvez 1 descobrisse gostar mais de outros jogos, lucro.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2012, 03:28:26 pm por Vincer »

Offline kinn

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #39 Online: Fevereiro 16, 2012, 04:49:58 pm »
Para fazer piada leve de todos esses assuntos, acho que está faltando é a polêmica como era o tópico da Tormenta. Lembrem quantos fanboys apareceram e vieram discutir com a gente as defesas sem sentido do cenário?

Alguns desses fanboys eram mais fans do que boys e viram que nosso discurso apesar de ácido não era vazio e deixaram de acreditar no trio/sexteto tormenta como quem acredita no papa e alguns deles se tornaram spellianos de coração.

A spell agora anda morna de fato...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Arcane

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #40 Online: Fevereiro 17, 2012, 08:54:12 am »
Citação de: MTelles
Galera, boa notícia: a REDERPG vai continuar. Ela vai mudar, mas vai continuar. Contudo, ela precisará de vocês mais do que antes, de suas colaborações com materiais.

Não sei se fico feliz pelo portal ser mantido "funcionando" ou se afloro meu lado cético e passo a acreditar que o fim foi falso desde o início.

Na verdade a Rede tem expressão, alguém iria acabar se interessando em dar alguma continuidade. Enfim, acho que estou feliz. Mudanças são sempre bem vindas.
Somos todos bots!

Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #41 Online: Fevereiro 17, 2012, 11:38:54 am »
E quando o D&DN sair por aqui, teremos algum veículo desta espécie? Ou vamos depender do boca-a-boca em pleno século 21?

E qual é o Veiculo de divulgação do INÍCIO do Século 21?
Internet e rede sociais!

Infelizmente assim como o Kimble disse que a REDE perdeu o contato com a realidade a DEVIR também, ela tem seus nichos e seu $Ganho Garantido$ e segundo a linha de pensamento deles eles não precisam "OUSAR".

A Devir tá com a mentalidade de editora de garagem.

Ela confia que seus publico é pequeno mas constante (e somos mesmo). Ela confia que seu público vai buscar mais informação direto nas fontes (com funcionários, colegas) que na própria editora (claro que vai a gente tá cansado de abrir a página deles e ver noticias de 1 ano atrás).

Tecnicamente quem faz "o jogo virar" são os próprios jogadores, nós fazemos estardalhaços sobre jogos novos a serem lançados. Ficamos apreensivos discutindo datas dos lançamentos. Chamamos a atenção para os livros novos lançados. Produzimos material para que outros possam se interessar pelo jogo.

E...

TUDO DE GRAÇA!

A Devir mesmo que deveria se movimentar nesse sentido não se coça muito...


O que fazer? Tentar argumentar com eles? Já tentei pelos canais certos e nem um "Tá! Obrigado pela opinião. Pega essa balinha e senta ali.", Pelo contrário eles ignoravam contatos por e-mail e fale conosco. Dai mudei de atitude e resolvi escrachar e avacalhar a imagem deles (pelo meu blog na época), deu mais certo. Pelo menos responderam... Mas estas outras argumentações ou pedidos de parcerias será que não seriam interessantes para eles também?


Para quem não entendeu minhas cutucadas no Rona:
(click to show/hide)

Offline Vincer

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #42 Online: Fevereiro 17, 2012, 01:19:14 pm »
Aliás, vocês que passeiam por outras pradarias...

Quais outras comunidades indicam? Faz tempos que tinha parado de frequentar outros lugares. Quero ver como andam opniões, talvez repetir algum post que fizer aqui em outros lugares, etc. Me alienei. Não consigo formar uma imagem clara de as quantas anda o hobby aqui no Brasil, atualmente.

Offline stinger957

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #43 Online: Fevereiro 17, 2012, 01:29:47 pm »
Fórum da Jambô.

Tem uns usuários lá que a melhor solução é botar no ignore e boa parte do público não consegue discutir sem levar tudo pro pessoal, mas às vezes saem discussões e coisas interessantes de lá.

Offline ferdineidos

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Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Resposta #44 Online: Fevereiro 17, 2012, 03:20:47 pm »
Fórum da Jambô.

Tem uns usuários lá que a melhor solução é botar no ignore e boa parte do público não consegue discutir sem levar tudo pro pessoal, mas às vezes saem discussões e coisas interessantes de lá.

Cara, dei uma lida lá, mas me deparei com algo que me tirou a coragem pra continuar: "A raiva nubra a razão, que aliais, é algo que preso muito. "

Juro que não mudei um ponto dessa frase.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."